• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Problemas com as Olimpíadas

Arcavius

Ezio Auditore da Firenze
Ultimamente eu notei que a edição 2008 das Olimpíadas está mais trazendo discórdia do que aquele espírito de competição saudável entre as nações. Os tibetanos com dezenas de protestos, nações européias ameaçando fazer boicotes. Até uma charge que "mostra" como foi criado o símbolo dessa Olimpíada (um chinês sendo fuzilado contra uma parede) já apareceu. Será que essa olimpiada vai fazer mais ânimos se exaltarem, ou vão trazer um "espírito de amizade", que é o que deveria acontecer? Escolher a China como país-sede foi um erro?
 
Sempre há protestos. Pode ter um atentado ou dois e umas centenas de mortos por homem-bomba aqui e ali mas as Olimpíadas vão sair com ou sem atraso.

A China vai ganhar nas medalhas. [/capitão óbvio ao resgate]
 
Então, eu acho que escolher a China como país membro foi uma decisão consciente. Os membros do comitê e quem quer que vote, sabiam que o país não é nenhum exemplo de respeito aos direitos humanos.

O presidente da França já manifestou interesse em boicotar a abertura do evento, mas no fim, não deve dar em nada. Os chineses precisam que as Olimpíadas saiam exatamente como estão planejando, custe o que custar, mesmo com vidas.
 
Será que essa olimpiada vai fazer mais ânimos se exaltarem, ou vão trazer um "espírito de amizade", que é o que deveria acontecer?

As Olimpíadas, como evento mundial, são obviamente um momento mais que oportuno para se obter visibilidade para o que quer que seja. Penso que protestos vão, de alguma forma pipocar pelo país e arredores. Afinal, em que outra situação será possível chamar a atenção do mundo para o que acontece na China, que ainda é um país fechado politicamente, apesar da abertura econômica. Já que não há mais comunismo na China, há que diga que nunca houve, o que resta (sempre foi?) é um capitalismo de Estado.

Enfim, a China tentará passar a imagem de que é um país em vias de amplo desenvolvimento e seguro para se investir, ao mesmo tempo que nega a obviedade das oposições ao seu regime. Mas não há internferência direta no esporte se não houver exageros, o que não acho que há. No entanto, sabemos o poder político que pode ser dado ao esporte e competições esportivas...

Escolher a China como país-sede foi um erro?

Não. Nem para a China que ganhou e ganhará muito com isso, nem para os outros países que obterão excelentes acordos comerciais com o país.

Escolher a China não foi um erro, errado foi não ter evitado mais cedo invasões de países por parte de pessoas que não se contentam com o espaço que têm :blah:

:eek:

:no:
 
emi disse:
Escolher a China não foi um erro, errado foi não ter evitado mais cedo invasões de países por parte de pessoas que não se contentam com o espaço que têm :blah:

Eu não entendi também o que quis dizer com isso :mrgreen:
 
Até uma charge que "mostra" como foi criado o símbolo dessa Olimpíada (um chinês sendo fuzilado contra uma parede) já apareceu.

A citada charge para quem não conhecia:

attachment.php


Mais algumas charges que sairam mundo afora sobre o polêmico assunto:

attachment.php


attachment.php


attachment.php


attachment.php
 

Anexos

  • 18.jpg
    18.jpg
    21,4 KB · Visualizações: 1.075
  • 17.jpg
    17.jpg
    39,4 KB · Visualizações: 622
  • 2.jpg
    2.jpg
    31,6 KB · Visualizações: 499
  • 3.jpg
    3.jpg
    25 KB · Visualizações: 491
  • 16.jpg
    16.jpg
    28,5 KB · Visualizações: 494
Mais algumas:

attachment.php


attachment.php


attachment.php


attachment.php


attachment.php
 

Anexos

  • 5.jpg
    5.jpg
    16 KB · Visualizações: 455
  • 14.jpg
    14.jpg
    23,2 KB · Visualizações: 458
  • 8.jpg
    8.jpg
    28,2 KB · Visualizações: 459
  • 11.jpg
    11.jpg
    19,6 KB · Visualizações: 473
  • 6.jpg
    6.jpg
    38,3 KB · Visualizações: 455
A própria Olimpíada, com muitos de seus atletas drogados, dopados e anabolizados (no fundo é tudo a mesma coisa) é um erro.
 
Os jogos olímpicos, pela sua importância em termos desportivos e visibilidade em todo o mundo, têm sido usados como espaço para confrontos políticos e reivindicações, como o massacre de Munique em 1972, o boicote dos jogos durante a Guerra Fria, sendo o mais recente o atentado bombista em Atlanta em 1996. Os boicotes são uma forma de mostrar descontentamento sem se recorrer à violência propriamente dita, o que acaba por ser algo mais pacífico e positivo para todos. O que está aqui em questão não são os jogos olímpicos em si, mas sim a ocupação do Tibete pela China já desde o ano de 1965. Aproveitando a visibilidade dos jogos olímpicos e o facto de este ano se realizarem na China, é perfeitamente compreensível que governos (e não só) tomem medidas de forma a mostrar o seu descontentamento com a situação no Tibete, uma vez que há denúncias de violação dos direitos humanos pelos Chineses, resultantes de uma política de genocídio cultural. Escolher a China não foi um erro, errado foi não ter evitado mais cedo invasões de países por parte de pessoas que não se contentam com o espaço que têm :blah:

Má escolha de palavras da minha parte :roll: O que quis dizer é que logo em 1965, quando a China invadiu o Tibete, apropriando-se dele como se fosse uma província chinesa, algo devia ter sido feito por parte do resto do Mundo de forma a não tolerar esse tipo de situações... Era como se agora o Brasil fosse invadido pela Venezuela, por exemplo, ou Portugal por Espanha...

:yep::yep::yep:

A citada charge para quem não conhecia:

attachment.php


Mais algumas charges que sairam mundo afora sobre o polêmico assunto:

attachment.php


attachment.php


attachment.php


attachment.php

meu, cada charge...

Li que há países, irão chegar mais perto da data das olímpiadas, para evitar que seus atletas peguem aquele ar poluidíssimo...estratégias a parte...XD

A China é um bom lugar, ainda mais que a cada ano ela vem tendo um alto desenvolvimento, assim é um bom negócio.
É legal para conhecer mais esta cultura e tal.
 
Não importam os detalhes, creio que o Tibet merece a sua independência da China e acho que essa é a melhor hora para conseguir isso. Vai ser bom sefuncionar como Kosovo tentando se separar da Sérvia, eles não podem fazer nada para impedir ja que querem ingressar na UE... viva a Chechênia também, malditos russos.
E Palestina como nação independente ja!!!
 
Não importam os detalhes, creio que o Tibet merece a sua independência da China e acho que essa é a melhor hora para conseguir isso.

Detalhes? 8O

Bem, é um detalhe importante uma população ter água e esgoto. Em uma revolução armada essa é a primeira baixa, e assim doenças idiotas como coléra aproveitam para dizimar crianças.

Tudo bem, há os dissidentes e é direito deles de protestar e querer a independência, é direito nosso simpatizarmos. É direito do povo querer mudar o sistema.

Só não sei se é isso mesmo que TODA a população que mora lá quer.

Não que seja bom continuar como está, mas nunca gosto quando as coisas mudam de forma populista alarmista fernando Collor

(estamos vendo os descontentes... e supondo que eles são maioria... mas e se não forem? A experiencia mostra que os histéricos aparecem, mas que na verdade o grosso das pessoas não é histérica, essa maioria silenciosa não aparece)

(Exemplo: atropelam uma criança na Marginal Tietê, e todo mundo taca fogo em pneus para protestar. Bem, a maioria paulistana que mora na periferia ou em casa de classe média, vai achar o cúmulo uma favela naquele lugar, e que crianças pensem que a marginal é igual a uma rua de bairro tranquilo)

Mesmo que eu simpatize com o Dalai Lama, não vou apoiar a causa dele sem estudar melhor as consequências que uma Independencia do Tibete irá causar para o povo do Tibete: será que volta ao sistema anterior com 300 nobres e o resto só servindo-os (muito parecido com a de castas da India, onde há cidadãos e há os comerciantes, e há os párias)? Será que o Dalai Lama vai impedir aquela vergonha de voltar, já que agora ele é um líder espiritual bastante vigiado pelo mundo? (Como todo mundo ficou vigiando Mandela e sua ex-esposa)

Ou será (acho ijmprovável, mas depois da Winnie Mandela...) que ele se torne um Bispo com uma Ceita? (aceita cheque, aceita $$) e termine apoiando os antigos senhores de escravos?

O que é proposto no lugar do governo chinês? Quem serão as pessoas que liderarão e tomarão conta para que o caos não ceife vidas que podiam ser salvas? Não é um retrocesso se um líder espiritual virar líder de Estado?

São perguntas que o jornalista que citei me fizeram pensar. Afinal eu não nasci em 1950, então só conhecia o simpático velhinho de toga, mas não sabia do "passado negro" do Lama.
 
Claro, agora que todos os olhos estão na China por conta das Olimpíadas, aproveitaram para jogar na mídia os podres do país.

Mas acho totalmente ridículo relacionar as Olimpíadas com a ocupação no Tibet. O Tibet não está nessa situação por causa de uma Olimpíada. Que atinjam o governo Chinês, mas não os jogos.

E quem tá querendo boicotar os jogos tá fazendo errado, creio eu. Como disse, os jogos não tem nada a ver com o Tibet. Ta certo que, se conseguirem, a China não vai ficar nada feliz com isso, mas acho que não vão deixar o Tibet em paz por conta de uma abertura de jogos que não deu certo.

Como Emi disse, o mundo deveria ter feito algo logo após a ocupação, e não tomar parte do problema apenas agora que todos os olhos estão na China. Parece que estão preocupados apenas com as Olimpíadas (no seu sentido de amizade e tal) do que com o Tibet.
 
A passagem da tocha pelos países vai render muito pano pra manga... e dá-lhe protestos! Daqui a pouco o pessoal não vai correr com a tocha, vai tá é fugindo com ela :lol:
 
Atenas 2004 foi tranquila demais, essa olimpiada estamos revivendo algo que não víamos desde 80 e 84 durante a Guerra Fria. Bem ou mal, a China não foi uma má escolha, está sendo um momento de reflexão mundial como não se via há muito tempo.

È claro que política e esporte não deveriam estar misturados, mas isso é inevitável já que é um evento que participa todos os países do mundo, ou quase já que o Tibet, assim como o Kosovo e tantos outros reinvindicam sua independência.
 
Última edição:
A invasão do Tibet por parte da China, bastante ingenuamente comparada com que o Brasil atacasse um de seus vizinhos não se deu em '65, senão em 1950. E foi uma invasão que permitiu liberar à um povo que vivia em regime feudal, literalmente. Os tumultos atuais são uma fabricação de poderes estrangeiros, os mesmo que financiaram e armaram as guerrilhas até 1959 contra a China, império do qual historicamente o Tibet fazia parte.

Acho curioso que mencionem o 'massacre' dos israelitas em '72 mas não haja nenhuma palavra para os mais de 100 estudantes mortos em 1968 no Tlatelolco, para que os jogos do México pudessem começar.

Acho curioso que se fale de direitos humanos quando há mais de 1 milhão de mortos na invasão do Iraque e Guantánamo continua funcionando.

Acho curioso que Sarkozy, presidente de um dos 8 maiores países vendedores de armas, reclame sobre direitos humanos (os outro 7 são o resto do chamado G8).

A China não é nenhum exemplo, mas são poucos os países com autoridade moral para abrir a boca sobre ela.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo