• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fëanor, Por que vocês ODEIAM tanto ele?

Essa aversão a Fëanor/noldor seria mera coincidência com sua preferncia por Aulë. Afinal, os servos "famosos" desse Vala acabaram sendo, digamos, vilões ou odiados. Concordam?
 
Na verdade não desgosto de Fëanor, mas ele poderia ter sido uma personagem melhor caso seu orgulho lhe permitisse, geralmente grandes feitos tornam ao menos os homens orgulhosos e cheios de sí, pelo visto elfos também.

Então, acho que é questão de separar as coisas.

Como personagem literário, ele é fantástico, bem construído, com uma personalidade bem desenvolvida, etc. e tal (e os textos da HoME dão ainda mais brilho ao personagem). Isso não tem muito o que discutir.

Acho que o se discute aqui são as ações de Fëanor como pessoa, o que torna tudo mais subjetivo e controverso, pois aí entra o que cada um considera "bom" e "mau".
 
Essa aversão a Fëanor/noldor seria mera coincidência com sua preferncia por Aulë. Afinal, os servos "famosos" desse Vala acabaram sendo, digamos, vilões ou odiados. Concordam?

Isso acontece porque aqueles que se associavam com Aulë era os que tinham mais habilidade, perícia, e normalmente, como consequência disso, poder - sendo que nas obras de Tolkien os "vilões" são frequentemente aqueles que, na procura incessante por mais poder, corrompem o seu espírito.

Os aprendizes mais capazes de Aulë tinham uma tendência para querer fazer uso das suas capacidades e criar coisas próprias, ter algo seu, enfim, mais do que aquilo que lhes era dado como garantido em Aman; foi esse desejo que impulsionou Melkor à rebelião, ou seja, está desde o início relacionado, até certo ponto, com o "mal". O próprio Aulë se rebelou por um momento, desobedecendo a Eru e fazendo os Anões. Aí entra a principal diferença entre Aulë e Morgoth, que se pode generalizar (entre aqueles que continuam do lado dos Valar e aqueles que seguem o caminho de Morgoth): a ausência de inveja, prepotência e sede de poder. Quando a vontade para criar é aliada a esses sentimentos o resultado raramente é bom, como provam os exemplos de Fëanor, Sauron ou Saruman.

Acho que o se discute aqui são as ações de Fëanor como pessoa, o que torna tudo mais subjetivo e controverso, pois aí entra o que cada um considera "bom" e "mau".

Bom, Fëanor assassinou amigos que só tinham remos como meio de defesa para conseguir um meio de transporte mais acessível, e esse é só o exemplo mais gritante das suas más ações, sequer o mais nefasto. Não quero parecer maniqueísta, mas quem achar que alguém que faz isso (e mais) tem condições de ser considerado "bom" precisa de rever os seus conceitos. Ou aceitar que na presente fase da sua vida ainda não os tem bem definidos.

É certo que o comportamento dele teve várias condicionantes - nunca conheceu a mãe, foi mimado pelo pai, era impulsivo e irritadiço por natureza, tiraram-lhe aquilo que mais prezava na sua vida, o pai e as silmarils - mas esse tipo de justificativa pode servir para qualquer um, mesmo para Morgoth. O que interessa são os atos concretos, aquilo que ele podia ter evitado; mas enfim, tudo isso já foi mais que discutido no tópico.
 
Última edição:
Quase fiz as mesmas coisas que ele, mas cometi a burrada de pedir ajuda aos Valar. E isso me impediu de pegar minhas 'jóias'.
Eu, sinceramente, abandonaria a uma morte gelada aqueles que me amaldiçoaram, e não hesitaria em ir matando os orcs na minha frente... É. "Eu ganho mais uma cicatriz na face, mas não peço desculpas!"

Bom, na verdade, meu julgamento sobre Fëanor é baseado mais na minha própria experiência do que no próprio personagem. Resumindo? Gosto dele pra caramba.

Sério que acha que Fingolfin mereceu mesmo ser largado para trás?
Foi humilhado, escurraçado, pisoteado pelo irmão e ainda assim continuou fiel ao primeiro de sua linhagem...

Ainda considero a criatura mais desagradável e beberrona que houve.
 
Sério que acha que Fingolfin mereceu mesmo ser largado para trás?
Foi humilhado, escurraçado, pisoteado pelo irmão e ainda assim continuou fiel ao primeiro de sua linhagem...

De fato, considerando o que deve ter passado pela cabeça do Fëanor, a lógica era que Fingolfin era culpado por seu exílio. E, como todo mundo sabe, um espírito inflamado não perdoa ^.^
 
De fato, considerando o que deve ter passado pela cabeça do Fëanor, a lógica era que Fingolfin era culpado por seu exílio. E, como todo mundo sabe, um espírito inflamado não perdoa ^.^

Mas ele estava sem razão, e quem age sem razão é chamado irracional.
 
Bem, no meu caso, odiar não seria a palavra exata, com certeza ele foi muito poderoso e habilidoso, porém, sua enorme arrogância fizia com que ele não fosse bem vistop aos olhos dos outros...
 
Agora vou colocar mais lenha na fogueira élfica.

Fëanor criou as Silmarils... e daí?

O que elas tem de especial, além de serem teoricamente indestrutíveis (apenas o próprio sabe como desfazê-las) e de terem sido consagradas por Varda devido a maestria com que as três Gemas capturaram a luz das Duas Árvores?

Pois bem, uma demostração de reconhecimento por parte de Elentári transformou-se em combustível para inflamar ainda mais o já soberbo Fëanor e despertar a cobiça e a inveja irrefreáveis de Melkor - afinal, um item consagrado pela Rainha dos Valar deveria ser um objeto de extremo poder, não? Errado.

Ao longo de toda a saga das Silmarils, nada de bom ocorreu aos que a tocaram ou possuíram, mesmo que indiretamente a tenham desejado. Vide os Filhos de Fëanor, Finwë, Beren e Lúthien, Thingol e os Anões de Nogrod e outros tantos que foram enredados na Maldição de Mandos e pelo Juramento que Fëanor fez, ameaçando a todos, seja elfo, maia, homem, demônio ou Vala.

Resumindo, as Três Silmarils nada tinham de especial que valesse a vida de uma criatura sequer. Talvez, quando o mundo tiver sido destruído e Luz for utilizada para reavivar Laurelin e telperion é que o preço pelas Gemas tenha sido pago.
 
Olha sou suspeito para falar porque sou um fã de Fëanor, porém sei que ele era um posso de defeitos, que iam de orgulho à inconseqüêcia. Porém, devido a ele ser um personagem tão bem trabalhado, tão paradoxal e tão instigante, acho que o número de pessoas que realmente o odeiam completamente é bem pequeno. :mrgreen:
 
Fëahin disse:
acho que o número de pessoas que realmente o odeiam completamente é bem pequeno.

É não, Fëahin. Muitos odeiam o Fëanor.

Eu, por exemplo. Pra mim não interessa a complexidade dele, eu só consigo é ficar irritada com a irracionalidade dele. Sim, ele fez coisas brilhantes. Mas a sua total passionalidade no final de sua vida desfez a impressão de toda boa contribuição que tenha realizado.
 
Essa intolerância com Fëanor vem do fato de, numa terra onde tudo poderia ser perfeito existir alguém que venha a cometer erros. Como um bom "Fëandil" que sou, por vezes até me irrito com o tratamento que "O Elfo" recebe, mas entendo...

Todos que entram no mundo criado por Tolkien, vislumbram todo o "Paraíso" que deveria ter sido, e acabam por transferir a maior culpa da mudança e tragédia causada por Melkor para os ombros de uma de suas "vítimas".

Esquecem que Fëanor foi perseguido com mentiras e invejas do Vala Negro, e que dentro do Paraíso dos Elfos, foi tratado como a serpente. E por quê? Por ter sido o mais capaz entre seus pares, se é que poderia qualificá-lo assim. Um elfo tão poderoso que poderia ser predestinado a se tornar um Vala. Sim, e porquê não?? Ele tinha a maior capacidade e talento dentre todos de sua raça, porque não?

Morgoth obteve sua maior vitória não quando destruiu as Árvores, mas quando tirou do Paraíso o elfo mais poderoso que existiu e o atraiu para a morte.
Concordo que matar outros elfos e abandonar seus irmãos para trás foi um terrível erro, mas quem não comete erros quando é movido por suas paixões?? Quem é capaz de julgar alguém que arrisca sua vida para buscar resgatar um amor??

Mas é mais fácil culpar do que analizar as motivações de Fëanor. Acho que ele é o maior dos personagens de Tolkien, um "anti-herói", aquele que não mede esforços para fazer o que acha certo. Certo, nem sempre isso é de todo aceitável. Mas me irrita sempre esses personagens "certinhos", que aceitam tapas na cara e dão a outra face.

Enfim, que inteligência existe em poupar um inimigo que depois virá em busca da sua vida?? Entendem? Bem, penso assim, talvez eu também seja muito passional, e assim, com grandes tendências à tragédia e ao erro...
 
Essa intolerância com Fëanor vem do fato de, numa terra onde tudo poderia ser perfeito existir alguém que venha a cometer erros. Como um bom "Fëandil" que sou, por vezes até me irrito com o tratamento que "O Elfo" recebe, mas entendo...

Todos que entram no mundo criado por Tolkien, vislumbram todo o "Paraíso" que deveria ter sido, e acabam por transferir a maior culpa da mudança e tragédia causada por Melkor para os ombros de uma de suas "vítimas".

Esquecem que Fëanor foi perseguido com mentiras e invejas do Vala Negro, e que dentro do Paraíso dos Elfos, foi tratado como a serpente. E por quê? Por ter sido o mais capaz entre seus pares, se é que poderia qualificá-lo assim. Um elfo tão poderoso que poderia ser predestinado a se tornar um Vala. Sim, e porquê não?? Ele tinha a maior capacidade e talento dentre todos de sua raça, porque não?

Morgoth obteve sua maior vitória não quando destruiu as Árvores, mas quando tirou do Paraíso o elfo mais poderoso que existiu e o atraiu para a morte.
Concordo que matar outros elfos e abandonar seus irmãos para trás foi um terrível erro, mas quem não comete erros quando é movido por suas paixões?? Quem é capaz de julgar alguém que arrisca sua vida para buscar resgatar um amor??

Mas é mais fácil culpar do que analizar as motivações de Fëanor. Acho que ele é o maior dos personagens de Tolkien, um "anti-herói", aquele que não mede esforços para fazer o que acha certo. Certo, nem sempre isso é de todo aceitável. Mas me irrita sempre esses personagens "certinhos", que aceitam tapas na cara e dão a outra face.

Enfim, que inteligência existe em poupar um inimigo que depois virá em busca da sua vida?? Entendem? Bem, penso assim, talvez eu também seja muito passional, e assim, com grandes tendências à tragédia e ao erro...

Não vou eximir os Valar de alguma responsabilidade pelos fatos decorrentes de decisões equivocadas para com a família de Finwë. A começar pela singularidade do nascimento de Fëanor; que exauriu Míriel de tal maneira que ela desejou morrer, literalmente. Nunca um elfo havia morrido e desejado permanecer definitivamente em Mandos. Os Valar até tentaram demovê-la de sua decisão, mas aí com o passar do tempo, Finwë apaixonou-se pela vanya Indis; outro fato nunca visto na comunidade élfica. Imagino que entre a morte e o luto de Finwë até sua união com Indis, Fëanor compartilhou da tristeza do pai em um lugar onde só havia alegria. Talvez, e digo talvez, para aplacar sua revolta, Fëanor tenha dedicado toda sua energia mental e física para a fabricação de objetos muito poderosos.

E esse foi seu grande erro, por ser auto-suficiente ao extremo, Fëanor não aceitava os conselhos nem a orientação de ninguém, a não ser de Nerdanel. E com o tempo nem ela mais suportava a intransigência do marido. Dizer que o filho de Finwë deu ouvidos as mentiras de Melkor é errônea; muito pelo contrário, o Vala jamais se aproximou dele. E o que ele fez? Ciente de que o elda não morria de amores por Indis e por seus filhos, maquinou a cisão entre as Casas noldorim de maior influência.

Até aqui, algumas atitudes do comportamento de Fëanor são compreensíveis. No entanto, essa desculpa termina no momento em que recusou o pedido de Yavanna para salvar as Duas Árvores.

E Fëanor não é nenhum tipo de Anti-herói. Túrim Turambar é o anti-herói do Silmarillion pela simples razão de que ele sempre buscou se redimir de seus erros, apesar de ser levado a cometer outros por obra de Morgoth. Arrependimento e redenção caracterizam o anti-herói; bem diferente do elfo qu nunca demosntrou arrependimento por seus atos e nem tentou atenuá-los.
 
Esquecem que Fëanor foi perseguido com mentiras e invejas do Vala Negro, e que dentro do Paraíso dos Elfos, foi tratado como a serpente. E por quê? Por ter sido o mais capaz entre seus pares, se é que poderia qualificá-lo assim. Um elfo tão poderoso que poderia ser predestinado a se tornar um Vala. Sim, e porquê não?? Ele tinha a maior capacidade e talento dentre todos de sua raça, porque não?

Quantos não sofreram nas mãos de Melkor?
E temos relatos curiosos sobre resistência... E não lembro de nenhum desses relatos tratar do mais poderoso elfo.

Alguns dos que resistiram eram simplesmente homens, mortais.

Por exemplo Húrin Thalion, teoricamente muito inferior ao elfo em poder/capacidade. E nem por isso cedeu.

O maior erro de Fëanor foi agira só com a paixão.
Em nenhum momento parou para pensar, respirar, meditar sobre qualquer coisa.

Ele simplesmente fazia o que julgava ser certo. OUtro erro dele.
Seu poder o consumiu, o corrompeu e deu a ele a idéia de achar que era capaz de julgar e condenar a todos com seu egoísmo e sua busca por justiça vingança.
 
Fëanor fez um monte de besteira, isso é normal. Acho que e relutância em admitir Fëanor como um cara culpado, um vilão pode residir no simples fato de que ele é um Elfo, e Elfos passam uma imagem de perfeição. Se ele tivesse sido um haradrim ou sei lá, provavelmente haveriam menos dúvidas quanto a sua índole. Fëanor pode até ter sido enganado, mas nunca foi uma marionete, as pessoas fazem coisas pois acham que estão certas, e pelo visto o conceito de certo dele estava muito mal formulado.
 
Fëanor é um personagem brilhante exatamente por ser complexo! E é isso que o torna tão polêmico!
Claro, como um elfo tão perfeito, que deveria ter sido um mestre, um guia para toda sua família e clã, pode se deixar corromper por coisas tão poucas, como os sentimentos humanos?
Mas o fato é que toda essa dúvida que o cerca, toda essa culpa, todos os erros e - com o perdão da palavra - cagadas que ele cometeu até o fim de sua vida fazem dele um personagem Shakesperiano. É como Túrin, cuja vida é descrita como uma verdade tragédia. Só que a diferença é que Túrin errava no escuro, sem saber o que o cercava...já Fëanor agia por impulso...

E eu acho que gosto tanto dele pq também sou muito impulsiva...hahahaha :D
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo