• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dragões - Criatura das Sombras

Código de honra dos dragões... "Virtude, coragem e lealdade"
parabêns pelo artigo no que se refere a esta era e na península de Beleriand ... mas ao contrário do que falam, não eram todas as raças de dracos que se tornaram seres do escuro ...
 
Código de honra dos dragões... "Virtude, coragem e lealdade"
parabêns pelo artigo no que se refere a esta era e na península de Beleriand ... mas ao contrário do que falam, não eram todas as raças de dracos que se tornaram seres do escuro ...

Onde aparece algum dragão "bom" nas obras do Tolkien?
ja li todas as principais e nunca vi, e pode me dizer onde eles se encontravam? Fico grato :D
 
Última edição:
Realmente, não me recordo de nenhum dragão bonzinho em Arda. Eram essencialmente malignos.
Algum exemplo de dragões bons?
 
Excelente artigo!!!!

Realmente são seres fascinantes e temerosos!!! Concordo que seria bem legal vê-los participando da Guerra pela Terra-Média (coisa q os povos livres não concordariam). A única coisa sobre eles q não gostei na obra foi como morreu Smaug. Por mim todo dragão deveria morrer de forma épica, como foram alguns deles!!!
 
Realmente Beren, a morte do Smaug não é que se pode chamar de "épico" se você toma como ponto de referencia a morte de Glaurung por Túrin. Mas quem (humano) se assemelhava a Túrin em seus feitos e sua altivez, na 3ª era?
 
O interessante é que sempre um homem é quem protagonizou a morte de um dragão, seja, Smaug, Scatha, Ancalagon ou Glaurung.

Isso é interessante porque mostra como Tolkien valorizava e ressaltava o valor ou coragem do homem nos momentos de grandes dificuldades.

É uma pena que nenhum dragão foi servidor da luz e da justiça, pois seria interessante ver uma guerra entre dragões do bem e do mal na mitologia tolkieniana.
 
Gostei muito do artigo. Lendo, mes fez lembrar de uma entrevista com Joseph Campbell (O Poder do Mito), famoso mitólogo e "guru" de George Lucas e que escreveu "A Saga do Herói". Nessa entrevista ele comenta, entre muitas outras coisas, sobre os dragões e o que eles representaram para a sociedade antiga e medieval do Ocidente.
Diz ele que, diferente dos dragões chineses, o dragão ocidental representava, acima de tudo a cobiça, havia neles um desejo desmedido em acumular riquezas e bens. Coisas essas que eles jamais usariam e nem poderiam. É só lembrar dos mitos como o de Siegfried, herói da mitologia germânica que matou um dragão, e de São Jorge e o dragão da Anatólia (atual Turquia), que capturou uma donzela e a manteve sob seu poder até que o nobre cavaleiro surgiu para salvá-la. Histórias como essas, de dragões guardando tesouros e donzelas virgens (já que virgindade por muito tempo foi, e ainda é para muitas sociedades, um tesouro que deve ser protegido) povoam todo o imaginário medieval europeu.
Scatha e Smaug, nesse sentido, se parecem muito com os dragões das mitologias do Ocidente, talvez porque são fruto de uma mente ocidental, a de Tolkien. Acho que por isso não houve lugar para dragões "do bem" em sua obra, já que são, essencialmente, criaturas produzidas no mais obscuro canto da mente humana.
 
Última edição:
Um otimo artigo, explica muitas duvidas.
Trazendo para cá a discussão desse tópico, queria também efatizar a inovação que Tolkien fez a respeito de dragões afinal como eu já havia dito, Tolkien cria Dragões-Frios e Grandes Vermes, que não podiam cuspir fogo, e isso é de fato uma coisa nova para a mitologia de dragões visto na época que ele teve a idéia de fazer isso (e até mesmo passou isso para o papel).
:think:
 
Um otimo artigo, explica muitas duvidas.
Trazendo para cá a discussão desse tópico, queria também efatizar a inovação que Tolkien fez a respeito de dragões afinal como eu já havia dito, Tolkien cria Dragões-Frios e Grandes Vermes, que não podiam cuspir fogo, e isso é de fato uma coisa nova para a mitologia de dragões visto na época que ele teve a idéia de fazer isso (e até mesmo passou isso para o papel).
:think:

E Smaug?
 
Um otimo artigo, explica muitas duvidas.
Trazendo para cá a discussão desse tópico, queria também efatizar a inovação que Tolkien fez a respeito de dragões afinal como eu já havia dito, Tolkien cria Dragões-Frios e Grandes Vermes, que não podiam cuspir fogo, e isso é de fato uma coisa nova para a mitologia de dragões visto na época que ele teve a idéia de fazer isso (e até mesmo passou isso para o papel).
:think:


Bom, eu não entendi muito bem as colocações, mas Smaug e vários outros cuspiam fogo.
 
Eu sei que isto é flooder mas não consigo resistir a uma provocaçãozita... :mrgreen:

Aqui em Portugal, os adeptos do FC Porto chamam-se "dragões" (os do Benfica são as "águias" e os do Sporting são os "leões").

Ora se os do FC Porto são os "dragões", logo os dragões são um símbolo do mal... :lol:

Assina: um prestigiado benfiquista :mrgreen:
 
Scatha, não, era isso que eu quis dizer...


Cuspiam sim, mas Scatha não...era disso que eu me referia...
Ou cuspia...não me lembro bem :think:

Entendi, rs!

Acho que não há referência ao Scatha quanto ao poder que tinha de cuspir fogo. Acho que ele era uma excessão se não me engano.
Também tal fato me pegou de surpresa :think:
 
Entendi, rs!

Acho que não há referência ao Scatha quanto ao poder que tinha de cuspir fogo. Acho que ele era uma excessão se não me engano.
Também tal fato me pegou de surpresa :think:
Mas ele era um Grande-Verme, sendo isso podemos pelo menos supor que ele não cuspia fogo, e talvez também não pudesse voar...:think:
 
Meus Parabéns pelo Artigo. Curto e Fascinante, simples e objetivo. Fala dos dragãos com uma linguagem de facíl acesso e compreensão.

O relato, ou melhor, o resumo da histórias dos dragões em Arda e seus feitos, embora maldosos, foi fabuloso.

Parabens Novamente.

Abraços!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo