• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ensaio sobre a Cegueira (Blindness, 2008)

Sua nota para o filme:


  • Total de votantes
    18
Não vi o filme ainda, mas gostei do que o Jabor falou sobre ele: http://video.globo.com/Videos/Playe...IANNE+MOORE+E+ENSAIO+SOBRE+A+CEGUEIRA,00.html

e ó, fazia tempo que eu achava que o jabor só falava bobagem :mrgreen:

Bem legal no começo o que ele diz sobre no teatro haver personagens e no cinema haver atores. Ele devia inclusive ter falado que as pessoas em Ensaio sobre a Cegueira não têm nome. Fecharia bem com a comparação. "..a personagem não tem nome, ela é a própria Julianne Moore, no cinema é assim.."
 
http://www.imdb.com/title/tt0861689/ratings

Saquem só a disparidade entre Males e Females. E a disparidade entre US e Non-US (no caso, quase todos brasileiros). Sexismo, xenofobia, ufanismo..? Incrível que, assim como Tropa de Elite, não é o filme (pretensamente reflexivo) que serve de análise social, e sim a própria repercussão dele entre as pessoas.
Com a estréia do filme nos Estados Unidos daqui uma semana talvez isso dê uma mudada.
 
Achei o filme absurdamente fidedigno ao livro.
Conseguia seguir as passagens do livro enquanto estava no cinema, sai extremamente satisfeito.

É fato que o filme é muito mais brando que o livro, mas isso já era algo esperado. Teve algumas cenas que foram refilmadas após a exibição no festival de Veneza, justamente por estarem fortes demais.

Gostei bastante, tudo na medida certa! =D
 
Vi agora mesmo o filme e achei fantástico. É uma pena que nunca li o livro, felizmente meus pais tem e vou começar a ler amanhã. Vou comentar melhor o filme após saber o lado literário da história.
 
E o cinemark daqui ainda não colocou o filme em cartaz. Começo a desconfiar que não vou poder assistir Cegueira nos cinemas. :|
 
Poizé.

“É um retrato ofensivo e assustador que pode minar os esforços de integrar os cegos à vida em comunidade. O filme retrata cegos como monstros, e vejo isso como uma mentira", afirmou Marc Maurer, presidente da Federação Nacional de Cegos, sediada nos Estados Unidos. “A cegueira não transforma pessoas decentes em monstros.”

Como ele pode afirmar essas coisas sem ter visto o filme? :dente:
 
Engraçado que ninguém reclamou do livro quando saiu.

Como se alguém tivesse lido :no:

Saramago deve ser tão obscuro para os americanos quanto Imre Kertész ou J. M. Coetzee são para nós (em geral). Além de ser um comunista que defende Cuba... quer motivo maior pra ele não ser lido por lá?
 
Saí atordoado. Perturbador, com cenas dignas de quadros.

- Casal oriental conversando de costas para o público, e frente ao paredão com uma fogueira ao lado.

- Cena das mulheres com os sacos de água limpando o corpo.
 
É uma pena que teve essa repercussão negativa nos EUA. O filme foi bem mal lá :tsc:
 
Gostei mais do que de qualquer coisa que eu já tenha lido do Saramago fora O Conto da Ilha Desconhecida (o Ensaio, especificamente, eu ainda não li), logo depois da sessão eu diria que gostei 'bastante', atualmente eu acho que só 'gostei' faz mais sentido. Enfim. Se não tivesse as filosofices meio (muito, na real) bestas do Saramago eu acho que seria melhor. Nada contra abstração alegoria, tudo contra abstração alegoria de coisas idiotas XD. Enfim. Meirelles > Saramago, e devia se importar menos com a opinião dele e mais com... filmes.


(Eu diria 'oi, quero que discordem de mim hahaha' mas na real nem tou querendo causar exagerando, eu acho o Saramago no geral bem superestimado/sem gracinha.)
 
Gostei mais do que de qualquer coisa que eu já tenha lido do Saramago fora O Conto da Ilha Desconhecida (o Ensaio, especificamente, eu ainda não li), logo depois da sessão eu diria que gostei 'bastante', atualmente eu acho que só 'gostei' faz mais sentido. Enfim. Se não tivesse as filosofices meio (muito, na real) bestas do Saramago eu acho que seria melhor. Nada contra abstração alegoria, tudo contra abstração alegoria de coisas idiotas XD. Enfim. Meirelles > Saramago, e devia se importar menos com a opinião dele e mais com... filmes.


(Eu diria 'oi, quero que discordem de mim hahaha' mas na real nem tou querendo causar exagerando, eu acho o Saramago no geral bem superestimado/sem gracinha.)

é dele aquela famosa frase "O pior cego é aquele que não quer ver".
 
É uma pena que teve essa repercussão negativa nos EUA. O filme foi bem mal lá :tsc:

Tem duas piadas: uma sobre o povo americano e outra que surgiu no seio da América

1) quem fala duas línguas é bilingue, quem fala várias línguas é poliglota.

E quem fala uma língua?

Americano (apesar que tem o livro do Saramago em inglês :roll:)

2) Você leu o livro ou está esperando o filme?

Não gosto muito de Saramago, mas a cegueira do Presidente da federação de cegos, e dos cegos que assistiram ao filme é clara: é cegueira MENTAL.

Daqui a pouco vão proibir as pessoas de estudar sobre a caverna de Platão!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo