• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Mapa de Mordor - Uso e Ocupação do Território

Não entendi.:think:

Mas, sério, tem como passar pra gente a fonte das perguntas?

Claro meu camarada!!! No Trouble!!!

As Referências são as seguintes:

O Silmarillion;
As Duas Torres;
O Retorno do Rei;
Contos Inacabados.

E o melhor de tudo... a minha pura imaginação e criatividade. Com o mundo de Tolkien podemos fazer tantas coisas, aventuras, contos, histórias e tudo mais.

Na verdade, este mapa é um rascunho "oficial". Aguarde porque em breve virá novidades e mais interessantes.
ABS!!!:cerva:
 
Claro meu camarada!!! No Trouble!!!

As Referências são as seguintes:

O Silmarillion;
As Duas Torres;
O Retorno do Rei;
Contos Inacabados.

Ok, e onde estão:

1-Aonde diz sobre portos em Nurn? (só fala o trecho do livro que eu procuro o resto.)
2-Aonde diz sobre as forjarias? Duvido que seja assim, na planície de Gorgoroth, e não em Barad-Dûr ou Minas Morgul, por exemplo;
3-Sobre as estradas, elas são citadas, mas não é dito onde estavam. Com que base você diz que elas tinham aquele caminho?
4-As áreas Agrícolas, são citadas em qual lugar? E porque diz que pode ser ali?
5-O Mar de Nurnen era de água limpa?

Eu nunca achei essas informações que você colocou no mapa nos livros que citou.

E imaginação não conta!!
 
até conta, mas parte mais prum fan fic do que algo oficial... o que não torna menos foda um trabalho bem feito, e não invalida uma exploração bem feita do universo de SDA... vide os fan fics de Star Wars, que na minha opinião são melhores que o original.
Inclusive isto me deu uma ideia de topico...

mas primeiro eu vou ter de arrumar tempo de procurar se ja existe um :/
embora eu duvide...
 
até conta, mas parte mais prum fan fic do que algo oficial... o que não torna menos foda um trabalho bem feito, e não invalida uma exploração bem feita do universo de SDA... vide os fan fics de Star Wars, que na minha opinião são melhores que o original.
Inclusive isto me deu uma ideia de topico...

mas primeiro eu vou ter de arrumar tempo de procurar se ja existe um :/
embora eu duvide...

Exato. Muito bem feito, para um Fan-Fic, ou Clube dos Bardos. Talvez até Fã para Fã. Mas, sem fontes concretas, sobre forjarias, etc (como já citei), não pode ser usada como um "tira-Dúvidas" ou um mapa "oficial" de Mordor. Nem Karen, autora do Atlas da Terra-Média, quando fez o mapa de Mordor, fez mais do que está nos livros. Todos os mapas de Mordor que eu vi, mostram apenas os rios, descritos em mapas comuns de Mordor (como esse da Galeria da Valinor) ou no máximo alguns acampamentos de orcs e homens também descritos no SdA. Nada além disso, como Portos e tudo mais. Até porque, fica difícil fazer um mapa sem dados.
 
Ok, e onde estão:

1-Aonde diz sobre portos em Nurn? (só fala o trecho do livro que eu procuro o resto.)
2-Aonde diz sobre as forjarias? Duvido que seja assim, na planície de Gorgoroth, e não em Barad-Dûr ou Minas Morgul, por exemplo;
3-Sobre as estradas, elas são citadas, mas não é dito onde estavam. Com que base você diz que elas tinham aquele caminho?
4-As áreas Agrícolas, são citadas em qual lugar? E porque diz que pode ser ali?
5-O Mar de Nurnen era de água limpa?

Eu nunca achei essas informações que você colocou no mapa nos livros que citou.

E imaginação não conta!!

Bom, como você novamente não entendeu, vou então novamente colocar as referências:

O Retorno do Rei,
Silmarillion;
Contos Inacabados.

E mais: Eu faço o uso da criatividade, audácia e coragem de fazer, até porque para mim a criatividade dentro de uma literatura técnica científica bem como própriamente literária por si só, cabe muito bem o uso e exploração do imaginário.

Uma observação sobre a sua pergunta com caráter de afirmação a respeito da água:

Tavez você não sabia, entretanto quando se faz um mapa profissional ou amador a convenção para os corpos d´água se usa a cor azul.

Portanto, que fique claro: Eu não disse e não deixei explícito que as águas de Mordor são limpas. Eu disse? :roll:


até conta, mas parte mais prum fan fic do que algo oficial... o que não torna menos foda um trabalho bem feito, e não invalida uma exploração bem feita do universo de SDA... vide os fan fics de Star Wars, que na minha opinião são melhores que o original.
Inclusive isto me deu uma ideia de topico...

mas primeiro eu vou ter de arrumar tempo de procurar se ja existe um :/
embora eu duvide...

Quando se afirma que conta como parte de uma fan fic existe o seguinte fato: Isso é uma opinião subjetiva, okay?!

Exato. Muito bem feito, para um Fan-Fic, ou Clube dos Bardos. Talvez até Fã para Fã. Mas, sem fontes concretas, sobre forjarias, etc (como já citei), não pode ser usada como um "tira-Dúvidas" ou um mapa "oficial" de Mordor. Nem Karen, autora do Atlas da Terra-Média, quando fez o mapa de Mordor, fez mais do que está nos livros. Todos os mapas de Mordor que eu vi, mostram apenas os rios, descritos em mapas comuns de Mordor (como esse da Galeria da Valinor) ou no máximo alguns acampamentos de orcs e homens também descritos no SdA. Nada além disso, como Portos e tudo mais. Até porque, fica difícil fazer um mapa sem dados.


Para quem é difícil fazer um mapa Neithan? Pra mim? Com certeza não...mapa eu faço de olho fechado.

Talvez para você seja algo difícil né? Ainda mais sem dados.


Outra coisa...a crítica é muito bem vinda, entretanto quem critica deve saber fazer a crítica. Mesmo assim, fazer críticas também é difícil de fazer.


Alias pelo que percebi é bem mais fácil fazer críticas destrutivas do que construtivas...não é verdade meu caro?
 
Última edição:
Bom, como você novamente não entendeu, vou então novamente colocar as referências:

O Retorno do Rei,
Silmarillion;
Contos Inacabados.
Que capítulos você se basiou nos livros, para fazer o mapa?

Exatamente gugametheusbr!

No Silma, não existem descrições detalhadas de Mordor. Tanto nos trechos de Númenor, como o "dos Aneis de Poder e da Terceira Era" falam brevemente de Mordor, e ela só é nomeada, ou descrita como "terra de Sauron", nada mais.

Nos Contos, Mordor é citada em "caçada ao Anel", mas brevemente também. Não existem descrições acerca de Portos, estradas, forjarias (?) e fazendas.

No Retorno do Rei, no capítulo "A Terra da Sombra" Temos esse trecho
Nem ele {Sam} nem Frodo sabiam coisa alguma sobre os grandes campos de trabalho escravo mais ao sul daquele vasto reino, além da fumaça da Montanha, próximos às águas escuras e tristes do lago Núrnen; nem das grandes estradas que corriam para o Leste e para o Sul, levando a terras que pagavam tributo a Mordor, das quais os soldados da Torre traziam longos comboios de carroças com mercadorias, produts de saques e novos escravos. Ali, nas regiões do norte, haviam minas e forjas, e a concentração de tropas para uma guerra longamente planejada; ali o Poder escuro, movendo seus exércitos como peças num tabuleiro, os estava reunindo. Seus primeiros movimentos, seus primeiros testes de força, haviam sido feitos sobre a linha ocidental, ao norte e ao sul. Agora os retirava, trazendo novas forças, preparando ao redor de Cirith Gorgor um golpe vingador. E, se também fosse o seu propósito, defender a Montanha contra qualquer aproximação, dificilmente poderia ter feito trabalho melhor.

E mais nada. Sobre essas forjas citadas acima, são as mesmas (pela pura lógica) que são citadas no capítulo seguinte (A Montanhas da perdição), ao pé da montanha.

Agora, fazendas, portos, forjarias, etc....não tem nenhuma citação.

E mais: Eu faço o uso da criatividade, audácia e coragem de fazer, até porque para mim a criatividade dentro de uma literatura técnica científica bem como própriamente literária por si só, cabe muito bem o uso e exploração do imaginário.

De boa, uma coisa é fazer um mapa, com dados "oficiais", outra é pegar o Mapa de Mordor, e aprimorar ele com portos e tranqueiras que não estão nas obras. Se não são citadas, nem mapeadas por Tolkien, como você pode afirmar que existiram, e ainda as coloca num mapa?:roll:

E outra, para pessoas criativas, e audaciosas como você, caro amigo (:D) existem o Clube dos Bardos e a Lothlórien, onde você pode publicar belas fan-fics, com dados não oficiais e tudo mais que quiser. Você poderia até criar outras cidade, qua tal?:D Mas, no sub-fórum "Tolkien e suas obras", não acho que mapas com informações que não existem são o mais correto, pois podem até confundir pessoas novas no mundo de Tolkien, fazendo elas pensar que realmente essas suas informações são "oficiais", retiradas das obras.


Uma observação sobre a sua pergunta com caráter de afirmação a respeito da água:

Tavez você não sabia, entretanto quando se faz um mapa profissional ou amador a convenção para os corpos d´água se usa a cor azul.

Portanto, que fique claro: Eu não disse e não deixei explícito que as águas de Mordor são limpas. Eu disse? :roll:

:rofl:

Leia isso:

5-O Mar de Nurnen era de água limpa?

Parece com o quê? Uma simples pergunta. Apenas isso. Gostaria de entender se eram ou não. Embora, após ter pesquisado, vi que só é citada que as águas eram escuras e triste.

Ah, e sabia sim. Você coloriu muito bem. Merece uma estrelinha.:D


Para quem é difícil fazer um mapa Neithan? Pra mim? Com certeza não...mapa eu faço de olho fechado.

Talvez para você seja algo difícil né? Ainda mais sem dados.

:amem:
Poxa! Você é demais. Faz um mapa de Mordor, com um monte de coisas, sem sabe se existem, e ainda acha fácil!? Parabens, você criou um mapa que pode ser considerado fake, já que não tem dados oficias.:uhu:

Já que gosta tanto, já pensou em fazer um com portos e cidades de Rhûn? Elas não são citadas, daí, você não vai precisar dos dados, e faria de olhos fechados.:D

Outra coisa...a crítica é muito bem vinda, entretanto quem critica deve saber fazer a crítica. Mesmo assim, fazer críticas também é difícil de fazer.

Então, leia os meus posts anteriores, e verá que eram apenas perguntas. Já que você tinha criado o mapa, pensei que saberia me dizer de onde vieram as informações. Mas, vi que você não sabia de onde vinham.:roll: Isso não era pra ser críticas, e sim, apenas perguntas. Mas, sem saber a fonte, fiquei curioso como você fez o mapa. Mas, acho que foi realmente de olhos fechados.

Alias pelo que percebi é bem mais fácil fazer críticas destrutivas do que construtivas...não é verdade meu caro?

:rofl: Isso está ficando cômico.

Veja o que você mesmo escreveu, no final do seu primeiro post aqui neste tópico:

Bom turma! Eu produzi um mapa de Mordor que trata do Uso e Ocupação de seu território.

O que me motivou também a produzí-lo, foi uma discussão antiga sobre o "Trajeto do Exército de Harad". Bom, alguns devem se lembrar daquele tópico.

Este mapa mostra o uso e ocupação do território de Mordor, principalmente durante os eventos da Guerra do Anel.

De acordo com a literatura, Tolkien deixa claro que haviam estradas que ligavam Mordor até as regiões sul e sudeste, onde povos pagavam tributos a Sauron através de mercadoria, suprimentos, escravos para trabalharem nos centros de produções, sejam na agicultura, forjarias, equipamentos de guerra e etc.

As regiões de Nurn, embora desoladas devido a população não ser muito grande era produtiva e bem usada pelos povos de Mordor, Khand e Harad.

Espero que gostem e vamos discutir o que estou propondo, okay?
Abraços!

Ok. O que você queria discutir? A cor utilizada na legenda do Porto, ou a validade daquele porto?

Os meus primeiros posts aqui foram apenas perguntas. Sem críticas alguma! Só queria saber de onde você tinha tirado as informações. Mas, você respondia "Do Silma, do SdA, Dos Contos.." a fiquei curioso....nem nos Contos Inacabados, nem no Silma, é citado nada disso que você colocou aí. E No RdR, no capítulo qu eue citei acima, não tem nem metade dos dados que você colocou no mapa. Afinal, você tem um livro editado por Tolkien, que só você tem acesso? É o que parece....

PS: Engraçado, ainda não me responder os trechos que eu gostaria de ter, sobre aqueeelas perguntas que te fiz....engraçado não?

Abraços, caríssima amigo!:D
 
Bom, é de praxe que os trabalhos feitos pelo Alberto sejam muito bem recebidos em minha concepção, principalmente pelo fator iniciativa/criatividade.
Mas terei que destacar novamente algo que disse num outro tópico: é muito importante mesmo, numa atividade dessas, indicar como se fez: quais eram os pontos de partida encontrados na obra, de onde tiraríamos os dados, quais fatos podem ser inferidos a partir dos escritos do mestre e quais fatos somente poderiam ser fruto de suposição/especulação.
Absolutamente, não tenho nada contra utilizar a obra do mestre como pano de fundo pras mais variadas discussões e estudos, acho isso super legal e na medida do possível, sempre tento participar de tais discussões aqui no fórum. Geralmente, as palavras suposição e especulação são recebidas negativamente, mas eu pessoalmente adoro-as! Só que elas devem ser ditas, e pelo próprio especulador no caso. Tanto é que, não são poucas as vezes em que escrevo a mesma ladainha nos meus posts: "isso é achismo meu, Tolkien não deixou nada explícito sobre tal assunto".
E o mais importante, como já foi dito, pode acontecer de um usuário estar lendo a discussão X e achar que um fato que teoricamente só poderia ter sido suposição, seja verdade na obra do mestre. O que acaba levando a uma compreensão errônea da Obra.
 
Eu achei o mapa muito legal. Mas conforme fui lendo o tópico fiquei com as mesmas dúvidas do Neithan.
Eu não condeno nem acho errado que se faça um mapa "inventado" de Mordor e ponha aqui para discussão a fim de que todos nós entremos em uma sadia discussão sobre o que tem ou o que não tem em Mordor. Mas não é o que está acontecendo. Eu não consigo aceitar esse mapa como incontestável visto que Tolkien dá poucas informações detalhadas sobre a Terra Negra.
O post mereceria até estrelinhas se a discussão tivesse tomado outro rumo...
 
Aí é que está, Grahan. Eu não queria mudar o rumo, queria - assim como o Guga, que também quis saber - entender de onde eram as informações:

1-Aonde diz sobre portos em Nurn?
2-Aonde diz sobre as forjarias? Duvido que seja assim, na planície de Gorgoroth, e não em Barad-Dûr ou Minas Morgul, por exemplo;
3-Sobre as estradas, elas são citadas, mas não é dito onde estavam. Com que base você diz que elas tinham aquele caminho?
4-As áreas Agrícolas, são citadas em qual lugar? E porque diz que pode ser ali?
5-O Mar de Nurnen era de água limpa?

Foi na inocência, só curiosidade. Juro. Tipo, mas acho que, o antigo-belfalas-do-nick-difícil, :lol: entendeu mal (coisas de Internet, nem sempre eu consigo me expressar corretamente) e ficou a discussão. Mas eram só dúvidas.
 
O mapa realmente ficou muito bom !!!! Parabéns !!! E eu acho que o ITMGE tem futuro porque é meuito útil mesmo :lol: Esses são aqueles dados que agente sempre tem curioisidada mas não sabe onde achar :mrgreen:.

Também achei a legenda um poucco confusa ( só um pouco mesmo )

Bom, eu também não sou contra se aplicar imaginação em mapas d'O Professor, mas como foi dito empreender uma demanda dessas exiges fontes 100%. Mas como você é um conhecedor das artes da Geografia e Cartografia tenho certeza que você não dá ponto sem nó ( e como você mesmo disse é apenas um rascunho "oficial" ) e os mapas futuros serâo de total corretos.
 
Eu acho que o principal problema é a falta de informações das obras. Sei que pode parecer absurdo falar isso de uma obra literária tão complexa em detalhes, mas é verdade, nunca o trabalho pessoal de inventar um universo iria cobrir todos os detalhes possíveis e satisfazer a todos. Se eu não me engano, no prefácio dos Contos Inacabados, existe uma declaração de Tolkien dizendo algo do tipo, que sempre recebia perguntas de botânicos, historiadores, músicos etc.
Eu vejo o antigo belfalas_77, atual Inominável, como um desses leitores, que no caso quer mais detalhes geográficos, daí a razão de seus mapas. Já disse minha opinião sobre estes no meu post anterior, são trabalhos excelentes mas não podemos dizer, por exemplo, que este é um mapa de Mordor na concepção de Tolkien, devido aos detalhes adicionais que, apesar de até terem embasamento teórico, não são citados na obra.
Enfim, não acho que isso seja problema, mas é preciso dizer quais são os pontos colocados que são "além" da obra.
 
Eu acho que o principal problema é a falta de informações das obras. Sei que pode parecer absurdo falar isso de uma obra literária tão complexa em detalhes, mas é verdade, nunca o trabalho pessoal de inventar um universo iria cobrir todos os detalhes possíveis e satisfazer a todos. Se eu não me engano, no prefácio dos Contos Inacabados, existe uma declaração de Tolkien dizendo algo do tipo, que sempre recebia perguntas de botânicos, historiadores, músicos etc.
Eu vejo o antigo belfalas_77, atual Inominável, como um desses leitores, que no caso quer mais detalhes geográficos, daí a razão de seus mapas. Já disse minha opinião sobre estes no meu post anterior, são trabalhos excelentes mas não podemos dizer, por exemplo, que este é um mapa de Mordor na concepção de Tolkien, devido aos detalhes adicionais que, apesar de até terem embasamento teórico, não são citados na obra.
Enfim, não acho que isso seja problema, mas é preciso dizer quais são os pontos colocados que são "além" da obra.

Começo a repensar meus conceitos sobre certos pontos; se realmente vale a pena mostrar os trabalhos...
Não sei se este mapa que fiz sobre Mordor é viável; assim como alguns que ainda estou estruturando, que estão em fase de elaboração, para depois serem postados.

Portanto, vou pensar se é viável criar trabalhos que vão além das obras...
 
Última edição:
Começo a repensar meus conceitos sobre certos pontos; se realmente vale a pena mostrar os trabalhos...
Não sei se este mapa que fiz sobre Mordor é viável; assim como alguns que ainda estou estruturando, que estão em fase de elaboração, para depois serem postados.

Portanto, vou pensar se é viável criar trabalhos que vão além das obras...
Olha cara. Não é bem assim que se leva as coisas. Eu achei muito legal o teu trabalho, bem interessante, até mesmo porque aprecio muito atitudes como a tua de se dispor em criar um mapa com poucas informações da maneira que tu interpretas as coisas. Vale a pena sim publicar teus outros trabalhos.
Mas acho legal também, que tu utilizes essas discussões que a gente faz aqui para aprimorá-los cada vez mais e fazê-los o mais próximo possível de um concenso geral, já que as informações são poucas sobre a geografia nas obras...
Sugiro que repenses e leves todas essas críticas como construtivas e como realmente uma ajuda para melhorar cada vez mais o teu trabalho que, criativamente e esteticamente, está muito bom!:yep:
 
Começo a repensar meus conceitos sobre certos pontos; se realmente vale a pena mostrar os trabalhos...
Não sei se este mapa que fiz sobre Mordor é viável; assim como alguns que ainda estou estruturando, que estão em fase de elaboração, para depois serem postados.

Portanto, vou pensar se é viável criar trabalhos que vão além das obras...

Olha cara. Não é bem assim que se leva as coisas. Eu achei muito legal o teu trabalho, bem interessante, até mesmo porque aprecio muito atitudes como a tua de se dispor em criar um mapa com poucas informações da maneira que tu interpretas as coisas. Vale a pena sim publicar teus outros trabalhos.
Mas acho legal também, que tu utilizes essas discussões que a gente faz aqui para aprimorá-los cada vez mais e fazê-los o mais próximo possível de um concenso geral, já que as informações são poucas sobre a geografia nas obras...
Sugiro que repenses e leves todas essas críticas como construtivas e como realmente uma ajuda para melhorar cada vez mais o teu trabalho que, criativamente e esteticamente, está muito bom!:yep:

Bom!
Primeiramente obrigado a você e o Gabriel!
Quando eu disse que pretendo revisar meus conceitos, vou sim revisar.

Porque?
Justamente para evitar que, caso eu faça alguma coisa seja além do que existe em uma obra tolkieniana, não fique vulnerável.
Ha alguns pontos de trabalho que estou em fase de elaboração e justamente tenho que verificar sua viabilidade, isso é normal e necessário.
Quando vc faz um trabalho acadêmico, vc no final não faz uma revisão? Vc não corta alguma parte que não necessáriamente precisa ficar no trabalho? Não há acréscimos? Correções e etc. Portanto é isso que estava dizendo naquele tópico.

Parece que eu apelei, mas não apelei. Fui apenas mais enérgico com minha opinião e nada mais.

Mais uma vez obrigado!
 
Dai rapaz, belíssimo mapa.
Sempre passo para dar uma elogiada no trabalho de um dos mais ativos usuários deste fórum. Como seus posts ajudam a enriquerecer este local e nossos devaneios acerca da obra de Tolkien!

Veja que você tem uns 20 posts corroborando e só um pegando no pé - sim pegando no pé, de nenhuma maneira o que foi argumentando chega perto do que chamamos de "crítica". Fica susse, é assim mesmo !

Continue o bom trabalho, ainda mais porque é de ótima qualidade e o pessoal gosta, é uma questão simples de se responder: veja seu Karma, com o pouco tempo de fórum que tens. Inclusive... está mais do que na hora de eu deixar um positivo para você!

GR
 
Dai rapaz, belíssimo mapa.
Sempre passo para dar uma elogiada no trabalho de um dos mais ativos usuários deste fórum. Como seus posts ajudam a enriquerecer este local e nossos devaneios acerca da obra de Tolkien!

Valeu!
Obrigado pela força!
Assim que puder eu coloco alguns trabalhos que achar mais pertinentes.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo