• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Por que as escolas nos mandam ler livros?

Opa, opa, opa.... topiko interessante esse, naum? :)
Bem, eu jah tive varias opinioes para esse assunto, hj eu consigo ver a questao de uma forma melhor pq tive mta sorte nele.
Leio mto, sempre li, desde q consegui aprender a fazer issu (e ola q eu penei um monte pra conseguir :roll: ). Meus pais sempre gostaram de ler. Tem uma "biblioteca" bem decente aki em casa por causa disso. Tbem, eu fui educada qsxe minha vida td no metodo construtivista. Na eskola, incentivavam a ler sim. Mas naum obrigando o aluno a ler livro x pra fazer prova e ganhar nota. Td semana a gente ia na biblioteca, escolhia um livro de uma seçao e lia, durante o tempo q fosse nescessario. E nessa brincadeira eu devorei td a coleçao Vaga-Lume e ainda li Vidas Secas na segunda série por engano :roll: (na epoca, naum intendi nd :mrgreen: ).
Tah certo q o aluno tem q ser incentivado a ler, mas:

Faramir disse:
Ler não deve ser um hábito, ler deve ser um prazer.

E para isso, o aluno deve ser incitado a isso de uma forma correta. Ninguem (q eu conheça) começou a gostar de ler com Machado de Assis. Aos poucos vc adquire maturidade e conhecimento para entender e gostar da obra dele, mas naum adianta empurrar esse ou akele livro "pq cai no vestibular". O vestibular eh apenas mais uma (importante) prova na nossa vida. A leitura eh algo q engrandece a alma, um bem para td a vida.
ps: hj em dia eu faço provas com os livros q o colegio empurra, mas isso naum impede q a gente pressione a professora para estar SEMPRE discutindo o livro, qdo eh nescessario :wink:
 
Ta tudo bem,,,,fazer qualquer coisa obrigado é f***, mas que nem eu, se nao fosse essas pequenas imposições da escola, talvez hj eu odiasse ler...na verdade eu comecei a me interessar mais por livros depois de burro-velho :mrgreen:, quando tinha uns 14 anos...

agora o que eu nao concordo é a forma de abordagem e descontextualização dos classicos de nossa literatura na escola...na boa, esses dias eu peguei Memórias Póstumas pra ler e comecei a ver muita coisa interessante que eu nao tinha visto antes,,,,por falar nisso, to lembrando daquele outro topico que falava sobre os piores livros :?
 
Uma coisa é achar ruim a obrigação da leitura... Outra é achar que as obras que são impostas deveriam ser outras...
Eu adorei ler Machado de Assis na sexta série...
Acho que vc´s deveriam parar de frescura e começar a dar valor nos escritores de nosso país.
 
Ler obrigado é o que faz os alunos não gostarem de ler....
Por que parece que as professoras só escolhem os piores livros de literatura brasileira pra gente ler???
Eu li livros brasileiros maravilhosos que foram comentados, mas não foram pedidos para provas. Os livros que a fuvest pede são muito chatos, um ou outro é legal.
Um que é bom e foi tirado era o Dom Casmurro do Machado, esse livro é muito legal :), acho que o li umas duas vezes....

Adoro ler e agora pra faculdade tenho que ler uma tonelada de livros ou capítulos destes e alguns dão muito sono, outro dia dormi sobre um :oops:, mas existem outros muito legais.
 
Estava pensando sobre o que faz com que tenhamos esse prazer em ler que o Faramir citou... eu vejo pessoas que tiveram a mesma criação e uma adora ler e a outra não. No meu caso pensei que fosse porque meus pais incentivaram isso desde de bebe... o q vcs acham?

De qq maneira acho importantissimo a escola exigir a leitura de determinadas coisas porque mesmo q a força, vai abrindo um outro universo aos alunos, principalmente aqueles que não tiveram oportunidade de descobrir a paixao da leitura.
 
eu vejo pessoas que tiveram a mesma criação e uma adora ler e a outra não. No meu caso pensei que fosse porque meus pais incentivaram isso desde de bebe... o q vcs acham?
Eu acho q o incentivo em casa é definitivo pra alguém começar a ler ou não... eu comecei assim. Eu acho que a quantidade de livros q vc lê (sem ser obrigado) até mais ou menos, a sétima série mostra se vc vai continuar a ler no futuro ou não. Uma pessoa que foi acostumada a ler desde pequena e lia pq queria vai continuar lendo, quem não teve isso, não vai, ou só vai aprender a gostar depois de "velho".

Eu li mto livro ruim pra escola (alguns se salvaram, claro) mas mesmo assim, eu sou a favor do "livro-obrigatório" pq apesar de toda a tortura, é uma forma de fazer quem não lê começar a gostar de livros. Claro q umas coisinhas tinham q ser mudadas, a boa era ter uma lista para q o aluno escolhesse o livro q quisesse assim, se ele não gostasse a culpa não seria de ninguém...
Não seria a liberdade total mas já é alguma liberdade...
 
Tipo, graças a minha escola hj eu adquiri o hábito da leitura.

O Colégio onde estudo (Colégio Logosófico), marca 3 livros por bimestre, e suas respectivas provas.

Sempre estou lendo um livro novo e assim, cada dia aumento minha biblioteca.
Hoje por exemplo, fiz prova de um livro muito bom do Júlio Verne, Vinte mil léguas submarinas.

Ler é muito bom pq auxilia na nossa formação, no nosso vocabulário e também no acumulo de experiências.

Tive o prazer e a felicidade de ler A sociedade do anel em 10 dias, e confesso que senti um grande prazer ao expandir meu mundo por estas novas páginas.

Adoro todo tipo de leitura. Adoro os livros. Se tivesse a chance única de ler alguns registros em livros do condado, ou até mesmo o livro dos anões (Tem hora que a memória falha né... =] ) eu ia me sentir a pessoas mais sortuda do mundo. Ainda mais se eu tivesse a oportunidade de estudar os livros.

Foi por isso que montei o CV (Pra quem não sabe, Conselho Verde de Minas Gerais), para que as pessoas daki de perto de mim tenham a oportunidade de estudar Tolkien junto á mim, e para que eu posso estender meus pontos de vista.

Hj, me sinto a pessoa mais sortuda de MG.

Hmm.. Acho que é isso.

Os livros são o melhor que podia ter acontecido na evolução da espécie. P.Pedrosa
 
Acho que vc´s deveriam parar de frescura e começar a dar valor nos escritores de nosso país.[/quote]


ah cara,eu dou valor,e tamb. gosto de Machado, o problema é ter que ler forçado :mrgreen:
 
Tipo,To na sexta série,do ensino fundamental.
Sim ainda tenho que ler os livros.Eu geralmente gossto muito.Mas tem livros,que não dá pra engolir.Pq minha professora é doida.
Esse bimestre o Livro é Romeu e Julieta.
Pra que ela passa uns livros assim,pra alguns idiotas que só lêem Marvel,etc (nada contra)
Po,não dá.
O pior que são uns livros,cheios de poesia etc....Aí perde MUITO da graça.Odeio essas coisas poéticas e melosas.
Mas tem uns livros que tb são idiotas.
Nós,no último bimestre da 5º série,fomos obrigados a ler "A bolsa Amarela" ...é um livro bom,reli quando não tinha mais nada pra fazer,mas peraí né!Livro sem pé nem cabeça!Só Por que é da Ligya Bonjunga que ela passou!Um galo,dentro da bolsa,que fica grande com as vontades.....a peralá...
Os colégios tinham que ter um repertório mais "livros" e menos "poesia".
 
Lorien disse:
Na idade escolar, especialmente no ensino fundamental, as crianças não têm a bagagem suficiente para fazer uma análise mais aprofundada de uma obra, mas elas podem muito bem compreender e discutir o que foi lido, uma forma bem mais compensadora de trabalhar a literatura, ao invés de responder àquelas malfadadas perguntinhas...

Leitura eh um prazer q se aprende.
Eu amo ler, tenho um filho de 8 anos q le tudo q cai nas maos dele. Mas ate hj eu ainda leio para ele, cria o habito e aprende a apreciar. So q eu leio coisas q eu e ele curtimos, tipo HP e Hobbit, senao nao tem graça.
É legal conversar com ele depois de ler, inclusive quando nossas opiniões são diferentes. Eu adoro o Snape e ele detesta e a gente converso sobre isso, e se diverte horrores com isso.
Ai desenvolve o prazer de curtir o livro.
Se a escola mandar ler um livro q nao interessa a criatura e fizer aquelas perguntas deliciosamente estupidas nas provas desistimula um futuro rato de livro :D
 
Arandelis disse:
Ninguem (q eu conheça) começou a gostar de ler com Machado de Assis.


Eu comecei.


Leirbag disse:
O pior que são uns livros,cheios de poesia etc....Aí perde MUITO da graça.Odeio essas coisas poéticas e melosas.


Poesia nada tem a ver com "coisas melosas". Talvez você devesse justamente ter incentivo a ler várias e diferentes formas de poesia para ver justamente isso. E, de outro lado, expressão de sentimentos, mesmo os mais líricos, não implica ser meloso. Talvez vc tenha apenas lido os autores errados. Ou talvez você tenha de voltar a ler esses mesmos mais tarde, sob outra ótica e com outras vivências.


Leirbag disse:
Os colégios tinham que ter um repertório mais "livros" e menos "poesia".


Espero que, daqui a alguns anos, você mude essa postura... na minha opinião os colégios, por sinal, têm em seu repertório pouquíssima poesia.
 
Arandelis disse:
Tbem, eu fui educada qsxe minha vida td no metodo construtivista. Na eskola, incentivavam a ler sim. Mas naum obrigando o aluno a ler livro x pra fazer prova e ganhar nota. Td semana a gente ia na biblioteca, escolhia um livro de uma seçao e lia, durante o tempo q fosse nescessario.

A mesma coisa aconteceu comigo até a quinta série. Fora o incentivo que eu sempre recebi da minha mãe. Leio tudo que cai na minha mão, as vezes eu posso não gostar do livro, nesse caso eu coloco ele de volta na estante e tento ler de novo depois de algum tempo, isso custuma dar bons resultados.

Essa obrigação de ler muitas vezes faz com que as pessoas acabem não lendo justamente por ser uma obrigação. Muitos ao verem que precisam saber o conteúdo do livro para fazer determinada prova lêem apenas uma sinopse, outros nem lêem, afinal de contas na maioria das vezes a "prova do livro" vale menos que a "prova do bimestre". Nem todos funcionam sobre pressão, incentivo deveria ser a palavra usada e não obrigação.
 
Na minha escola temos q ler 1 livro por mês, todo mês....Eu gosto mto d ler, e gosto a mto tempo, tenho amigos q não suportam ler e não vão criar o habito e o praser d ler com os livros q temos q ler...
sempre fui incentivado a ler, meu irmão tb...tivemos as mesmas influencias e estudamos no mesmo colégio, MAS eu adoro ler e ele ODEIA ler...
Ach q depende mto d cada pessoa...Ms eh mto bom q as escolas obriguem a ler SIM... Se o livro for insuportável arranja-se um resumo na net fácil fácil.... ms se for bom (pra pessoa) pode dar inicio a leitura d otros livros...
Uma boa alternativa eh dar opções d livros pra classe(minha fessora faiz assim) e fazer uma discução entre os q leram livros diferentes.... Tem funcionado mto bem cum a minha classe...Além disso ela passa indicações d livros q os proprios alunos leram....
 
e muito bom as escolas incentivarem a leitura...não que eu concorde que elas obriguem alguem a ler..
mas isso e fundamental para a formação de uma pessoa...o unico problema e que as vezes tem pessoas que nunca leram..que não tem esse habito ...e chega na escola mandam ele ler um livro que ele vai ter dificuldade de ler, por não estar acostumado com esse habito...acho que os livros deveriam ser escolhidos dependendo do caso do aluno e não imposto qualquer um , como e feito!!!
 
Posso ter sido uma exceção feliz, mas acho que comecei a gostar de ler mesmo na escola.

O meus primeiros livros eram bem bobinhos ( O pintinho que nasceu quadrado era hilário), mas eu os amava, andava com eles para todos os lados. Quem também nunca leu o Escaravelho do Diabo da coleção vaga-lume e amou?

A fase mais complicada foi na adolescência mesmo, temos que começar a ler os clássicos e eles nem sempre são de fácil compreensão e nem sempre são do nosso gosto.

Eu não suporto José de Alencar :x , mas amo Machado de Assis :grinlove:

Infelizmente nem todos os jovens tem em casa quem os incentivem a ler, e nessa hora a escola tem um papel vital para despertar o gosto pela leitura nas crianças e adolescentes.
 
Eu já respondi esse tipo de pergunta antes... só não sei onde foi parar heheheheh...

É importante ler coisas que a gente gosta... mas se for assim, a gente fica pra sempre lendo UM SÓ TIPO de livro. E isso não é bom... é como a discussão que tivemos que hoje em dia não precisamos tolerar nosso vizinho, procuramos pessoas que "nos entendam". Ou seja, a pessoa não precisa evoluir, amadurecer, crescer hoje em dia.

Vamos nos ater à leitura do que a gente "gosta". Fico triste em dizer isso, mas fico espantada com a falta de imaginação de nossa juventude...

E não é de agora... eu mesma quando era criança e tive de fazer um desenho (valendo um prêmio - era concurso da prefeitura) com o tema "sítio do pica-pau amarelo" fiquei pasma ao ver que meu desenho feio (no sentido que não sei desenhar ATÉ HOJE) foi escolhido dentre... uma montanha de xeroxes da varanda da casa do sítio do pica-pau amarelo. (aí eu disse aaaahhh, então faz sentido porque o meu desenho horroroso foi escolhido...)

Hoje em dia, eu vejo a maioria das pessoas (de todas as idades não apenas adolescentes) incapazes de escrever algo original. É como se fizessem cópias do autor preferido da pessoa...

Hayao Miyazaki lamentou sobre a falta de imaginação das crianças quando recebeu o Urso de Ouro, pois ao mesmo tempo que queria contar estórias inéditas, inventar, também faz parte de uma indústria (anime) que indiretamente mina completamente a imaginação dos jovens. Eu gosto de anime... mas francamente nos últimos tempos posso contar nos dedos de uma mão as coisas que valem a pena de assistir.

Por isso é importante ler coisas diferentes do que a gente gosta... Senão a gente só escreveria/leria uma coisa só e não evoluiria...

Para começar a gostar de ler, sim é importante fazer ler coisas do agrada do leitor, mas lembrando que é perigoso ter uma dieta monótona. Não é porque gosto de chocolate que não preciso comer almeirão...
 
Concordo que todos devam ler, mas não obrigados...

As escolas poderiam escolher um tema e o próprio aluno decidir que livro lerá. Há que se haver um incentivo à leitura e não uma pressão para se ler.

Beijinhos chocolate!
 
Elanor disse:
Concordo que todos devam ler, mas não obrigados...

As escolas poderiam escolher um tema e o próprio aluno decidir que livro lerá. Há que se haver um incentivo à leitura e não uma pressão para se ler.

Beijinhos chocolate!

Hmmm... mas o objetivo da leitura não é apenas ler por ler, ou incutir o gosto pela leitura... O segundo objetivo é avaliar interpretação de texto.

Agora imagina um professor lendo mais de trinta livros diferentes para avaliar seus alunos?

Sem falar que se TODOS leem o mesmo livro, há a chance de discussão entre eles.

No geral, o que se observa é apenas copy e paste de frases do livro na prova específica sobre a leitura do livro.

Agora, extrapolando: imagina se no vestibular os vestibulandos pudessem escolher os livros que querem ler e os corretores tivesse de se virar para interpretar as respostas? (sem falar em se virar para encontrar os livros que os estudantes quiseram ler)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo