• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

LETRAS DE BLIND GUARDIAN RELACIONADAS À OBRA TOLKIENIANA!

Harvest of Sorrow

Me corrijam se eu estiver errada, mas eu tenho a ligeira impressão que vocês esqueceram de mencionar "Harvest of Sorrow"... :( Eu queria muito ver a interpretação dessa música, até porque não tenho plena certeza que se trata da obra de Tolkien , mas a meu ver a primeira estrofe é bastante clara...

~°~Harvest Of Sorrow~°~

She is gone
Leaves are falling down
The tear maiden will not return
The seal of oblivion is broken
And a pure love's been turned into sin

(pra mim está claro que se trata da história de Nienor Níniel ( The tear maiden ) depois que Glaurung morre e o feitiço do esquecimento de Nienor é quebrado ( the seal of the oblivion is broken) e ela descobre que casou com o irmão ( and a pure love's been turned into sin).

mas e o resto ? :?:
 
Você acertou, ela é sobre a história de Túrin mesmo. É uma das músicas que não entraram no Nightfall, mas deveria. Você vai me dar muito trabalho, porque eu não tenho essa letra no computador, mas já achei...

Harvest of Sorrow

She is gone
Leaves are falling down
The tear maiden will not return
The seal of oblivion is broken
And a pure love's been turned into sin

At the dawn of our living time
Hope may cover all cries
Truth lurks hidden in the shadows
Dreams might be filled with lies
Soon there will be night
Pain remains inside

Suddenly it seemed so clear
All the blindness was taken away
she closed her eyes
And she called out my name
She was never ever seen again

Chorus:
HARVEST OF SORROW
Your seed is grown
In a frozen world full of cries
When the ray of light shrinks
Shall cold winter nights begin

She is gone
And i fall from grace
No healing charm covers my wounds
Fooled's the dawn
And so i am
Fooled by life and bitter doom
To bring you the end of the day

At the dawn of our living time
Hope it soon will pass by
Facing a darkness i stand alone
 
NOSSA!!!!
Mto boa a letra dessa musica!!
ADORO o conto dos fulhos de hurin, eh o melhor de todos pra mim!!!
(nem seu pq meu nick eh anduril)
De q cd do blind eh essa musica??????/
Eu preciso baixar ela!!!!!!!
 
Harvest of sorrow? É do último álbum, A Night at the Opera...
Não é só a letra q e linda, a música é maravilhosa também....
 
Eh nada a ver,com harvest of sorrow ou ANATO
eh q tava ouvindo a musica The Eldar do BLind
e nao descobri do q q eh a letra da musica

The Eldar

I've seen the moon
And the first sunrise
I'll leave it to memories
And kiss the wind goodbye

chorus:
For the Eldar
I'm trapped inside this dream
Of the Eldar
Song of doom

I've tasted poison
WhenI trank the wine of fate
But fear was in my heart
I realized too late
The house of spirits' call

chorus:
For the Eldar
I'm trapped inside this dream
Of the Eldar
Song of doom

High's the fee
Soon my spirit return
Welcome dawn
Your light will take me home

I say farewell

chorus:
For the Eldar
I'm trapped inside this dream
Of the Eldar
Song of doom

Entendi q ele fala da casa dos espiritos, das almas presas la
+ ele ta falando de algum elfo especifico ou so ta falando das almas presas na casa dos espiritos???
 
Acho que essa música é um lamento de Finrod em sua prisão, antes de ser morto.

Bom, vou voltar à ativa. Pena que poucos estão comentando ou discordano de alguma coisa.

Hora de uma das músicas mais bonitas e tristes que eu conheço.

Captured
narrator (Morgoth):
You are now my guest, forever
[Maedhros é aprisionado por Morgoth]

Blood Tears :arrow: sobre a prisão de Maedhros nas Thangorodrin e seu resgate por Fingon
Welcome to my realm
We are both condemned to live
It's a dark fate
[Maedhros dizendo a Fingon sobre seu "reino" e uma frase muito marcante, "estamos condenados a viver"]
(I can hear your calls
I can hear your calls)
[Fingon pensando que pode ouvir os chamados de Maedhros]
THE ETERNAL LIFE

I see it still burns
Each night I cry in pain
[Maedhros lamentando por estar preso, a "cada noite chora dolorosamente"]

Alive
Though the end appears my friend
[Fingon o encontra e tenta trazer esperança, mesmo quando o fim parece iminente. A vida de seu amigo é muito importante]

chorus:
And blood tears I cry
You've searched and you've found
Cut off your old friends hand
[Fingon corta a mão de Fingon para poider libertá-lo do horror das Thangorodrin]

My mind's
In frozen dreams
The rotten flesh
Of bitter lies
Welcome to where time stands still
Noone leaves and noone ever will
[Me parece uma nova descrição da dor de Maedhros e ele falando sobre o terror que é estar nas terras de Morgoth, de onde ninguém poe sair]

Can't hold it
It burns
Each night I cry in pain

chorus:
And blood tears I cry
Endless grief remained inside
And blood tears I cry
Endless grief remained inside
[Bom, "lágrimas de sangue" e "aflição sem fim". Isso é triste, mas não sei se é Fingon ou Maedhros que diz.]

It seems so clearly
Bent the bow
Cause life in me is gone
[Maedhros, ao ver Fingon no alto do precipício em que está, pede que acabe com seu tormento matando-o com uma flecha]
And a cruel wind's blowing cold
And a cruel wind's blowing cold
In blame

And life it shall wane
Each night I cry in pain
[Mais um lamento de Maedhros, "e a vida deve minguar"...]

chorus:
And blood tears I cry
Endless grief remained inside
Cut off your old friends hand
[No último verso da música, Finros corta a mão de Maedhros e o salva, levando-o com Thorondor, Rei das Águias de Manwe]
 
Aí galera eu vi o que vocês botaram aí e eu tenho uma outra versão pro Chorus de Into The Storm, tipo:

"We are following the will of the one
Through the Dark Age and Into the Storm"

Eu vi aí que vcs falaram de Balrogs, etc... Bem, eu acho que realmente pode ser os Balros mas eu já vi em algum lugar, acho q foi no "Pergunte ao Mago", q estava ligado aos Elfos e à promessa q ele fizeram, em nome de Erú (O Único - The One), que eles iam recuperar as Silmarils, etc... E eu acho que é isso...

"We [Os elfos] are following the will of the One [Erú]
Through the Dark Age and Into the Storm... etc etc..."

Ah, também tem a War of Wrath, q vocês falaram que a última parte:

"She, the mistress of her own lust..."

... Estaria ligado a Varda, por causa da beleza e talz, mas vocês não acham q tmb pode ser Ungoliant!? Pq na música seguinte fala sobre as Silmarils, e Morgoth e Ungoliant, etc... Eu acho q é Ungoliant, pq ela realmente está presente na próxima música... Ungoliant mesmo diz:

"Blackheart show me what you hold in hands
I still hunger for more...
Release me from my pain
Give it to me"

Como o Silmarillion fala, Morgoth estava escondendo as Silmarils nas mãos, mas como o brilho delas eram TÃO intensos, Ungoliant podia ver e então ela desejou comer as Silmarils, e pediu por Morgoth mostrar o que ele tinha nas mãos, pois continuava com fome, e tinha dor e falou pro Morgoth dar as Silmarils pra ela...

"Blackheart show me what you hold in hands [Ungoliant pede pra ver o q Morgoth tem nas mãos]
I still hunger for more [Ainda está com fome]...
Release me from my pain [Liberte-me da minha dor, acho q "A dor" era -a fome...]
Give it to me [Me dá as Silmarils!!!!!]"

É isso aí... Alguma correção é só falar... Ah, são apenas suposições... 8)
 
Ah, tmb esqueci de falar da "The Bard's Song - In The Forest"
Na página 1 desse Tópico tem uma mensagem do Kanawati sobre a música... Bem, o que ele escreveu tá certinho, a não ser uma coisa...

"Caught in the woods, by the wooden kings men"

O Kanawati disse que não lembrava dos Wooden kings men, então vou dar uma luz... Wooden kings men eu acho q seriam os Elfos da Floresta das Trevas (É esse o nome da Floresta no Hobbit??? Não sei em Português pq li em Inglês, que era Mirkwood, mas deixa pra lá...), que pegaram Bilbo e os 13 Anões na Floresta e o levaram pra sua "base"??? Eu acho que os cara do Blind usaram Wooden kings men pq no Hobbit o Tolkien não menciona o nome do Senhor da Floresta das Trevas, que seria Thranduil, pai de Legolas, ele apenas se refere ao "Elvenking", Rei Élfico da Floresta ou seja lá como for em Português... Acho q são eles mesmo e por isso q os cara do Blind usaram Wooden kings men, "Os homens do Rei das Madeiras" heheh... os elfos... Eu acho q não pode ser Beorn pq Bilbo e os Anões não foram "caught in the woods" por Beorn, eles entraram na casa de Beorn por causa de Gandalf, etc e talz...

Deixar bem claro: Esse é o MEU ponto de vista... Não estou dizendo que seja o certo, mas tmb não digo que é o errado... :idea:

Ai ai... Deu mó vontade de ler o Hobbit de novo... Pena q não tenho... As duas vezes que li peguei emprestado do meu amigo... :cry:
 
AH!!! Mais uma coisa!!!

Eu vi aí que vocês tem a letra da Harvest of Sorrow... Vcs tmb não tem a letra das OUTRAS versões não???

Das 2 em Español ("Mies del Dolor" e "La Cosecha del Dolor",
da Italiana ("Frutto del Buio"),
e da Francesa ("Moisson de Peine").

Bem... eu vou dar uma procurada aqui agora na Internet e se eu achar algo eu ponho aqui pra galera...

Harvest of Sorrow é legal...
 
Respondendo ao Kruga:

:arrow: Sobre a letra de O Hobbit, eu acho que você está certo. O problema é que ele chamou de homens e são elfos, mas é por causa da melodia, a sonoridade de "elves" nãoía ficar legal no verso.

:arrow: O trecho de Into the Storm é difícil mesmo de interpretar. Eu prefiro a tese dos balrogs porque essa música parece ser mesmo um diálogo de Morgoth e Ungoliant, seria incoerente aparecerem elfos ali. E as duas músicas que vêm em seqüencia são sobre a revolta e fuga dos Noldor (Nightfall e The Curse of Feänor).

:arrow: Acho que a intenção na War of Wrath foi de mostrar o fim da história no início do disco, afinal a Guerra da Ira é o último capítulo do Silmarillion. Essa introdução me parece claro que é mesmo sobre a invasão do exército de Valinor(o "Black One" que cai dos céus e as "torres que jazem em ruínas"...), e portanto Morgoth não estaria falando de Ungoliant ali.
 
Bom, acho (e espero) que ninguem colocou essa ainda:

A Dark Passage

I fell cold
Facing darkness
The light's gone away
Deep in his castle he said
All land'll be mine
There's one thing for sure
The trimph of shadow is near
Deep in the castle they sang
We shall not rest
Until all will be thyne

[Primeira e segunda linhas representam a visão de Eonwe conduzindo o exercito
a Guerra da Ira. Depois os servos de Melkor cantando a vitória antes da hora de seu mestre, eles naum descansarão enquanto toda terra for deles.]

All land is mine
You can be sure
Don't dare me
The mighty one screamed

[Morgoth "botando pressão": - Não me desafie! - o poderoso gritou]

Smashed down the light
I will not rest till I'm king
Valinor is empty now
alied the elves and men
they shall be dammed

[Morgoth triunfou uma vez com a destruição das arvores. agora ele naum descançara até se tornar o rei de tudo. Valinor agora esta vazia, pois todos os elfos, homens e Valar estaum aliados contra a escuridão. Morgoth os odeia.]

Rise of Fall
a dark tale ends

[finalmente a luz triunfa sobre a escuridão de Melkor]

just woundering how
in the darkness
they found their way
to the right place
children of the sun
second kindred
we call their race
treat then kindly
born in the east
nightfearer
they moved westwards
towards the sunshine
morning breath like
short's their life
dawn passes by
when the day comes
the field was lost
hope has passed away
the sun went down
dark was the hour
but day shall come again

[Aqui fala dos homens e como todos se supreenderam com seu poder, a segunda raça, akeles que nasceram no oeste e se mudaram para o leste, curta é sua vida. Dai do triunfo da escuridão novamente, mas mostra a esperança de que o dia há de voltar.]

Clear my wounds
wash away all fear
let courage be mine
noone hears me crying

[Sei la]

E o resto naum to afim de escrever agora...dps termino minha super analise!! :D :D :D
 
Bem, naum eh musica, mas tem a ver:

Ninguem comentou sobre a capa do NiME, o q seria "o maior feito jamas ousado por elfos e homens", qnd Lúthien e Beren tomam as Silmarils da coroa de Morgoth, em Angband.

A capa retrata com fidelidade a cena.
 
A Dark passage acho q nao eh da guerra da ira, acho que da quinta batalha, ate pq dps dessa musica aparece o cara falando da vitoria de Morgoth e da ultima esperanca em Gondolin
 
Ecthelion disse:
A Dark passage acho q nao eh da guerra da ira, acho que da quinta batalha, ate pq dps dessa musica aparece o cara falando da vitoria de Morgoth e da ultima esperanca em Gondolin

Eu também acho... e fala de Húrin sendo aprisionado por Morgoth...
 
Eu continuo achando que é sobre a Guerra da Ira, pois se fosse sobre a quinta batalha seria uma maneira muito estranha de fechar o album.
Realmente tem aquela parte sobre Húrin, mas sei lah pode ser uma lembrança de Melkor ou sei lá, pq a parte dps do primeiro refrão parece claramente com A Guerra da Ira pois pelo q eu me lembre, se não me engano, além da Ultima Aliança, a unica aliança entre Elfos e Homens q ocorreu foi na Guerra da Ira.

The Eldar eu acho que é sobre os Eldar em geral e não sobre um especifico, é uma musica muito melancoliosa e triste...

Agora q vc falou Maglor realmente me pegou com esse trecho sobre Húrin...pois até agora eu estava interpretando como Melkor sentado em seu trono e assistindo sua prole, e não Húrin em sua cadeira observando sua familia. Mas a parte "with my eyes you will see, with my hears you will hear" esta presente no Contos Inacabados e na parte em que Melkor aprisona Húrin. Duvidosa essa música... :?
 
Aragorn II, a Dark Passage é sim sobre a Quinta Batalha; ela é toda um discurso triunfante de Morgoth, pois havia derrotado homens e elfos ("smashed down the light"), e suas palavras a Húrin... Olhe a última faixa do disco pra acabar sua dúvida ("Thus ends the FIFTH BATTLE...") :wink:
E, cara, vou dizer que foi legal o que você disse sobre ela! Viajou bem aí, hehehe

E já tava mesmo na hora de a gente continuar esse tópico. É o mais interessante do Bardos e legal demais pra ficar abandonado.
Ah, olhem o que eu achei: http://www.kulichki.com/fantasy/bg/indexe.htm Legal, né? Vai ajudar bastante... :D

Agora é hora da música que foi eleita como melhor do Blind no site oficial(eu não concordo, mas ela foi eleita...):

Mirror Mirror
[Há quem dige que essa música é sobre Finrod e Nargothrond, mas eu não acho! Tá na cara que é sobre Turgon e Gondolin...]

Far, far beyond the island
We dwelt in shades of twilight
Through dread and weary days
Through grief and endless pain

It lies unknown
The land of mine
A hidden gate
To save us from the shadow fall
["Portão Oculto"... Lógico que é Gondolin... não é a Cidade Oculta?]
The lord of water spoke
In the silence
Words of wisdom
I've seen the end of all
Be aware the storm gets closer
[Aqui me parece ser Ulmo falando em sonhos a Finrod e Turgon, por causa do verso “In the Silence” ; “Pois a cada um lhe parecia que que deveria se preparar para um dia nefasto e construir um abrigo”, “Turgon partiu e, sobre a orientação de Ulmo , descobriu o Vale Oculto de Tumladen”]

chorus (1):
Mirror Mirror on the wall
True hope lies beyond the coast
You're a damned kind can't you see
That the winds will change
Mirror Mirror on the wall
True hope lies beyond the coast
You're a damned kind can't you see
That tomorrows bears insanity
[O refrão faz menção às palavras de Ulmo em sua terceira aparição a Turgon(as outras haviam sido em sonho e em Vinyamar): “Lembra-te que a verdadeira esperança dos Noldor está no oeste e vem do Mar. (...) Pode acontecer que a maldição dos Noldor também te descubras antes do Fim”]

Gone's the wisdom
Of a thousand years
A world in fire and chains and fear
Leads me to a place so far
Deep down it lies my secret vision
I better keep it safe
[“ E a perturbação dos sonhos não os abandonou depois que acordaram, mas nenhum disse nada ao outro”, “a inquietação para sempre se abateu sobre eles, bem como dúvidas sobre o que aconteceria; e muitas vezes eles perambularam sozinhos por terras ainda não desbravadas, procurando por toda parte locais de força oculta, pois a cada um parecia que deveriam se preparar para um dia nefasto e construir um abrigo”]


Shall I leave my friends alone
Hidden in my twilight hall
[“ Em ultimo lugar , Turgon se levantou e partiu com sua família em silencia pelas colinas, entrando pelos portões nas montanhas; e estes se fecharam depois de sua passagem”]
(I) know the world is lost in fire
Sure there is no way to turn it
Back to the old days
Of bliss and cheerful laughter
[“Naquela época havia alegria sobre o novo Sol e a nova Lua, e toda a terra estava contente. Ainda assim, a Sombra pairava no Norte.”; há trechos melhores que esse, mas o que eu quero dizer é que os antigos dias de Paz dos Noldor estavam perdidos]
We're lost in barren lands
Caught in the running flames
Alone
How shall we leave the lost road
Time's getting short so follow me
A leader's task so clearly
To find a path out of the dark
[“Turgon despachou todo seu povo(...) E eles desapareceram, uma companhia após a outra(...) chegando a Gondolin sem serem vistos”]

Chorus (2)

Even though
The storm calmed down
The bitter end
Is just a matter of time
[“Por um tempo após a Dagor Aglareb, nenhum servo de Morgoth se dispôs a sair de seus portões, por temos aos senhores dos noldor.”]

Shall we dare the dragon
[“dragon” pode até ser Glaurung, mas também há a possibilidade de ser apenas uma metáfora para o Mal, Morgoth...]
Merciless he's poisoning our hearts
Our hearts

Acabou. Isso deu trabalho, heim...
 
Pode kre, boa analise de Mirror Mirror, ouvindo assim de primeira da pra pensar que é sobre a chegada de Tuor a Gondolin, mas alguns trechos monstram o contrario, ja que Tuor partiu sozinho.

E relmente, A Dark Passage eh sobre a Quinta Batalha, dps colocarei a minha nova analise aqui! :wink:
 
Pro tópico não ficar esquecido:

Face the Truth

narrator:
The moon, the sign of hope
It appeared when we left the pain of the ice-desert behind
We faced up to the curse and endured misery
Condemned we are
We brought hope, but also lies, and treachery

["Ice-desert" só pode ser a passagem de Helcaraxe, usada pela Casa de Fingolfin para chegar à Terra-Média. Então a fala é de alguém do povo de Fingolfin, ou talvez, o próprio.
Ele fala sobre o aparecimento da Lua e o sinal de esperança que ela representou na luta contra Morgoth. Sobre a Condenação de Mandos, e sobre a esperança que levaram aos Sindar que sofriam contra Morgoth.
Mas também levaram mentiras, pois quando perguntados sobre o porque de seu retorno, responderam que eram mensageiros dos Valar na guerra a Morgoth. E traição, pois tiveram parte no fratricídio de Alqualondë.]
 
Essa pra mim eh uma das melhores do Blind e ao meu ver, fala da condenação e de Fingolfin preparando jah pra Time Stand Still


Noldor (Dead Winter Reigns)
Noldor
Blood is on your hands
Your bane's
A tearful destiny

Começa com um resumo da maldição dos Noldor

Black clouds will carry
Rain of blood
I've seen it rain

Aqui fala do fatrícidio, a chuva de Sangue

We were lost
On grinding ice
In fear and hunger
Dead winter reigned
In Araman

Aqui eh a travessia do gelo, Helcaraxe pela qual Fingolfin e todos os outrs Noldor de sua casa e de Finarfin passaram

(You) can't escape
From my damnation
(Nor) run away
From isolation

Aqui volta a maldição

Guilty spoke the one
THis deed can't be undone
Hear my words
Fear my curse

Aqui ou fala de Feanor dizendo que mesmo com a maldição não iria parar, ou com o arauto de Manwe dizendo o para pararem

I know where the stars glow
(And the) sky's unclouded
Sweet the water runs my friend
(But) Noldor
Blood is on your hands
Tears unnumbered
You will shet and dwell in pain

Fala de Valinor e suas belezas, e prenuncia o fim dos Noldor ( lagrimas Incontáveis)

Your homeless souls
Shall come to me
There's no release
Slain you might be
Slain you will be
Slain you will be

Eh uma fala de Mandos dizendo que a alma de Feanor não tardaria a chegar a seus domínios

And the lost
Who will not reach the
House of spirits
(Will) grow old and weary

E todos aqueles que nã morrerem e ficarem na TM se cansarão do mundo ( Galadriel por exemplo )

I've seen this bitter end
As I've foreseen
The storm and ice
And I could see it
(How) a million died
And I?
The blame's on me
Cause I was not there

Aqui deve ser um pensamento de Feanor antes de morrer, uma visão do Hansi, dizendo que Feanor sabia do fim mas prosseguiu e que a culpa era dele

Dead winter reigns
And tomorrow's still unknown
Lies
Condemned and betrayed
Now everything is said
See my eyes
Are full of tears
And a cruel price
We've paid
But still I can't claim
That I'm innocent
Lost

este verso pra mim eh um dos melhores da história do Blind... Ao meu ver fala de Fingolfin, e a interpretação de Hansi faz com que toda a dor do momento em que ele foi traído na queima dos barcos seja sentida pelos ouvintes, e a decepção de naum poder voltar jah que havia feito o juramento e ter sido condenado apesar de ser inocente também

Essa eh a musica q me faz entrar na TM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo