• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Orcs sabem ler e escrever?

acredito que fosse utilizada pra algumas coisas sim, mas acho que o ponto chave não é sua capacidade... eles tinham um minimo de sociedade tribal e militar e inteligencia que lhes dava suporte nem que fosse para um lingua tosca, mas acho que é meio notorio sua averção a cultura e formas não nocivas de aplicação da mesma... mas talvez em algumas circunstancias de guerras e disputas um meio de comunicação escrita possa ter se mostrado interessante... ainda mais se vc levar em consideração que eles não eram simplesmente autonomos, mas usados por outras raças... provavelmente alguns generais orcks aprederam no chicote a ler pelo sauron. Só que a falta de qualquer registro extenso mostra que se sabiam escrever, não davam uma importancia maior para a escrita como uma tentativa de organização belica.
 
"Tenha ignorantes ao seu comando, e irão até o inferno por você"

Essa frase é de minha autoria, mas baseado em inumeros relatos e situações históricas, enfim, ja deu pra entender né ?
 
Eu tava respondendo um outro tópico, e como eu sou um dos que acreditam que orcs seriam capazes de escrever e ler vou deixar aqui a minha citação:
Tópico: Istari poderia ter filhos?

Eu concordo com Haran.

A resposta pode ser buscada no próprio livro.

"ela assumiria a forma dos Filhos de Ilúvatar essa únião se submeteram às correntes e limitações de Arda, com essa forma, ela lhe dera Tinúviel e com essa forma adquirira poder sobre a substância de Arda." (Silmarillion)

Para não deixa mais nenhuma dúvida vou citar outro exemplo além de Melian.

"Em qualquer caso, é provável ou possível que mesmo os menores dos Maiar tornaram-se orcs? Sim: tanto fora de Arda como dentro dela, antes da queda de Utumno. Melkor corrompeu muitos espíritos - alguns grandes, como Sauron, ou menores, como balrogs. Os menores poderiam ter sido primitivos [e muito mais poderosos e perigosos] orcs; mas, por procriar quando encarnados, eles [como Melian][tornaram-se] cada vez mais ligados à terra, incapazes de retorna ao estado de espírito"

Isso quebra aquela teoria de que orcs não seriam capazes de escreve ou de muito menos ler, são seres com uma certa inteligência e ouso dizer que as vezes com uma organização*, e como foi dito, existiu alguma linhagem de orcs "mesclado" com a raça "divinda".

*primitiva, talvez, e não tão eficaz.
 
Última edição:
Muito interessante Fingon!

Isso mostra mais uma vez que os orcs tinham uma organização e sistema de hieraquia bem organizado e também um sistema de escrita e leitura bem avançado para aqueles orcs que tinham uma certa posição "boa". Eu acho que o sistema de escrita e leitra é a base para a organização de qualquer grupo ou raça.
 
Acho que os letrados eram poucos, talvez apenas os chefes de cada tribo orc ou os soldados de elite de Sauron, mas acho que eles tinham alguma forma de escrita sim
O problema é que a maioria pensa que os orcs são bestas ignorantes que só sabem brandir uma espada, isso prejudica nossa compreensão a respeito dessa raça, e se olharmos eles eram muito avançados tecnologicamente, pelo menos na área militar, com torres de cerco, catapultas e explosivos e tal
 
Concordo. Talvez não uma escrita fina como a élfica ou em runas, mas alguma simbologia com certeza!

(Por sinal muito interessante o spoiler abaixo.)
 
Acho que os letrados eram poucos, talvez apenas os chefes de cada tribo orc ou os soldados de elite de Sauron, mas acho que eles tinham alguma forma de escrita sim
O problema é que a maioria pensa que os orcs são bestas ignorantes que só sabem brandir uma espada, isso prejudica nossa compreensão a respeito dessa raça, e se olharmos eles eram muito avançados tecnologicamente, pelo menos na área militar, com torres de cerco, catapultas e explosivos e tal

Concordo plenamente. O problema é que todos aqui forma contaminados pela "síndrome do capanga", pensando sempre segundo aquele clichê de "vilão esperto e maníaco com capangas burros como portas", quando na verdade os Orcs são sim inteligentes e muito avançados, comparados em habilidade manual aos anões em O Hobbit!
 
Eu tava respondendo um outro tópico, e como eu sou um dos que acreditam que orcs seriam capazes de escrever e ler vou deixar aqui a minha citação:
Tópico: Istari poderia ter filhos?

Eu concordo com Haran.

A resposta pode ser buscada no próprio livro.

"ela assumiria a forma dos Filhos de Ilúvatar essa únião se submeteram às correntes e limitações de Arda, com essa forma, ela lhe dera Tinúviel e com essa forma adquirira poder sobre a substância de Arda." (Silmarillion)

Para não deixa mais nenhuma dúvida vou citar outro exemplo além de Melian.

"Em qualquer caso, é provável ou possível que mesmo os menores dos Maiar tornaram-se orcs? Sim: tanto fora de Arda como dentro dela, antes da queda de Utumno. Melkor corrompeu muitos espíritos - alguns grandes, como Sauron, ou menores, como balrogs. Os menores poderiam ter sido primitivos [e muito mais poderosos e perigosos] orcs; mas, por procriar quando encarnados, eles [como Melian][tornaram-se] cada vez mais ligados à terra, incapazes de retorna ao estado de espírito"

Isso quebra aquela teoria de que orcs não seriam capazes de escreve ou de muito menos ler, são seres com uma certa inteligência e ouso dizer que as vezes com uma organização*, e como foi dito, existiu alguma linhagem de orcs "mesclado" com a raça "divinda".

*primitiva, talvez, e não tão eficaz.

Essa sua observação baseada na discussão coloca um ponto final nesta questão.
Orcs sabem sim ler e escrever.

Existe uma mística onde se pregam que os orcs são por completo ignorantes onde só existe desordem, e falta de hierarquia e tudo mais. Isso é mentira.

São organizados, inteligentes, competentes, mesmo sendo maus por essência.

Parabéns Fingon!
 
Concordo plenamente. O problema é que todos aqui forma contaminados pela "síndrome do capanga", pensando sempre segundo aquele clichê de "vilão esperto e maníaco com capangas burros como portas", quando na verdade os Orcs são sim inteligentes e muito avançados, comparados em habilidade manual aos anões em O Hobbit!

Concordo com você, só pelo fato de eles se comunicarem já tira a hipótese d eles serem burros, acho sim que eles a linguagem própria e que talvez fosse desconhecida pelas as outras raças
 
Uma boa oportunidade para ajudar a desmistificar essa questão seria usar os filmes que estão por vir, e mostrar os Orcs como criaturas mais que meras asquerosas bestas de guerra, mas sim asqueras bestas inteligentes de guerra.
 
Verdade, os orcs sabiam ler e escrever sim, Azog marcou o seu nome na testa de Thráin. E não dá de saber escrever sem saber ler, como tu vai saber o que tá escrevendo?
 
Verdade, os orcs sabiam ler e escrever sim, Azog marcou o seu nome na testa de Thráin. E não dá de saber escrever sem saber ler, como tu vai saber o que tá escrevendo?

Boa pergunta!

Os caras sabiam mesmo e inclusive no livro o Hobbit é citado que os caras faziam conselhos. Imagina! conselhos! ou seja, havia um lider que era Bolg e ele tinha conselheiros, fieis escudeiros prontos para dicidir, debater, fazer estrategias de ataque e tudo mais.
Os orcs eram competentes e conscientes de suas capacidades de ações, inclusive e leitura e escrtia. :yep:
 
Eu acredito que eles tinham sim uma escrita, mas acho que não eram todos os capazes de escrever e ler.
Talvez fosse algo mais exclusivo de orcs importantes.
Quem sabe até aquele capitão orc poderia fazer aquele relatório usando um pedaço de carvão para escrever numa tira de couro de algum animal ^^
 
E Azog escreveu seu própio nome na cabeça de Thráin em runas anãs,não na língua negra dos orcs.

Preste atenção! depois de sua afirmativa, veja bem:

:lol: :lol: :lol: E ainda insistem em dizer que os orcs eram analfabetos :lol: :lol: :lol:

É um contra-ponto de apoio à sua fala... (ironia) de concondância :roll:

???Mas eu nao disse isso???Só fiz uma obs.[em outros tópicos dei exs.]

Além disso,no própio livro"O hobbit"( se não me engano) eles descrevem os orcs comos eres astutos e inteligentes


Eu acho que vc viajou na maionese thorin...:roll: :lol:

A Ayanna foi completamente a favor da sua fala, a meu ver, ela apenas estava fazendo uma brincadeira, onde depois de todas as provas que dizem que orcs tinham uma escrita, ela fez um contra-ponto:

E ainda insistem em dizer que os orcs eram analfabetos
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo