• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tolkien e a Guerra (curiosidades)

Acho que influência direta, histórica, das guerras mundiais nas obras não existe. (No Prefácio do SdA o Tolkien faz uma comparação interessante, e irônica, dizendo como seria a Guerra do Anel se ela realmente fosse uma alegoria da Segunda Guerra Mundial. Resumo: todo mundo seria filhadaputa total na Terra-média. O cara odiava os nazistas e o bloco soviético, mas não tinha lá uma opinião muito boa dos Aliados também.)

A guerra que realmente influenciou Tolkien foi a Primeira Guerra Mundial, na qual lutou pessoalmente. Mas a influência foi de "clima", das visões de como funciona um campo de batalha e o ambiente das regiões arrasadas pela guerra. Alguns autores apontam que a aparência de Mordor e dos Pântanos Mortos lembra muito descrições dos campos de batalha da França na Primeira Guerra, que Tolkien conheceu de perto.

Abraços,


Realmente há muitas semelhanças na obra do Tolkien com certas conjuncturas políticas ocorridas na Europa d fim do século XIX e início do século XX. Há um livro em que não lembro o nome agora mas que fala a respeito da Hertland, a Europa com alguns estados como o centro de tudo e de todos. Eu me lembro de ter estudado este livro quando estava na faculdade há muitos anos na disciplina de Organização do Espaço Mundial. Esse livro tem muitas informações que vão de acordo com a ficção de Tolkien aplicadas ao Senhor dos Aneis.
 
Realmente há muitas semelhanças na obra do Tolkien com certas conjuncturas políticas ocorridas na Europa d fim do século XIX e início do século XX.
Tenho lá minhas dúvidas com relação a isso. Digo isso porque, no prefácio de O Senhor dos Anéis, Tolkien alega categoricamente que repudiava qualquer tipo de menção alegórica a acontecimentos da vida real em obras de ficção, e ele cita até o fato de algumas pessoas terem comparado a situação do Condado, no capítulo O Expurgo do Condado, com a situação da Inglaterra a certa altura da Segunda Guerra, se não me engano. Mas ele rechaça essa possibilidade vigorosamente.

É claro que nada impede que Tolkien tenha incluído em sua obra certos fatos alegóricos à vida real "subliminarmente", sem que ele próprio tenha percebido. Mas, isso também me parece uma possibilidade um tanto quanto remota...
 
Última edição:
De novo, eu acho que a influência foi de clima, de ambiente psicológico. Afinal, Tolkien conheceu pessoalmente os campos de batalha da Primeira Guerra. Mas não acredito em influências específicas em eventos específicos.

Abraço,
 
Acho dificil que Tolkien criando uma estoria como uma mitologia, se basearia em fatos recentes para criar passagens de sua estoria. O que acontece que muitos aspectos que se viu nas duas guerras não foram novidades nem exclusividade daquelas guerras.
 
É verdade. O mesmo pode ser dito da Guerra do Anel, creio eu (no sentido de que muitas coisas que aconteceram na Guerra do Anel também aconteceram nas outras guerras anteriores).
 
Última edição:
Acho que influência direta, histórica, das guerras mundiais nas obras não existe. (No Prefácio do SdA o Tolkien faz uma comparação interessante, e irônica, dizendo como seria a Guerra do Anel se ela realmente fosse uma alegoria da Segunda Guerra Mundial. Resumo: todo mundo seria filhadaputa total na Terra-média. O cara odiava os nazistas e o bloco soviético, mas não tinha lá uma opinião muito boa dos Aliados também.)

A guerra que realmente influenciou Tolkien foi a Primeira Guerra Mundial, na qual lutou pessoalmente. Mas a influência foi de "clima", das visões de como funciona um campo de batalha e o ambiente das regiões arrasadas pela guerra. Alguns autores apontam que a aparência de Mordor e dos Pântanos Mortos lembra muito descrições dos campos de batalha da França na Primeira Guerra, que Tolkien conheceu de perto.

Abraços,

Não sabia que ele havia lutado na guerra. o_O
Da lhe Tolkien XD


Todas as experiências q vivenciamos no nosso dia-a-dia podem influenciar no nosso modo de ver a realidade e se reflete no modo que pensamos, sentimos e, às vezes, no q escrevemos. Faz parte da natureza humana. E creio q o grande mestre Tolkien não fugiu desta regra...e criou uma obra magnífica.

Assino embaixo :yep:
 
Não só lutou na guerra como viveu duas das piores guerras de que se tem notícia. A vida dele não deve ter sido fácil...
 
Tolkien foi combatente de trincheira na 1ª Guerra Mundial oras o_O"

E foi quando ele pegou a temida "febre das trincheiras" e ficou no hospital com 42°C que ele começou a escrever Silmarillion (e morreu escrevendo essa bagaça).

Obviamente, ele sabia muito bem passar como um soldado se sentia, por isso que mesmo na guerra as páginas nos trazem a sensação crua de quem está na guerra.
 
Ué, não tem aquela declaração do filho do Tolkien alegando que seu pai não morria em paz pois achava que O Silmarillion estava incompleto ???

Aparentemente Tolkien queria ter escrito ainda mais alguns capítulos em O Silmarillion, mas tem muita gente que nem acredita nisso. Eu Acredito porque você acha alguns buracos entre as eras. Mas como pedir para o infeliz do filho dele mecher a bunda e organizar a papelada é um estupro... ficamos na mão.

(Sim, ainda existem anotações não publicadas ou expostas ao público)


Em Janeiro de 1892 nasce J.R.R. Tolkien, na cidade de Bloemfointein no sul da África.

Entre os muros da Universidade de Oxford, Tolkien passou grande parte de sua vida ensinando filologia inglesa medieval.

Apesar da nacionalidade inglesa, a origem de seu nome é alemã. Ficou órfão, aos cuidados de uma tia e sob a tutela de um sacerdote, os quais lhe deram uma educação católica.

No começo da Primera Guerra Mundial, ainda adolescente, conhece e se apaixona por Edith Bratt, também órfã. Apesar de todas as dificuldades apresentadas para a união dos dois, casam-se logo. Durante os 55 anos de casamento, tiveram quatro filhos. Destes, Christopher se encarregou de ordenar e editar a obra do pai.

Tolkien perdeu seus melhores amigos quando estava em Somme durante a Primera Guerra Mundial. Terminada a guerra, encarregou-se dos ensinos de filologia inglesa na Universidade de Leeds. Obteve seu Doutorado em Oxford pouco antes de se jubilar, abrindo mão dos graus acadêmicos, de quando havia se dedicado à pesquisa e à docência.

Começou a escrever "O Silmarillion" em 1917, um mito sobre as orígens do mundo, uma luta entre o bem e o mal.

Resolveu publicar "O Hobbit" en 1937, sendo escrito como um jogo. Devido aos pedidos dos editores, Tolkien prometeu escrever a segunda parte do livro, mas os mundos do “O Hobbit” e do “O Silmarillion” foram se fundindo, convertendo-se de uma história infantil e ingênua a uma epopéia.

Em 1972, um ano antes de morrer, a Universidade de Oxford lhe conferiu o Doutorado Honorário em Letras, esclarecendo que premiavam seus trabalhos filosóficos e não seus contos.
 
Tolkien foi combatente de trincheira na 1ª Guerra Mundial oras o_O"

E foi quando ele pegou a temida "febre das trincheiras" e ficou no hospital com 42°C que ele começou a escrever Silmarillion (e morreu escrevendo essa bagaça).

Obviamente, ele sabia muito bem passar como um soldado se sentia, por isso que mesmo na guerra as páginas nos trazem a sensação crua de quem está na guerra.

Curioso isso e fascinante.
 
Como assim um jogo? Seria ele o primeiro inventor do RPG? Ó, Deus, eu me pergunto...

Olha +/- porque inicialmente O Hobbit era pros filhos dele né... então tinham seus momentos de mind games, pois para uma criança de +/- 6 anos ler O Hobbit é complicado, a linguagem era mais simples e menos descritiva. Mas ele acabou mudando pois o livro acabou tomando outros rumos até virar O Hobbit que conhecemos.
 
Mesmo assim... Existe uma diferença muito grande entre uma história para crianças e um "projeto de RPG"... Tenho que pesquisar isso mais a fundo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo