• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Custos de Manutenção Mensal de um Carro

Deriel

Administrador
Vocês que têm carro podem me ajudar a fazer uns cálculos? Vamos lá:


  • Gasto médio mensal em combustível:

  • IPVA (dividido por 12 pra ter o valor por mês):

  • Seguro (dividido por 12 pra ter o valor por mês):

  • Manutenção (valor anual gasto dividido por 12 pra ter o valor por mês):

  • Depreciação (em %. é o valor do carro no dia 31/dezembro dividido pelo valor do carro em 1/janeiro do mesmo ano):

Tem mais algum gasto que deve ser levado em consideração?
 
Sim, sim. Mas deveríamos levar em consideração o seguinte:

- Qual o valor do carro hoje e de que ano é? Porque a depreciação decresce com o tempo (aka quanto mais velho, mais lentamente ele se desvaloriza)
- Importado? (sua manutenção, em geral, é mais cara)
- Tipo de motor
- Combustível
- É visado por ladrões (aumenta o seguro do carro)

Podemos modelar uma equação simples (e grosseira) que ajudaria a generalizar a avaliação de custos
 
Gostaria de saber a experiência pessoal de vocês, o custo mensal que cada um de vocês, donos de carros, têm. E também se tem algum outro custo que eu não estou considerando, aí no meio

Não queria fazer um cálculo hipotético de quanto o veículo X custaria por mês =] Não ainda =]
 
Gostaria de saber a experiência pessoal de vocês, o custo mensal que cada um de vocês, donos de carros, têm. E também se tem algum outro custo que eu não estou considerando, aí no meio.

Ah, much better now. :mrgreen:

Os custos são bem esses mesmo. O resto é coisa que aparece uma vez ou outra e não tem como esperar (como algum acessório, etc).

O Arcavius citou ali em cima e é uma coisa que vale a pena lembrar mais pra frente é dar uma olhada no motor do carro. Quando maior a litragem (1.0 < 1.4 < 1.6 < 1.8 < 2.0 < etc) maior os custos, normalmente. Mas, é uma questão de ver a curva de custo / benefício. Hoje, por exemplo, os motores 1.4 bebem pouco a mais que os 1.0 e são bem mais confortáveis. Isso também vale para algumas peças, mas no geral, os 1.4 estão se saindo muito bem nessa briga interna.

Outra coisa é a diferença entre um usado e um novo. Carro novo não te da dor de cabeça, fato. Se quebrar, é coisa pequena e facilmente resolvida. Nos usados, se você conhecer a procedencia, pode andar com uma bomba embaixo do capô e nem saber.
 
Esse negócio dos motores também varia dependendo o carro... as vezes um carro pesado com um motor meio pequeno (tipo Punto com 1.4) acaba bebendo mais que com motor maior porque o motor tem que fazer muita força pra puxar, e mudam a relação pras marchas ficarem mais curtas, acaba bebendo mais na estrada, etc
 
É mais ou menos assim:
  • Gasto médio mensal em combustível: depende o quanto você usa e a potência do carro, por exemplo, se você anda com um carro 1.0, o gasto vai ser menor, pois carro 1.0 gasta menos combustível e, se você anda com o carro uns 35k por dia, em uma semana, você tem um gasto de R$ 45,00 (gosolina), ou seja, R$160,00 por mês, em média (na condição de um carro 1.0) agora, se é um carro 1.5, 1.6 pra cima o gasto é maior, mas também depende do carro, o ano de fabricação do carro e afins.

  • IPVA (dividido por 12 pra ter o valor por mês): ao mês eu não sei...mas anual, é mais ou menos 3% do valor do veículo.

  • Seguro (dividido por 12 pra ter o valor por mês): por mês: mais ou menos R$ 60,00 (dependendo do carro).

  • Manutenção (valor anual gasto dividido por 12 pra ter o valor por mês): o lance é comprar carro novo...tem que ser os carros da fabricação depois de 2002, pois os velhos dão MUITA manutenção. Os novos dão pouca manutenção.

Todo custo varia de acordo com o carro.

Acho que não tem mais nenhum gasto :think:
 
aham
O Gol é ainda mais caro, pois é considerado fácil de roubar.
A cidade também conta, no caso, Curtiba o seguro é mais barato do que São Paulo.
 
Nenhum, vocês não me ajudam com os valores mensais que vocês gastam :P Eu preciso de número, números, as outras implicações eu conheço.

Vamos lá, postem seus números! Ou não são vocês que arcam com as despesas dos carros que dirigem? :P
 
Não, é meu pai :lol:

Gasto com combustível, IPVA e seguro são os mais fáceis de calcular. Só pegar o quanto anda e ver o consumo do carro, IPVA é pelo valor do carro e seguro só fazer uma consulta num site tipo o Porto Seguros.
 
Vamos lá, postem seus números! Ou não são vocês que arcam com as despesas dos carros que dirigem? :P
LOL. Ouquei, já que você pediu, vamos lá.

Combustível - R$600 / mês
IPVA - Não lembro, pago em janeiro. Algo em torno de R$400, por mês é uns R$50.
Seguro - Não fiz.
Manutenção - Não tenho um dado concreto, por que esse é o primeiro ano fora da garantia. Chutando por cima (revisões + outras quebras) é cerca de R$2000.
Depreciação - Não faço idéia. :think:

Sim, eu gasto muito com meu carro, mas ando bastante e viajo muito. Minha média anual é de cerca de 20 mil quilômetros e isso desgasta bastante.
 
Como eu tenho carro flex ainda tenho mais variáveis a considerar de acordo não só com o preço, mas também a situação em que usar um determinado combustível é mais rentável que outro.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo