• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dominação sem o Um

Ulca

Lurker
Seria possível para Sauron dominar a Terra-média sem os Anéis de Poder?

Se sim, de que forma?

Acho que haveria sim outra opção, mas não consigo enxergar nenhuma realmente eficiente.
 
Talvez mantendo os portões de Mordor fechados por mais tempo, de modo a fazer um exército muito maior do que ja possuía. E com uma ajuda mais expressiva de Saruman seria possivel, na minha opinião.
 
Sim, mas reunir um exército capaz de lutar contra o "resto" da TM levaria muito tempo. Se é que era possível.
 
Tempo não é problema, uma vez que Sauron dificilmente seria atacado dentro de seus domínios. Com o exército que ele tinha na guerra do anel ele quase conquistou Gondor, imagine com uma força 3 vezes maior..

No entando temos que olhar pelo outro lado também. Sauron ficando 'trancado' em Mordor daria chance de Gondor crescer junto, e se Aragorn assumisse seu lugar como Rei de Gondor provavelmente ele aumentaria o poder militar e consequentemente a vigilancia sobre a terra da sombra.
 
Tempo não é problema, uma vez que Sauron dificilmente seria atacado dentro de seus domínios. Com o exército que ele tinha na guerra do anel ele quase conquistou Gondor, imagine com uma força 3 vezes maior..

No entando temos que olhar pelo outro lado também. Sauron ficando 'trancado' em Mordor daria chance de Gondor crescer junto, e se Aragorn assumisse seu lugar como Rei de Gondor provavelmente ele aumentaria o poder militar e consequentemente a vigilancia sobre a terra da sombra.

O problema não era o exército de Gondor ou de Rohan, ou qualquer que fosse. O problema de levantar grandes populações para guerra é logístico (que o "impronunciável" se manifeste).
Não há plantação, criações de gado, não há comércio, não há infra-estrutura. Uma população enorme e desajeitada do jeito que era a de Mordor se auto-destruiria, sem precisar de forças externas, através da fome, das contaminações, de facções internas e de doenças.
 
Esse é realmente um ponto crucial Arcavius. Mas acho que ainda havia muito espaço vago ao leste e ao sul de Mordor para fins de expansão.

Me peguei aqui pensando agora sobre Angabang. Ela era muitas vezes maior que Mordor e entretanto não se fala de onde era proveniente o apoio logistico dela, pelo menos não que me lembre.
 
Última edição:
Sem contar também o sigilo.
Supondo que ainda existia uma boa quantidade de Orcs nas Montanhas. Como eles iriam chegar a Mordor em segredo?
É muito provável que Rohan e Gondor os derrotassem antes que chegassem a Mordor.

Mas poderia-se coordenar um ataque em conjunto? Os Orcs das Montanhas e os de Mordor?
Acho que se fossem em quantidade suficiente, poderia ser uma boa investida, embora sem garantia de vitória.

As tropas de Orientais poderiam não chegar em grande quantidade, se os Magos Azuis estivessem lá para impedir isso (supondo que essa tenha sido suas tarefas).
E ainda tem as de Harad, e não vejo alguma cisa que as impedia de chegar a Mordor.
 
Na verdade, na Terceira Era, durante a Guerra do Anel, Sauron já possui um exército capaz de dominar a Terra-média. As forças que atacaram Gondor eram uma pequena fração de seu poderio total.

Vamos supor que o Anel não fosse destruído. As forças dos Capitães do Oeste seriam massacradas. E era a última grande força da TM a lutar contra Sauron. Eram os guerreiros remanescentes de Gondor e Rohan. Com sua força gigantesca em Mordor, Sauron não encontraria dificuldade alguma em conquistar o que sobrara desses dois reinos. Lembrando que além dos orcs que se multiplicam muito rapidamente, ele conta com as forças de Harad, Rhûn e Khand.

Os elfos não eram mais uma força opositora. Estavam abandonando a TM, e muito poucos ainda restavam. A vantagem estratégica da localização de Valfenda não adiantaria mais nada. A maior parte dos elfos remanescentes provavelmente estava na Floresta das Trevas, e Sauron não sentiria muitas dificuldades para esmagá-los. Seus orcs incendiariam a floresta. E fariam o mesmo em Lothlórien.

Ainda restariam uns poucos domínios, como Valle e Erebor. Nada muito difícil. Ou seja: sim, Sauron poderia dominar a TM sem o uso do Um sobre os demais anéis, e prova clara disso é a situção das forças na Guerra do Anel.
 
Com certeza, Sauron ja possuia uma força suficiente:

"Os homens do oeste estavam encurralados, e logo, por toda a volta dos montes cinzentos onde eles estavam, forças dez vezes maiores e ainda mais numerosas que isso os cercariam num mar de inimigos. Sauron tinha mordido a isca com mandíbulas de aço." - O Retorno do Rei, O portão negro se abre.

Só lembrando que esse ataque feito por Gondor continha 6000 homens, logo 10 vezes isso = 60000. Acho que é o suficiente pra conquistar a TM.
 
Então uma guerra direta não seria mais eficiente, mesmo que com o Anel a conquista seria de "dentro pra fora" (dominando os senhores de cada raça e, por consequencia, o restante do povo)?

As tropas de Sauron estavam preparadas para uma guerra mais direta? (Guerra direta no sentido de reunir todas as tropas e ir de encontro ao inimigo, esmagar tudo e todos que entrarem no caminho.)
 
Sauron "foi pra porrada". Ele se preparou e de fato foi pra uma guerra direta e venceria sem muita dificuldade nos Portões de Mordor. A única coisa que impediu isso foi a destruição do Um.

Não havia qualquer esperança na guerra contra Sauron, havia apenas a possibilidade de destruição do Um. Entendendo isso o livro toma toda uma nova dimensão trágica: não havia esperança além dum pivete carregar justamente a arma mais poderosa do inimigo para dentro dos domínios deste. Loucura total.
 
Sem o anel Sauron já tinha forças suficientes para controlar toda a TM sem muito esforço. O uso do anel só lhe dava, segundo minha interpretação, o controle de indivíduos poderosos entre os seus que usavam os outros anéis de poder, e que, por sua, vez o auxiliariam no seu caminho de dominação e destruição. O desejo de Sauron em recuperar o anel se devia pouco à intenção de autopreservação, pois não imaginava nunca que poderia alguem tentar destrui-lo, mas sim em tentar recuperar sua força alojada no anel. Não era nada que o impedisse de triunfar nos campos de batalha. Acredito, incusive, que no fundo ele ainda tinha esperanças de dominar Narya, Nenya e Vilya (os tres anéis élficos) pois não sabia de seu paradeiro para tentar recuperá-los.
Na verdade, esse tópico nos remete, além de outras coisas, à discussão sobre as funções do Um. Sabendo quais as suas utilidades poderiamos imaginar o que Sauron realizaria sem ele. Esse tópico pode nos auxiliar nessa investigação: Qual a verdadeira função do Um Anel?
 
Última edição:
De fato, a única esperança para a derrota de Sauron era a destruição do Anel...Diversas vezes é dito no livro que os Senhores do Oeste não poderiam derrotar o Senhor do Escuro nos campos de batalha, pois sua força era enorme.

Se o Anel não existisse, Sauron não teria um "ponto fraco" e provavelmente não seria destruído, conquistaria a Terra-Média impiedosamente.
 
Eu tive uma idéia,de um outro meio de dominação da Terra Média: Corromper. Como Saruman fez com Rohan,Sauron podia fazer com os "governantes" humanos,enfraquecer a ponto que não houvesse esperança no coração dos homens e uma guerra para finalizar os reinos "remanescentes". Seria possível? Eu acho que sim.
 
Eu tive uma idéia,de um outro meio de dominação da Terra Média: Corromper. Como Saruman fez com Rohan,Sauron podia fazer com os "governantes" humanos,enfraquecer a ponto que não houvesse esperança no coração dos homens e uma guerra para finalizar os reinos "remanescentes". Seria possível? Eu acho que sim.

E como ele faria isso? Poderia detalhar?


Acho que pra isso Sauron teria que se "infiltrar" na alta casta dos reinos. Meio difícil de se fazer. Seria preciso alguém, algum espião, tal qual Gríma.
Sauron "possuia" alguém assim?

No caso de Gondor, Sauron poderia "atormentar" mais Denethor com o palantír. Isso poderia enfrequecer o reino "de cima pra baixo".(?)

P.S.: Suposições, muitas suposições. Mas é o que podemos fazer.
 
O mal de Sauron foi confiar demais no seu enorme intelecto superior. Se fosse mais guerreiro do que feiticeiro, com certeza não teria feito a loucura de transferir quase todo o seu poder para um anel. Ainda mais depois de perder seu corpo físico na Queda de Númenor.

Ficar atrelado na T-m por um único objeto foi audácia em demasia.
 
Sim, talvez esse tenha sido o grande erro de Sauron. Mas ele não esperava perder o Anel (tá aí o problema, vilões nunca esperam ser derrotados). Se não perdesse, em vez de Quarta Era, teríamos A Era das Sombras (ou algo do tipo).
 
independentemente de possuir ou nao os aneis do oder, sauron ja possuia uma força inimaginavel! ele conqistaria a terra media sem grande esforço....
 
A meu ver, Sauron até conseguiria dominar a Terra-Média sem os demais anéis de poder, agora sem o Um Anel eu tenho absoluta certeza que seria impossível: a alma de Sauron estava tão intrisecamente arraigada áquele anel que ele não existia sem o Um.
Mas os demais anéis de poder só representariam um poder realmente grande se fossem possuídos por seres de poder grande: como o Glorfindel+Gandalf+Galadriel+Elrond e por aí vai. Mas a força de Sauron sempre era mais forte porque de uma forma ou de outra os grandes poderes da Terra-Média sempre permitiam que a Sombra penetrasse em suas almas de alguma forma - como a cobiça em Galadriel pelo Um, por exemplo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo