• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Bebidas e direção (nova lei)

Skywalker, geralmente eles tem uma contraindicação de dirigir depois......

Sim, mas tu concorda que é totalmente ilógico não poder dirigir por estar tomando um remédio à base de álcool (100% dos remédios homeopáticos), já que a quantidade de álcool neles é mínima?
 
Sou a favor sim.
Se a lei fosse menos rigorosa,as pessoas não iam dar importância e os acidentes continuariam á acontecer.
multa de quase R$ 1.000,00, suspensão do direito de dirigir por um ano,acho que isso é suficiente pra deixar todo mundo de olhos bem abertos.

:)
 
Sim, mas tu concorda que é totalmente ilógico não poder dirigir por estar tomando um remédio à base de álcool (100% dos remédios homeopáticos), já que a quantidade de álcool neles é mínima?
:think: Se a quantidade é minima, então eles não acusarão no bafômetro.

Sou a favor sim.
Se a lei fosse menos rigorosa,as pessoas não iam dar importância e os acidentes continuariam á acontecer.
multa de quase R$ 1.000,00, suspensão do direito de dirigir por um ano,acho que isso é suficiente pra deixar todo mundo de olhos bem abertos.

:)
Aqui no Brasil a lei só "pega" se mexer no bolso....:disgusti:
 
Se eles são pingados diretamente na lingua e o teor é mínimo, talvez a reação seja a mesma que a dos bombons...15 minutos depois o teor de alcool evapora.......
 
Urd eu fui despachante durante 3 anos e muitos policiais rodoviários passavam lá, e eu posso te GARANTIR que existe sim uma "indústria de multas", inclusive com "metas" que os polciias de certos postos devem alcançar. MESMO!

Sobre a lei: tudo certo sobre a irresponsabilidade, porém e os casos que são exceções? Como disseram: se eu bebo na minah casa no sábado a noite e no domingo vou almoçar na casa da minha sogra e sou pardo pela policia...eu rodo certo? Justo isso?

E Chefia: aqui em SP a polciia tá pegando pesado... impossivel ter só 15 bafometros... sabadão eu vi duas blitz e amigos relataram outras em oputros pontos da cidade! Logo: os "homi" tão com mais bafometro!
 
Acho exagerada.

Se a lei antiga já não faziam valer, pq colocar outra ainda mais dura?


Acho estúpido beber e dirigir, claro. Mas acho que a lei no fim das contas nem vai funcionar. Funcionará no começo, depois já largam mão disso. O que é triste.

E não tem o treco lá que vc pode se recusar a fazer bafômetro?



Tem taaaaantas outras coisas que deviam ser colocadas em práticas dentro do Código de Trânsito brasileiro. Mas é MUUUITA coisa que pessoal faz errado e não leva multa.

Por conta disso tudo eu acho a criação da lei bem idiota.

Isso sem contar as exceções já citadas.
 
Pela forma atual da lei vc pode se recusar sim, porém vc automaticamente recberá a multa os pontos e terá seu carro apreendido. A diferença pro caso de fzer o teste é que caso vc tenha o 0,06 de alcóol vc pode ser responsabilizado penalmente.

Isso é aliás o ponto que a OAB tá brigando: constitucionalmente ninguém é obrigado a criar prova contra si próprio, caso óbvio do bafômetro... e se vc vai sofrer sanções por NÂO fazer...qual a diferença?


E eu acho que vcs estão subestimando demais a policia... deixa eles cismarem de fazerm blitz na Vila Madalena, Pinheiros, Jardins...
 
Procurem saber mais sobre a lei....

Urd eu fui despachante durante 3 anos e muitos policiais rodoviários passavam lá, e eu posso te GARANTIR que existe sim uma "indústria de multas", inclusive com "metas" que os polciias de certos postos devem alcançar. MESMO!

Sobre a lei: tudo certo sobre a irresponsabilidade, porém e os casos que são exceções? Como disseram: se eu bebo na minah casa no sábado a noite e no domingo vou almoçar na casa da minha sogra e sou pardo pela policia...eu rodo certo? Justo isso?

E Chefia: aqui em SP a polciia tá pegando pesado... impossivel ter só 15 bafometros... sabadão eu vi duas blitz e amigos relataram outras em oputros pontos da cidade! Logo: os "homi" tão com mais bafometro!

Policiais rodoviários pode ser mas na minha epoca não tinha, não
O efeito do alcool demora cerca de 6 a 8 horas para evaporar....:roll:, e se vc dormir passa mais rápido. Vc pode beber uma duzia de cerveja na tua casa....e sair no dia seguinte.

Acho exagerada.

Se a lei antiga já não faziam valer, pq colocar outra ainda mais dura?


Acho estúpido beber e dirigir, claro. Mas acho que a lei no fim das contas nem vai funcionar. Funcionará no começo, depois já largam mão disso. O que é triste.

E não tem o treco lá que vc pode se recusar a fazer bafômetro?



Tem taaaaantas outras coisas que deviam ser colocadas em práticas dentro do Código de Trânsito brasileiro. Mas é MUUUITA coisa que pessoal faz errado e não leva multa.

Por conta disso tudo eu acho a criação da lei bem idiota.

Isso sem contar as exceções já citadas.

Isso veio para tentar fazer com que morram menos pessoas no transito, Dirhil. 44% dos acidentes com vitimas fatais é causado pela combinação de alcool e direção.
No Japão existe esta lei e diminuiu de forma impressionante os acidentes por lá (não lembro as fontes).
 
Urd eu fui despachante durante 3 anos e muitos policiais rodoviários passavam lá, e eu posso te GARANTIR que existe sim uma "indústria de multas", inclusive com "metas" que os polciias de certos postos devem alcançar. MESMO!

Então eles estão fiscalizando no lugar errado....Se ficassem escondidinhos a cada 200 m das Marginais de SP, por exemplo. eles batiam a meta deles sem fazer esforço e dentro da lei.

E sinceramente, com a qtidade de gente selvagem e sem educação no transito, acho até muito justo isso.
 
Última edição:
Se houvesse fiscalização com o modelo antigo, não haveria necessidade dessa nova lei.
Com certeza quem bebia acima do limite no modelo anterior continuará bebendo se a fiscalização for igual.
 
Acho exagerada.

Se a lei antiga já não faziam valer, pq colocar outra ainda mais dura?

A resposta está na sua pergunta.


O fundamento da lei é bom: Álcool não combina com direção e ponto final. E essa nova lei é um mal necessário, ainda assim, vejo com restrições.
E sinceramente? Não vai pegar, como tantas outras leis descoladas da realidade. Tão dura que irá se quebrar na mesma velocidade com a qual foi criada, pela falta de sua 'praticabilidade'. Graduação zero é um absurdo!

E só se fala nesse assunto, por causa do pânico que essa nova lei criou: listerine, bombons de licor ou uma dose mínima de qualquer bebida pode disparar uma mudança radical na vida de um cidadão de bem e torná-lo um criminoso odioso e repugnante. Mas para quem? A realidade das mortes e mutilados no trânsito ninguém pode contestar, mas a dupla punição ultrapassa os limites do bom senso e da razão.

Gritem, esperneiem. Lei sim, impraticável e imbecil, nunca.
O limite tolerável deve ser um pouco maior (como o dos EUA, por exemplo).
Do jeito que está feito, os bares e restaurantes terão que oferecer leitos para que seus clientes se recomponham, antes de voltarem pra casa?

De início vale para assustar e conscientizar, mas precisa ser reformulada. Desse jeito não funciona no Brasil. E quer saber mais? Já tem gente falando de catalisadores etílicos: balinhas para tomar depois do buteco e enganar o bafômetro. É.... o jeitinho brasileiro de sempre ;)
 
Ia escrever um post na linha dos que dizem que a lei é exagerada, mas, como se diz em assembléias, fui contemplado com o post da manuu.

Bom, ainda bem que eu não dirijo. :lol:


Gritem, esperneiem. Lei sim, impraticável e imbecil, nunca.
O limite tolerável deve ser um pouco maior (como o dos EUA, por exemplo).
Do jeito que está feito, os bares e restaurantes terão que oferecer leitos para que seus clientes se recomponham, antes de voltarem pra casa?

No Jornal da Globo desta madrugada, foi exibida uma matéria sobre restaurantes que contrataram táxis mais baratos e motoristas particulares pra levar os clientes que beberam pra casa. Segundo a dona de um destes restaurantes, é uma medida copiada de países onde a lei já é rígida como esta nova. Sai ganhando o restaurante (mantém cliente fiel), o motorista (mais emprego), o taxista (mais corridas, e um deles até disse que já abaixou o preço por causa desse serviço) e o cliente (que tem mais segurança de beber à vontade).
 
Então de que jeito funciona no Brasil?

Acho que todo mundo tá apenas olhando pro próprio lado, pensando em balas e bombons e num pouco de liberdade que vai ser tomada, porque no fundo todo mundo ainda pensa que acidente só acontece no noticiário. Bêbado no volante não se mata sozinho não, arrasta muita gente que sequer tava dirigindo... Você não precisa ter bebido, não precisa estar na rodovia, não precisa estar errado, mas pode morrer também porque preferiu chupar balinhas de licor antes de dirigir e dar a liberdade pra um cara beber um pouco, mesmo que dentro do limite, mas que acabou atrapalhando os reflexos dele e fez ele matar você e mais pessoas que tavam na calçada. Isso pra mim ultrapassa os limites do bom senso.
 
Esssa balela de listerine e remédios sendo detectados no bafômetro me parece papo-furado de bebedor/dirigidor. Sério... ficar alardeando isso aí sem um mínimo de base científica (mesmo pq até onde eu vi o limite no Brasil não é 0 e sim 0,2) chega às raias da irresponsabilidade.

E esse limite de 0,2 já existe na Suécia e Dinamarca. Limites mais extremos existem na Hungria, Romênia e Colômbia. Estou citando apenas exemplos.

Eu duvido piamente que produtos como listerine, bombons e remédios gerem qualquer coisa perto de 0,2 g/l de sangue da pessoa. Conversa mole pra boi dormir isso.

Quer beber? Táxi, busão, carona e o escambau. Quer se matar? Pule duma ponte, mas não leve mais gente junto.
 
Um teste dos Mythbusters acusou q o Listerine pode aumentar qtdade de alcool calculada pelo bafômetro (mas fizeram isso bêbados, não chegaram a fazer sóbrios p/ verificar como ficaria a contagem), na verdade eles estavam verificando se existia algum método eficiente para enganar o bafômetro, e absolutamente nada funcionou, nem balinhas catalisadoras... :dente:

Acho q é um dos primeiros episódios.
 
Última edição:
O problema do Brasil é que querem arrumar o país fazendo leis ao invés de ações que façam com que as pessoas cumpram as que existem.

A Urd falou que as leis de transito brasileiras são brandas. Não são não. Hoje a pena de alguém que mata alguém bebado no transito é maior do que o tempo que se cumpre por assassinato. Ou seja, se atropelou alguém diga que foi por querer que vc fica menos tempo na cadeia.

Isso tudo pq o código de trânsito foi modificado recentemente enquanto o penal existe há 200 anos.

O problema não está na penalidade, mas em se fazer cumprir as leis. No dia 19 de março de 2000 um motorista de onibus perdeu o controle e bateu em um poste de luz. Infelizmente eu tava entre o onibus e o poste e perdi parte da minha mão esquerda. O motorista foi incriminado, na sua ficha constava mais de 16 outros acidentes com vitima, inclusive uma condenação por acidente com vitima fatal. Acontece que o pedido do juiz para julgamento foi dado apenas 2 anos depois do acidente e a primeira audiencia marcada pro dia 6 de junho de... 2008, mais de 8 anos depois com o crime já prescrito.

E isso pq ele foi incriminado no próprio dia do acidente. Não vou falar nem dos inúmeros que sequer chegam a ser.

Para mim, pessoas que causam acidentes bêbadas deveriam sim ter a carteira caçada e ir para cadeia se causar vitimas. Mas tolerância de 2 copos de cerveja ou 1 dose de destilado que era praticado antes existe por algum motivo. Sou a favor do minimo de flexibilidade. Mexer no rádio do carro enquanto dirige também atrapalha, mas nem por isso vamos proibir isso.

Sou contra a lei pois ela é radical e demagoga. Tira o foco da desorganização publica e coloca a culpa do transito caótico apenas no motorista. Faz parecer que o governo tá fazendo a parte dele e agora só falta a nossa. As leis atuais são suficientes para punir de forma exemplar os motoristas bêbados sem ser necessário uma medida drástica como essa. O nosso maior problema é justamente a incapacidade de se fazer cumprir estas leis.
 
Uma coisa não desfaz a outra, precisamos de ambas: regras mais rígidas e fazê-las cumprir. O que não se pode usar esse discurso (esse sim demagógico!) de que não adiantam apenas leis sem cumrpi-las.

É um processo que vai se retro-alimentando. Mas não há punição pra quem merece (e muita gente merece) sem as leias adequadas. Precisamos sim das condições de cumpri-las, mas isso não torna a lei desnecessária ou rígida demais.

Motorista que bebeu tem sim que ser tirado da rua, com leis e com cumprimento das leis.
 
Sou contra a lei pois ela é radical e demagoga. Tira o foco da desorganização publica e coloca a culpa do transito caótico apenas no motorista. Faz parecer que o governo tá fazendo a parte dele e agora só falta a nossa. As leis atuais são suficientes para punir de forma exemplar os motoristas bêbados sem ser necessário uma medida drástica como essa. O nosso maior problema é justamente a incapacidade de se fazer cumprir estas leis.

Não sei se é um caso de "jogar culpa". Não é culpa do governo se um pai imbecil dá o carro para um moleque de 10 anos dirigir (como aconteceu uns tempos atrás). Não é culpa do governo se o cara decide dirigir depois de tomar um porre e/ou usar drogas etc. etc. Acidentes envolvendo cosumo de bebidas não acontecem porque nosso trânsito é caótico, mas por causa da irresposabilidade do motorista.

A lei é radical? É. E até por isso tantas pessoas estão debatendo sobre ela. Mas não dá para dizer que ela só está aí porque o governo quer lavar as mãos sobre os trocentos idiotas que acham que podem dirigir depois de tomar um tubão, não? Porque se isso for culpa do governo, aí precisaríamos de um esquema 1984 com um Big Brother nos vigiando 24 horas por dia, onde quer que fôssemos.
 
Esssa balela de listerine e remédios sendo detectados no bafômetro me parece papo-furado de bebedor/dirigidor.

Claro que é. Ora, o sindicato dos taxistas do RS fez um termo de apoio formal à lei. Por que será, né?

Eu bebo e dirijo sim, porém de forma responsável e quero continuar podendo fazê-lo, ora bolas.

Sério... ficar alardeando isso aí sem um mínimo de base científica (mesmo pq até onde eu vi o limite no Brasil não é 0 e sim 0,2) chega às raias da irresponsabilidade.

Não, olha o que o art. 165 a lei dizia antes:

Dirigir sob a influência se álcool superior a seis decigramas por litro de sangue.

Olha o que o mesmo artigo diz hoje:

Dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência

O art. 276 dizia antes:

A concentração de seis decigramas por litro de sangue...

O art. 276 diz hoje:

Qualquer concentração de álcool por litro de sangue sujeita o condutor às penalidades previstas no art. 165 deste Código.

Ou seja: não tem essa de 0,2 que tão dizendo por aí. É zero mesmo.

 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo