• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

E se um do Ainur usasse O Um?

Tolkien, ao menos na Carta 246, parece discordar disso. Sauron poderia ser "destruído". Ele contempla isso numa hipotética batalha direta entre Sauron e Gandalf munido do Um Anel:

Enquanto o Um persistisse, Sauron não poderia ser definitivamente destruído, por mais que seu corpo fosse eliminado

Talvez Sauron perdurasse enquanto o Anel não tivesse um dono com poder suficiente para controlar seu poder, mas quando esse tivesse sido "controlado", ao menos em parte, Sauron poderia sucumbir a uma "inexistência". :think:

Sim, sim. O Um teria que ser destruído e/ou dominado para que Sauron perdesse acesso à própria energia depositada no Um e portando fosse pros quintos dos infernos. Ou pro Vazio :g:
 
Não, pera. Sauron não podia acessar o poder do Um se não estivesse de posse dele. Ele só não ficava reduzido de seu poder básico (incluindo aquele que colocou no Um) sem estar de posse dele.

Com o Um = mais poder. Sem o Um = poder de sempre, de Maia.
Acho que nós estamos falando a mesma coisa de maneiras diferentes.

Se Sauron colocou a maior parte de seu poder no Um e ainda assim continuava igualmente poderoso, isso quer dizer que ele tinha acesso ao poder armazenado no Um Anel.

Sim, sim. O Um teria que ser destruído e/ou dominado para que Sauron perdesse acesso à própria energia depositada no Um e portando fosse pros quintos dos infernos. Ou pro Vazio :g:
Viu só como estamos falando a mesma coisa?!
A não ser que você esteja se contradizendo.


Enquanto o Um persistisse, Sauron não poderia ser definitivamente destruído, por mais que seu corpo fosse eliminado
Bom... só deixemos claro que nem mesmo com a destruição do Um Sauron foi eliminado. Seu espírito permanece, mas impotente.

E isso remete ao assunto anterior. Enquanto seu poder estava armazenado no Um, Sauron tinha acesso a ele. Quando o Um foi destruido, seu poder se dispersou e Sauron perdeu para sempre este poder, o que o reduziu a quase nada.
 
Eu realmente não consigo imaginar por exemplo Manwe ou Tulkas sendo influenciado pelo Um Anel, não consigo mesmo!!!
Khamûl, pelo que eu entendi dessas últimas explicações do Deriel, não é exatamente o Anel que influenciaria, mas Sauron fez do anel uma chave de acesso ao poder (pelo menos parte dele) que Melkor depositou no Terra-média.

O acesso a esse poder tornaria qualquer um mais poderoso do que já era e se no caso, e somente nesse caso, de um Vala desejar ter acesso a esse poder é que haveria influência. Esse poder era maléfico na sua essência. Não era uma influência direta do Um, mas de qualquer forma uma influêcia que sem o Anel não existiria.

Claro que pensando no que conhecemos dos 14 Poderes, podemos afirmar que dificilmente algum deles cederia à tentação, todos eles estavam lá no exato momento em que Melkor começou a ser dissonante ao tema e desde o começo nenhum deles o seguiu. Tolkien nos fala da compreenção como base da harmonia, e Melkor no fim foi o único que não comprendeu os outros 14. Justamente por compreendê-lo é que não creio que qualquer Vala cedesse e fosse corrompido, mas em teoria isso poderia ocorrer.
 
Eu acho que essa explicação toda vale um artigo, hein, Deriel. Tem coisa que vocês explicaram aqui que eu nunca tinha visto em se tratando de explicações.
 
Eu ainda tenho uma ou duas balas na agulha, quando sobre uma folguinha pra postar com calma. :g:
 
Mas e se Sauron pudesse ser totalmente destruído antes do anel, O Um ainda teria poder, ou apenas seria um simples anel?
 
Não teria como Sauron ser completamente destruído antes do Anel, pois este estava ligado àquele. Enquanto o Anel ainda perdurasse, por mais que Sauron fosse derrotado naquele momento, ele saberia que ainda tinha forças para retornar, ou seja, saberia que definitivamente o Um não havia sido destruído.

edit: observei que você escreveu um "e se". Nesse caso, se fosse possível que Sauron fosse destruído antes do Anel, subentende-se que o Anel perderia seu efeito. Mas se ainda contivesse algum poder no Anel, creio que seria um perigo, pois dependendo de quem o possuísse, poderia usar o poder e se tornar uma espécie de novo Senhor do Escuro. :think:
 
Última edição:
Foi isso que pensei, Tuor , e analisando outros posts, acho que se houvesse essa possibilidade, outros seres cobiçariam ainda mais O UM.
 
A idéia é que se alguém forte o suficiente dominasse o Anel e derrotasse Sauron, sim, Sauron seria destruído e o Anel continuaria sendo a chave para um poder ainda maior. O que precisa ficar claro é que não falamos em ter acesso ao poder que Sauron colocou no anel, não há acesso a esse poder, esse poder foi gasto para fazer o UM. Falamos em ter aceso ao poder que MELKOR colocou na Terra-média. 8-O

O único problema é que não basta cobiçar, tem que ser forte o suficiente para derrotar Sauron.

Arathar, ia te poupar trabalho escrevendo se você lesse os posts, pelo menos os posts dos tópicos que você mesmo criou. Essa é a terceira ou quarta vez que a resposta da sua dúvida está a menos de 10 posts de distância de onde você perguntou. ;)
 
Última edição:
A idéia é que se alguém forte o suficiente dominasse o Anel e derrotasse Sauron, sim, Sauron seria destruído e o Anel continuaria sendo a chave para um poder ainda maior. O que precisa ficar claro é que não falamos em ter acesso ao poder que Sauron colocou no anel, não há acesso a esse poder, esse poder foi gasto para fazer o UM. Falamos em ter aceso ao poder que MELKOR colocou na Terra-média. 8-O
Ainda não consigo concordar muito com essa história do Anel acessar o poder de Melkor. Mas enfim... o que quero frisar é outra questão do seu post.

Se alguém dominasse o Um, creio que Sauron não seria destruído, mas sim aprisionado ou algo do tipo. Seria reduzido a quase nada, tal como foi com a destruição do Anel.
 
Normalmente eu dou muito crédito para as coisas que o Deriel posta por aqui e dessa vez mais do que as outras. Ele fez questão de repetir isso diversas vezes em vários posts e tópicos diferentes, contou inclusive que está traduzindo um FAQ de 40 páginas sobre o Um. Sinceramente eu não tenho como contra argumentar: nesse caso o que o Tio Deriel falou tá falado e ponto. (Inclusive estou repensando como argumentar a respeito de algumas convicções que tenho a respeito do Um sem contradizer essa nova informação).

Outra coisa, no meu post eu não disse que dominar o Um = destruir Sauron, disse que vejo a possibilidade de Sauron ser destruído por alguém de posse do Um e o Anel permanecer. Ok, destruído talvez tenha ficado forte, troque destruído por ser permanentemente destituído da condição recompor um novo fána.
 
E se um Maia estivesse usando um dos anéis, e o Vala que estivesse usando O UM teria total controle sobre o Maia??
 
E se um Maia estivesse usando um dos anéis, e o Vala que estivesse usando O UM teria total controle sobre o Maia??
:lol:
É cada pergunta que aparece!

Mas sim, provavelmente o Vala teria controle sobre o maia!






























O pior é que eu to rindo de verdade... :rofl:
 
Podem existir inúmeras possibilidades. Eu acho que é porque Tom é Eru em pessoa na Terra, e por isso não se submete ao Anel. Mas outros podem ter outras opiniões.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo