• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Stephen King e o Senhor dos Anéis

Os gostos são diversificados.Tolkien, Stephen King, Sheakespeare, Terry Pratchet ninguém pode agradar à todos.Nunca...
Acho bom você ter opinado sobre o autor...e pela participação também, mas eu também concordo com você.Eu gosto de Stephen, mas já vi algumas resenhas na internet de alguns que não foram publicados no Brasil que pareciam ser meio bobas....algo como terror sem nexo.. :blah:
Abraços.
 
Última edição:
Os gostos são diversificados.Tolkien, Stephen King, Sheakespeare, Terry Pratchet ninguém pode agradar à todos.Nunca...
Acho bom você ter opinado sobre o autor...e pela participação também, mas eu também concordo com você.Eu gosto de Stephen, mas já vi algumas resenhas na internet de alguns que não foram publicados no Brasil que pareciam ser meio bobas....algo como terror sem nexo.. :blah:
Abraços.

Bem disso que to falando.

Eu,pessoalmente,acho que a lingua portuguesa enriquece muito mais os contos de terror. Andei lendo algumas coisas do King hoje em inglês e depois comparei com uma boa tradução em português. Achei que o português fluiu melhor,narrou melhor,apesar de ser exatamente o mesmo texot. Já em Harry Potter eu penso diferente,acho que a série da Rowling fica melhor em inglês do que em português. :bamf:
 
nunca li nenhum STEPHEN KING mas como os filmes são bons já deduzo que os livros são bem melhres
 
Leia Stephen!Faz bem pra reflexão.A Torre Negra me mostrou isso.E quanto ao final fantástico, obrigado por se reservar e não divulgar uma parte, Spoiler.Gentil.Ah, e sobre o seu comentário, eu concordo, meu caro.Rowling = Inglês. Stephen = Both.
Abraços!
 
Erunyauve, começou na Valinor com este tópico :P , que bacana.
Quanto à Torre Negra, ela lá tem seus pontos fortes e seus fracos, e digo isso pois gosto do autor também.Estou tentando comprar o segundo em algum sebo virtual, mas ao que me parece essa pesquisa não se prolongará muito :P
Obrigado por comentar!
 
Stephen pra mim limita-se a Carrie, O Iluminado e Rose Made, só, nunca imainaria que ele pudese escrever sobre Tolkien ou fazer alguma citação do Mestre em seus livros...
Mas fico feliz que isso tenha contecido, afinal, mostra que até a mente mais sinitra, para os mais sinistros livros, tem bom gosto para leitura.

Alguém assistiu o novo filme dele:
O Nevoeiro?
 
Hmmm....sobre o que trata-se o livro A Coisa?
A capa dava medo mas parecia ser interessante, algo curioso, de saltar os olhos.
Eu acho que vou comprar, talvez.
Abraços.

É sobre uma espécie de demônio que se materializa em Palhaço (e outras criaturas, mas se eu falar, perde a graça!!) e mata várias crianças da pequena cidade do Maine. O foco se concentra em Bill que perdeu seu amado irmão quando ainda era criança. Quando adultos ele e seus amigos de infância retornam a cidade para acabar com o massacre que retorna a cidade.
Muito interessante, mais do que eu possa escrever.
Foi o primeiro livro dele que li e a partir daí me viciei.
 
Também gosto muito do Stephen King, mas não li a Torre Negra ainda. Quanto a Tolkien para mim há uma homenagem ao autor no livro Insônia: um dos personagens tem uma casa que segundo King é a casa de Bilbo Bolseiro, há referencias a um anel (nesse caso o anel importante era uma aliança de casamento) e ele cita os versos do anel, muito interessante mesmo o modo como ele teceu as coisas em torno daquilo que ele mais aprecia em Tolkien.
 
É sobre uma espécie de demônio que se materializa em Palhaço (e outras criaturas, mas se eu falar, perde a graça!!) e mata várias crianças da pequena cidade do Maine. O foco se concentra em Bill que perdeu seu amado irmão quando ainda era criança. Quando adultos ele e seus amigos de infância retornam a cidade para acabar com o massacre que retorna a cidade.
Muito interessante, mais do que eu possa escrever.
Foi o primeiro livro dele que li e a partir daí me viciei.


It (A Coisa) é um dos melhores livros do King. Comecei conhecendo as obras dele pela Torre Negra. Obra obrigatória pra quem é fã de Tolkien. King foi muito influenciado por Tolkien, mas conseguiu uma identidade própria e um estilo de escrita muito característico. O mais legal de seus livros é que ele conseguiu criar um universo próprio, ou seja, quase todas as suas obras fazem parte de um mesmo universo, com a Torre Negra sendo a obra que conecta todas as outras. É sensacional! Recomendo!
 
Da Introdução do livro A Torre Negra vol. 1: "Os livros da Torre Negra como a maioria dos romances fantásticos escritos pelos homens e mulheres da minha geração,... tiveram suas raízes nos de Tolkien".
 
Eu procurei rapidamente todas as referências diretas que King faz a Tolkien n'A Torre Negra. Provavelmente pulei algumas, mas as que eu achei foram:
Introdução a'O Pistoleiro disse:
Os hobbits eram grandes quando eu tinha 19 anos (um número de alguma importância nas histórias que você vai ler).Havia provavelmente meia dúzia de Merrys e Pippins marchando pelo barro da fazenda de Max Yasgur durante o Grande Festival de Música de Woodstock, o dobro disso em número de Frodos, e Gandalfs hippies sem conta. O Senhor dos Anéis, de J. R. R. Tolkien, era tremendamente popular naquele tempo e, embora eu nunca tenha passado por Woodstock (certo, é uma pena), acho que fui no mínimo um meio-hippie. O suficiente, sem dúvida, para ter lido a coleção e me apaixonar por ela. Os livros da Torre Negra, como a maioria dos romances fantásticos escritos pelos homens e mulheres da minha geração {As Crônicas de Thomas Covenant, de Stephen Donaldson, e A Espada de Shannara, de Terry Brooks, são apenas dois dentre muitos), tiveram suas raízes nos de Tolkien.

Mas, embora eu tenha lido a coleção em 1966 e 1967, demorei a escrever. Reagi (e com um fervor algo tocante) ao ímpeto da imaginação de Tolkien — à ambição de sua história —, mas queria escrever uma história ao meu jeito e, se tivesse começado naquela época, teria escrito no dele. Isso, como a falecida Velha Raposa Nixon gostava de dizer, não seria direito. Graças ao senhor Tolkien, o século XX teve todos os duendes e magos de que precisava.


(Essa introdução contém outras referências a obra de Tolkien e como ela se relaciona com a de King; é bem interessante.)

As Terras Devastadas disse:
Passaram acima de uma fissura que ziguezagueava num rumo norte-sul como um leito de rio seco... só que não estava morto. Lá no fundo corria um fino fio do mais escuro escarlate, pulsando como um batimento cardíaco. Outras fissuras menores esgalhavam-se dessa, e Susannah, que lera Tolkien, pensou: Isso foi o que Frodo e Sam viram quando chegaram ao coração de Mordor. Estas são as Fendas da Perdição.

Lobos de Calla disse:
Eddie achou que Suze também parecia interessada. Ele tem a mulher do fazendeiro, Roland, o Senhor das porras dos Anéis, Jake começa a ter um amigo, e que é que eu tenho?

Canção de Susannah disse:
Gostara muito dos hobbits e achava que poderia passar o resto da vida em Hobbiton, onde o tabaco era a pior droga que rolava e os irmãos mais velhos não ficavam dias inteiros atormentando os caçulas. O pequeno chalé que John Cullum tinha no bosque o fazia voltar, com surpreendente força, àqueles dias e àquele período sombrio da sua vida. Pois o chalé transmitia de alguma forma uma sensação de convívio hobbit.

Canção de Susannah disse:
Tentou se lembrar se Frodo e Sam tiveram de enfrentar algo que se apro-ximasse dos horrores do mertiolato e não conseguiu se lembrar de nada. Bem, é claro que eles tinham duendes para curá-los, não tinham?

Notem a horrível tradução de "elves" para "duendes".

A Torre Negra disse:
Ves’-Ka Gan ele diz, divertido pelo som... mas também atraído por ele. Já prometeu a si mesmo que não vai sufocar suas fantasias sobre a Torre Negra com palavras impronunciáveis em alguma linguagem inventada (para não dizer fodida) mesmo porque seu editor, Chuck Verrill, de Nova York, cortará a maioria delas se ele o fizer —, mas mesmo assim sua mente parece estar se enchendo de tais palavras e frases; ka, ka-tet, sai, soh, can-toi (esta pelo menos vem de outro livro seu, Desespero), taheen. Será que Cirith Ungol, de Tolkien, e Nyarlathotep, o Grande Violinista Cego de H. P. Lovecraft, ficariam muito atrás?

Taí, que eu achei foram esses.
 
Última edição:
Sthephen King tem um estilo parecido e ele mesmo afirma que recebeu várias influências de Tolkien, mas mesmo assim o estilo dele é inconfundível assim como Martin. Acho que mesmo sendo influenciado por Tolkien ninguém é capaz de se comparar ao mestre.
 
Nunca parei pra notar nos livros de Stephen King as referências... (se bem que eu nunca li um prefácio... vou ler a partir de hoje)
Li O Celular, O talismã e tenho a Casa Negra parado mas ainda não li.
Se "A Casa Negra" realmente tem citações ao "O Hobbit" eu vou ler ele já já!!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo