• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Homem de Ferro (Iron Man, 2008)

Sua nota para o filme:


  • Total de votantes
    58
Eu não consigo ver defeitos grandes no filme. Até a insossa da Paltrow, que eu não gosto, não me imcomodou muito. O filme dosa humor com partes de ação na dose certa e o Robert Downey Jr. foi foda demais.
 
O filme é bem legal.
As cenas de humor devico ao narcisismo do Stark são ótimas e a história é realmente interessante.
Um dos melhores filmes de super-herói na minha opinião. Merece um 8:wink:
 
No começo do Novo Milênio, a Marvel resolveu reformular o Homem de Ferro (naquela época uma propriedade em declínio), tornando-o novamente um personagem proeminente e importante no Universo da editora. O primeiro passo foi o arco Extremis, escrito por Warren Ellis e ilustrado por Andy Granov, que iniciou um novo volume no título (isto é, havia um número 1 na capa). A história funciona perfeitamente como uma minissérie (foi lançada assim no Brasil), mostrando simultaneamente flashbacks da origem do personagem, um novo direcionamento e discussões sobre seus aspectos temáticos fundamentais.

Tanto as cenas no Oriente Médio quanto o tema da Indústria Armamentista encontradas neste filme são bastante parecidas com boa parte do que o Ellis fez naquelas 6 edições, embora aqui as discussões sobre a responsabilidade moral dos fabricantes de armas esteja obviamente filtrada o suficiente para dar espaço a tudo que é "necessário" em um primeiro capítulo de uma franquia cinematográfica. Ou seja, o filme é esquemático e previsível, mas pelo menos os 5 roteiristas envolvidos souberam aproveitar o principal diferencial da produção. Esse diferencial se chama Robert Downey Jr, e ele torna o filme assistível até para quem não tem o mínimo interesse no conceito, esp. nas cenas com a Gwyneth Paltrow - os dois parecem estar fazendo uma comédia screwball particular, rebatendo chistes jocosos com tanta desenvoltura que alguns até parecem improvisados.

Claro que Tony Stark é o único personagem de verdade no filme inteiro (os outros são arquétipos cuja participação na trama geralmente envolve levar a coisa a ao lugar b, ou estar no lugar c na hora d, ou então oferecer seus serviços como antagonistas de confiança), mas isso mal importa quando toda a sensibilidade da direção reflete sua personalidade - é um filme hiperativo, obcecado com tecnologia (há mais cenas de Stark construindo, vestindo, retirando e se divertindo com sua armadura do que utilizando ela para enfrentar vilões), levemente machista, irresistivelmente simpático e ocasionalmente hilário. E tem umas cenas de ação legais também.

66

Depto. de Piadas Internas: É também provavelmente o filme da Marvel com as referências mais inspiradas, de non-sequiturs bizarros (Stan Lee como Hugh Hefner?) a declarações de nós-vamos-fazer-uma-seqüência-e-não-há-nada-que-você-possa-fazer-quanto-a-isso ("Next time, baby.") e aquela cena depois dos créditos, que só vai ter o efeito almejado nas dúzias de milhares de pessoas que leram The Ultimates (e eles sabem disso).
 
Claro que Tony Stark é o único personagem de verdade no filme inteiro (os outros são arquétipos cuja participação na trama geralmente envolve levar a coisa a ao lugar b, ou estar no lugar c na hora d, ou então oferecer seus serviços como antagonistas de confiança), mas isso mal importa quando toda a sensibilidade da direção reflete sua personalidade - é um filme hiperativo, obcecado com tecnologia (há mais cenas de Stark construindo, vestindo, retirando e se divertindo com sua armadura do que utilizando ela para enfrentar vilões), levemente machista, irresistivelmente simpático e ocasionalmente hilário. E tem umas cenas de ação legais também.

Concordo com quase tudo, mas quanto aos arquétipos, faltou justamente o arquétipo do vilão. Alguém mais concordo que faltou um pouco mais de background ali naquela história. Achei o antagonista muito, muito fraquinho e previsível.


e aquela cena depois dos créditos, que só vai ter o efeito almejado nas dúzias de milhares de pessoas que leram The Ultimates (e eles sabem disso).

Eu comentei isso com o Mindu, que foi tão, tão, tão foda aquela cena a-arte-imita-a-vida-que-imita-a-arte. Dá pra dizer com 1005 de certeza que Samuel L. Jackson está perfeito como Nick Fucking Fury.

E agora eu quero o filme do THOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORRRR!!!!
 
Concordo com quase tudo, mas quanto aos arquétipos, faltou justamente o arquétipo do vilão. Alguém mais concordo que faltou um pouco mais de background ali naquela história. Achei o antagonista muito, muito fraquinho e previsível.

É por isso que o terceiro ato é de longe a pior parte do filme.
 
Eu concordo com o V e o Marco. Mas eu vou colocar aqui as referências que só quem leu os quadrinhos vai entender.

- A organização que seqüestra o Stark no começo é chamada “Sociedade dos 10 Anéis”. Nos quadrinhos ela existe, e é liderada pelo Mandarim, o maior inimigo do Homem de Ferro;
- James Rhodes (Terence Howard) olha a armadura prateada, sem pintura na oficina do Stark e diz “quem sabe na próxima!”. Nos quadrinhos, James Rhodes se tornaria o Máquina de Combate, primeiramente um vilão e depois um herói, ainda que rival do Homem de Ferro.
- Obadiah Stane para Tony Stark: “We are Iron Mongers!”. Essa é a única referência ao nome do vilão (Iron Monger) que é feita no filme.
- A referência na cena pós-créditos a The Ultimates fez minha cabeça explodir, sério.
 
- A organização que seqüestra o Stark no começo é chamada “Sociedade dos 10 Anéis”. Nos quadrinhos ela existe, e é liderada pelo Mandarim, o maior inimigo do Homem de Ferro;

Vale lembrar que ela tem esse nome por causa dos 10 anéis mágicos que o Mandarim usa, cada um com um poder diferente. O personagem é a nêmese do Homem de Ferro porque rola aquela coisa do tipo tecnologia x magia etc.
 
Vale lembrar que ela tem esse nome por causa dos 10 anéis mágicos que o Mandarim usa, cada um com um poder diferente. O personagem é a nêmese do Homem de Ferro porque rola aquela coisa do tipo tecnologia x magia etc.
Sim, inclusive numa das cenas elas dão um Big Close na mão do líder dos seqüestradores, mais especificamente no anel gigante que ele usa.
 
Última edição:
Mesmo quem não leu os quadrinhos, vai gostar e entender numa boa ?

Ler os quadrinhos não é de forma alguma necessário, ou mesmo recomendável, pra apreciar o filme. A única cena onde isso faz alguma diferença acontece depois dos créditos finais, então whatever.
 
Belfalas disse:
Mesmo quem não leu os quadrinhos, vai gostar numa boa ?
Sim, com certeza. Foi feito pra maioria que não leu os quadrinhos né?

Essas coisas aí que o V e eu citamos são detalhes que parecem cenas corriqueiras, mas que só quem leu os quadrinhos saca.
 
Robert Downey Jr está fantástico.
Uma interpretação excelente.
O resto circula em torno dele.
Um espelho perfeito do egocentrismo do Tony Stark :drunk:.

Cenas de ação muito boas, as cenas de humor estavam perfeitas.
Só acho que acelerou um pouco no lance do vilão. Mas cinco ou dez minutos de filme não fariam nenhum mal e esse vilão - obvio desde do início do filme, até para minha irmã que nunca leu IM - poderia ser melhor trabalhado.

Eu estava otimista em relação ao filme, mas superou com folgas.

E a cena pós os créditos 8-O :amem:

Ah! Eu quero o cd da trilha!
 
Última edição:
Robert Downey Jr está fantástico.
Uma interpretação excelente.
O resto circula em torno dele.
Um expelho perfeito do egocentrismo do Tony Stark :drunk:.

Cenas de ação muito boas, as cenas de humor estavam perfeitas.
Só acho que acelerou um pouco no lance do vilão. Mas cinco ou dez minutos de filme não fariam nenhum mal e esse vilão - obvio desde do início do filme, até para minha irmã que nunca leu IM - poderia ser melhor trabalhado.

Eu estava otimista em relação ao filme, mas superou com folgas.

E a cena pós os créditos 8-O :amem:

Ah! Eu quero o cd da trilha!

Esqueci de comentar, eu também sai com mó vontade de ouvir a trilha sonora!!! :D
 
O filme ultrapassou as expectativas de arrecadação lá nos EUA. Esperavam algo entre US$ 70 e 80 milhões. O filme passou de US$ 100 milhões.

Edit. deixa eu fazer uma pergunta de uma dúvida que eu esqueci:

Naquela hora que o Jeff Bridges usa o mesmo aparelhinho que ele matou o cara na cabeça do Downey, como ele conseguiu não morrer? Quer dizer, ele tira a energia dele mas ele consegue repor, porém, o lance do aparelhinho, como ele se livra?
 
Última edição:
O filme ultrapassou as expectativas de arrecadação lá nos EUA. Esperavam algo entre US$ 70 e 80 milhões. O filme passou de US$ 100 milhões.

Edit. deixa eu fazer uma pergunta de uma dúvida que eu esqueci:

Naquela hora que o Jeff Bridges usa o mesmo aparelhinho que ele matou o cara na cabeça do Downey, como ele conseguiu não morrer? Quer dizer, ele tira a energia dele mas ele consegue repor, porém, o lance do aparelhinho, como ele se livra?
O Jeff Bridges disse "não se preocupe, isso só causa 15 minutos de paralisia".

EDIT: Aliás, a Marvel não perde tempo mesmo.
 
Última edição:
Adorei o filme.
Muito mais que homem aranha.
E o V o Marco e o Mindu estão perfeitos no que disseram sobre o filme.

É empolgante. Misturando a trilha sonora então, me deixou até com calor em pleno frio de Curitiba.

Imagino que seja o lado machista e por adorar tecnologia...mas adorei o Robert Downey Jr. Ele se divertiu nesse personagem e era visível na telona.

Muitas referencias aos quadrinhos como já disseram e principalmente ao Lider dos 10 Anéis e ao Maquina de Batalha.

O Filme é cheio de ganchos. Dá pra fazer uns 10 filmes de continuação...fácil fácil
 
O filme ultrapassou as expectativas de arrecadação lá nos EUA. Esperavam algo entre US$ 70 e 80 milhões. O filme passou de US$ 100 milhões.

O marketing desse filme foi excelente, a Marvel está de parabéns. Esse ano talvez só Dark Knight (cujo marketing foi algo nunca antes visto na história do mundo) vai superar.
 
Marvel anuncia datas dos filmes de Thor, Capitão América e segundo Homem de Ferro
A Marvel Entertainment fez a sua tradicional reunião com acionistas e divulgou, além dos resultados do primeiro trimestre, as datas de lançamento de seus futuros filmes, produzidos pelo Marvel Studios. A novidade é a oficialização de Homem de Ferro 2 e do filme dos Vingadores. Confira as datas:

Iron Man 2 - 30 de abril de 2010

Thor - 4 de junho de 2010

The First Avenger: Captain America (título provisório) - 6 de maio de 2011

The Avengers - julho de 2011

fonte: omelete

THOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORRR!
 
Capitão América tinha que aparecer só no filme dos Vingadores mesmo. Aliás, a descoberta do corpo congelado dele tinha que ser o que move a narrativa pro segundo ato.

Mas enfim, querem faturar.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo