• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Que autor conseguiu criar um mundo "quase" tão perfeito como Tolkien?

Aiya!

Primeiramente, a Bíblia não foi escrita por apenas uma pessoa, é sim um conjunto de livros que expressam a Palavra de Deus e contam a história do povo Hebreu, como também de outros povos não menos importantes.
Segundo, considero de extrema ignorância e falta de respeito por aqueles que amam e apreciam a Palavra contida na Bíblia, sendo que o próprio Tolkien era um Católico devoto, logo alguém que se considere seu fã não tem o direito, mesmo sendo de qualquer outra religião ou não tendo nenhuma, de caçoar de algo sério e bom que o próprio Professor acreditava, por fim se você não é adulto o bastante para apresentar uma desculpa, então lavo minhas mãos e nada mais digo.
Terceiro, desculpe-me por minha atitude, mas sinto que foi necessária.
Quarto, como eu disse antes, Tolkien é Tolkien, e depois dele nenhum conseguiu alcançar com tanta destreza e eficacia, antes de Tolkien com certeza houveram outros, melhores até, alguns que o próprio Professor admirava.

Namárie
 
:mrgreen: Bom, eu acho que esse assunto realmente não deveria ser abordado, como eu li certa vez:

"A fé une e a religião divide"

Varnion talvez o comentario relevante a Bíblia, que foi feito posts acima não tenha tido a conotação de caçoamento. Eu acho, não sei nem por que eu estou me metendo neste assunto.

Quanto ao Comentário que foi feito de se comparar Arda a Nárnia, não sei se foi para mim, mas se tiver sido eu deixo explícito aqui desde já que em momento algum fiz tal comparação com as duas terras. Minha comparação foi feita em questão de criatividade de cada autor, por que comparar acaba sendo injusto, não por que uma é mais possuidora de magnitude que a outra; e sim por que são visões diferentes, são dois grandes escritores com visões diferentes não importando o realcionamento de amizade existente entre eles.Eu não acho que Arda é superior a Nárnia; visto que são localidades diferentes.

Eu tenho sim preferência pelo SdA por uma questão de paixão :grinlove: só quem já ficou até as 3:00 da manhã lendo este livro sabe do que estou falando, são tantos detalhes pequenos e significativos que realmente são o inexplicavel não tem como dizer. SdA é um livro que foge dos padrões normais, ele tem toda uma história de vida dos personagens antes e pós a Guerra do Um Anel, é uma compilação de fatos historicos, de lendas antigas, é incrivel simplesmente incrivel.

E eu gosto de Nárnia por que é uma historia infantil realmente, é daquelas que você pode ler um capítulo por dia para o seu filho de 5 anos que ele vai entender pela linguagem mais simples e acessível, pelo alto teor "contos de fada" que a gente encontra naquelas quase 900 páginas.

Agradeço quem teve saco suficiente para ler esse testamento \o/
 
bem...

quanto ao assunto da religião, apesar de ser agnóstico/ateu (indeciso! XD), acho realmente um pouco de falta de respeito dizer que a biblia é uma história de ficção!...

No entanto, digam o que disserem, se eu pensar que a bíblia é uma história de ficção, todos os outros têm de respeitar a minha opinião, tal como eu respeitaria a dos outros, e só porque muitos pensam que a bíblia é sagrada, o mundo inteiro não tem de a tratar como tal!

Mas eu, apesar de pensar que não tenho o dever de tratar a bíblia de forma mais especial do que trato qualquer outro livro cá de casa (e não trato!), respeito-a porque é uma inspiração de fé para muitos! Mas o tópico não é sobre isso!...

Quanto a universos, realmente não conheço muitos mais, simplesmente apaixonei-me por Arda e não vejo mais nada à frente!... Já tentei ler As Crónicas de Nárnia... mas depois do realismo da Terra Média, depois de experimentar todas as sensações que experimentei a ler esses livros... Todos os outros parecem inúteis e desinteressantes...

;D
 
bem...

quanto ao assunto da religião, apesar de ser agnóstico/ateu (indeciso! XD), acho realmente um pouco de falta de respeito dizer que a biblia é uma história de ficção!...

No entanto, digam o que disserem, se eu pensar que a bíblia é uma história de ficção, todos os outros têm de respeitar a minha opinião, tal como eu respeitaria a dos outros, e só porque muitos pensam que a bíblia é sagrada, o mundo inteiro não tem de a tratar como tal!

Mas eu, apesar de pensar que não tenho o dever de tratar a bíblia de forma mais especial do que trato qualquer outro livro cá de casa (e não trato!), respeito-a porque é uma inspiração de fé para muitos! Mas o tópico não é sobre isso!...

Quanto a universos, realmente não conheço muitos mais, simplesmente apaixonei-me por Arda e não vejo mais nada à frente!... Já tentei ler As Crónicas de Nárnia... mas depois do realismo da Terra Média, depois de experimentar todas as sensações que experimentei a ler esses livros... Todos os outros parecem inúteis e desinteressantes...

;D

nao querendo entrar em religião mas já entrando
a Bíblia não é uma história de ficção
respeito tua opinião
mas na vdd, penso que eh real, nao literalmente, mas em metaforas
entende?
 
Pelo visto chegamos a um ponto delicado aqui: o da religião. Diz a lenda que não é possível discutir sobre religião ou sobre coisas que se relacionem a ela, mas vamos tentar, não custa nada... Basta ser tolerante e respeitoso! Confesso que fiquei um pouco incomodado com alguns aspectos no post do Varnion Carnilmo

Varnion Carnilmo disse:
Primeiramente, a Bíblia não foi escrita por apenas uma pessoa, é sim um conjunto de livros que expressam a Palavra de Deus e contam a história do povo Hebreu, como também de outros povos não menos importantes.

Sabe-se, porém, por estudos recentes, que a bíblia teve suas histórias e páginas selecionadas por Constantino, que tinha como objetivo padronizar a religião católica quando Roma a adotou. E segundo que acho que você fez uma afirmativa... Você pode achar isto, mas acho que você impôs demais. Eu por exemplo, acho que a bíblia e um conjunto de livros que foram escritos após a morte de uma figura profética, que depois adquiriu o nome de Jesus Cristo. Antes da escrita desses livros a transmissão foi feita oralmente, o que provavelmente causaram muitas, mas muitas alterações. Por fim, os textos foram repicados e ajuntados pelo imperador romano e seu conselho.

Varnion Carnilmo disse:
Segundo, considero de extrema ignorância e falta de respeito por aqueles que amam e apreciam a Palavra contida na Bíblia

Concordo plenamente. Apesar de ser ateu/agnóstico (também na dúvida), creio que o homem tem o total direito de ter uma religião, e creio que afinal de tudo, a religião pode levar as pessoas a terem uma ética mais avançada do que se não a tivessem (não estou insinuando, porém, que aqueles que não possuem religião não são éticos, às vezes são até mais).

Varnion Carnilmo disse:
o próprio Tolkien era um Católico devoto, logo alguém que se considere seu fã não tem o direito, mesmo sendo de qualquer outra religião ou não tendo nenhuma, de caçoar de algo sério e bom que o próprio Professor acreditava

Vale a pena lembrar que Tolkien nasceu em 1892. Nessa época, como se sabe, a religião era muito mais presente na vida das pessoas (em outras palavras: eram pouquíssimas as pessoas não religiosas). Eu não estou dizendo que há um problema com o fato de Tolkien ser católico, mas não podemos vivenciar e não discutir algo simplesmente, pois alguém (e esse alguém já morreu faz muito tempo) acreditava. O próprio Abraham Lincoln fez alguns comentários racistas em seus discursos... Está errado? Não, a moral muda com o tempo, e os costumes também. Só estava comentando, de toda forma, acho que NINGUÉM deve desrespeitar nenhuma religião, somente criticar as atrocidades cometidas em nome dela.
 
Eu ainda concordo com que falaram la na frente, os grandes autores literários criaram mundos que relatam criticas a sociedade ou a politica, mas enfim. eu acho isso bem valido, uma vez que isso faça parte da nossa historia.
porém ainda prefiro Tolkien hehe.
 
Tolkien criou um mundo absolutamente fantástico e acima de tudo completo.
Como já citei em outro post, considero o mundo criado pelo C.S.Lewis tão rico quanto, ele coloca em sua obra muitas outras criaturas míticas além das exploradas por Tolkien, enfim ele criou seu mundo muito particular ...
Outra autora que eu considero fantástica é a J.K.Rowling, ela também usou a imaginação de uma forma brilhante, criou um mundo bem diferente paralelo a nossa realidade, eu a acho incrível, ela também adotou suas próprias criaturas míticas ou mesmo sua própria visão daquelas que já nos eram bem conhecidas (mas os elfos... bem eu não gostei da versão dela, lembra muito a de Shakespeare).
Mas o Lewis leva mais crédito, porque suas obras foram criadas bem antes, na época de Tolkien... ela veio depois com inspirações absorvidas de várias obras anteriores...
 
Tolkien criou um mundo absolutamente fantástico e acima de tudo completo.
Como já citei em outro post, considero o mundo criado pelo C.S.Lewis tão rico quanto, ele coloca em sua obra muitas outras criaturas míticas além das exploradas por Tolkien, enfim ele criou seu mundo muito particular ...
Outra autora que eu considero fantástica é a J.K.Rowling, ela também usou a imaginação de uma forma brilhante, criou um mundo bem diferente paralelo a nossa realidade, eu a acho incrível, ela também adotou suas próprias criaturas míticas ou mesmo sua própria visão daquelas que já nos eram bem conhecidas (mas os elfos... bem eu não gostei da versão dela, lembra muito a de Shakespeare).
Mas o Lewis leva mais crédito, porque suas obras foram criadas bem antes, na época de Tolkien... ela veio depois com inspirações absorvidas de várias obras anteriores...
gosto de C.S.Lewis (os primeiros livros da saga são os melhores)principalmente do Cavalo e seu menino,mas ele não é melhor que Tolkien(alias em criterio de imaginação Tolkien da De mil no Lewis)>bom quero indica um LIVRO ,onde tem elfos,anões(onde é descrito a morte heroica ate que sua espada é rachada ate o punho),um mago,um misterioso feiticeiro,troll, cavaleiros adormecidos,uma pedra magica e dois irmãos são o centro de toda a historia de A pedra encantada de brisingamen de Allan Garnero autor utiliza muito da mitologia nordica ,é um bom livro lembra em algumas passagens O Senhor dos Aneis (mas só algumas passagens) :D
 
Eu não poderia citar Cornwel porque ele é um romancista histórico, isto é, suas obras se baseiam em fatos históricos, mas a imaginação dele em preencher várias lacunas,o realismo bélico, a realidade política e religiosa nua e crua...
Fenomenal...
 
Gosto da Rowling (e naum estou dizendo que ela eh melhor que Tolkien naum!).
Mas quando leio HP, parece que aquela escola realmente existe, que Hogsmead realmente existe, o Beco Diagonal e todas as outras coisas que ela criou. Quando tinha 11 anos (quando li HP pela 1ª vez) eu quase que acreditava que esse quase-universo realmente existia: soh estava escondido, bem escondido em algum lugar esperando que eu o descobrisse.
AQh, naum tem como... embora a tia Jo naum tenha criado um UNIVERSO inteiro, os elementos que ela usou saum bastante verossimeis. Reais mesmo. Naum aquela magia barata que nós vemos (naum estou falando do Professor, valha-me Deus) em alguns livros fantásticos...
Bjss A todOOs.
 
C.S. Lewis com Nárnia q é fantástico, ele criou um outro mundo, além da forma com q ele descreve o fim do mundo em A viagem do peregrino da alvorada. Também a J.K. Rowling, q criou um mundo q vive debaixo dos nossos narizes a anos e ninguém descobriu, as espécies de plantas e animais q ela crious, e o Chirtopher Paolini autor do Eragon, é d+, muito legal . Mas ñ tem como comparar as coisas elas são totalmente opostas, e é aquela se vc é fã daquilo ele é perfeito e ñ tem quem diga o contrário, a verdade é q Tolkien, Lewis, Rowling, Paolini e tantos outros, criaram novos mundos, alguns são parecidos e outros ñ, mas a inspiração veio do mesmo lugar.
 
Acho que muitos tentaram se igualar a Tolkien, no sentido de se aproximar dele, se inspirar nas obras dele.Certamente a magia, fantasia ou qualquer nome para o qual desejam nomear a flâmula que locomove as obras dele, é boa.Não é simplesmente boa; apraz a maioria dos leitores, creio eu!Acho que Lewis foi o mais próximo, senão Cristopher Paolini, ou algum outro autor.Apesar disso, acho que Tolkien se baseou em outros autores, e outros autores se basearam em Tolkien.É como uma hierarquia.E, sim, eu não saberia dizer ao certo quem seria.Mas tá pros lados de Lewis, que recriou um mundo bem fantástico e abundante em seus detalhes.Bem como Cristopher, que criou Eragon, Eldest e Brisingr.
Mas acho que não só autores devem merecer esses créditos, peculiaridades, reconhecimento de obras.Acho que jogos como o RPG tiveram uma pequena interpretação nas de Tolkien, e também quiseram recriar um mundo, ou se apoiar nele.Muitos quadrinhos, muitos jogos online e outras dimensões tiveram esse quadro.Principalmente jogos.Desde baralhos extensos à MMORPGS.
 
Tolkien não é insuperável. É um dos melhores criadores de universo, um gênio na criação de uma lingua, e um escritor brilhante.

Mas há outros grandes escritores e há outros grandes criadores. Com estilos diferentes, mas com enorme capacidade criativa também.

Eu entendo que o termo "perfeito" do nome do tópico seja referente à coerencia e ao detalhismo do universo que cada autor cria. Então eu vejo sim, outro universos quase ou tão bem imaginados quanto a Terra Média.

A Sétima Torre, Diskworld, A Torre Negra, Duna, Star Wars, Star Treck são só alguns universo muito bem imaginados.

O universo de Duna é mais complexo do que o da Terra Média, e mais difícil de ler também.
Em termos de profundidade mitologica ele empata com o de Tolkien, perdendo em alguns pontos, ganahndo em outros.
E Herbert aprofundou temas que Tolkien apenas sugere.
É totalmente coerente e perfeito, no sentido de ser um universo completo.

Dos universos ficcionais que eu já li, são os dois mais abrangentes e bem escritos.

Arthur C. Clarke concorda comigo, afinal ele disse que Duna foi "uma obra única de ficção... Não conheço nada comparável a ela exceto Senhor dos Anéis"
 
Última edição:
gosto de C.S.Lewis (os primeiros livros da saga são os melhores)principalmente do Cavalo e seu menino,mas ele não é melhor que Tolkien(alias em criterio de imaginação Tolkien da De mil no Lewis)>bom quero indica um LIVRO ,onde tem elfos,anões

[ ... ]
Acho também que muitos dos livros ou termos sugeridos aqui subjazem à subjetividade das coisas, do pensamento.Não que seja ruim, não o disse, mas pode ocorrer.Mas, afinal de contas, o que seria um fórum sem opiniões únicas, pessoais?Tudo bem, mas acho que fica difícil dizer qual seria bom ou melhor.Obviamente 99% do fórum pensaria que Tolkien tem mais raízes, bons frutos e mais criatividade.Mas mesmo assim existem autores que tentaram criar algo próprio, que veio das fontes inimagináveis de alguém.Acho que Lewis está satisfeito com seu trabalho - que sobretudo era escrever um livro para crianças; e no final do livro ele diz como foi tê-lo feito, e o resultado final.Com isso, não diga quem é ruim ou quem é bom; pois não existem parâmetros para essa classificação(Aliás, até existem.Enquetes, talvez?)Existem autores, como Tolkien, que criaram um bom universo.Algo que agradou a muitos.Mas já Lewis não.Se baseou nele.Mesmo assim criou algo - e o fez muito bem.

Não humilhem, pessoal. :P


No entretanto, acho que a Fernanda posicionou-se muito bem, e me relembrou Dune.
 
Confeço que sou uma caçadora de obras do gênero.
Não digo influienciado, mas ao lado de Tolkien, estaria C.S. Lewis.

livros

* Seguindo, Lewis Carrol, e suas Alices.
*J. K Rowling e seu Harry Potter
* Margaret Weis e Tracy Hickman em As Cronicas de Dragon Lance - (vai me dizer que nunca ouviu falar dos kenders???)
* Terry Brooks - Trilogia A Viagem
* Paoline em Eragon, Eldest, Brisingr
* Phulman na Trilogia Bulsula de ouro, Faca sutil e Luneta Ambar
* Wolfgang e Heike Hohlbein em Marchemond
* Emily Rodda , e seus ridículos livrinhos
* Eoin Colfer nas aventuras de Artemis Fowl
* Rafael Dacon - Dragões de èter - (brasileiro)
* Coração de Tinta ( esqueci o autor)
* The sword Of Truth - tb esqueci o nome do autor
Filmes

* História sem fim - apesar de existir o livro
* Star wars
* A lenda - filme dos anos 70 - com tom cruise

Televisão
pode ser loucura - Stargate!!!
The legend of Seeker - baseado nos livros de sword fo truth.
Desenhos

Caverna do Dragão!!


Apesar de não ser em uma terra fantástica merece destaque Douglas Adams sua trilogia de cinco livros Do Mochileiro das Galaxias

acho que mais pela criatividade...
 
Última edição:
J.K.Rowling... Não que eu ache uma obra maravilhosa, mas me cativou muito quando mais nova.

Aldous Huxley, em admirável mundo novo, casselda, eu não queria viver num mundo daquele não 8-O mas acho que não deixa de ser um universo 'perfeito', embora desesperador...

Phillip Pullman em fronteiras do universo :think:

E ah... Anne Rice :roll:
Ela criou um novo universo vampiresco, na minha opinião :obiggraz:

E como disseram tem o filme Historia sem fim do Michael Ende, eu li o livro e também acho que deve ser citado... Mas sei lá, como Tolkien, assim nos minimos detalhes, não sei se existe 8-O
Ele criou tudo!!
Mas espero que um dia apareça alguém que ao menos se equipare a ele xD

*não li Nárnia, então não posso opinar =(

^^/
 
Última edição:
Quem disse que o mundo de Tolkien foi perfeito?
Acho que foi bom em muitos pontos, que foram trabalhados arduamente, e com sabedoria.Mas não se iguala à uma obra perfeita, sem erro algum; pois a narrativa me enjoa em certas partes.Mas a obra é excelente, mas não sei se perfeita...

Até mais,

Thantalas.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo