• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Economia na Terra-Média!!!!!

Talvez no Condado também se usassem moedas para pagar as coisas. Quando Gandalf chega para a festa de Bilbo, as crianças os cercam e Bilbo se vê obrigado a dar vários "trocados". Também devemos lembrar que após ser dado como morto, Bilbo volta para sua casa e o que estava acontecendo? Um leilão. Bem, realmente não tenho esta história em mãos, mas creio que eles estavam pagando com algo.

Essa de escambo só ser utilizado em civilizações não-desenvolvidas é ao menos injusta. A nossa, assim dita, civilização avançada utiliza escambo em muitas situações (em especial na Grécia onde as trocas de favores são beeem recorrentes), não em maior escala que o método das "moedinhas", claro.
 
Acredito que na Terra-média havia um sistema monetário, mas não saberia descrevê-lo. Se cada nação tinha seu próprio tipo de dinheiro (Como o "Real, Dólar, Libra" de hoje em dia) ou se era apenas uma moeda padrão (Como "Moedas de Ouro, Prata e Cobre" da maioria dos jogos que existem), não sei dizer. Mas havia sim um sistema monetário, está implícito, em minha opinião. Bilbo pegou um Tesouro, certo? Não creio que ele comprava coisas dando taças e talheres e objetos de ouro puro, e sim moedas. Faramir diz a Gollum que os peixes do Lago Proibido custariam muito, mas aí penso se o preço é a vida, por entrar no Lago, ou se o preço seria mesmo em dinheiro. Enfim, eu penso que havia uma economia desenvolvida na Terra-média, mesmo que isso possa não ser citado de maneira direta.
 
Você fez uma boa explicação, mas não concordo com a afirmativa de que Rhûn ou Harad fossem menos civilizadas. Eram reinos que tinham culturas (usos e costumes) diferentes se compararmos com Gondor ou Rohan.
Eu estou aqui adotando a visão Gondoriana do assunto. Para os homens daquele reino, os haradrim, orientais e terrapardenses eram povos bárbaros. Isso se mostra mais do que claro ao longo de todos os livros do Professor. Da mesma maneira os romanos chamavam os germanos, celtas e iberos de bárbaros, porque sua própria cultura era mais profunda e desenvolvida do que a destes povos. E como cultura aqui eu me refiro a coisas como educação, tecnologia, arquitetura, e assim por diante, não necessariamente ao modo de pensar de um povo, suas crenças e temores e, como o Westfold disse, seus usos e costumes.
E além do mais, as regiões do Rhûn e do Harad eram imensamente maiores do que o norte e o oeste da Terra-média, e nessas regiões viveria uma miríade incontável de povos, uns mais desenvolvidos e poderosos, quem sabe até tão poderosos quanto Gondor, mas outros menos instruídos e desenvolvidos culturalmente, e estes, ao meu ver, seriam os povos que Sauron controlaria com mais facilidade, e comporiam grande parte dos invasores de Gondor por toda a terceira era. E estes mesmos povos, receberiam essa alcunha (para mim com certeza merecidamente) de bárbaros.
 
Eu estou aqui adotando a visão Gondoriana do assunto. Para os homens daquele reino, os haradrim, orientais e terrapardenses eram povos bárbaros. Isso se mostra mais do que claro ao longo de todos os livros do Professor. Da mesma maneira os romanos chamavam os germanos, celtas e iberos de bárbaros, porque sua própria cultura era mais profunda e desenvolvida do que a destes povos. E como cultura aqui eu me refiro a coisas como educação, tecnologia, arquitetura, e assim por diante, não necessariamente ao modo de pensar de um povo, suas crenças e temores e, como o Westfold disse, seus usos e costumes.
E além do mais, as regiões do Rhûn e do Harad eram imensamente maiores do que o norte e o oeste da Terra-média, e nessas regiões viveria uma miríade incontável de povos, uns mais desenvolvidos e poderosos, quem sabe até tão poderosos quanto Gondor, mas outros menos instruídos e desenvolvidos culturalmente, e estes, ao meu ver, seriam os povos que Sauron controlaria com mais facilidade, e comporiam grande parte dos invasores de Gondor por toda a terceira era. E estes mesmos povos, receberiam essa alcunha (para mim com certeza merecidamente) de bárbaros.

Dentro de uma concepção gondoriana talvez sim, alguns povos do leste fossem "subdesenvolvidos" como bem você disse, na concepção do Gondor. :yep:
 
No extinto fórum do extinto Portal Andúnië eu iniciei uma discussão acerca da Economia em Beleriand. No livro Os Filhos de Húrin tem um trecho, nos anexos [:D], tem um trecho que descreve nos arredores de Nargothrond um campo agricultado (ou agriculturado? :P), com ferramentas inertes ao relento. Não estou com o livro aqui, mas se alguém puder procurar...
 
Fica bem implicito que Havia moeda na Terra Média, provavelmente geral. Mas o escambo parece que ainda era bem utilizado, como em um trecho na Sociedade do Anel durante o conselho de Elrond algúem fala que ouviu dizer que Rohan estava pagando tributos a Mordor com cavalos, ou como em vários trechos dos livros que alguns serviços são prestados em gratidão há algo, como elfs ou anões fazerem algo para o/os individos que fizeram algo para ser pagos
 
Fica bem implicito que Havia moeda na Terra Média, provavelmente geral. Mas o escambo parece que ainda era bem utilizado, como em um trecho na Sociedade do Anel durante o conselho de Elrond algúem fala que ouviu dizer que Rohan estava pagando tributos a Mordor com cavalos, ou como em vários trechos dos livros que alguns serviços são prestados em gratidão há algo, como elfs ou anões fazerem algo para o/os individos que fizeram algo para ser pagos

Eu não vejo isso como escambo propriamente dito. Ou pode até ser que fosse uma forma de escambo, mas me parece claro que Sauron não teria necessidade alguma de dinheiro e ouro. E isso pouco importaria, porque Rohan não pagava tributos a Mordor de fato, mas os orcs vindos da Floresta das Trevas roubavam cavalos dos rohirrim ainda assim (os cavalos pretos dos Nazgûl eram de Rohan).
Só devemos lembrar que esse tributo, se fosse pago, não seria a mesma coisa que comércio corrente: uma exigência feita por uma força mais poderosa, que deixaria de esmagar a outra em troca de bens, geralmente que fossem úteis em guerra (cavalos, comida, armas, e até soldados) e tinha dois objetivos: garantir que a força menor teria menor capacidade de lançar ataques contra a mais poderosa (por entregar bens úteis em uma guerra), e da mesma forma tornar a força maior mais poderosa ainda.
 
Acredito que a Terra Média vivia em economia muito próxima da vivida na Idade Média. (não falo aqui dosgrandes feudos, mas da economia do dia-a-dia entre os comuns das poucas e pequenas cidades que existiam).
 
DaniloStinghen disse:
os cavalos pretos dos Nazgûl eram de Rohan

Não tenho a certeza, mas creio que Gandalf diz, no "Irmandade/Sociedade do Anel" que os corcéis de Mordor são criados nos pastos da Terra Negra. Infelizmente, o meu exemplar está emprestado!!!...

;D
 
Nossa eu nunca tinha pensado nisso! Mas como muitos lembraram frodo pagou a estalagem com moedas.. pra mim moedas certamente eram usadas tanto nas grande cidades como no condado.. ja que existia uma troca de mercadorias entre as varias regioes da terra media!
 
Não tenho a certeza, mas creio que Gandalf diz, no "Irmandade/Sociedade do Anel" que os corcéis de Mordor são criados nos pastos da Terra Negra. Infelizmente, o meu exemplar está emprestado!!!...

;D
Os cavalos podem ter sido criados nos pastos de Mordor, mas eu creio que eles tivessem sido roubados de Rohan, e depois levados para lá. Não tenho certeza, agora, mas é fato que os servos de Sauron roubavam cavalos em seus saques a Rohan.
 
Sim, isso é verdade! Mas veio-me à cabeça uma memória sobre isso! Alguém que procure, por favor! Em Valfenda, creio, ou então no Fundo do Saco, quando Gandalf fala dos cavaleiros negros a Frodo! ;)

;D
 
No livro a Sociedade do Anel durante o capítulo 1 da festa de Bilbo é citado produtos industrializados com a marca VALLE.

Isso é um prova de que havia comércio, capital de giro circulando em várias regiões da Terra média.
 
No livro a Sociedade do Anel durante o capítulo 1 da festa de Bilbo é citado produtos industrializados com a marca VALLE.

Isso é um prova de que havia comércio, capital de giro circulando em várias regiões da Terra média.

É verdade, bem lembrado. Os produtos eram brinquedos e outros apetrechos com a marca Valle que Bilbo tinha encomendado há muito tempo.

Isso prova que havia uma economia em circulação na Terra média como bem disse Umbar. :yep:
 
Imagina-se que vários produtos eram fabricados na Terra média e como exemplo, os próprios brinquedos de Valle é um exemplo da dinâmica econômica.
 
Acredito que a maior parte dos lugares a moeda era o escambo. Até mesmo em Gondor e em Rohan. Podendo ter nesses lugares específicos ter moeda de prata e ouro, mas bem pouco.
 
Fico com:

Em alguns lugares, moedas.
Em outros, escambo.

Se não me engano (desculpem-me, mas não tenho o SDA) há alguma referência, também, no final da estória, em que Frodo já chegou no Condado e encontrou-o numa " desordem".........por favor, quem tem o livro, dê uma olhada, só pra saber se não estou falando besteira!!!:mrgreen:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo