• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Influência do Anel nos filmes

A cena do Retorno do Rei que está no filme e não está no livro que eu gostei muito foi na coroação do Rei Elessar, quando os hobbits se curvam em reverência ao rei e este diz: "Meus amigos, vocês não se ajoelham pra ninguém" e ele próprio o REI DE GONDOR E DO OESTE se ajoelha para os hobbits, em seguida toda Minas Tirith se ajoelha junto com o rei, deixando apenas os quatro hobbits em pé. Sensacional.

Ouso dizer que chega a ser melhor que no livro, que Merry e Pippin são recrutados para ser garçons nas festas de vitória e coroação do rei.

Primeiramente Parabens pelo topico!!! Muito bom mesmo...

Bem, concordo plenamente, Gerbur, essa cena foi perfeita para mostrar o quanto Aragorn, apesar de ter acabado de ser nomeado rei, demonstra uma imensa gratidão aos pequenos Hobbits por tudo o que fizeram e que muitos nem reconheciam a enorme importancia desses feitos para o futuro da Terra-Media e até mesmo para o proprio rei, se não fossem esses feitos nem haveria uma Gondor para ser governada.

Isso tambem foi uma forma dos proprios Hobbits saberem o quão grandioso foram as coisas que eles fizeram em sua jornada na qual no começo mal sabiam do que se tratava. Naquele momento eles perceberam que os seres que estavam ali, e que sõa considerados superiores aos Hobbits, reconheceram que foi por causa daqueles quatro Hobbits, em especial Frodo e Sam, que o mal fora destruido e que a paz voltaria a reinar em seu país.
 
E arrisco dizer que mesmo Sauron, o temeria, como temia que o Um fosse usado por Aragorn.

imagina Gandalf seria um ser estrordinario.

Isso que vocês falaram me pôs a pensar... Como ficaria Gandalf usando o Anel? Um gigante em força e poder em prol da destruição do mal ou um espírito "universal", invisível mas onipotente para a proteção daqueles a quem ele amava?

Pensando assim, no Anel como meio de concretização dos desejos mais íntimos de quem o usa, fica ainda mais extraordinário o poder das pessoas que resistiram a ele, como Galadriel, Aragorn, Gandalf, e o próprio Frodo, durante muito tempo.
 
Isso que vocês falaram me pôs a pensar... Como ficaria Gandalf usando o Anel? Um gigante em força e poder em prol da destruição do mal ou um espírito "universal", invisível mas onipotente para a proteção daqueles a quem ele amava?

Pensando assim, no Anel como meio de concretização dos desejos mais íntimos de quem o usa, fica ainda mais extraordinário o poder das pessoas que resistiram a ele, como Galadriel, Aragorn, Gandalf, e o próprio Frodo, durante muito tempo.

Boa Mariana!

Sobre Gandalf, penso que inicialmente ele se tornaria algo mais próximo da sua segunda opção, mas em pouquíssimo tempo seria corrompido e talvez se mostraria um Senhor do Escuro muito pior que Sauron, pois ele seria capaz de trazer as trevas para a luz, para o dia, e para o bem. E aí sim nós veríamos uma Terra-Média desolada e doentia.

Quanto ao segundo parágrafo, penso que você pegou exatamente o cerne do que estamos discutindo aqui. É exatamente isso. Se o Anel for a concretização dos seus desejos mais íntimos, fica praticamente impossível resistir à sua tentação e isso mostra o porque Frodo é o verdadeiro herói dessa história de heróis, como Galadriel e Gandalf, como você disse.

Imagina, estar ao alcance de suas mãos tudo aquilo que você mais deseja secretamente em seu coração? Não importa o preço, poucos pensariam no preço, nos tornaríamos todos nazgûl, mas seríamos quase incapazes de resistir a tamanha tentação. Dizer não para os seus mais fortes e íntimos desejos quando eles podem finalmente ser realizados, bastando apenas colocar um Anel no dedo?? Isso sim é ser herói!
 
Eu lembrei da fala de Gandalf,quando Frodo oferece o anel para ele:NAO ME TENTE, FRODO!!!EU O USARIA COM O INTÚITO DE FAZER O BEM, MAS LOGO DEPOIS ELE IRIA ME CORROMPER(é mais ou menos isso).Quer dizer,Gandalf sabia de sua fraqueza e sabia que a força do anel viria da mesma,mas mesmo assim se dispôs a ajudar Frodo, que é um verdadeiro herói!!!Muitos, bem mais poderosos que Gandalf e os outros, se negaram a ajudar, por medo da "tentação".
 
Essa questão do Um Anel agir de acordo com quem o usa é uma questão bem interessante e que parece passar despercebida para muita gente. Vemos Frodo, Bilbo, Sméagol e até Isildur desaparecerem quando usam o Um, mas nem sempre nos questionamos se outros usuários do Anel teriam ou não outro tipo de poder, ou melhor, se haveria outro tipo de manifestação do poder do Um Anel se outros o usassem.

Estou relendo A Sociedade do Anel, e no final do capítulo "O espelho de Galadriel", depois de Frodo perguntar à Senhora Élfica sobre usar o Um e não "perceber" os outros anéis e adivinhar os pensamentos de outros portadores de anéis de poder, ela diz:

"Gandalf não lhe disse que os anéis concedem poderes de acordo com a capacidade de cada um que os possui? Antes que você pudesse usar esse poder, sentiria a necessidade de ficar muito mais forte, e treinar sua vontade em relação ao domínio dos outros. Mas mesmo assim, como Portador do Anel e um daqueles que o colocou no dedo e viu o que está oculto, sua visão ficou mais aguçada. Percebeu meus pensamentos muito melhor que várias pessoas consideradas sábias. Viu o Olho daquele que controla os Sete e os Nove".

Já me questionei tempos atrás sobre o poder que o Um Anel concede ao seu portador. Depois de ver as estendidas, e depois desse tópico do Mestre Gebur, essa questão voltou. Como, e ingenuamente, Boromir pretendia usar o Um? Certo, contra aquele que o criou, Sauron! Mas como ele pretendia o usar o Um como arma. Nas estendidas de RdR, Denethor repreende energicamente Faramir por ter deixado Frodo ir até Mordor com uma arma tão preciosa. Ele diz algo do como "esconderíamos na caverna mais profunda de Minas Tirith e o usaríamos quando a chance aparecesse", ou algo muito parecido. A questão é: como, de que forma Boromir e Denethor achavam que usariam o Anel na guerra contra Sauron? Provavelmente, e de acordo com suas vontades e desejos, teriam se transformado em criaturas momentaneamente poderosas e cruéis. Afinal, desaparecer não me parece muito útil para esses personagens nesse momento e contexto.
Na tentativa de fazer o bem, teriam feito mal ao seu povo e a eles próprios. Cairiam e o Um seria recuperado por Sauron, o único Senhor que verdadeiramente controla o Anel.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo