• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

E se os 300 de esparta enfrentasse o exército de Gondor ou Rohan, quem ganharia?

Hmmm
se estiver considerando os 300 de Sparta contra TODO exército Gondoriano à época da Guerra do Anel em Pellenor, sem chances!

Mas se estiver pensando: Todo exército Espartano contra os Gondorianos...
Aí a lenda grega seria provável vitoriosa...

Enfim...
Tenho que concordar com você pois Esparta contava facil com mais de 30 mil soldados dos mais bem treinados prontros para massacrar qualquer exercito não importa o terreno, enquanto no periodo da guerra do anel, exemplo, Rohan contava com 6 mil lanças dispostas a batalho aproximadamente, para baixo, metade de todo o seu contigente.
Tambem temos que levar em consideração o fato que na época os espartanos não envergavam armaduras de aço forjado como os gondorianos e nem dispunham das mesmas tecnicas de forja muito bem aprimorada dos gondorianos- que mesmo assim não se compara com a dos numenoreanos- estas usavam armaduras de aço em placas segmentadas o que dificultaria para os espartanos perfurarem eles com suas lanças.
Tambem acho que os cavaleiros de Roham teriam uma certa vantagem com seu cavalos veloses e sua organização de batalha, uma 'tartaruga' teria dificuldade para resistir a poderosas investidas montadas seguidas de lanças arremessadas e flechas.

Esta é minha opinião.
 
Tenho que concordar com você pois Esparta contava facil com mais de 30 mil soldados dos mais bem treinados prontros para massacrar qualquer exercito não importa o terreno, enquanto no periodo da guerra do anel, exemplo, Rohan contava com 6 mil lanças dispostas a batalho aproximadamente, para baixo, metade de todo o seu contigente.
Tambem temos que levar em consideração o fato que na época os espartanos não envergavam armaduras de aço forjado como os gondorianos e nem dispunham das mesmas tecnicas de forja muito bem aprimorada dos gondorianos- que mesmo assim não se compara com a dos numenoreanos- estas usavam armaduras de aço em placas segmentadas o que dificultaria para os espartanos perfurarem eles com suas lanças.
Tambem acho que os cavaleiros de Roham teriam uma certa vantagem com seu cavalos veloses e sua organização de batalha, uma 'tartaruga' teria dificuldade para resistir a poderosas investidas montadas seguidas de lanças arremessadas e flechas.

Esta é minha opinião.

Você tem toda razão no que diz respeito a armas e armaduras. Enquanto os gregos utilizavam bronze e ferro, Gondor e Hohan já se utilizavam de aço. Com as armaduras pesadas dos Gondorianos e seus arcos de longo alcance e o poder de choque da cavalaria de Hohan: sem chance!
Outro detalhe é que os gregos não utilizavam a formação "tartaruga", apesar de aparecer algo parecido nos filmes 300 e Tróia. Essa formação era utilizada pela Legiâo Romana. Os gregos utilizavam contra cavalaria o "Ouriço", uma formação em círculo com as lanças para fora.
 
Os gregos ja utilizavam sim a 'tartaruga' so não chamavam assim, os romanos usavam 'parade' com seus escudos retangulares e de tamanho aproximado ao do soldado, em relação ao 'ouriço' eu achava que ela surgiu com os romanos, normalmente utilizada junto com a 'parede' ou com a 'tartaruga', nesta com movimentos muito fortes de pulsar para abater bigas de guerra- como visto no 'Gladiador'.
 
Lembrando lá na Grécia antiga, os Mirmidões comandados por Aquiles, juntando eles e os homens de Leônidas...contra o exército de Gondor...vixe
 
Bom, esse tópico ficou massa, acho que o que mais temos que levar em conta é o seguinte...
Primeiro baseado no filme e somente no filme, Os Uruk-hai que capturaram o Merry e o Pippin sofreram pesadas baixas na mão do Aragorn, Gimli, Legolas e Boromir...E dpois todo esse grupo q escapou não se atrevou a enfrentar os três caçadores... Acredito que não exista formação que aguente tanto as flechas do Legolas (com mira laser), menos ainda os golpes da Andúril e vamos ser honestos, o Gimli também daria mto trabalho.
Segundo, ainda baseado no filme, os Rohirrim com aquelas 6mil lanças que eles levaram para a Batalha nos campos do Pellenor só não ganhariam dos Espartanos nas Termóphilas, em absolutamente qualquer outro terreno eles não teriam a mais remota chance. O exército de Gondor possuia as trebuchetes* e bastaria que se usasse tais armas pra q o exército Espartano fosse derrotado ainda que nas Termóphilas, em campo aberto era simplesmente impossível e não importa como se olhe continuaria sendo impossível.
Terceiro e mais importante, os hérois estariam presentes? Eu n preciso nem comentar que com Gandalf Aragorn Gimli e Legolas, era perigoso nem precisar de exército, Gandalf ainda que cinzento derrotou um Balrog, sem comentário quanto a um mísero exército de 300 homens. Aragorn ja lutou mais em guerras do que qualquer guerreiro espartano e quase sempre ele estava em imensa desvantagem, Gimli é pequeno, mas também tem uma experiência de batalha gigantesca, e o Legolas, bom, pra cada movimento espartano que abrisse a mais infima brecha, era uma flecha q entrava...Sendo assim, com héroi ou sem, o único exército que perderia era o de Roham nas Termóphilas, em campo aberto jamais.
Ao meu ver é isso
Comentem o q acharam sobre as idéias q eu dei ;)
A propósito e reiterando, excelente tópico
 
Não queria apelar para eles três.
Querendo ou não é pura verdade.
Gimli é muito forte inutilizar os escudos com golpes de machado não seria dificil.

Isso mencionando apenas o Gimli...O que dizer então da habilidade de Gandalf o Cinzento de pegar um simples graveto e incendiar todo o topo de um morro? Imagine vc, vc la no meio do exército espartano e de repente vem um galho voando por cima de tudo, "Ah é só um galho" ai escuta-se uma voz ao vento (dizendo palavras que eu não lembro no exato momento e como estou sem livro não vou fazer errado!) e ai pronto, tudo à sua volta explode em chamas, incluindo as flechas inimigas (do Legolas que deve disparar pelo menos 10 flechas por minuto), um anão maluco gritando "Por Balin!" e um humano com mais de 90 (com cara de trinta, e por acaso mais do que 3x a média de vida espartana) gritando Elendil e brandindo uma espada que rompe qualquer barreira...Bom é isso ai, acho que nem de exército precisava!
 
. se eles enfrentaram o exército de TODO O MUNDO e venceram, imagina os cavalinhos de rohan.

Eles perderam para Atenas, e várias vezes por sinal...N estamos falando apenas do romance/filme 300, e ainda que fosse, Xerxes controlava escravos, não homens livres que lutam por seus ideais...Acho que existe mta diferença. Xerxes tinha quantidade, Aragorn qualidade
 
Os gregos ja utilizavam sim a 'tartaruga' so não chamavam assim, os romanos usavam 'parade' com seus escudos retangulares e de tamanho aproximado ao do soldado, em relação ao 'ouriço' eu achava que ela surgiu com os romanos, normalmente utilizada junto com a 'parede' ou com a 'tartaruga', nesta com movimentos muito fortes de pulsar para abater bigas de guerra- como visto no 'Gladiador'.

Estava dando uma pesquisada nos meus livros e vi que na verdade a "tartaruga" era uma máquina de cerco, uma espécie de proteção parecida com a carapaça da tartaruga que servia prara proteger na aproximação das muralhas para poder utilizar aríetes ou balistas. A confusão é que por vezes se referem à formação defensiva da legião como tartaruga.
Quando ao uso pelos gregos, no período em questão a única formação utilizada era a formação em linha para poder utilizar o conceito da falange. até porque qualquer outro tipo de formação quebraria a linha defensiva da infantaria de hoplitas e deixaria sua retaguarda exposta. Era uma formação muito rígida e por isto mesmo não tinha como alterar sua formação em batalha. Por isso se tornou obsoleta com o tempo. Mas contra os Persas funcionava bem, tanto que estes costumavam contratar mercenários gregos.
Já o Ouriço era um tipo de formação utilizada pela Falange Macedônica, que era dividida em quadrados e podia alterar para esta formação para se defender de bigas e cavalaria. Mas isto só funcionava porque eles utilizavam a Sarissa, uma lança com cerca de 5mts de comprimento.
 
Grande é o conhecimoto que você tem, obrigado pelo esclarecimento.
Citei apenos o Gimli, por que tem muita gente que desmerece ele so por ele ser um anão, enquanto eu gosto muito do personagem e da raça, pelo pequeno fato deles serem mestres na forja, como ja disse uma vez em algum lugar eu dou uma de ferreiro quendo tenho tempo.
Olhando pelo fato dos poderes do Gandalf da ate pra dizer que os uruk-hai liderados pelo imponente e poderoso Sarumam não teriam muita dificuldade em vencer Esparta.
 
Grande é o conhecimoto que você tem, obrigado pelo esclarecimento.
Citei apenos o Gimli, por que tem muita gente que desmerece ele so por ele ser um anão, enquanto eu gosto muito do personagem e da raça, pelo pequeno fato deles serem mestres na forja, como ja disse uma vez em algum lugar eu dou uma de ferreiro quendo tenho tempo.
Olhando pelo fato dos poderes do Gandalf da ate pra dizer que os uruk-hai liderados pelo imponente e poderoso Sarumam não teriam muita dificuldade em vencer Esparta.

Se for pra mim o elogio, vlw, mas cara, fala sério, como n gostar e querer conhecer um universo como o do Tolkien?
Os trezentos n tem a menor chance, como eu disse la em cima, acredito que só contra Rohan e só nas termóphilas, outro lugar é dead mesmo
 
O elogio na verdade é para o Averleg.
Acho esses topicos interessantes, logo penso de forma menos fã e mais historiador.
 
O elogio na verdade é para o Averleg.
Acho esses topicos interessantes, logo penso de forma menos fã e mais historiador.

Fã ou não, historiador ou n, todo mundo q ja jogou alguns jogos como Bfme, AoE ou qualquer outro de estratégia sabe q nesse caso os 300 estão fu*** Ainda q sejam profisionais e tudo mais, pelo menos é o q eu acho, mas em todo o caso com formação de batalha ou n, n tem como se derrotar um exército bom com tanta desvantagem d número, por exemplo 300 contra os 6 mil Rohirrim...É isso ai /;)

A propósito Eloim, eu achei q fosse pra mim por se falar dos heróis e tal, coisa q eu tava dizendo no meu ultimo post, mas ta blza Hauhuashuahs.
 
As Rohan ou Gondor sofreriam muitas baixas, mas venceriam no final. Mesmo em Termópilas, os 300 não iriam aguentar a pressão de 6 mil rohirrim (número citado acima) por muito tempo, mesmo naquela formação, "tartaruga". Eles não suportariam essa pressão por muito tempo. Um ataque organizado venceria aquela defesa organizada.

E em campo aberto, como Pelennor, acho incrivelmente difícil os homens de Gondor ou Rohan perderem.

Mas... uma perguntinha: os 300 (e gregos daquela época) usavam espadas curtas, não era? Se sim, acho que eles ficariam em desvantagem contra as espadas, digamos, longas dos rohirrim ou gondorianos.

Enfim, acho que os 300 não suportariam um ataque maciço por muito tempo e acabariam derrotados. Em Termópilas essa derrota levaria um pouco mais de tempo, mas considero inevitável.
 
Última edição:
Eles perderam para Atenas, e várias vezes por sinal...N estamos falando apenas do romance/filme 300, e ainda que fosse, Xerxes controlava escravos, não homens livres que lutam por seus ideais...Acho que existe mta diferença. Xerxes tinha quantidade, Aragorn qualidade


. escravos ou não, numa batalha, eles não estariam dispostos a morrer "de graça". os escravos, além de lutarem por xerxes, lutavam também por suas próprias vidas! nas termópilas, repito, o exército de seis mil de aragorn seria rechaçado pelos trezentos. mesmo porque ali não caberiam seis mil soldados de uma vez, não é?
 
. escravos ou não, numa batalha, eles não estariam dispostos a morrer "de graça". os escravos, além de lutarem por xerxes, lutavam também por suas próprias vidas! nas termópilas, repito, o exército de seis mil de aragorn seria rechaçado pelos trezentos. mesmo porque ali não caberiam seis mil soldados de uma vez, não é?

Caber n caberiam, mas veja bem, o exército de Xerxes não atacava de forma organizada...N era um exército no sentido Espartano da palavra (lol), Os Dúnedain são hábeis na batalha assim como o povo de Gondor, acho q no fim eles ganhariam, mesmo contra Leônidas e seus 300 bravos. Veja bem, eu acho isso sem os "Herois" com os herois a vitória era certa, sob qualquer ponto de vista q vc tentar olhar. È o q eu acho ;)
 
Se fosse em campo aberto, os rohirrim simplesmente iriam pisotear a formação, quebrá-la e fim dos espartanos. Se fosse nas Termópilas, o negócio complicava...:lol:
Mas não quero pensar nesse combate. Não gosto de imaginar lutas do "Bem" contra o "Bem":mrgreen:Tanto é que eu nunca jogo contra Gondor/Rohan no BfME, nem quando jogo de Mordor ou Isengard

Sem chance nunca que cavaleiros atacando de frente consiguiriam romper uma falange obliqua.

Eles chocariam de frente contra a parede de lanças...
Talves todo o exército de Gondor lutando a pé e cercando a formação espartana consiguiriam...

Mas só depois de muita luta.
 
Caber n caberiam, mas veja bem, o exército de Xerxes não atacava de forma organizada...N era um exército no sentido Espartano da palavra (lol), Os Dúnedain são hábeis na batalha assim como o povo de Gondor, acho q no fim eles ganhariam, mesmo contra Leônidas e seus 300 bravos. Veja bem, eu acho isso sem os "Herois" com os herois a vitória era certa, sob qualquer ponto de vista q vc tentar olhar. È o q eu acho ;)

Os 300 só gritariam aquele "rauw-rauw-rauw" que o exército de Aragorn saia fora em questão de segundos. Além disso, po, os espartanos conheciam as Termópilas como ninguém. E de acordo com Sun Tzu, n'A Arte da Guerra, quem conhece o terreno de batalha tem muito mais chance de vencer o embate.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo