• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tem orc no samba, digo, na ecologia de populações!

Nossa, eu lembro que mandei essa notícia há meses. :lol:
Pelo menos ela saiu. Antes tarde do que nunca, hauahuah!

Eu acho super divertido esse tipo de coisa que o cara fez. Tem um tópico bacana, que talvez muitos não conheçam, sobre a influência das obras de Tolkien na biologia molecular e genética: http://forum.valinor.com.br/showthread.php?t=17133
 
Olá para todos!

Nossa, não sei nem por onde começar... 8-O

Mas em primeiro lugar, muito, muito obrigado mesmo pelos elogios! Acabo de me cadastrar aqui no fórum porque recebi um email me chamando a atenção para a citação. Fiquei muito feliz, de verdade! :joy:

A minha idéia, na época que escrevi a minha dissertação de mestrado (que tem dois capítulos), era começar com um capítulo com uma linguagem um pouco mais "leve" do que a normal em artigos científicos. Minha ambição era (bom, ainda é) transformar o capítulo em um artigo voltado para divulgação científica para um público mais geral, no qual eu falaria sobre a idéia de usar informações ambientais para se criar modelos que prevejam a distribuição de espécies.

Na época eu estava tentando pensar em um exemplo interessante para ilustrar as idéias, e me ocorreu que seria mais interessante usar um pouco de humor do que simplesmente usar um exemplo real. Pra ser sincero, não me lembro exatamete de onde surgiu a idéia de usar justamente a Terra Média; acho que surgiu em uma conversa com um amigo meu (que na época era meu colega de mestrado) que também é fã de Tolkien.

Espero sinceramente no futuro poder publicar um artigo de divulgação a partir desta parte da dissertação; agora que tenho um cadastro aqui no fórum, podem ter certeza que avisarei quando sair! Tenho alguma preocupação com a questão de dos direitos autorais envolvidos; mas na época que comecei a escrever me lembro que entrei em contato com a Tolkien Society, e pelo que fui informado, não havaria nenhum problema, já que seria algo com fins educacionais e sem lucro envolvido. Penso que a revista Ciência Hoje ( http://cienciahoje.uol.com.br/ ) possa ser um bom lugar para publicar isso.

[...] pelo visto, também é grande fã de Tolkien.

Certamente! :D

Quem sabe? :mrgreen: Não seria muita surpresa se o apresentador da tese não fosse o único fã de Tolkien por ali.

Os membros da banca de avaliação não chegavam a ser fãs, mas todos etenderam a referência. E gostaram muito! (felizmnete, rs)

O mais divertido foi, durante o seminário da defesa, apresentar os mapas na a apresentação com powerpoint. Tirando alguns dos meus amigos, as pessoas que foram assistir não sabiam de nada. :lol:

Será que ele não é/foi um usuário daqui do fórum?

Acho que já topei com o fórum antes, mas nunca me cadastrei.

Nossa, eu lembro que mandei essa notícia há meses. :lol:
Pelo menos ela saiu. Antes tarde do que nunca, hauahuah!

Pandatur, você é estudante daqui da UFV? Eu sei que o pessoal da Ecologia (especialmente Zhé e o Carlos) costumam usar minha dissertação como material didático sobre nicho ecológico. Você fez aulas com eles?

Ah, e para quem se interessar, tenho comigo o pdf da dissertação completa. É um documento público (já que é uma dissertação produzida em uma universidade federal), então pode ser espalhado por aí.

Novamente, muito, muito obrigado mesmo pelos elogios! Se tem alguém aí que também trabalha com ciência, deve entender como é bom ver que pessoas estão se interessando por sua produção!

Abraços a todos

Marcos Vinícius C. Vital

P.S.: não sou um frequentador assíduo de fóruns, masa vou aparecer de vez em quando por aqui para conferir este tópico. :D
Inclusive, se alguém quiser saber mais sobre o trabalho, discutir algo, ou até tirar dúvidas, terei prazer em ajudar!
 
Sensacional, Marcus!

Eu sou o autor da notícia e sou jornalista de ciência, como o Pandatur pode atestar. Cubro bastante biologia e evolução. Achei muito legal vc incorporar a referência Tolkien à dissertação e te dou o maior apoio para o artigo de divulgação, ficaria ótimo!

Grande abraço,
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo