• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sexo na Obra de Tolkien

Esse é um tema que me intriga desde que li O Senhor dos Anéis na metade de 2001.
Tolkien faz alusão a violência, guerra, feitiçaria, mas nunca, em momento algum toca no assunto sexo.
É compreensível que o tema fosse abordado de forma velada, dada a época em que o livro foi escrito e a religiosidade do autor, mas ele simplesmente não é abordado!
Nem um beijo sequer é descrito entre homem e mulher nas mais de mil páginas!
Dado o silêncio, eu tenho várias dúvidas:

Aragorn casou virgem? (por isso ele ansiava tanto pra se tornar rei!)
Aragorn e Arwen se beijavam?
A mãe de Arwen quando capturada, foi violentada pelos orcs? (vá lá que é meio horrizante imaginar isso acontecendo no universo de Tolkien, mas pra elfa ter partido pra Valinor por causa do trauma garanto que não foram só umas tapas que ela levou!)
Os anões raramente se casavam, quer dizer que eram castos e puros? (por isso tanto desejo de matar orcs, testosterona acumulada..)
Afinal, as pessoas namoravam?
ola tudo bem a te a par te que voce falaSenhor dos Anéis na metade de 2001.
Tolkien faz alusão a violência, guerra, feitiçaria, mas nunca, em momento algum toca no assunto sexo.
É compreensível que o tema fosse abordado de forma velada, dada a época em que o livro foi escrito e a religiosidade do autor, mas ele simplesmente não é abordado!
Nem um beijo sequer é descrito entre homem e mulher nas mais de mil páginas!
e relevente o mas a suas perguntas são irelavante pos dodas sa respostas são obivias pois o grande tolken n que a bordar os asuntos sexo nos eus livros e sim a ques tam da guerra e comfilto fasemdo um parra lelo com o mundo
e irie agora ate mais longe disem do que na minha umilde o pinião ele ate temta faser um parralelo com a segumdagrande guerra mundial
 
Pedro, você tem um estilo próprio de escrever errado de propósito. Bom, é escolha sua, mas só como conselho acho que deveria corrigir isso porque pode ser que com o tempo possa prejudicar que o interesse das outras pessoas em saber sua opinião.

Afinal um leitor de Tolkien após ler os livros com certeza não erraria estas palavras desta forma. E sua linha de raciocínio também está longe de ser a de uma pessoa que não sabe escrever direito.

By Raphael S
 
O conceito de "perversão" daquela época, erá muito diferente do nosso. E Tolkien é sempre muito discreto em relação a isso (Sexo). Juntando ao fato dele ter sido Catolico, até que SDA e, O Sillmarilion são bem "quentes"...
 
A historia perderia toda a sua subtileza... ja imaginaram "Aragon e Ewoyn tiveram uma noite de sexo escaldante em Minas Thirith"?
 
o sexo não era importante para o andar da obra...devia ter, mas não era mendcionado, justo como no primeiro post, por causa de questões religiosas e dada a sua época. Se não tivesse como a raça humana iria fazer...mas uma pequena menção, pelo menos no filme apareceu bem..no livro nem tanto.. o filho de Aragorn com Arwen, na visão de Arwen, casou-se e depois Arwen teve um filho, Eldarion, e outras filhas, e a mesma é filha de filha de Elrond e Celebrían...e então ?
 
Acho que sexo na obra de Tolkien era mais como consequência, as pessoas casavam e tinham filhos, consequentemente faziam sexo.
Temos que levar em conta a época em que o livro fora escrito, se houvesse sexo na obra de Tolkien era mais provável que os exemplares fossem recolhidos.
Então, sexo nos livros dele era mais implícito, e não como o tema central do livro.
 
Tem uma carta de Tolkien falando sobre isso pra um dos filhos que eu quase dormi na leitura! O cara devia ser chato pra c******, visão ortodoxa da zorra! :lol:
 
Temos que levar em conta a época em que o livro fora escrito, se houvesse sexo na obra de Tolkien era mais provável que os exemplares fossem recolhidos.

Nessa época já não é tão claro se iriam recolher um livro só por causa da presença de sexo, se fosse algo como "manual do masoquismo e perversidade" ou seja lá o nome clichê que fosse era uma coisa, um livro que tem momentos com relações sexuais em menor destaque é outra. E de qualquer forma o Index Librorum Prohibitorum foi abolido em 1966.
 
Última edição por um moderador:
Eu acho...
Não senti a mínima falta de sexo nos escritos de Tolkien. E digamos que estou numa idade propícia para sentir falta dessas coisas. Mas não sinto, e sabe porque?? Virtudes, "religião", como era o caso de Tolkien. Acho sim que Aragorn casou virgem, mas isso pouco importa. Acho que o sexo é algo sagrado, para prazer e reprodução, que deve acontecer apenas depois do cesamento. Agora, há pessoas que pensam diferente (a maioria). O q eu posso fazer?? E acho sim que o sexo envolve amor, e amor forte, real, duradouro (como alguém aí em cima já disse que era assim com os elfos). E, nesse caso, a "castidade" não é ridícula, ou algo que o valha, nem eu sou ridícula por pensar assim. Aliás, nem tenho menos amigos, ou sou tratada como uma ET, por pensar assim.

Acho que numa obra com a grandiosidade da obra de Tolkien, não há necessidade de haver citação e descrição de sexo. Não que o sexo não seja bom (e algo natural), mas, pelo contrário, é tão natural (e tão íntimo dos casais que se amam) que não há a necessidade de ser relatado.

É esse o meu ponto de vista.
 
Bem, uma resposta rápida e incompleta...
Creio que diante das grandiosas histórias criadas por Tolkien o sexo não era um assunto necessário, tanto que os livros conseguem atrair milhares de leitores. É óbvio que existia sexo nas histórias que ele escrevia, mas diante de todos os fatos grandiosos esse não precisava ser descrito. É claro também que ele foi muuuito influenciado pela religiosidade e o pensamento da época. É isso, está confuso mas acho que dá para entender um pouco...
 
Esse assunto foi abordado na lista de discussão há uns 8 anos atrás... bem antes dos filmes e dos sites... chegaram inclusive a insinuar que os elfos eram gays e tal... esse monte de coisa que acontece quando se coloca um imbecíl diante de um teclado.

Bom vamos a minha opnião... a mesma da época...


Não se falou de personagens falando ou fazendo sexo, da mesma maneira que não se falou deles DEFECANDO ou COMENDO MELECA... fora do contexto, desnecessário, fora da época... bola fora....

Se o referido auto da pergunta sentiu falta de sexo na história, talvez seja porque estava cheio de Elfas gostosas e ninguém fez o surubão da terra média. Hoje fala-se muito de sexo... hoje !

As pessoas precisam entender o seguinte, embora a estória (sem H) seja complexa e densa, não se pode misturar coisas da atualidade com o contexto da história... quem fizer isso estará errando...

Adivinhe quem fez isso ? O próprio Tolkien no livro inicial, Hobbit quando um dos anões ou o bilbo, não lembro, diz que os gigantes de pedra pareciam estar jogando futebol...

"Futebol ?" O Balrog era flamenguista ?

pronto........... começa o exercício de medíocridade ....

Resumindo... quem insistir em misturar temas contemporâneos com o enredo da história, prova que tem maturidade mental para interpretar estorinhas do cebolinha e só... ler Tolkien foi uma audácia com custo caro... vai liquefazer o cérebro tentando decidir se o orc que explodiu a muralha na batalha dos campos de Pelennor, era da turma do Bin Laden ou do PT.

Não senti falta de sexo na obra da mesma maneira que não sinto falta de enredo quando leio a Playboy.


***********
OFF TOPIC

Recado para o usuário "Nómin, os sabios".....

Bicho, vou fazer 40 anos, li tudo sobre a revolução cubana, fidel e chê guevara... tudo pra chegar a conclusão de que são parte do lixo da humanidade... filho... viva a vida, arrume outros ídolos, esses são lixo... visite cuba ! E apague essa foto e essa assinatura... dói ver isso em uma pessoa da sua idade.
 
Última edição:
Tolkien não precisava falar de sexo nas obras para que as pessoas soubessem que havia sexo, além do mais, se ele falasse de sexo nas obras muitos pais não deixariam as crianças lerem, imaginem uma guria com seus 9 anos:
"Papai, estou lendo um livro muito bom!"
"Qual é filha?"
"O Senhor dos Anéis"
"Fala sobre o que?"
"Muitas coisas, inclusive de um cara com 80 anos que quer transar com uma elfa"
 
Não há necessidade de sexo nas obras, e ponto! Todo mundo sabe como a maior parte dos seres se reproduzem... e se amam. Não há porque estar explícito.
Não há sexo na obra de Tolkien. Não há sexo na de Peter Jackson! Não há sexo em Star Wars ou Arquivo-X, só pra citar alguns exemplos. E todos são ou foram campeões em arrebatar multidões. Por quê? Porque as obras valem ou falam por si, não precisam desse tipo de "argumento", distração ou digressão para prender o público.
 
As pessoas precisam entender o seguinte, embora a estória (sem H) seja complexa e densa, não se pode misturar coisas da atualidade com o contexto da história... quem fizer isso estará errando...

Adivinhe quem fez isso ? O próprio Tolkien no livro inicial, Hobbit quando um dos anões ou o bilbo, não lembro, diz que os gigantes de pedra pareciam estar jogando futebol...

"Futebol ?" O Balrog era flamenguista ?

pronto........... começa o exercício de medíocridade ....

:lol::lol::lol::lol:
Muito bom, Fëanor Língua de Cobra, concordo com você. E não vou esconder que dei muita risada com esse teu comentário.

vai liquefazer o cérebro tentando decidir se o orc que explodiu a muralha na batalha dos campos de Pelennor, era da turma do Bin Laden ou do PT. Não senti falta de sexo na obra da mesma maneira que não sinto falta de enredo quando leio a Playboy.

:lol::lol::lol:
Sensacional...

Bicho, vou fazer 40 anos, li tudo sobre a revolução cubana, fidel e chê guevara... tudo pra chegar a conclusão de que são parte do lixo da humanidade... filho... viva a vida, arrume outros ídolos, esses são lixo... visite cuba ! E apague essa foto e essa assinatura... dói ver isso em uma pessoa da sua idade.

Só uma coisa: pela informação do fórum, ele tem 14 anos de idade. Você não quer comparar a sua experiência - que pelo visto não foi boa - com alguém que acabou de descobrir o mundo, quer?
Pera lá, sem misturar as coisas! Deixa ele acreditar no que quiser, ser um alienado - ou não - e descobrir os próprios erros ideológicos quando for mais velho e tiver consciência de que foram erros - ou não!

Eu acho lindo ver um moleque de 14 anos falando sobre Che Guevara. Em uma sociedade na qual todos os símbolos e ídolos são pasteurizados, mesmo o Che - que é o ícone mais conhecido da atualidade - pode fazer diferença para algumas pessoas. Contanto que elas saibam usar essa ideologia e não fiquem vomitando asneiras só pelo fato de ser o Che [esquerda, esquerda, esquerda e blablabla].

Você também não pode afirmar que ele não vive a vida, já que - novamente - ele tem 14 anos, e provavelmente deve viver da melhor maneira que pode!

Pelo menos ele fala de Che, e não de Hitler, Lula, FHC, e outras asneiras que aparecem ao longo da história.

PS: Nómin, não quis te ofender de maneira alguma e nenhum momento do meu "discurso". ;)
 
Última edição:
Olha pessoal eu estava olhando as várias respostas, e notei que ainda houve algo que nao foi dito, uma boa parte de voces esqueceram de lembrar que o professor Tolkien criou a obra depois do Hobbit, que era inicialmente um livro "para crianças" ou seja, talvez quando ele estava criando o SDA, ele nao quiz mensionar pois acreditava que o livro seria lido por crinças e os pais nao gostariam que seus filhos lesem sobre sexo.

Bem valeu, e obrigado:kiss:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo