• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Mal que permanece

Colocar agulha na nuca?!?!?!?!?! Isso leva à Terra-Média? Então, é pra já!!! shaushaushuahs

De qualquer forma, gostaria que essa nova SOmbra que surgiu na Quarta Era tivesse histórias que a debatessem melhor, afinal gostaria de ver os homens vencendo por suas próprias forças - sem os elfos ou istaris.
 
Colocar agulha na nuca?!?!?!?!?! Isso leva à Terra-Média? Então, é pra já!!! shaushaushuahs

De qualquer forma, gostaria que essa nova SOmbra que surgiu na Quarta Era tivesse histórias que a debatessem melhor, afinal gostaria de ver os homens vencendo por suas próprias forças - sem os elfos ou istaris.

hahah Tipo "The Matrix" sabe?

Vem falar que não seria legal?!
 
Na minha opinião, Herumor era um humano. A Quarta Era é a dos homens, os antigos poderes ou foram destruídos ou tinham ido embora, então não vejo sentido em imaginar um inimigo sobrenatural. No texto diz que havia uma galera insatisfeita com o reinado de Eldarion, que obviamente não tinha a mesma "força" de seu pai, o grande rei Elessar. O que me leva a crer mais em algum tipo de conspiração política do que qualquer outra coisa. Por isso essa "nova sombra" é sutil, pois age no coração dos homens, contaminandos, levando-os a praticarem maus atos. Isso faz a ponte entre o mundo mitológico-ficcional de Tolkien e a história da humanidade como a conhecemos, o mau está entre nós até os dias de hoje e bem temos visto suas obras através dos atos de muitos homens, que tem seus corações tomados pelo desejo por poder, pela inveja, a ganância, etc.
 
Na minha opinião, Herumor era um humano. A Quarta Era é a dos homens, os antigos poderes ou foram destruídos ou tinham ido embora, então não vejo sentido em imaginar um inimigo sobrenatural. No texto diz que havia uma galera insatisfeita com o reinado de Eldarion, que obviamente não tinha a mesma "força" de seu pai, o grande rei Elessar. O que me leva a crer mais em algum tipo de conspiração política do que qualquer outra coisa. Por isso essa "nova sombra" é sutil, pois age no coração dos homens, contaminandos, levando-os a praticarem maus atos. Isso faz a ponte entre o mundo mitológico-ficcional de Tolkien e a história da humanidade como a conhecemos, o mau está entre nós até os dias de hoje e bem temos visto suas obras através dos atos de muitos homens, que tem seus corações tomados pelo desejo por poder, pela inveja, a ganância, etc.

Muito boa sua interpretação!!! Mas ainda defendo que esse mal, que age sutilmente no coração dos homens, tem uma proveniência "sobrenatural", é a mácula de Melkor-Morgoth que já contaminou Arda, mesmo eras e eras depois do seu banimento e de seus servos. Por isso chamei, talvez até de forma leviana, de "a herança de Melkor". Talvez o "inimigo" não seja uma entidade ligada diretamente ao sobrenatural, e possa mesmo ser humano, mas o Mal que o movimenta e que lhe dá força, foi plantado no início dos tempos pelo Vala rebelde. Também penso que foi de forma gradual que os resquícios diretos dos antigos poderes foram indo embora, a Quarta Era do Sol deve ter sofrido muito no seu início com o que sobrou deles e que vagarosamente foi partindo, mas a "mácula morgotiana", por assim dizer, continuou e continuará até o fim dos tempos.
 
È fato que o mal que age sobre a TM é fruto de Melkor. Segundo o Silmarillion (Pág. 324) "(...)No entanto, as mentiras plantadas por Melkor, o poderoso e maldito, Morgoth Bauglir, o poder do terror e do ódio, nos corações de elfos e homens, são uma semente que não morre e não pode ser destruída. E de quando em quando ele volta a brotar; e dará frutos sinistros até o último dos dias."
Assim sendo, o tirano da quarta Era mesmo não sendo discípulo direto de Melkor, tem a malícia que é proveniente deste.
 
Muito boa sua interpretação!!! Mas ainda defendo que esse mal, que age sutilmente no coração dos homens, tem uma proveniência "sobrenatural", é a mácula de Melkor-Morgoth que já contaminou Arda, mesmo eras e eras depois do seu banimento e de seus servos.

Mas eu de forma alguma neguei que este mal seja influência de Morgoth. Todo mal sobre a Terra Média sempre será de sua responsabilidade, pois foi dele que tudo partiu.
 
Tolkien disse que T-M um dia se tornaria o nosso mundo. Não temos Morgoth's ou Sauron's por ai, não temos Orc's ou Troll's, mas veja como o mundo está decadente. Para mim, a "nova" Sombra não se manifestara como uma entidade fisica, mas sim no coração dos homens.
 
Ótimo tópico :clap:

Também fico me questionando sobre o destino da Terra-Média após a Terceira Era e os links postados aqui realmente estão me ajudando bastante. :D
 
Especular? Tolkien deixa pistas sobre esses dois misteriosos personagens? Se sim, onde?

É isso que eu estava "trabalhando" agora. Não tem como ser Nazgûl pois este perderam todo o poder, que era derivado dos Nove, com a destruição do Um


Acho que aqui devemos pensar na obra com se ela fosse realmente a história do principio do nosso mundo.
Pensando assim chegaremos a conclusão que a sombra nunca se foi. Sempre teve presente de alguma forma que não a de Sauron.
Em diversos massacres, guerras e demais maculas que assombram a humanidade.

Pra mim é claro, e muito claro, que Tolkien não está se referindo a alguém quando escreveu a Nova Sombra.
Ele está simplesmente dizendo que outras/outros malefícios irão tentar fazer o que Sauron não fez. Destruir as resistência dos homens e torna-los seus escravos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo