• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Astrônomos nos EUA buscam sinais enviados por ETs

Alguém chama a Prímula pra ela postar algum texto longo, esclarecedor, unificador e inquestionável e fechar a discussão
 
E na sua cabeça de que demoraram 4,5 bilhões de anos para o surgimento de vida inteligente na Terra... e visto sob ESTA perspectiva, faz com que 15 bilhões não seja algo tão absurdo. Escala de tempo, relatividade, perspectiva... enfim..

Você julga dessa forma baseando-se em (pouco menos de) um terço da idade do universo. Seria como se as chances triplicassem. Mas ok, você não entendeu até agora, não deverá entender mesmo assim.

E TODOS os outros argumentos que eu apresentei na discussão? Então não venha diminuir tudo o que eu disse até agora com uma respostinha que para vc, baseados nos seus achismos, não é suficiente...
Eu respondi àquilo que se referia ao argumento com o qual eu entrei na discussão. Não vim aqui tomar dores de ninguém. Os argumentos que o 10º apresentou anteriormente estão de acordo com o que eu penso, e eu achei que ele soube defendê-los muito bem. Não tive em momento algum a pretensão de abranger aqueles pontos. Mas você, novamente, não entendeu.



Se vc não entendeu a música, bem, eu quis dizer que vc dá uma de gostosão, 'too sexy for my shirt'.. entendeu? E que para mim essa marra tda não cola..
Não, não entendi. Não sei como raios você pode achar que eu estou "dando uma de gostosão". Mas parece que isso te satisfaz, te faz achar que está com a razão. Ok, sem problemas. Eu sou o gostosão então.

Olhe seus argumentos e vc vai ver se realmente estava sendo muito jóinha e imparcial em relação a minha pessoa... Não tente sair pela tangente que é feio...
Pronto, olhei. Não encontrei a falta de imparcialidade que você mencionou. Favor citar e não sair pela tangente. Obrigado.


Se vc critica os argumentos de alguém, da forma que vc o faz, vc estah sim agredindo a pessoa diretamente.
Claro. Se eu digo que você estava sem razão no seu argumento, estou lhe agredindo. Sabendo que você pensa assim, entendo como a coisa chegou até aqui.



Hum.. vc apontou que o meu argumento era rídiculo. Ok, agora eu acredito.
Undeniable proof, indeed.
E de fato era. Mas você não vai admitir nunca, acertei? E não, não adianta soltar um "ok, eu admito, tá bom assim?".


Como eu já disse. Eu estou julgando sim seu comportamento comigo pois não o entendo.
Você diz isso e ainda solta frases como "vc realmente acha que pode me julgar?". Realmente paradoxal.


Porque raios vc quis continuar perdendo seu tempo aqui discutindo com a menina ridícula?
Exercício de retórica. No entanto, gostaria que sua segunda hipótese fosse verdadeira.

Mas como eu disse antes, eu estou julgando sim, porém me baseando no que o seu comportamento me apresenta. Diferente de vc que está pegando coisas que eu disse numa boa e está simplesmente, sem critério ou propriedade de conteúdo a mais algum, dizendo que são todas inválidas e idiotas. Saca a diferença?
Não, eu disse que eram absurdas e sem razão. Daí para "idiotas" há um abismo enorme. Mas você quer entender como "idiotas" por que assim realmente parece que eu te agredi, certo? Ok.

E "coisas que eu falei numa boa"? wtf? Você está discutindo e espera que parte daquilo que você escreve não pode sofrer contra-argumentação? As pessoas devem entender automaticamente o que você está dizendo "numa boa" e o que é sério? Muito conveniente. Acho que vou providenciar a instalação de tags "numa boa" aqui. Vai funcionar tipo o spoiler.


''''sutilezas'''' que nem as suas..
Favor citar as tais sutilezas. Reli meus posts e não encontrei. Sério.


Se eu me divirto fazendo isso? Nem um pouco.. é com grande pesar que aperto reply
Uma pena. Eu estou me divertindo deveras.



Eu julguei sim, etc.
Wow. Toda essa filosofia justificativa pra encontrar uma saída para o fato de eu ter mostrado a incoerência de que você reclamou de supostos julgamentos ao mesmo tempo em que os realizou efetivamente. Surpreendente.


De qualquer modo a prepotência e a arrogância estão transparecendo para mim em seus posts..

Tudo bem, eu entendo. É normal. Eu não costumo usar frescuras nem smiles bonitinhos nos posts. Com freqüência acham que eu inclusive estou nervoso, o que não é verdade.
 
Você julga dessa forma baseando-se em (pouco menos de) um terço da idade do universo. Seria como se as chances triplicassem. Mas ok, você não entendeu até agora, não deverá entender mesmo assim.
Acredito que o argumento seja que para probabilidades tão pequenas, duplicar, triplicar, quadruplicar, etc, significam pouca coisa. A diferença deveria vir na escala de ordens de grandeza.
Se a chance é de 10 a menos 50 ou 2 vezes 10 a menos 50 é basicamente a mesma coisa.
 
Alguém chama a Prímula pra ela postar algum texto longo, esclarecedor, unificador e inquestionável e fechar a discussão
attachment.php
 

Anexos

  • dito.gif
    dito.gif
    11 KB · Visualizações: 105
Acredito que o argumento seja que para probabilidades tão pequenas, duplicar, triplicar, quadruplicar, etc, significam pouca coisa. A diferença deveria vir na escala de ordens de grandeza.
Se a chance é de 10 a menos 50 ou 2 vezes 10 a menos 50 é basicamente a mesma coisa.

Faz sentido. Mas há alguns pontos a considerar:

- Sabemos que ao menos uma civilização inteligente surgiu nesses 4,5 bilhões: a nossa. Estatisticamente, mais duas civilizações poderiam ter surgido dentro desses 15 bilhões de anos. Isso, lembrando sempre, levando em consideração nosso ínfimo conhecimento.

- Números extremamentes pequenos, ainda que seja um 10 a menos 50, não são assim insignificantes quando falamos em termos de universo. Duplicar ou triplicar um valor desses, ainda que matematicamente seja praticamente igual, não é certamente a mesma coisa se levarmos em consideração o tamanho do universo, com centenas de bilhões de galáxias, cada uma com centenas de bilhões de estrelas (já estimadas em 10²², mas certamente podem ser muitas mais).
 
Então.
É por isso que acho meio complicado discutir sobre esse assunto.
As coisas ficam com muitas pontas soltas. Os valores e números reais para se fazer um cálculo sério da probabilidade são bastante escassas e muitas vezes subjetivas (afinal, como calcular a porcentagem de planetas que devem ter vida dentre os planetas que se parecem com a Terra? Eu não consigo enchergar argumentos objetivos que respondam isso).
Eu chutei o 10 a menos 50 pq me veio a cabeça questões de estatística que eu fazia na graduação e chegavam a probabilidades dessa ordem ou muito menores.
Mas se a probabilidade de haver desenvolvimento de vida em um planeta qualquer for próximo disso, já tornaria a probabilidade de existência de outra raça inteligente bastante baixa. Já que sempre considera-se precisar de pelo menos o inverso da ordem de grandeza da probabilidade para que se espere que aquele evento ocorra.

Só que 10 a -50 é um chute qualquer. Pode (deve) ser bem menos, apesar de eu não acreditar.
 
Quando eles começarem a atacar, quem duvidou da existência deles não vai ter tempo de se arrepender.
 
Então.
É por isso que acho meio complicado discutir sobre esse assunto.
As coisas ficam com muitas pontas soltas. Os valores e números reais para se fazer um cálculo sério da probabilidade são bastante escassas e muitas vezes subjetivas (afinal, como calcular a porcentagem de planetas que devem ter vida dentre os planetas que se parecem com a Terra? Eu não consigo enchergar argumentos objetivos que respondam isso).
Eu chutei o 10 a menos 50 pq me veio a cabeça questões de estatística que eu fazia na graduação e chegavam a probabilidades dessa ordem ou muito menores.
Mas se a probabilidade de haver desenvolvimento de vida em um planeta qualquer for próximo disso, já tornaria a probabilidade de existência de outra raça inteligente bastante baixa. Já que sempre considera-se precisar de pelo menos o inverso da ordem de grandeza da probabilidade para que se espere que aquele evento ocorra.

Só que 10 a -50 é um chute qualquer. Pode (deve) ser bem menos, apesar de eu não acreditar.

Ah sim, concordo que estamos meramente no campo dos "chutes probabilísticos". Não há meios, até o momento, de definir como realizar um cálculo de probabilidade de surgimento da vida. Existem n variáveis envolvidas, muitas das quais não podem ser expressas matematicamente de maneira perfeita.

Não fosse essa ausência de exatidão, essa discussão não se alongaria tanto, certamente. Mas, dada a dimensão incomensurável do universo, aliado ao seu tempo de existência absurdo, eu acredito que, por mais ínfimas que sejam as possibilidades, elas podem, e provavelmente ocorreram. Acredito que civilizações já surgiram e desapareceram durante esse tempo. E talvez alguma(s) ainda exista(m). Provar cientificamente? É o que se pretende com essas pesquisas. As probabilidades são baixíssimas, mas caso aconteça, é como disse Sagan: nossa concepção de Universo de de nós mesmos mudará drasticamente. E por isso acho totalmente válido qualquer esforço nesse sentido.

Há muito dinheiro sendo realmente desperdiçado em armamentos, guerras e outras barbáries, e é contra essas coisas que deveríamos mostrar nossa indignação. Há dinheiro de sobra para conciliar pesquisas científicas desse porte, e até mesmo para coisas mais mirabolantes, sem que isso pudesse comprometer o dinheiro que deveria ser investido na erradicação da pobreza, fome, doenças e afins. O problema é a concentração de renda na mão de muito poucos, que não fazem questão alguma de olhar para o lado ajudar ver alguém morrendo de fome. Mas aí já entramos em outra discussão.
 
Bom...pelo que li, todos concordam que há a possibilidade de outras civilizações e tal...
(apesar de no primeiro post a yávië escrever de uma maneria que é praticamente uma negação dessa possibilidade, depois ela acaba concordando...)
O problema está sendo se essa possibilidade é grande ou pequena...para isso existe aquele conceito de física que a gente aprende no colégio.....tudo depende de um referencial adotado!!
Como disse o Fëanor, "Números extremamentes pequenos, ainda que seja um 10 a menos 50, não são assim insignificantes quando falamos em termos de universo."

Resumindo...não da pra negar que existe a possibilidade de haver outras civilizações e, mesmo que "pequena", é bastante considerável pra ser simplesmente negada, ignorada, ridicularizada ou qualquer coisa do tipo....
 
Última edição:
Quando eles começarem a atacar, quem duvidou da existência deles não vai ter tempo de se arrepender.
Mas os homens de preto não limpam toda a cena e apagam nossas memórias nesses casos?



Ah sim, concordo que estamos meramente no campo dos "chutes probabilísticos". Não há meios, até o momento, de definir como realizar um cálculo de probabilidade de surgimento da vida. Existem n variáveis envolvidas, muitas das quais não podem ser expressas matematicamente de maneira perfeita.

Não fosse essa ausência de exatidão, essa discussão não se alongaria tanto, certamente. Mas, dada a dimensão incomensurável do universo, aliado ao seu tempo de existência absurdo, eu acredito que, por mais ínfimas que sejam as possibilidades, elas podem, e provavelmente ocorreram. Acredito que civilizações já surgiram e desapareceram durante esse tempo. E talvez alguma(s) ainda exista(m). Provar cientificamente? É o que se pretende com essas pesquisas. As probabilidades são baixíssimas, mas caso aconteça, é como disse Sagan: nossa concepção de Universo de de nós mesmos mudará drasticamente. E por isso acho totalmente válido qualquer esforço nesse sentido.

Há muito dinheiro sendo realmente desperdiçado em armamentos, guerras e outras barbáries, e é contra essas coisas que deveríamos mostrar nossa indignação. Há dinheiro de sobra para conciliar pesquisas científicas desse porte, e até mesmo para coisas mais mirabolantes, sem que isso pudesse comprometer o dinheiro que deveria ser investido na erradicação da pobreza, fome, doenças e afins. O problema é a concentração de renda na mão de muito poucos, que não fazem questão alguma de olhar para o lado ajudar ver alguém morrendo de fome. Mas aí já entramos em outra discussão.
Isso eu concordo.
Entre gastar dinheiro com ciência básica de estudo do universo e ciência pra explodir a casa alheia, fico com a primeira.

Só queria dizer que dependendo da quantidade de parâmetros que precisassem ser ajustados, pode-se sim chegar até probabilidades praticamente descartáveis de existência de outra forma de vida, mesmo com a imensidão do nosso universo.
Assim como vice-versa de ser uma probabilidade bastante considerável
Ou qualquer situação entre esses 2 casos.
 
Nossa, adoro quando as pessoas cortam os quotes pela metade só para não respendor... esplendoroso..


Você julga dessa forma baseando-se em (pouco menos de) um terço da idade do universo. Seria como se as chances triplicassem. Mas ok, você não entendeu até agora, não deverá entender mesmo assim.

Hum.. será que assim, talvez, vc possa perceber aonde vc é prepotente ao exercer seu julgamento em mim? Eu espero que dê para entender.. esse é um dos exemplos.. e realmente, quem não quer enxergar o óbvio, não enxerga...


O meu ponto é justamente esse do Fusa... 3 vezes a mais - sendo que vc nem pode considerar muito 3 vezes, já que no 'iníciozinho' deve ter demorado para a coisa toda se estabilizar, mas deixemos isso de lado - de tempo não representa muita coisa na escala em que estamos olhando. Isso ACOPLADO com o TAMANHO do universo DIMINUI muito a probabilidade de ENCONTRARMOS vida inteligente..

Pela milésima, vez, para leitores desavisados, probabilidade perto de zero NÃO significa que não existe.. oh lord...

Enfim...



Eu respondi àquilo que se referia ao argumento com o qual eu entrei na discussão. Não vim aqui tomar dores de ninguém. Os argumentos que o 10º apresentou anteriormente estão de acordo com o que eu penso, e eu achei que ele soube defendê-los muito bem. Não tive em momento algum a pretensão de abranger aqueles pontos. Mas você, novamente, não entendeu.

Ah sim? Bom, então me ensine a nova significação do plural, pq eu não entendi ela aplicada nos seus comentários...

Argumentos decentes já foram apresentados aos montes.
Mas não adianta mostrar algo para alguém que não quer ver.
Eu realmente devo ter problemas de interpretação de texto...



Não, não entendi. Não sei como raios você pode achar que eu estou "dando uma de gostosão". Mas parece que isso te satisfaz, te faz achar que está com a razão. Ok, sem problemas. Eu sou o gostosão então.

Pronto, olhei. Não encontrei a falta de imparcialidade que você mencionou. Favor citar e não sair pela tangente. Obrigado.


Faço questão de te responder utilizando suas próprias palavras...
Argumentos decentes já foram apresentados aos montes.
Mas não adianta mostrar algo para alguém que não quer ver.

Tão imparcial quanto uma mamãe torcendo pra filha ganhar um concurso de beleza...:yep:



Claro. Se eu digo que você estava sem razão no seu argumento, estou lhe agredindo. Sabendo que você pensa assim, entendo como a coisa chegou até aqui.

Mais uma vez simplificando frases.. eu fiz toda uma explicação do assunto, mas realmente cansei.. não quer ler, não quer tentar entender.. dane-se.. lost cause para ambos... É um problema de postura e realmente não sou eu que vai fazer vc perceber isso...


E de fato era. Mas você não vai admitir nunca, acertei? E não, não adianta soltar um "ok, eu admito, tá bom assim?".

:rofl:

Sonho seu... não acho ridículo... eu continuo achando. Assim como vc continua ACHANDO o que quer q vc ache...e apesar disso - presta atenção na diferença nigga - eu não te desrespeito chamando seu argumento de ridículo e irracional, incoerente ou whatever! Olha que legal... Pq eu, ao contrário de vc, queria só debater a questão, mas vcs SIM que já partem para o lado pessoal sendo ofensivo tentando ganhar a conversa com frases tendenciosas para 'humilhar' o argumento do outro... gente... chamar de nomezinho feio NÃO é argumento... Apesar de que nesse fórum muitas vezes convencer bem as pessoas... E não adianta dizer que não foi para o lado pessoal, pq vai.. somos humanos e vai.. e ao renegar a opinião alguém desse jeito, estou me repetindo, mas sim, vc estah sendo agressivo e saindo da imparcialidade da discussão. E aí, assim como já falei para o décimo, eu realmente entro no jogo. Aff.. eu falo que não vou me repetir e aí vai... Pior que sei que é para as paredes, mas enfim...


Você diz isso e ainda solta frases como "vc realmente acha que pode me julgar?". Realmente paradoxal.

Mais uma vez eu expliquei a situação, mas o senhor imparcialidade parece que só lê o que lhe convém.. dane-se tb. Sim, sou injusta, eu acho que só eu tenho capacidade de julgar todos os reles mortais :mwaha:


Exercício de retórica. No entanto, gostaria que sua segunda hipótese fosse verdadeira.

Não parece. Parece mais que é o centro de treinamento Sarcasmo INC. Venha aqui dar suas tiradinhas e sair se achando too sexy for your shirt!:cool:


Não, eu disse que eram absurdas e sem razão. Daí para "idiotas" há um abismo enorme. Mas você quer entender como "idiotas" por que assim realmente parece que eu te agredi, certo? Ok.

Não.. mas vamos lá.. qual a sua definição para pessoas idiotas, na concepção clássica?


E "coisas que eu falei numa boa"? wtf? Você está discutindo e espera que parte daquilo que você escreve não pode sofrer contra-argumentação? As pessoas devem entender automaticamente o que você está dizendo "numa boa" e o que é sério? Muito conveniente. Acho que vou providenciar a instalação de tags "numa boa" aqui. Vai funcionar tipo o spoiler.

Nossa honey... calma! Hold your horses! ÓBVIO que eu quero que as pessoas venham debater! É o que mais me empolga! Eu quis dizer que uma coisa é debater, outra é assumir essa postura que VCS têm de 'Eu estou certo e o resto do mundo não sabe nada'... De que minha opinião é absurda. De que é .. como que o décimo disse? Ah, de que é DEDUZÍVEL que eu não sei nada... nigga please! Nossa, esse tipo de apelação num debate pra mim é muito infantil.

De modo algum quero que as pessoas concordem comigo.. mas quero e exijo respeito e consideração, e quando isso sai de oferta, bem, eu vou querer deixar claro que não é bem assim. Já tive vários tipos de debate na minha vida e eu sei identificar quando o outro recorre a argumentos indelicados para intimidar os outros... Falem o que quiser, mas vcs não tem autoridade para dispensar meu argumento simplesmente.. vcs podem contra-argumentar, ok! ótimo! Venha! Quem sabe eu não aprendo mais, ou até mude muitas perspectivas! Outra é rechaçar simplesmente... faça me o favor.. se é para fazer isso, que fique claro que comigo, é melhor não perder o tempo.


Favor citar as tais sutilezas. Reli meus posts e não encontrei. Sério.


Argumentos decentes já foram apresentados aos montes.
Mas não adianta mostrar algo para alguém que não quer ver.

Uma pena. Eu estou me divertindo deveras.

Mais uma vez, bom saber que eu te entretenho... eu, já não gosto nem um pouco. Preferia muito mais estar debatendo a questão em si e não picuinhas...



Wow. Toda essa filosofia justificativa pra encontrar uma saída para o fato de eu ter mostrado a incoerência de que você reclamou de supostos julgamentos ao mesmo tempo em que os realizou efetivamente. Surpreendente.


Sério... ler e rebater argumentos e não simplesmente reduzi-los e achá-los idiotas. Tá vendo como isso é um padrão? Vc fez isso com tds as minhas respostas.. não respondeu nada.. só ficou rechaçando. Isso, mais uma vez, NÃO É contra-argumentar... mas, mais uma vez.. dane-se..

Argumentos decentes já foram apresentados aos montes.
Mas não adianta mostrar algo para alguém que não quer ver.



Tudo bem, eu entendo. É normal. Eu não costumo usar frescuras nem smiles bonitinhos nos posts. Com freqüência acham que eu inclusive estou nervoso, o que não é verdade.

Definitivamente em nenhum momento achei que vc tava nervoso... mas o resto, oh yeah.. não teria smile que disfarçaria... :no:







Pessoas que não tem nada a ver com essa chatisse aí em cima, se interessar, aqui são outros assuntos:



Alguém chama a Prímula pra ela postar algum texto longo, esclarecedor, unificador e inquestionável e fechar a discussão

Honey, vc sabe que vc não precisa ler o tópico né? Vc já disse que não tem paciência algumas vezes, imagino agora...huhuhu :lol:


Quando eles começarem a atacar, quem duvidou da existência deles não vai ter tempo de se arrepender.

Ah sim! :yep: E quem aqui foi o herege que duvidou?8-O




Bom...pelo que li, todos concordam que há a possibilidade de outras civilizações e tal...
(apesar de no primeiro post a yávië escrever de uma maneria que é praticamente uma negação dessa possibilidade, depois ela acaba concordando...)


:roll: Então... vamos lá... I KNOW WE CAN!:prey:


pro.ba.bi.li.da.de

Substantivo feminino.
Qualidade de provável.

Hum.. interessante... mas precisamos de mais, pq aqui não só meia palavra não basta, como precisamos de uma enciclopédia inteira!


pro.vá.vel

Adjetivo de dois gêneros.
1.Que se pode provar.
2.Que parece verdadeiro, verossímil, com base em indícios convincentes, mas sem prova definitiva.
3.Que se pode, com motivos razoáveis, esperar que aconteça (fato, acontecimento). [Pl.: –veis.]

Será que agora vai? O número 3 hein?? Vamos recapitular o que eu disse? Ou não precisa?

'depois acabou concordando'...aff.. Honeyyyyyyy -aloooo-ou! Ave!



Acredito que o argumento seja que para probabilidades tão pequenas, duplicar, triplicar, quadruplicar, etc, significam pouca coisa. A diferença deveria vir na escala de ordens de grandeza.
Se a chance é de 10 a menos 50 ou 2 vezes 10 a menos 50 é basicamente a mesma coisa.

Aff... minha mãe... cara, posso te dar um abraço? :abraco:
Não se preocupe, não vou te comprometer, sei que ninguém aqui quer ficar do lado da 'sem noção que acha q ets não existem e não sabe argumentar e etc etc' :mrgreen:
Mas é bom alguém que esteja minimamente sintonizado no que eu estou tentando argumentar! Que difícil! E que esteja afim de debater a causa e não os debatedores...



Faz sentido. Mas há alguns pontos a considerar:

- Sabemos que ao menos uma civilização inteligente surgiu nesses 4,5 bilhões: a nossa. Estatisticamente, mais duas civilizações poderiam ter surgido dentro desses 15 bilhões de anos. Isso, lembrando sempre, levando em consideração nosso ínfimo conhecimento.

- Números extremamentes pequenos, ainda que seja um 10 a menos 50, não são assim insignificantes quando falamos em termos de universo. Duplicar ou triplicar um valor desses, ainda que matematicamente seja praticamente igual, não é certamente a mesma coisa se levarmos em consideração o tamanho do universo, com centenas de bilhões de galáxias, cada uma com centenas de bilhões de estrelas (já estimadas em 10²², mas certamente podem ser muitas mais).


!!!!!! Olha! viu? Não foi tão difícil debater e argumentar sem passar para o pessoal! I know we can!

Voltando a questão, graças aos céus..



Não acho que estatisticamente mais duas civilizações poderiam ter surgido dentro desses 15 bi. Primeiro, pelo que falei anteriormente.. não sei até que ponto podemos considerar realmente 15 bilhões de anos já que o começo dos tempos devia estar meio turbulento. Outra, o surgimento de vida aqui possui toda uma condição especial etc etc.. e não necessariamente demoraria tanto em outros planetas ou seria tão rápido.. a questão é muito mais delicada que isso e acho que simplificar o surgimento da vida desse modo, pode levar a erros. E MESMO ASSIM, eu acredito que muito mais que apenas duas civilizações possam ter surgido. Até pq é MUITO lugar! Muitas variações de condições! E além disso tipos alternativos d evida podem ter surgido! Mas tudo isso é, obvaiemnte, pura especulação minha...




Então.
É por isso que acho meio complicado discutir sobre esse assunto.
As coisas ficam com muitas pontas soltas. Os valores e números reais para se fazer um cálculo sério da probabilidade são bastante escassas e muitas vezes subjetivas (afinal, como calcular a porcentagem de planetas que devem ter vida dentre os planetas que se parecem com a Terra? Eu não consigo enchergar argumentos objetivos que respondam isso).
Eu chutei o 10 a menos 50 pq me veio a cabeça questões de estatística que eu fazia na graduação e chegavam a probabilidades dessa ordem ou muito menores.
Mas se a probabilidade de haver desenvolvimento de vida em um planeta qualquer for próximo disso, já tornaria a probabilidade de existência de outra raça inteligente bastante baixa. Já que sempre considera-se precisar de pelo menos o inverso da ordem de grandeza da probabilidade para que se espere que aquele evento ocorra.

Só que 10 a -50 é um chute qualquer. Pode (deve) ser bem menos, apesar de eu não acreditar.


Bom alguém que tenha noção de estatística na discussão.. e sim, isso mais uma vez aliada ao tamanho do universo e nossas limitações.. etc etc, repetindo tdo..



Ah sim, concordo que estamos meramente no campo dos "chutes probabilísticos". Não há meios, até o momento, de definir como realizar um cálculo de probabilidade de surgimento da vida. Existem n variáveis envolvidas, muitas das quais não podem ser expressas matematicamente de maneira perfeita.

Não fosse essa ausência de exatidão, essa discussão não se alongaria tanto, certamente. Mas, dada a dimensão incomensurável do universo, aliado ao seu tempo de existência absurdo, eu acredito que, por mais ínfimas que sejam as possibilidades, elas podem, e provavelmente ocorreram. Acredito que civilizações já surgiram e desapareceram durante esse tempo. E talvez alguma(s) ainda exista(m). Provar cientificamente? É o que se pretende com essas pesquisas. As probabilidades são baixíssimas, mas caso aconteça, é como disse Sagan: nossa concepção de Universo de de nós mesmos mudará drasticamente. E por isso acho totalmente válido qualquer esforço nesse sentido.


Concordo plenamente. Bom, 'qualquer' em um contexto viável...


Há muito dinheiro sendo realmente desperdiçado em armamentos, guerras e outras barbáries, e é contra essas coisas que deveríamos mostrar nossa indignação. Há dinheiro de sobra para conciliar pesquisas científicas desse porte, e até mesmo para coisas mais mirabolantes, sem que isso pudesse comprometer o dinheiro que deveria ser investido na erradicação da pobreza, fome, doenças e afins. O problema é a concentração de renda na mão de muito poucos, que não fazem questão alguma de olhar para o lado ajudar ver alguém morrendo de fome. Mas aí já entramos em outra discussão.

:clap:



Só queria dizer que dependendo da quantidade de parâmetros que precisassem ser ajustados, pode-se sim chegar até probabilidades praticamente descartáveis de existência de outra forma de vida, mesmo com a imensidão do nosso universo.
Assim como vice-versa de ser uma probabilidade bastante considerável
Ou qualquer situação entre esses 2 casos.


Olha só! Ele fala assim e ninguém vem dizer que ele é burro pq não acredita em et! :mrgreen:
Pq as pessoas só não entendem o que eu falo, ou pior, pq tem tanto maria vai com as outras por aí? >/

Enfim, concordo plenamente Fusa...
 
Nossa, adoro quando as pessoas cortam os quotes pela metade só para não respendor... esplendoroso..

Você é muito prolixa. Não vi problema nenhum em selecionar as partes que eram pontos chave para responder. Objetividade.
Não que ser prolixo seja defeito. Eu também sou.


Eu eu não vou quotar todo o seu post. Até enrolou um monte permanecendo no mesmo papo de "você-me-agrediu-antes-de-eu-te-agredir". Não vou alongar muito mais a discussão interminável fora do assunto do tópico. Já entendi que sua birra é comigo. Por diversas vezes eu debati assuntos científicos, religiosos, etc. no fórum, sempre me comportando da mesma maneira, e nunca tive problemas de discussões partindo para o pessoal. Já você, em um mesmo tópico, criou caso comigo e com o 10º.

Em momento algum de meus posts em pretendi ofendê-la. No entanto, você insiste nessa idéia. Repito: costumo responder as pessoas dessa maneira, e no entanto elas não se sentem ofendidas. Você é a 1ª. Uma pena.



O meu ponto é justamente esse do Fusa... 3 vezes a mais - sendo que vc nem pode considerar muito 3 vezes, já que no 'iníciozinho' deve ter demorado para a coisa toda se estabilizar, mas deixemos isso de lado - de tempo não representa muita coisa na escala em que estamos olhando. Isso ACOPLADO com o TAMANHO do universo DIMINUI muito a probabilidade de ENCONTRARMOS vida inteligente..
Não entendi. Ou melhor, entendi, segundo seu post, que em 15 bilhões de anos as chances de encontrarmos vida inteligente DIMINUEM em relação a 4,5 bilhões de anos. Mas certamente não foi isso que você quis dizer, não há lógica alguma.



Ah sim? Bom, então me ensine a nova significação do plural, pq eu não entendi ela aplicada nos seus comentários...
A primeira vez que eu mencionei "argumentos" não foi em relação aos meus. Mencionei que "argumentos haviam sido apresentados aos montes". Não entendo como, a partir disso, você deduziu que eu havia apropriado argumentos.

Eu realmente devo ter problemas de interpretação de texto...
Sim. Vide acima.


Ah, e bem, você foi responder a Gabi e já atacou ela, usando seu sarcasmo e seu tom agressivo. Depois ainda alega que não é você quem começa agredindo, etc. Sinceramente, inútil responder alguém que usa um "Honeyyyyyyy -aloooo-ou!" para responder alguém que está chegando para debater o assunto através de argumentos e que não tinha nada a ver som sua birra particular comigo. Sinceramente: você tem problemas mentais. Agora sim, agredi. Satisfeita? :)

Agora, para encerrar com isso, eu declaro: Valinor, a yavië venceu o debate! Eu agredi ela e perdi a razão!


Pronto. A discussão volta ao seu foco a partir daqui. O off-topic está tremendo, e, conhecendo você, tende a piorar. Sim, eu te agredi e não dou direito de resposta. Já declarei que você venceu. Qualquer post a partir daqui que volte a tocar minimamente no assunto será apagado e o autor infracionado.
 
15 bilhões de anos: sim, muito tempo. Porém, planeta Terra demorou para suportar vida inteligente em sua superfície: 4,5 bilhões de anos. Isso traz uma outra pespectiva: 15 bilhões de tempo não parece ser tanto assim para o surgimento de vida no universo, já que efetivamente ela demora MUITO para surgir! Obviamente que pode ter ocorrido mais rápido (ou mais devagar) em outros cantos, mas aí entra num campo realmente complicado de debater... A questão é que por mais que 15 bilhões seja para nós quase um tempo infinito, quando olhamos para a questão sob a perspectiva de 'surgir vida', 15 bilhões passam a ser pouco, AO MEU PONTO DE VISTA. Entende?


E isso ALIADO ao fato do tamanho do universo, faz com que a probabilidade de encontrarmos seres vivos seja muito menos do que o que vcs consideram...

Eu acho que atravassei algum whorm hole e estou revivendo o mesmo momento 500 x :mrgreen:


Enfim, eu debati outros tópicos tb, mas pelo visto se perderam no ar...
 
Última edição por um moderador:
ufa! consegui ler o tópico inteiro agora!
yávië, sou obrigada a concardar com tudo (por isso nem citei... porque a discussão sobre esse assunto está muito extensa), e pela ciencia é isso ai, é muito improvavel, e nao sei porque ainda procuram, sei lá, vão fazer algo mais útil...

minha opinião entao é
probabilidade baixissima, quaseee nula...
ridicula;

porem ela existe

mas nao deixa de ser baixissima e quasse nula
e tbm ridicula
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo