• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fotos - Astronomia

Que linda a foto de Marte 'ao natural' q o Décimo postou... Uma coisa que sempre me frustra é que se eu chegar lá fora, não vou ver nenhuma dessas cores belíssimas :blah:

Mas enfim, não custa sonhar :obiggraz:


Cuidado, spoilers colossais.. só abra se puder aguentar o tranco do tamanho...:yep:


attachment.php

attachment.php


attachment.php

attachment.php


:grinlove::obiggraz:
 

Anexos

  • 2003-28-a-print.jpg
    2003-28-a-print.jpg
    434,8 KB · Visualizações: 2.378
  • 011012mars_03.jpg
    011012mars_03.jpg
    25,9 KB · Visualizações: 3.848
  • jupiterp_cassini_full.jpg
    jupiterp_cassini_full.jpg
    294,4 KB · Visualizações: 2.281
  • lua e marte.jpg
    lua e marte.jpg
    40,2 KB · Visualizações: 55
  • advlittleprince.jpg
    advlittleprince.jpg
    6,3 KB · Visualizações: 2.113
Cuidado, spoilers colossais.. só abra se puder aguentar o tranco do tamanho...:yep:
A tag de spoiler não ajuda nisso, porque não importa se a pessoa vai abrir ou não o spoiler, a imagem é baixada do mesmo jeito. Ela só impede a imagem de zonear a página.

Mas fotos hi-res de astronomia são legais. Salvei elas.
 
Putz..eu acho essas as imagens mais lindas que existem. E, realmente, faz a gente se sentir menor que uma formiguinha.

Ah se eu não odiasse tanto matemática e física... viraria astrônoma. =B
 
MWspitzer_lab_2048.jpg
Explanation: Gazing out from within the Milky Way, our own galaxy’s true structure is difficult to discern. But an ambitious survey effort with the Spitzer Space Telescope now offers convincing evidence that we live in a large galaxy distinguished by two main spiral arms (the Scutum-Centaurus and Perseus arms) emerging from the ends of a large central bar. In fact, from a vantage point that viewed our galaxy face-on, astronomers in distant galaxies would likely see the Milky Way as a two-armed barred spiral similar to this artist’s illustration. Previous investigations have identified a smaller central barred structure and four spiral arms. Astronomers still place the Sun about a third of the way in from the Milky Way’s outer edge, in a minor arm called the Orion Spur.
APOD

attachment.php
 

Anexos

  • space-noise.jpg
    space-noise.jpg
    107,8 KB · Visualizações: 1.843
Última edição:
MWspitzer_lab_2048.jpg
Explanation: Gazing out from within the Milky Way, our own galaxy’s true structure is difficult to discern. But an ambitious survey effort with the Spitzer Space Telescope now offers convincing evidence that we live in a large galaxy distinguished by two main spiral arms (the Scutum-Centaurus and Perseus arms) emerging from the ends of a large central bar. In fact, from a vantage point that viewed our galaxy face-on, astronomers in distant galaxies would likely see the Milky Way as a two-armed barred spiral similar to this artist’s illustration. Previous investigations have identified a smaller central barred structure and four spiral arms. Astronomers still place the Sun about a third of the way in from the Milky Way’s outer edge, in a minor arm called the Orion Spur.
APOD

attachment.php

Meu professor mostrou essa primeira foto na minha última aula de astronomia...
 
Nossa, isso tudo é muito belíssimo! Ah, se eu gostasse de física. Eu sempre amo assistir aqueles documentários sobre sistemas solares e planetas e sóis e satélites. :wacky:

yávië disse:

Alguém sabe o nome desse "rasgo" que existe em Marte? Vi em algum lugar que era maior que o Grand Canyon.

Edit: pode deixar, já descobri: Valles Marineris. =]
 
Última edição:
attachment.php


Essa é uma das coisas mais bonitas que eu já vi em toda a vida 8-O
 

Anexos

  • cassioevlac.jpg
    cassioevlac.jpg
    100,5 KB · Visualizações: 8.767
E o que seria isso?
Um vizinho de mau humor

Postado por Cássio Barbosa em 20 de Maio de 2008 às 12:44
Todo mundo tem um dia ruim. Tem dias que nada dá certo, as coisas saem erradas e você eventualmente tem vontade de explodir e nessa hora é bom não ter ninguém por perto.

As estrelas também.

No dia 25 de abril, o satélite Swift detectou o que seria a mais violenta expressão de mau humor que uma estrela poderia ter. Uma explosão de alta energia detectada principalmente em raios-X. Confira!

Isso já seria surpreendente por si só, pois o Swift é um satélite projetado para detectar explosões de raios gama do universo distante e detectar uma explosão tão violenta de uma estrela nunca esteve em seus planos. Entretanto, este fato se tornou ainda mais surpreendente quando se descobriu que a estrela que estava em um dia ruim era EV Lacertae.

EV Lacertae é uma anã vermelha, o tipo de estrela mais abundante no universo. Ela tem apenas um terço da massa do Sol e brilha com apenas um centésimo da luminosidade dele. Pode ser vista apenas com telescópios com um brilho de magnitude 10 no céu. EV Lac é um dos nossos vizinhos mais próximos, a apenas 16 anos luz de distância.

Com isso tudo, não haveria muito a se dizer desta estrela — ela é relativamente jovem, com algumas centenas de milhões de anos e gira uma vez a cada quatro dias. Comparativamente, nosso Sol gira uma vez a cada quatro semanas.

A explosão foi detectada primeiramente pelo instrumento russo Konus a bordo do satélite Wind da NASA. Dois minutos depois o Swift já apontava seu telescópio de luz ultravioleta e óptica para observá-la. Só que a explosão foi tão intensa que o telescópio automaticamente se desligou por motivos de segurança. A explosão permaneceu intensa durante mais de 8 horas! Durante este período, a estrela aumentou tanto de brilho que se tornou visível a olho nu.

Mas o que teria causado tanto mau humor a esta criança?

Muito provavelmente esta explosão está ligada ao seu rápido período de rotação e seu campo magnético. O Sol passa por momentos assim de vez em quando, mas nada tão violento, ainda bem. Uma explosão como esta é capaz de esterilizar qualquer ambiente com vida. A rápida rotação da estrela deve gerar campos magnéticos muito fortes em pontos bem localizados. Nestes pontos o valor do campo deve ser 100 vezes mais intenso que o campo magnético do Sol. A energia armazenada no campo magnético é que dá origem a explosões como estas.

A teoria a respeito do surgimento destas explosões ainda tem detalhes controversos e sempre se baseou nas explosões que observamos no Sol. EV Lacertae agora nos dá a oportunidade não só de aprimorar esta teoria, bem como nos abre uma janela para o passado. Como ela é uma estrela 15 vezes mais jovem que o Sol, o estudo do seu dia de mau humor nos dá dados a respeito do comportamento do Sol em seus dias de juventude. Em seus primeiros bilhões de anos de vida ele deve ter passado por momentos assim, explodindo milhões de vezes, cauterizando o material que um dia iria se tornar na Terra e os outros planetas.

Ainda bem que a idade trouxe um pouco de tranqüilidade ao Sol!
Do link que o TT1 postou.
 
A tag de spoiler não ajuda nisso, porque não importa se a pessoa vai abrir ou não o spoiler, a imagem é baixada do mesmo jeito. Ela só impede a imagem de zonear a página.


Ah é? :ahn?:
Sorry então people da discada >D Valeu pelo aviso :yep:


Eu sempre quis brincar de fazer isso :cry:

attachment.php

Um planeta, uma galáxia e uma nebulosa...

attachment.php


attachment.php

M82: Galaxy with a Supergalactic Wind -- eu quero um vento supergaláticooooooooo :obiggraz:

attachment.php

Bom, esse aqui eu acho que é uma nebulosa... mas não sou muito organizada com meus arquivos :mrgreen:

Ah! faltou o mapa d emarte, caso vc se perca :mrgreen:

attachment.php

Eu sempre pensei em fazer um tour passando pelo Eden, Utopia e o Elysium.. mas a Amazonis deve ser legal tb.. XD
 

Anexos

  • CEU1.JPG
    CEU1.JPG
    103,3 KB · Visualizações: 1.582
  • foto feia.jpg
    foto feia.jpg
    16,9 KB · Visualizações: 1.581
  • m82_subaru.jpg
    m82_subaru.jpg
    76,9 KB · Visualizações: 1.548
  • n6543_ing_full.jpg
    n6543_ing_full.jpg
    318,6 KB · Visualizações: 2.375
  • marte mapeado.jpg
    marte mapeado.jpg
    84,4 KB · Visualizações: 1.501
Última edição:
Sobre o post do Caranthir....

Ainda bem mesmo que a velhice do Sol o tornou calminho!
Se essa é uma estrela anã, imagina só uma explosão dessas nas estrelas grandonas... O.O

Mas que é um troço bonito, aah é. =D
 
attachment.php


Explanation: If you took a picture of the Sun at the same time each day, would it remain in the same position? The answer is no, and the shape traced out by the Sun over the course of a year is called an analemma. The Sun’s apparent shift is caused by the Earth’s motion around the Sun when combined with the tilt of the Earth’s rotation axis. The Sun will appear at its highest point of the analemma during summer and at its lowest during winter. Analemmas created from different Earth latitudes would appear at least slightly different, as well as analemmas created at a different time each day. The analemma pictured to the left was built up by Sun photographs taken from 1998 August through 1999 August from Ukraine. The foreground picture from the same location was taken during the early evening in 1999 July.

APOD
 

Anexos

  • analemma_vr_big.jpg
    analemma_vr_big.jpg
    26,8 KB · Visualizações: 1.390

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo