• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Por que as escolas nos mandam ler livros?

Creio que eles nos mandem ler por ser obrigação social deles, pois aparenta-se que "é lendo qe se aprende'', mas não é bem assim, uma pessoa pode ler dezenas de livros para passar no vestibular, como se essa fosse a finalidade dos livros. Sem interesse ele não aprenderá, isso acho eu, é o que separa os verdadeiros leitores daqueles que "lêm so porque é obrigado", e futuramente fará uma grande diferença.
(desculpe se falei demais...).
 
Eu acredito que existe de certa forma, uma necessidade de mudança na escolha de livros literários... existe um apego muito forte ao clássico e as vezes desnecessário, inapropriado ou mesmo INÚTIL ( vide Literatura Indianista, José de Alencar ), é péssima... para TODOS os padrões.

Há também os livros de escolha duvidosa, eu nunca compreenderei como em sã consciência aprovaram um livro como "Feliz Ano Velho" com um conteúdo erótico notável para alunos de Primeiro Ano do Ensino Médio.

É fato que a leitura é extremamente mal incentivada para os alunos hoje, a própria escolha dos livros os afasta do hábito da leitura.
 
Acho válido qualquer questionamento sobre didática, mas sempre pergunto-me o por que desse dúvida sobre a obrigatoriedade de se ler na escola, a matéria prima da disciplina escolar português são as palavras, suas classificações, e como se monta corretamente uma frase, quer lugar melhor pra se ter exemplos disso do que em livros? Por que não há o questionamento da tabela periódica em química, do uso de algumas fórmulas em física? Esses questionamentos são escassos pois são elementos essenciais pra se aprender essas matérias, assim como os livros para o português.
O que deve se questionar é o modo de se usar o livro dentro da sala de aula, como já foi dito no tópico não se deve jogar Machado de Assis, pra quem nunca leu nem "A Bolsa Amarela" por exemplo, é a construção do leitor que tem que ser discutida. Pra não chegarem no vestibular e correrem pra resumo de livro porque não conseguem interpretar (e o que já ouvi vestibulando dizer que Sagarana é ruim, pobre Guimarães :disgusti:).
Concordo com o que o Tarik disse no post acima, mas não acho inútil por exemplo a literatura indianista, o que deve se fazer e contextualizar o nascimento da escola literária, que é praticamente o primeiro movimento literário no Brasil, se o aluno acha chato é uma questão de gosto pessoal, mas é um assunto relevante.
 
Última edição:
Acredito que a leitura é essencial no sistema de ensino pois lendo os alunos podem aprimorar suas percepções quanto aos sentimentos passados pela escrita, além de que podem corrigir seus próprios erros ao ler a escrita correta dos livros. Ler toca a alma e abre a inspiração das pessoas. Creio que um dos maiores fatores na minha opinião, é formar um caráter bom e mostrar o lado bom e mal das escolhas pelos livros.

By Raphael S
 
Leitura é fundamental, mas quando entra no obrigatório aí complica

Sou da opinião que o assunto deveria ser tratado de uma forma mais flexível de forma que o aluno tivesse a Liberdade de escolher o tema com o qual mais se identifica saindo da mesmice de "obras obrigatórias" só pra ter que passar num vestibular.
 
É com essa tatida deles de forças os alunos desde cedo a lerem os tais "clássicos" (CHATOS),que é dado o grande pontapé inicial para nos tornarmos grandes admiradores futuros da literatura e leitura,as escolas tem que dar esse empurrão inicial,o insentivo é dever delas e da família,mas sim,concordo de elas tem que que se reestruturam para fazer essa atualização e fornecerem material novo e biografias(titulos) mais instigantes aos seus alunos...a modernidade tede a vir de todos os lado...:hanhan:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo