• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tolkien foi influenciado?

Olwe disse:
Os elfos da mitologia nórdica (um espécie de espíritos "domésticos") se parecem muito mais com os elfos-domésticos de J. K. Rowling (Sim... eu lí Harry Potter... ) do que com os elfos de Tolkien.

Não é bem assim. Nos Eddas (épico islandês, onde se conta sobre Odin, Baldur, Sigfried e outros personagens famosos) existem basicamente dois tipos de elfos: os elfos da luz - bons, belos e benevolentes com a humanidade, e os elfos negros - baixos, narigudos, feios (esses sim, se parecem com os da Rowling pelo menos em aparência), evitavam o sol pq viravam pedra em contato com ele (trolls de Tolkien? ;) ) e viviam nos subterrâneos. Os elfos negros eram os artífices (papel que coube aos anões na obra de Tolkien) dos deuses (inclusive o famoso martelo de Thor, Mjolnir, foi criado por um elfo negro).

Dos Eddas Tolkien ainda tirou todos os nomes dos anões d'O Hobbit e alguns do SdA... até o nome "Gandalf" veio dos Eddas, e era de um anão.

Tolkien também foi muito influenciado Kalevala (épico finlandês), de onde saiu boa parte da história de Túrin.

Barlach disse:
em númenor eles cultuavam os valar e em gondor. inclusive no duas torres, durantea batalha dos homens de faramir que frodo e sam presenciam, um deles pede a ajuda dos valar.

Em Númenor eles cultuavam apenas Eru, no Meneltarma. Pedir ajuda aos Valar não significa cultuá-los: isso era uma prática muito comum, principalmente na Primeira Era, onde os Valar interferiam menos sutilmente do que nas eras posteriores... sem contar que os elfos estiveram em contato direto com eles por milênios, e tinham plena consciência do efeito de tal "chamados de ajuda". O conhecimento dos homens sobre os Valar vem diretamente dos elfos, o que explica muita coisa.
O grito de Sam à Varda em Cirith Ungol ("a tiro nin, Fainuilos!" - "ó, olhe por mim, Semprebranca!") nada mais é do que uma "inspiração divina", o que pode bem ser aplicado no caso desse homem que pediu ajuda aos Valar: o uso de tais pedidos poderia ser quase inconsciente (como quando alguém faz o sinal da cruz ou pede proteção a Deus: já faz "parte" da pessoa, e isso vem à tona em uma hora de necessidade). Mas no caso de númenorianos e gondorianos, não significa que exista um culto propriamente dito: é apenas a influência das tradições élficas se fazendo sentir. ;)
 
Olwë disse:
Os elfos da mitologia nórdica (um espécie de espíritos "domésticos") se parecem muito mais com os elfos-domésticos de J. K. Rowling (Sim... eu lí Harry Potter... :oops: ) do que com os elfos de Tolkien.
Em que outras mitologias eles existem?


Tem tb os elfos, elementais que cuidam do ar, assim como os duendes, que cuidam da terra, os gnomos(anões de Tolkien) que cuidam dos minerais.
 
Acho q de todas as suas "fontes" a q tolkien mais se inspirou foi realmente a Biblia, não podemos esquecer o fato de q ele foi criado por um padre e era catolico fervoroso... é claro q de algum modo isso teria q repercutir em sua obra.

Quanto aos hobbits serem feios... bem não eram gatos como o Elijah, mesmo pq os hobbts em sua maioria não tinham olhos azuis(vieram a ter mais tarde depois da Elanor, assim como os cabelos claros) mais não eram feios :D
 
Éowyn- the white lady disse:
Acho q de todas as suas "fontes" a q tolkien mais se inspirou foi realmente a Biblia, não podemos esquecer o fato de q ele foi criado por um padre e era catolico fervoroso... é claro q de algum modo isso teria q repercutir em sua obra.

Por mais forte que tenha sido essa influência, acho curioso o fato de que pode ter sido a mais inconsciente.

Sendo, como já foi dito antes, um fervoroso católico ortodoxo, as visões católicas imbuídas nas história poderiam muito bem ser tão enraizadas na mente dele, que simplesmente parecesse natural que as coisas fossem assim no mundo dele.
 
Falando nisso, também vale lembrar que Tolkien desmentia qualquer afirmação sobre ele ter se espelhado na bibilia jeheheh (qlqr nao, mas a maioria delas! ^^)
 
Bem não sei se ele nega ou não mais q existe influencia existe é inegavel isso em varios pontos do silma chega a ser em escancarado!! :D
 
No início não tinha muito de Cristão não...
Ele chegava a chamar os Valar de deuses e tudo. Só depois que se deu conta de que sua mitologia, pra ser "real", como ele queria, deveria ter apenar um Deus, como ele cria. Aí vieram algumas alterações. Hoje eu consigo ver o Deus cristão em Eru perfeitamente.
A Bíblia foi uam influência na medida em que Arda é a Terra. Mas para a criação das Lendas élficas, do Silmarillion propriamente dito, do Hobbit, do SdA e dos outros livros, as influências maiores as foram mitologias européias mesmo, principalmente do norte.

Já vi gente dizendo que o Lembas é o Maná de Deus, o alimento sagrado da que fala do Antigo Testamente. Muito forçado isso, não cola mesmo...
 
Tolkien criou os Orcs a partir dos Goblings?Ou ele apenas fez uma história trágica para os elfos, onde eles são corrompidos pelas forças do mal e blablablablablabla. :confuso:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo