• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fëanor , Brilhante ou Estúpido?

Fëanor foi brilhante em relação à sua habilidade ímpar como artífice, vide sua obra máxima (Silmarils). No entanto, em relação às outras "áreas", não acredito que fosse estupidez. Suas atitudes e comportamento entre os demais seres que viveram ao seu redor, não vejo como estupidez mas sim como falta de bom senso e discernimento (insensatez, para encurtar a coisa) gerados, talvez, pelo trauma de ter perdido a mãe logo cedo.




Definição de estúpido no Michaelis
estúpido
es.tú.pi.do
adj (lat stupidu) 1 Que revela estupidez; falto de inteligência, de juízo ou de discernimento. 2 Que causa tédio, que aborrece: Trabalho estúpido. 3 Med ant Entorpecido, insensível. 4 Bruto, grosseiro, indelicado. Antôn (acepção 1): inteligente; (acepção 4): delicado. sm 1 Indivíduo estúpido, falto de inteligência. 2 Indivíduo indelicado, brutal.
 
Eu acho que Fëanor foi realmente, genial. Genial no sentido de ter criado as silmarill... um génio no sentido de liderança, retórica e em muitos outros aspectos!

No entanto, para mim, principalmente por ele se ter rebelado contra os Valar, eu acho que ele foi um imbecil...

Quando Yavanna lhe pediu as silmarill, eu compreendo que ele não as quisesse dar, mas foi tremendamente egoísta ao recusar-se! Todos beneficiariam da reconstrução das Árvores...

Ele é saudado por ter fechado a porta a Melkor! Foi num momento de lucidez, em que percebeu que tinha errado, mas mais uma vez tinha demasiado orgulho para admitir!...

e etc... tantas acções por Arda! A terra não seria a mesma sem Fëanor, é verdade, mas também não seria a mesma sem Morgoth, e este era, sem dúvida, um grande imbecil!

Na realiadade, creio que posso comparar Morgoth com Fëanor! Ambos eram grandes artesãos, ou pelo menos tinham o desejo de criar! (apesar de Melkor querer também destruir!); eram muito orgulhosos, tinham o desejo de ter um território livre das influências dos Valar (Morgoth queria mesmo expulsar os Valar da Terra média!)...

Para Melkor, os "maus" seriam os Valar que o impediam de realizar os seus desejos! Para Fëanor, da mesma forma, os valar eram os que o impediam de recuperar a sua obra prima!

E por fim! Melkor não temia matar ou destruir os Valar, seus irmãos, para atingir os fins!

Fëanor, ao invadir os barcos dos Teleri, atacou-os, seus irmãos, matando-os para conseguir o que queria e depois ainda traindo quem os tinham ajudado no fraticídio!....

Gosto muito da personagem, mas Fëanor não deixa de ser muito mau........
 
Fëanor pode ter comtidos alguns "ligeiros enganos" xD..... por ter estado enfluenciado por Melkor...mas veja o outro lado, ele criou as maiores maravilhas do mundo (Silmarils),populou a terra média com os mais nobre dos elfos (Noldor) e o mais importnate de tudo criou as runas de escrita dos elfos....vcs já pensaramq c naum fosse por ele o silmarillion naum existiria... pois é um relato escrito pelos elfos(pelo menos nos tempos mais antigos).....Fëanor é o cara... além do mais eu axoq o Meio-Irmão dele realmente queria robar o trono e o amor do Finwe...^^ rsrsrrs
 
Como o fogo foi Fëanor, brilhou intensamente queimando os que estavam ao seu redor e por fim pereceu nas cinzas de sí próprio.
Sua genialidade beira a loucura!
 
Não sei porque quando eu penso em Fëanor me vem a cabeça Hércules da mitologia grega...não sei se é uma comparação muito boa, mas de certo modo eu consigo ver uma semelhança nos dois...os dois foram poderossisimos, os maiores "heróis" de seu tempo (nem tanto Fëanor!!rsrs), eram donos de um gênio um tanto explosivo, eram inteligentes e brilhantes..dentre outrs coisas.
Acho que o brilhantismo só é alcançado com um pouco de estupidez e Fëanor reunia uma boa quantidade dos dois.
 
Eu, de acordo com a pergunta do tópico, diria que Fëanor foi ambas as coisas: brilhante e estúpido. Cada um se equivalendo no outro. Ele foi brilhante, por exemplo, por ser muito inteligente e, digamos, profissional no que fazia, que no caso são as jóias que fazia, isso levando em consideração também as Silmarili. Era brilhante também porque, mesmo depois de a maioria dos elfos em Aman terem acreditado em Melkor, ele não era manipulável.

Mas era estúpido por conta das conseqüências de seus atos: era egoísta e orgulhoso, principalmente. Por conta da cegueira e do desejo de reparação, matou outros de sua raça, aparentemente demonstrou ter ficado de bem com Fingolfin, mas na verdade queimou os barcos, entre outros fatores.
 
Acho que imperfeito o definiria melhor. Mesmo sendo capaz de criar as coisas mais belas, ele não deixou de cometer alguns erros naturais para alguém tão genial. Deixou-se cegar por suas grandiosas qualidades e isso acabou sendo o motivo de sua derrocada.
 
Fëanor é Fëanor, ele é unico, nunca vi pessoa de caráter tão indefinido. Acho que ele é bom no final das contas, pois ele mais ajudou do que atrapalhou! E também, ele é um genio da "elfagenialidade"
 
Eu diria brilhante e estúpido. Brilhante pela sua criação (Silmarils), pela sua inteligência, habilidade, capacidade de liderança, etc. E estúpido por ter dado as costas aos Valar, por ter sido tão egoísta, por ter permitido que o ego falasse mais alto que a razão muitas vezes, por ter se rebelado.
 
Brilhante! O grande problema era como refrear sua imensa vaidade. Se os Valar tivessem um pouco mais de discernimento, teriam evitado louvar em demasia sua criação, as Silmarills. Acrescente-se ainda seu apego exagerado as Gemas e o fato de Varda tê-las consagrado... pronto! Fëanor apaixonou-se pelas pedras mais do que um anão por Mithril.

Seu amor pelas Silmarills foi tanto que chegou a desafiar e jurar de morte até os Imortais de Aman.
 
Fëanor foi um dos maiores gênio élficos existentes em toda a História de Arda (se não o maior). Mas, como Erion disse:
Sua genialidade beira a loucura!

É exatamente por isso que também o acho, de certa forma, estúpido. Creio que sua estupidez esteja intimamente ligada à sua genialidade. Na busca por feitos cada vez melhores, Fëanor acabou por desenvolver uma espécie de protencionismo exagerado (ou ciúmes, mas creio que esta palavra não descreva exatamente o que eu quero dizer) cada vez maior com relação à suas criações, o que o levou à loucura quando perdeu as Silmerilli. É exatamente nesta hora, de raiva e pressa, que ele ultrapassa a tênue linha entre o "ciumento" e o estúpido, provocando a ira dos Valar e tudo mais que nós já sabemos.
 
Feanor tinha inteligencia, criatividade pra forjar coisas. Não há como negar isso. Porém, de sabedoria tinha muito pouco.
Impulsividade não integra uma pessoa sábia. A sabedoria está, ao meu ver, no cáculo das açoes a serem tomadas, na racionalidade, sobretudo. Quando alguem se pauta apenas na emoção, tem muitas chances de fracasso. Não estou nem julgando se o que ele fez foi errado, ou nao. Pois, mesmo tendo, digamos, uma intenção má, a racionalização dos meios para se atingir algum objetivo pode ser utilizada de qualquer forma. Mesmo tendo sido influenciado por Morgoth, era completamente possível agir de forma racional.
Não estou também julgando-o como estúpido, pois nenhum individuo age completamente de forma racional. Existe aí uma amálgama, mescla nas motivações.
A verdade é que não é normal um elfo agir com tanta impulsividade. Entao, nao direi que ele foi brilhante, nem tao pouco estúpido. Fico no meio termo. Ele era tao sabio quanto qualquer humano, e olhe lá.
 
Certamente Fëanor foi um genio forjando as Silmarils e era muito talentoso, mas tambem fraco.
 
Estúpido, pois usou todo o seu brilhantismo de "o mais poderoso filho de Ilúvatar" para incitar os irmãos a uma jornada insana de morte e perdição. Se ele ficasse em Valinor trabalhando pela reconstrução do lugar e depois lutasse em uma "Guerra da Ira" tenho certeza que todo seu talento seria bem melhor aproveitado.
 
Brilhante, por ter sido o mais importante e maior dos elfos que são o povo mais poderoso entre os filhos de Iluvatar.
Estúpido, no sentido de ter se deixado levar por sua criação.
 
Já eu, diria que estúpido está mal colocado.
Ele era realmente muito brilhante, um dos mais poderosos primogênitos, grande guerreiro e possuidor de um grande poder.
Porém seu maior defeito era seu orgulho. Possuia tanto orgulho de sua maior criação que perdê-la estava fora de cogitação.

Portanto o classificaria como brilhante e orgulhoso.
 
Brilhante, com certeza!! Impulsivo e filhinho-do-Papai, talvez, mas estúpido não!!

Poderia ter sido o maior de todos os elfos alem de o mais poderoso, mas como o Nah-Galad falou, orgulhoso ao extremo, e nisso sofreu sua maior derrota.
Poderia ter sido mais comedido e menos atirado. Poderia ter ouvido melhor as pessoas que estavam a seu favor ao invés de ouvir as mentiras de Morgoth...
MAs infelizmente, ao menos para mim, arruinou-se por causa do amor que deu às suas obras!!
 
Brilhante. Tão brilhante que suas obras marcaram o mundo para sempre. Estúpido, talvez, mas sua estupidez motivada por sua inteligência. Pode não ter medido seus atos, mas que foi um gênio, isso, foi.
 
Brilhante. Mas seu brilhantismo também trouxe orgulho, vaidade... E isso o levou a ruína. Estúpido talvez por ter percebido o que seus atos poderiam causar.

Exista uma forma de dizer que ele foi estupidamente brilhante???

E brilhantemente estúpido?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo