• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Vegetarianismo

:think: Também tenho vontade e até ja tentei viver sem carne...
Sem carne vermelha OK sobrevivo muito bem...
Mas não resisto a um franguinho ou a um peixe :mrgreen:
 
:think: Também tenho vontade e até ja tentei viver sem carne...
Sem carne vermelha OK sobrevivo muito bem...
Mas não resisto a um franguinho ou a um peixe :mrgreen:

Bem, isso já é alguma coisa! Atualmente vc faz isso, só carnes brancas [FONT=&quot]?[/FONT]

Só que para alguém que nunca foi de se alimentar muito de vegetais, virar vegetariano do dia para a noite é um desafio muito grande.


Exatamente.

Há militância de milhões de coisas, não sei porque "carnívoros" se doem tanto com militância* vegetariana, como se fosse um pecado falar que a dieta "carnívora por opção" é ou possa ser um erro. "O que cada um mata ou deixa de matar para comer é um assunto sagrado e intocável, deve ficar recluso a particularidade da pessoa". Aham.

*(embora eu nem veja muita "militância", mas sim simplesmente críticas claras e diretas)

Posição parecida com os escravocratas que se doíam com a abolição da escravidão [...]

Concordo...
 
Bom, eu jamais seria vegetariana.
Acho que a vaca come a grama, e nós comemos a vaca, e não a grama.
A cadeia alimentar é assim há milênios, e acho q assim deve continuar...
Claro que isso não inclui todas as crueldades e desperdícios, isso eu tb acho um absurdo, mas não vejo sentido em parar de comer carne. :think:
 
Bom, eu jamais seria vegetariana.
Acho que a vaca come a grama, e nós comemos a vaca, e não a grama.
A cadeia alimentar é assim há milênios, e acho q assim deve continuar...
Claro que isso não inclui todas as crueldades e desperdícios, isso eu tb acho um absurdo, mas não vejo sentido em parar de comer carne. :think:

Falácia naturalista - não é só porque é natural que deve ser correto. Vide violência, roubo, assassinato, teísmo, etc, coisas naturais na história humana.
 
Bem, isso já é alguma coisa! Atualmente vc faz isso, só carnes brancas [FONT=&quot]?[/FONT]


Digamos q 99% da carne que como é branca...mas ainda não consigo resistir a um filé no meu prato acompanhado de batatas fritas,o povo aqui de casa não ajuda :disgusti:,mas,ainda chego lá...não sinto muita falta de carne VERMELHA como ja disse.
 
Digamos q 99% da carne que como é branca...mas ainda não consigo resistir a um filé no meu prato acompanhado de batatas fritas,o povo aqui de casa não ajuda :disgusti:,mas,ainda chego lá...não sinto muita falta de carne VERMELHA como ja disse.

Então parabéns pra ti. Eu também ainda quero chegar lá, mas é muito difícil (pra mim) ficar sem carne vermelha...
 
Também gostaria de ser vegetariano, mas gosto demais de carne pra isso :osigh:

Não sei se estou falando besteira ou não, mas uma vez um amigo me disse que a facilidade que uma pessoa tem de gostar mais de carnes ou de vegetais, e daí a facilidade de se passar a sobreviver apenas dos últimos, é relativa ao tipo sanguíneo da pessoa. Não sei se vou conseguir explicar direito, então vou esperar algum biólogo aparecer e se pronunciar sobre isso (Katrina, cade você?).

Eu vejo a coisa pelo lado de que o modo como consumimos a carne está errado. Milhões (se considerarmos todos, sem dividir espécies, não dúvido que chegue a casa do bilhão, mas isso já é especular) de animais morrem todos os anos para que possamos nos empanturrar de carne sem muito esforço, além daquele de conseguir o dinheiro. São milhões de vidas que tem seu propósito natural (crescer, se multiplicar e ser feliz de seu próprio jeito, além de ajudar a sustentar uma cadeia alimentar de forma natural) desviado pelo homem. A partir do momento que domesticamos um animal, nós o colocamos fora de seu ciclo, transformamos ele em nosso brinquedo (ou instrumento, se preferirem), e o usamos de modo a atingir nossos interesses. A lei da natureza não é aplicável aqui. A lei da natureza diz poucos predadores para muita presa, e os humanos são uma praga que infesta o planeta inteiro. A lei da natureza diz que o mais forte come o mais fraco, e eu gostaria de ver qualquer um de nós, com essas nossa maravilhosas armas naturais, derrubar um boi em estado selvagem (se ficar muito dificil imaginar isso, pensem em um touro). Estamos muito longe da Natureza (vocês entenderam o sentido) para poder julgar essas coisas tendo como base as ditas leis da mesma.

Leões não criam gazelas em cercados, para que elas fiquem rechonchudinhas e não fujam. Não, elas ficam livres, e só as mais lerdas (de corpo e mente) ou as mais azaradas são apanhadas. O leão come as gazelas para controlar sua população (antes de falarem, e sei que alguém falaria, não estou dizendo que eles fazem isso conscientemente, trata-se do maravilhoso plano harmonioso da Natureza, do qual escolhemos nos deslocar tanto tempo atrás), o que por sua vez controla o tanto de mato comido, para que tenha para outros animais e por aí vai. Existe chance de sobrevivencia para a parte dos rebanhos destinada ao abate? Não. Qual a contribuição disso para o desenvolvimento da espécie? Vão ficar mais gordos e dóceis. Não é exatamente uma contribuição positiva... Existe alguma serventia além, para o resto do ecossistema? Muito pelo contrário, só ajuda a deteriora-lo. Então, por favor, sem mais explicações envolvendo o uso das leis da natureza com o fim de defender o consumo de carne.

O errado não é apenas os animais sofrerem para que possamos saciar um desejo nosso, mas sim a apropriação que fazemos de suas vidas, o modo como o retiramos de seu estado selvagem, e os transformamos em bifes andantes (novamente, vocês entenderam o sentido do que quero dizer).

Já pensei muito nessa questão dos vegetais também. Mas existe uma grande diferença entre comer um ser pensante e um não-pensante. E acho que o Haran já deve ter esfolado as pontas dos dedos de tanto explicar isso.

Enfim, o que acho que está errado? Tudo. Queremos ter os privilégios dos estratos mais altos e dos mais baixos da cadeia alimentar, ao mesmo tempo nos esquivando de todos os controles que ela nos impõe. É por isso que faltam alimentos e o povo tá morrendo de fome.

Ser vegetariano por causa dos animais indica uma consciência ambiental, independente de praticidade, do quanto adianta ou whatever. A partir do momento que respeitarmos os outros seres que compartllham o mesmo mundo conosco, estaremos mais aptos a viver em harmonia não apenas com a Natureza (e daí não mais teremos de nos preocupar com crises de alimentos e assim por diante), mas com nós mesmos também. Não adianta dizer que o primeiro passo não necessariamente leva ao final, pois nunca se chegará nesse final sem o bendito primeiro passo! Hoje abdicamos das matanças de animais, amanhã ajudamos nossos semelhantes em necessidade e depois de amanhã podemos levar uma vida em equilíbrio com o resto do planeta.

Não sou contra o consumo de carne por si só, mas sim pela atrocidade que cometemos contra a Natureza para que possamos ter um (ou dois, ou três) bife em nossos pratos todos do dias.

Me chamem de utópico se quiserem, mas os sonhos sempre vem antes das mudanças.

E sim, sou defensor de um modo "primitivista" de vida, ainda mais com o auxílio dos bons resultados do desenvolvimento social humano.
 
Por fim, o homem é o unico animal que sente prazer em matar. .
Não sei se isso é verdade não.. olha só:
"Male Bottlenose Dolphins have been known to engage in infanticide. Dolphins have also been known to kill porpoises for reasons which are not fully understood, as porpoises generally do not share the same fish diet as dolphins and are therefore not competitors for food supplies."
fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Dolphin#Social_behaviour
http://www.txtwriter.com/Onscience/Articles/Flipper.html

Enfim, embora ainda não se saiba realmente se golfinhos sentem prazer em matar, isso mostra mais uma vez que afirmar que o homem é o unico animal a ter determinado comportamento por ser simplesmente errado. Já ouvi que tigres tem prazer em matar. Gangues de chimpazés entram no territorio de outros chimpanzés e matam qualquer coitado que aparecer sozinho.

A partir do momento que domesticamos um animal, nós o colocamos fora de seu ciclo, transformamos ele em nosso brinquedo (ou instrumento, se preferirem), e o usamos de modo a atingir nossos interesses. A lei da natureza não é aplicável aqui.
Se com a lei da natureza, você quer dizer a evolução darwiniana, é aplicavel sim. A seleção só passa a ser diferente, favorecendo os animais e plantas que trazem mais vantagens para nós, pois afinal, só vamos deixar reproduzir aqueles com tais caracteristicas.

As formigas "domesticaram" fungos para sua alimentação. Esses fungos são completamnte dependentes do material orgânico que as formigas trazem para eles. As formigas também "domesticaram" pulgões, dos quais "ordenham" uma substância doce.

Os primeiros fazendeiros domesticaram animais porque caçar era muito dificil para agricultores que não podiam deixar sua terra, e porque não tinham toda a variedade de grãos que temos hoje para suprir a sua dieta. Para os animais que foram domesticados, que recebiam alimentação e abrigo, e que muitas vezes seriam mortos pela carne apenas depois de sua reprodução, enquanto se estivessem livres teriam que se preocupar com predadores, será que a domesticação é tão ruim assim para eles? Nenhum antilope morre de velho, ele é pego por um predador muito antes de envelhecer.


Claro que hoje a situação é de fato muito diferente. A pecuária tem toda uma indústria. Ela é feita em tal escala que os danos ambientais delas são imensos, e uma parte considerável da soja produzida no Brasil é destinada à alimetação do gado, contribuindo com esse impacto. Hoje temos a opção de comer soja e uma série de outros grãos para sustituir a carne. A industria do leite também é danosa e causa muito sofrimento às vacas devido ao uso de hormonios (a Monsanto fez uma campanha enorme de um desses hormonios nos EUA, sendo que o país já estava com uma superprodução de leite sem eles). A agricultura industrial causa dano ambiental e está acabando com as fazendas de pequeno e médio porte, de onde antigamente a carne também vinha. Nessa fazendas, o estrume dos animais era aproveitado como adubo. Nos pastos gigantescos de hoje, ele polui o solo e as águas.
Acho que se alguém se torna vegetariano devido às crueldades da industria da carne, é interessante também considerar os chamados produtos organicos. E para quem quer continuar comendo carne, seria interessante também considerar os pequenos produtores. Além da carne ser mais sadia, vir de um animal que pelo menos teve mais liberdade, o impacto ambiental é muito menor, e ainda vai estar ajudando a evitar que as pequenas fazendas sejam engolidas por essa industria.
Quem tiver um tempinho sobrando dê uma olhada aqui http://www.themeatrix.com/


Não sou contra o consumo de carne por si só, mas sim pela atrocidade que cometemos contra a Natureza para que possamos ter um (ou dois, ou três) bife em nossos pratos todos do dias.

Acho que o problema é que muita gente não sabe como é o processo de "extração" da carne em si. Tem uma série de documentários que realmente fazem você se sentir mal em comer carne. Mas a maioria das pessoas simplesmente já compra a carne embaladinha no supermercado.
E é claro, não se consumia tanta carne como hoje. Assim, mesmo que alguém aqui ache que carne é indispensável, pelo menos considere comer come com menos freqüencia, poucas vezes por semana. Durante as aulas eu praticamente só comia carne durante os fins de semana e em uma ou duas refeições durante a semana, e continuei me sentindo perfeitamente bem.

A lei da natureza diz que o mais forte come o mais fraco, e eu gostaria de ver qualquer um de nós, com essas nossa maravilhosas armas naturais, derrubar um boi em estado selvagem (se ficar muito dificil imaginar isso, pensem em um touro).

Nós nos adaptamos a usar ferramentas ué. Não exista uma cultura humana, não importa quão primitiva, que não use ferramentas. E mesmo sem elas, o mais fraco pode comer o mais forte sim, se usar a força dos números ou venenos. Formigas, lobos, cães selvagens e muitos outros abatem animais maiores e mais fortes trabalhando em grupo.
E quanto a matar um boi com nossas armas naturais....parece que você anda duvidando do poder do karate :wink:
 
Não sou vegetariana, mas integro minha alimentação com pratos vegan... como o mínimo de carne, mas como...
já vivi 2 anos sem comer carne alguma e acho que não foi legal para mim... acho que não deixarei de comer...
Mas vale fazer uso de alimentos orgânicos, cultivar os próprios alimentos também é uma boa e adquirir carnes de boa procedência (digo, de lugares em que dão condições dignas e éticas para o abate) é fundamental...
 
Eu como pouca carne, mas é mesmo uma preferência de cunho simplesmente instintiva. Eu gosto de carne, mas curto muito mais massas, e outras besteiras 'engordiet', mas eu adoro salada (dependendo da salada).

Agora, não importa o que você coma: temos que estar atentos à forma como se dá o trato desses alimentos, o abate como a Lee disse. É uma questão higiênica e ética. Posso adorar carne de frango, mas se é de um matadouro onde esses frangos não são bem tratados, tem um forma de sacrifício indolor, ética memso, não como. Não vou alimentar o bucho desses parasitas.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo