• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Que autor conseguiu criar um mundo "quase" tão perfeito como Tolkien?

Muito autores conseguiram traçar um mundo com diversas características (muitas vezes bem semelahntes ao de Tolkien), mas ainda não li um que fosse tão perfeito quanto. Homero, Dante e Walt Disney foram só alguns deles (como já foi citado).
 
Quase tão perfeito são muitos,C.S. Lewis,George Lucas,Christopher Paolini,Rowling,enfim,a lista é enorme,sem esquecer de Forgotten Realms é claro. Porém a com mais originalidade até agora creio que é Bernard Cornwell com seus livros de ficção históricos,quando lidos,você fica em dúvida onde começa a história e onde começa a fantasia. Acho isso muito inovador. Claro que Jan Guillou e Valério Massimo Manfredi não ficam atrás,porém Cornwell se destaca.
 
Última edição:
No tocante a fazer um romance historicamente crivel, realmente Cornwell é assustadoramente bom.
embora não tenha criado tanto assim, pelo contrario, ele tenta se embasar o maximo possivel em "fatos" arquelogicos, chegando ao ponto de se desculpar depois de cada livro por certas lisensas poeticas... Mas realmento o merito dele esta em romancear estes fatos, e criar os pontos ficticios que ligaria a suposta estoria mais aceita de Atur atualmente, de maneira crivel e de maneira literariamnte primorosa.
Melhor livro facil sobre Rei Athur...
 
Última edição:
Claro que não vimos tudo isso nos filmes, e talvez nem mesmo no Universo Expandido, mas realmente é magnifico um "mundo" tão grande como o de GL...
 
Os Apóstolos.Eles "escreveram" a Biblia,e no ponto de vista cientifico muita coisa foi inventada ou exagerada,não chega aos pés de tolkien,mas comove multidões.
Não é blasfêmia :)
 
Mais é uma boa cutucada,hehehe. Levando em conta esse ponto,logo além da Biblia temos o Torá,o Alcorão,os mandamentos de Zoroastro,enfim,ficção é o que não falta.

Quando a Cornwell,digo que ele consegue criar um mundo em um mundo limitado,um exemplo é a propria história do Arthur.

Sem querer desmereçer George Lucas,ele criou muito da base de Star Wars hoje,porém tem muita coisa que não foi dele(vide Universo Expandido e os Games),claro que todos passam pela sua mesa para serem aceitos ou não. Os próprios aliens da nova trilogia foram todos feitos por uma equipe e George Lucas apenas ia e opinava sobre o que queria em base de algo já pronto. Os expandidos dos DVDs mostram isso.
E como history-line,gosto muito de Knights of the Old Republic pois tem uma virada na história muito boa,dentro de um universo limitado foi criado todo um novo mundo.
 
Pois é, tenho que concordar que tem gente que chega perto, mas Tolkien é o cara... o trabalho dele é quase perfeito e ele foicum monstro de inteligência pensando em tudo, desde os mapas até a lingua. Ele praticamente conseguiu o que queria, que era criar uma mitologia para uma terra considerada sem mitologia.
Quero ser ele qdo crescer *______*
 
bem, como eu msm jah disse... acho q tem vários autores muito bons, porem, é como a maioria está dizendo, dps de ter lido Tolkien é dificil encontrar algum outro queconsiga chegar ao patamar dele!!! Ele foi extraordinário criando todo esse mundo com mapas, linguas e tudo mais!!!
Mas digo q tbm gostei bastante da Torre Negra do Stephen king!!! Que claro, tirou toda sua inspiração em Tolkien! =p
 
Olha, tbm ainda naum li Tolkien, mas J.K. pegou varias coisas e tacou num mundo paralelo, fazendo uma mistura que ficou mto bom, que nem sorvete com leite num liquidificador, =), C.S Lewis tbm é perfeito neh?Mas sendo amigo de Tolkien, tinhamos que esperar uma grande coisa msmo.
 
Boa Sr. Ruims, este assunto rende um boa discursão, bom eu gosto da J.K. Rowling não sei se concordam.
 
Concordo!!

Embora pense, que J.K.Rowling criou um mundo tb, e mt bom! Mas o k ela é msm boa é a descrever os sentimentos, conseguindo kase k a gente sinta da msm maneira k a personage.
 
bom, livros ja citaram um bocado, nem sei se esse post tem a ver, mas a equipe da blizzard fez bunito com o universo de warcraft...e digo TODOS, nam so o WoW(Warcraft I,II e III e WoW tb)
 
Concordo mesmo..
Rowling fez um trabalho muito bom, criou muitas coisas e principalmente "pontes". Acho que chegou perto de Tolkien, porém Tolkien criou um mundo, enquanto ela criou.. digamos.. mais coisas pro nosso mundo.

Exato. Existe uma grande diferença entre criar um mundo novo e criar uma versão alternativa do nosso.
Sou fã de HP e da Rowling, acho que ela fez um trabalho brilhante. Rico em detalhes, mas não é um mundo independente do nosso.

Alguém que empata com Tolkien na criação de um novo mundo é, na minha opnião o Frank Herbert que escreveu Duna.

Estilos diferentes, Tolkien era focou mais na mitologia e na linguística, Herbert na política e filosofia. Mas os dois mundos tem aquela qualidade que te fazem praticamente viver neles.

No cinema tem George Lucas com Star Wars. Por causa do tipo de mídia ele aprofunda menos, mas mesmo assim é um universo muito rico.

Eu li vários outros citados e concordo especialmente com Diskworld e Torre Negra. King é tão fodástico que é exatamente nas lacunas de informação do mundo de Rolland que a gente sente a consistência desse universo.

Adoro Conicas de Narnia, mas acho que o mundo de Lewis nunca foi fechado, sempre fico com a impressão de que ele deixa pontas soltas para pode fazer o que tiver vontade. Arda e Duna são infinitamente mais bem acabados.
 
Eu acho pela Ordem.

Tolkien -> C.S. Lewis -> O Mundo e História de Warcraft -> O Mundo e História de Diablo.

Apesar de serem voltados mais para jogos, mais a sua história em si é muito boa e interessante.

Mais é claro, não se compara com Tolkien.
 
Olá a todos.
Tolkien já sabemos que criou um mundo extraordinário, com mitologia, geografia, história, línguas, etc. etc.

Terá havido algum autor que se tivesse "aproximado" de tal esplendor e criado um mundo tão completo e credível? :think:


alguem ja falou em stephen king? deixa-lo de fora seria muita maldade até porque os mundos se misturam pelo menos na serie a torre negra , e mesmo nao tendo o alfabeto existe uma fala diferente que ele cita (fala superior) entao acho que dá sim pra inquadrar ele
 
Philip Pullman. Os mundos (e a história) de "Fronterias do Universo" são mravilhosos!
C. S. Lewis também criou um mundo muito interessante.
 
Última edição:
Minha resposta está baseada na minha pequena experiência de leitura, mas enfim.. aí vai!:cerva:

Homero - Íliada e Odisséia
A forma como o autor grego descreve as batalhas as regiões, os detalhes de cada ação que ocorre, sem contar que seria como um filme da Mitologia Grega, onde deuses, semi-deuses e mortais interagem em diálogos, com excelente técninca narrativa acordos e lutas, faz com que tenhamos uma visão quase fotogênica de tudo o que acontece.

Dante Alighieri - Divina Comédia
O Paraíso, o Purgatório e o Inferno são descrito de tal modo que às vezes explica por si mesmo o medo que as pessoas tinham de ir para o Inferno na Idade Média, época em que ele escreveu. Cheio de dramaticidade, repleto de descrições e mínimos detalhes, Dante aproxima-se dessa narrativa espectaular de Tolkien.

Walt Disney
Todas as personagens, toda a amizade entre elas e as várias histórias que cada uma compõe, de uma forma atemporal, faz lembrar sim o mundo fantástico do Professor. Apesar da SArda ter uma cerrta localização geográfica e haver uma conexão clara entre as personagens.. coloquei Walt Disney porque tamanha foi a invenção e criatvidade de ambos que ele sim, criou um mundo quase "real" de personagens animados.

Rowling
Sem menções à réplica (até porque eu não acredito nisso), acho que a escritora inglesa seguiu os passos de Tolkien, no que se refere a criar um mundo tão consistente e mágico como é nos livros do bruxo órfão. As personagens bem definidas, a localização geográfica bem determinada, e a constância de certas cenas faz com que seja um mundo quase tão perfeito como é o de Tolkien.


Concordo com "A Odisséia",estu a relê-la e digo-lhes que é muito convincente.MAs a J.K.Rowling não me convenceu quato ao seu,mas parece que ficou presa a um só lugar.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo