• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Duvida sobre as Terras Imortais

Gil-Galad disse:
O continente é muito grande... mesmo com super população de elfo ainda havia muito espaço :mrgreen:

mas a quanto tempo já havia se passado no SdA desde que os elfos foram pra Aman?? muitas eras, com certeza (umaz seis ou sete). mesmo sendo um continente muito grande, uma hora tem que acabar o espaço... não há "controle de natalidade élfico". cada elfinho que nasce é um a mais na população que não é "compensado" de maneira nenhuma.
 
Po, esse 'continente' tem limitações misticas...não é algo mensuravel fisicamente...eu acho.... :roll:

Assim sendo podemos concluir que sempre havera espaço para o proximo elfo a vir...acho que nao devemos nos deter a terra(materia) que conhecemos,,,pode ser uma cidade que tem muitas dimensões sobrepostas, torres infinitamente altas, espaços flutuantes no espaço ,,,,,,etc.....ah sei la! :?.....vai da imaginaçao de cada um! :mrgreen:
 
Ele é mensurável fisicamente sim. O que o Barlach disse tem um bom fundamento. Uma hora Valinor vai tá superpopulada. Mesmo sendo bem grande (um pouco menor que a Terra-média)
 
Acho que a maior dúvida mesmo contínua sendo as terras imortais...
No lado da terra-média, por ser a base de 'Senhor dos Anéis', a maioria dos fan conhecem uma parte bem considerável.
Já as Terras-imortais, pouco citada na triologia de 'Senhor dos Anéis', é um caso totalmente mais dificil de distinguir... Alias, nao sao todos que ouvirao falar detalhes das terras Imortais... :roll:
 
Gabil disse:
Assim sendo podemos concluir que sempre havera espaço para o proximo elfo a vir...acho que nao devemos nos deter a terra(materia) que conhecemos,,,pode ser uma cidade que tem muitas dimensões sobrepostas, torres infinitamente altas, espaços flutuantes no espaço
Sei não, Gabil... não tenho uma informação técnica pra te dar a respeito, mas não penso da mesma forma. Pelo menos enquanto estava dentro dos círculos do mundo, o continente sagrado era tão físico quanto a Terra Média. O que havia de diferente era o poder dos Valar consegrando aquela terra, onde nada perecia. Mas era um espaço de tamanho finito, que eu acho que também estava sujeito a essa "superlotação".

Mas como eu disse, é só minha opinião mesmo :)

Dheano disse:
Alias, nao sao todos que ouvirao falar detalhes das terras Imortais...
No Silma nós temos descrições relativamente detalhadas sim, além dos ensaios constantes nos HoME a respeito da forma do mundo. E ainda temos o Atlas, com uma visão geográfica interessante de Aman 8)
 
Sobre a questão de se os hobbits foram para Valinor ou para Tol Eressëa, acho que faz mesmo sentido. Não conheço a teoria que o Gildor mencionou, mas o que eu achei pesquisando foi o seguinte:

Dentre os que embarcaram com Frodo em Mithlond, pelo menos um não podia ir para Valinor: Galadriel. Isso porque ela era uma Noldo dos que haviam participado da rebelião de Fëanor. Ela só podia ir para Tol Eressëa. Por isso é que ela diz no Contos que "teria que se contentar com uma ilha" se voltasse.

No último capítulo do Silmarillion diz que os Elfos de Beleriand foram convocados através de Eonwë para viver em Tol Eresseä, "whence they might come even to Valinor". No texto há uma indicação de que "Elfos de Beleriand" inclui os Noldor exilados:

They were admited again to the love and the pardon of the Valar

Como Galadriel ficou em Tol Eressëa, é possível que outros tenham ficado lá também, inclusive Frodo.
 
É isso aí, Swanhild! Esclareceu bem esse ponto pra mim - além de me fazer ver que eu preciso mais do que nunca reler o Contos 8)

E com tantos elfos assim vivendo por lá, certamente não era só "uma ilhazinha qualquer", como a gente pode tender a pensar. Devia ter muito da beleza de Aman, sem dúvida :)
 
Hm, dúvida bobinha. Como eu li o contos só quando saiu, não lembro desse detalhe. Mas se Galadriel foi perdoada pelos valar, porque não poderia ir até Valinor propriamente dita?
 
mas os noldor não foram todos perdoados pelos valar??? acho que não tinha nenhuma limitação a galadriel...
 
Barlach disse:
mas os noldor não foram todos perdoados pelos valar??? acho que não tinha nenhuma limitação a galadriel...

Sim, mas isso não aconteceu com Galádriel, que rejeitou o perdão dos Valar quando ocorreu a Queda de Morgoth na Primeira Era, w decidiu permanecer na Terra-média. Segundo o Contos, ela o fez por dois motivos: pelo seu orgulho e pelo seu amor ao Celeborn, que ansiava por permanecer na TM. Somente no fim da terceira era, quando Galadriel adquirira a plenitude de sua sabedoria, ela entendeu o quão orgulhosa havia sido, e por isso o seu Lamento, quando a Sociedade Parte de Lórien:

Namárië disse:
Ai, como ouro caem as folhas ao vento,
longos anos inumeráveis como as asas das árvores! Os longos anos se passaram como goles rápidos do doce hidromel em salões altos além do Oeste, sob as abóbadas azuis de Varda onde as estrelas tremem na canção de sua voz, de santa e rainha. Quem agora há de encher-me a taça outra vez? Pois a Inflamadora, Varda, a Rainha das Estrelas, do Monte Semprebanco ergueu-me suas mãos como nuvens, e todos os caminhos mergulharam fundo nas trevas; e de uma terra cinzenta a escuridão se deita sobre as ondas espumantes entre nós, e a nevoa cobre as joias de Calacirya para sempre. Agora perdida perdida para quekeles do leste está Valimar!


Ela quis dizer que o caminho estava fechado para ela. No entanto, sua súplica foi atendida, pois os Valar reconheceram seu arrependimento e permitiram sua partida devido aos seus feitos contra Sauron.

Agora se ela ficou em Tol Eressëa ou Aman, isso eu realmente não sei... Afinal Tol Eressëa, apesar de não estar dentro do continente de Aman, era como se fosse um Portão para esse, então também era sagrada (minha teoria - posso estar falando besteira). Eu acho que Frodo, Galafriel, Bilbo, Legolas e Gimli (cuja permissão para entrada em Aman foi permitida atra'ves de Galadriel) ficaram em Tol Eressëa sim.


- E quanto à superpopulação de Valinor
Na Primeira Era, somente Valinor, que ficava no centro de Aman, era habitada intensamente. No Norte, em Araman, e no Sul, em Avathar, não havia nada, pois a população se concentrava em Valimar, em Tirion e em Alqualondë. Acho que no final da terceira era, a população élfica cresceu e se arraastou para esses territórios outrora desabitados.
E não duvido da teoria de Aman ser um continente mágico e ilimtado.
 
Essa pergunta - se Galadriel não havia sido perdoada junto com os Noldor no final da Primeira Era - é de fato boa, e eu vi o problema antes de mandar aquele post. Minha resposta é a seguinte:

Eu não achei mais evidências de que Galadriel em particular não podia mesmo morar de novo em Valinor exceto aquela frase dela no Contos (sobre ter que se contentar com uma ilha, se voltasse). Mas uma vez perdoados pelos Valar, os Noldor exilados foram admitidos em Tol Eressëa; isso está dito no último capítulo do Silmarillion. Eu estou supondo que esse foi o perdão que eles receberam.

Agora, por que os Noldor perdoados não poderiam ir para Valinor? Bem, talvez porque a Profecia do Norte, proferida por Mandos em pessoa (dêem uma olhada no que diz-se sobre Mandos no Valaquenta), que bania os Noldor (Silm:9), não podia ser revogada. Quando no último capítulo do Silmarillion Mandos lembra a Manwë de que os Noldor não podiam voltar, ele pode estar querendo dizer duas coisas: ou que os Noldor não podiam voltar por causa de uma proibição que poderia ser revertida, ou que eles não podiam voltar porque a Profecia era irreversível. Eu acho que a segunda hipótese é bem possível.

Ah, e quanto a Frodo, ele deve mesmo ter ido para Erëssea. No comecinho da História de Galadriel e Celeborn há um texto citado de uma das Cartas, qua fala a respeito. (Interessante que a tal carta menciona Erëseea, mas fazendo uma referência ao Namárië, que por sua vez fala em Valimar.)
 
Os Noldor que morreram e puderam voltar à vida vivem em Valinor. Não me lembro onde que é citado que após sua morte, Finrod caminhava com seu pai, Finarfin, sob as árvores de Valinor.
 
Os Noldor que morreram e puderam voltar à vida vivem em Valinor. Não me lembro onde que é citado que após sua morte, Finrod caminhava com seu pai, Finarfin, sob as árvores de Valinor.
Difícil estabelecer uma regra geral tomando Finrod como base. Ele era o mais nobre dos Noldor, não se enquadra no perfil do Noldo típico :)
 
Finrod nem é a única exceção, estritamente falando. Mas acho que não é necessário nos preocuparmos muito com exceções que não estejam entre os príncipes dos Noldor. E, aparentemente, dentre eles só Finrod foi admitido em forma reencarnada dentro de Aman.
 
Bom, sobre a superpopulação em Aman, segue mais uma teoria maluca do véio dragão aqui! :mrgreen:

Bom, como sabemos, a procriação élfica implicava em algo mais do que a simples procriação. Os elfos passavam parte de sua essência para seus filhos. (Lembram da história da mãe de Fëanor, que "morreu" por ter sido "exaurida"?). Por isso, acredito que a procriação élfica deve ter se reduzido bastante com o passar do tempo. :eek:

Os primeiros elfos seriam os mais "poderosos", cheios de energia para passar e ter filhos. A cada geração isso provavelmente iria diminuindo... :aham:

Os elfos não seriam a única raça com procriação limitada. Os anões também sofriam desse problema. Talvez tenha sido a forma que Eru definiu para que os homens fossem soberanos da terra, a procriação ilimitada, perpetuação da espécie...etc e tal. :roll:

Bom, fica aí mais um argumento pra vcs matutarem...hehehe :wink:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo