• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Curiosidades Tolkienianas!

Ravanoc

The ring has been lost.
Saudações, Valinorianos!
Como sei que muitos daqui, ou pelo menos parte dos Valinorianos de Valinor gostam das curiosidades do grande autor Tolkien, pesquisei na revista Super Interessante, editora Abril.Encontrei várias referências que ajudaram Tolkien à compôr o Senhor dos Anéis, e uma de suas obras.Diz respeito às suas influências.Achei-o peculiarmente interessante, por isso resolvi compartilhar!

Um mundo de duplo sentido

Segunda Guerra, Shakespeare e suposta analogia à maconha aparecem nas entrelinhas do romance de J.R.R. Tolkien

ANÉIS ENTRELAÇADOS
Ao imaginar um anel capaz de lançar o mundo nas trevas, Tolkien se inspirou em ao menos duas histórias. Uma lenda do folclore judaico conta que o arcanjo Miguel (enviado de Deus) deu a Salomão (rei de Israel no século 10 a.C.) um anel capaz de aprisionar almas perversas. A outra fonte de inspiração é um poema épico germânico chamado Canção dos Nibelungos. Escrito por volta de 1200, ele também fala dos poderes de um anel mágico.
ELFOS QUE FALAM FINLANDÊS
Quando era aluno na Universidade de Oxford, na Inglaterra, Tolkien teve contato com a gramática finlandesa. Esse idioma, um dos 16 que ele falava, tornou-se um dos seus favoritos e foi a base da criação da língua usada pelos elfos, o estranho "quenya".
SER OU NÃO SER SHAKESPEARIANO
Os ents, árvores falantes que se movem, têm origem no clássico Macbeth, de William Shakespeare. Macbeth é um rei que ouve de três bruxas o aviso de que seu reino estaria ameaçado quando uma floresta marchasse em sua direção. A estranha profecia se cumpre quando um exército camuflado com galhos de árvores avança contra ele. Já outra obra shakespeariana, Sonho de uma Noite de Verão, era renegada por Tolkien por ter ajudado a popularizar a imagem dos elfos como pequenas fadas. Tolkien preferia os elfos da mitologia nórdica, altos e belos.
EUROPA DISFARÇADA
O romance de Tolkien tem como cenário a Terra Média. Como a Europa, a Terra Média é um continente de vastos reinos. E, há centenas de anos, os próprios europeus usavam o nome adotado por Tolkien para se referir ao continente que habitavam.
UMA GUERRA FAMOSA
Tolkien detestava os paralelos entre O Senhor dos Anéis e a Segunda Guerra (1939-1945), mas é difícil não notar semelhanças. No romance, elfos e anões (inimigos históricos) se unem para combater um mal maior: Sauron. Na grande guerra, americanos e soviéticos se juntaram para enfrentar os nazistas. O próprio Tolkien também chegou a comparar os cientistas que criaram a bomba atômica aos elfos que faziam os anéis do poder. Para ele, ambos amavam a ciência e ignoravam as conseqüências de suas ações.
ONDE HÁ FUMAÇA...
Em meados dos anos 60, O Senhor dos Anéis se tornou muito popular entre os universitários americanos e, entre os hippies, surgiu a história de que a erva de cachimbo descrita no livro - a pipeweed que Aragorn aparece fumando no segundo filme da trilogia - seria uma analogia à maconha. Tolkien nunca confirmou essa versão e ressaltava que a erva era simplesmente uma variedade de tabaco.
MERLIN OU ODIN?
O sábio de O Senhor dos Anéis, Gandalf, lembra muito o mago Merlin, feiticeiro das histórias do rei Artur. Merlin até influenciou Tolkien, mas Gandalf é mais associado a Odin, deus supremo da mitologia escandinava, que também tem um anel mágico, é velho e sempre é representado com uma longa barba e um cajado. Odin ainda cavalga um cavalo com oito patas, considerado o mais rápido das lendas nórdicas. O cavalo de Gandalf só tem quatro patas, mas é o animal mais rápido da Terra Média.

Fonte

 
Saudações!
Valeu por todas essas curiosidades.:mrgreen:
Acredito sim que Tolkien tenha se inspirado em parte na lenda do Anel de Nibelungo.
Um certo dia, meu pai estava olhando os apêndices do SdA, e ao ver os que falavam sobre o Sindarin e o Quenya, comentou sobre sua semelhança com o Latim.
Acredito que houve inspiração no Latim, pois apesar de que existem algumas semelhanças entre esta e o Finlandês, esta última deriva de outro grupo lingüístico, que abrange também o Estoniano e muitas línguas já mortas.
 
Não sabia dessa do latim.Aliás, por ser uma língua obsoleta e linda e rica, acho boa para influências.Também fico satisfeito ao saber que Tolkien não criava tudo sozinho, pois isso seria espantoso!
 
Acho q Tolkien tb teve alguma inspiração pelos celtas...povo Nórdico. Apesar dessas histórias de elfos, fadas e tudo mais serem originadas do Norte (INglaterra), ele abriu um mundo inexplorado, e sem fim. A história do Senhor dos Áneis pode ter acabado, mas as possíveis histórias que aconteceram ou irão acontecer na Terra Média, são inesgotáveis.
 
esse Thantalas não para quieto nenhum minuto tá sempre criando tópicos,pelo menos são bons
tenho algo interessante a dizer sobre as curiosidades tolkenianas

li um livro onde um personagem fala um pouco de mitologia nórdica

o que ele falou explodiu minha cabeça

o tal personagem falou que os antigos povos nórdicos acreditavam que o mundo era dividido em Asgard,onde era a morada dos deuses,Midgard onde as pessoas moravam e utgard,onde moravam os trolls.Midgard se localiza entre Asgard e Utgard

isso é bem parecido com Arda:Asgard=Aman,Midgard=Terra média e Utgard=angband ou Mordor


acredito que muitos já saibam disso mas pra mim isso foi um choque
 
Não é exatamente a mesma coisa, pois Mordor não é uma região à parte, e sim é parte da própria Terra-média. Seria o mesmo se Utgard ficasse em Midgard.

No mais, o próprio Tolkien disse que o nome "Terra-média" (Middle-earth, no original) é justamente uma tradução do inglês médio middel-erde, que por sua vez deriva do inglês antigo middangeard, que por sua vez tem seu equivalente no nórdico antigo miðgarðr.

Quanto a essa divisão do mundo, é algo recorrente em outras culturas também (terra dos deuses, terra dos mortais, terra dos monstros/mortos, etc).
 
Não é exatamente a mesma coisa, pois Mordor não é uma região à parte, e sim é parte da própria Terra-média. Seria o mesmo se Utgard ficasse em Midgard.

No mais, o próprio Tolkien disse que o nome "Terra-média" (Middle-earth, no original) é justamente uma tradução do inglês médio middel-erde, que por sua vez deriva do inglês antigo middangeard, que por sua vez tem seu equivalente no nórdico antigo miðgarðr.

Quanto a essa divisão do mundo, é algo recorrente em outras culturas também (terra dos deuses, terra dos mortais, terra dos monstros/mortos, etc).
Esse cara é completamente sábio quando se trata de Tolkien.Parabéns, Tilion, e obrigado pelo apoio constante, que não pára :yep:
 
Gostei muito das curiosidades... principalmente da analogia com a segunda guerra, um professor meu quando eu estava no Ensino Médio comentou isso uma vez, a da Europa disfarçada eu já até havia comentado em outro tópico, e eu também tinha visto em um livro de História muito antigo sobre os povos que formaram o hoje reino unido e espanhóis e eles se referiam a terra européia como terra média, logo depois do descobrimento de novas terras. E isso não saiu mais da minha cabeça...
Mas a mais polêmica é questão da visão de Shakespeare a respeito dos elfos, eu também não gosto, fica como se elfos fossem o masculino de fadas, como eu já vi muita gente pensando.
 
Obrigado pelo comentário.Eu também os achei interessantes a primeira vista; e continuam sendo após muito lê-los.Sim, são bacanas.Só pra compartilhar com ocês..
 
Que interessante não sabia que o mestre Tolkien tinha utilizado o Finlandês como base para a língua elfica, nem sobre os ents e as arvores do livro de Shakespeare.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo