• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Por quê Moria não atacou Lothlórien?

Mesmo que os Balrogs estivessem sem responsabilidade por Morgoth para ajudá-lo, talvez eles apoiassem Sauron em alguma investida, não somente ele, mas o próprio Smaug. O próprio Gandalf deixa claro isso nos Contos Inacabados, sobre a preocupação do dragão continuar vivo e consequentemente ser uma arma mortal e perigosíssima contra os povos livres da Terra Média.

Exatamente! "O inimigo de meu inimigo é meu amigo, ou aliado".
 
Mas imensa parte do poder dele foi transferida para o anel. fora o que fora transferido para os 9. Tanto que pouco antes de fugir para barad dur, ele era subjugado e vigiado por um pequeno contigentes de elfos, bem menos poderosos que a Galadriel. E ele só fugiu com ajuda, sem os 9 ele não teria conseguido naquele momento( sua força crescia, mas nem tanto assim).
OPA! Calma lá... antes de mais anda: O UM anel NÃO (repito: NÃO!) ao poder "depositado" no Um não era iancessivel para Sauron, na verdade a ÚNICA coisa que ele não conseguia fazer sem ter fisicamente o anel era ACESSAR os outros anéis.
É nisso que está a falha da sua argumentação: Sauron VENCERIA Galadriel, Elrond, Gandalf, Cirdan e qualquer outro numa batalha mental. O Um era o ACESSO a isso, ou seja, valeria como um celular ligado no cérebro dos elfos e ai... bau bau elfos livres!

Outra coisa: nada de poder depositado nos 9; os 9 tinham o mesmo "motivo" dos 3, (como eu disse) fazer uma ligação direta na cabeça dos portadores pra então serem dominados.

Se ele pudesse peitar a Galadriel, não teria motivos para ele não esmaga-la, seguida do Elrond, depois Círdan... Ele temia primeiro a possivel aliança destes tres, depois a incerteza quanto os aneis elficos, ja que estes estavam escondidos do senhor do escuro, e depois ele temia uma nova aliança entre as raças, que ja o derotara antes, com todo seu poder pleno...
Não teria motivos? Como não? Eu já falei antes e vc não deu atenção: pras quê abrir guerra contra alguém sabendo que os outros vão se fortalever ainda mais pra resistir? Imagine a cena: Sauron ataca Lothlórien, Elrond fica sabendo e começa a fortificar Imladris (não tô nem contando os outros reinos - humanos, élficos e anão..); pense no tipo de poder de guerra necessário pra invadir uma Imladris fortificada?



Por mais que ele seja um maia, ele ja caira antes perante um alto elfo e um humano... um humano cortara seu dedo!
Circunstancial, e além disso isso ocorreu pq ele cometeu o emsmo ero que vc: achou que era um GUERREIRo, quando an evdrade ele sempre foi mestre na arte da sutileza, manipulação, estratégia...

Duvido tambem que ele tenha equecido que seu antigo amo, um deus, ja caira perante um mortal e uma elfa...
Vc sabe muito bem que foi outra questão circunstancial, além disso Morgoth estava "de salto alto"...

Ele aumentava de força, mas acho que tirando no final da guerra do anel, ele não teria poderes para peitar nenhum dos tres citados...
Não, não... ela já estava restabelecido. O corpo FISICO de Sauron demorou um tempo pra se reconstruir, mas sua inteligência sempre esteve lá.

Ele não atacou pq tinha aprendido a lição (guerreiro não; general sim!); a descoberta do Um apenas apressou os planos... aliás se não fosse isso em alguns anos (décadas talvez, acho que Sauron era bem meticuloso!) Sauron iria peitar toda a TM na porrada mesmo.


E iria vencer. Fácil.
 
E baseado no que você disse: Já pensou se o Smaug ainda estivesse vivo, que perigo hein?

Balrog vindo pelo oeste e Smaug pelo leste...

(claro que não é assim que está escrito..hehehehe!)
Gandalf cumpriu a lição de casa direitinho. Influenciou todos os fatos que permitiram a morte de Smaug e com as próprias matou o Balrog. Duas baixas drásticas no exército de Sauron.

"Conan disse:
Duvido tambem que ele tenha equecido que seu antigo amo, um deus, ja caira perante um mortal e uma elfa...
Filha de um Elfo e Melian, que era uma Maia.
Vc sabe muito bem que foi outra questão circunstancial, além disso Morgoth estava "de salto alto"...
Sim, ele subestimou o poder de sedução de Lúthien, mas o que de fato traiu Melkor foi o que já traiu muito homem por aí, deixar a cabeça de baixo se sobrepor à cabeça de cima :lol:
 
Última edição:
E baseado no que você disse: Já pensou se o Smaug ainda estivesse vivo, que perigo hein?

Balrog vindo pelo oeste e Smaug pelo leste...

(claro que não é assim que está escrito..hehehehe!)

Segundo Gandalf, Smaug seria usado para sitiar Valfenda ou arrazar toda Eriador!

Ramalokion disse:
OPA! Calma lá... antes de mais anda: O UM anel NÃO (repito: NÃO!) ao poder "depositado" no Um não era iancessivel para Sauron, na verdade a ÚNICA coisa que ele não conseguia fazer sem ter fisicamente o anel era ACESSAR os outros anéis.
É nisso que está a falha da sua argumentação: Sauron VENCERIA Galadriel, Elrond, Gandalf, Cirdan e qualquer outro numa batalha mental. O Um era o ACESSO a isso, ou seja, valeria como um celular ligado no cérebro dos elfos e ai... bau bau elfos livres!

Quer dizer que o Um Anel é um telefone sem fio, um celular! Só serve para ligação e não para dominação de outras raças! Perai, mesmo que os e anéis elficos não existesse o Um seria um grande perigo assim mesmo!
 
OPA! Calma lá... antes de mais anda: O UM anel NÃO (repito: NÃO!) ao poder "depositado" no Um não era iancessivel para Sauron, na verdade a ÚNICA coisa que ele não conseguia fazer sem ter fisicamente o anel era ACESSAR os outros anéis.

Ele tinha acesso ao poder do anel? Quando eu li tive outra impressão, tanto que uma das estratégias pensadas seria manter o anel escondido e protegido, o que só foi descartado porque Sauron crescia de poder e com o tempo acabaria sobrepujando o anel...

É nisso que está a falha da sua argumentação: Sauron VENCERIA Galadriel, Elrond, Gandalf, Cirdan e qualquer outro numa batalha mental. O Um era o ACESSO a isso, ou seja, valeria como um celular ligado no cérebro dos elfos e ai... bau bau elfos livres!

Mas em nenhum momento eu falei que tanto os elfos quanto Sauron estariam se utilizando do Um... Exatamente o contrario, estou criando uma idéia do Sauron sem o anel, e no começo do livro... Numa batalha mental? Provavelmente, senão a própria galadriel poderia tentar usar o espelho para derrotá-lo, mas ele não conseguiria entrar mentalmente em lorien sem o Um...
Estava falando ele incorporado em luta direta... E se Gandalf, Elrond, Galadriel, Sarumam qualquer um deles se utilizasse do anel, mais provável que ser subjugado por Sauron é que o derrotasse e o substituísse... Pelo menos é o que eles próprios falam no livro...
Inclusive uma coisa que me impressiona no livro, é ao mesmo tempo em que o anel tenta voltar para seu amo, sua sede de poder é grande o suficiente para cogitar traí-lo tornando um dos seus inimigos mais forte e soberano (é o que da a entender, pode ser um artifício do anel)...

Outra coisa: nada de poder depositado nos 9; os 9 tinham o mesmo "motivo" dos 3, (como eu disse) fazer uma ligação direta na cabeça dos portadores pra então serem dominados.

Pra se forjar anéis mágicos tem de se depositar poder... É que eu não lembro agora se os 9 foram feitos por Sauron ou se foi parte da trapaça dele e foram feitos também pelos elfos... Exatamente porque tinha como objetivo entrar e dominar a cabeça dos outros portadores, parte do poder de Sauron deveria estar depositado nos anéis... Dai o link...

Não teria motivos? Como não? Eu já falei antes e vc não deu atenção: pras quê abrir guerra contra alguém sabendo que os outros vão se fortalever ainda mais pra resistir? Imagine a cena: Sauron ataca Lothlórien, Elrond fica sabendo e começa a fortificar Imladris (não tô nem contando os outros reinos - humanos, élficos e anão..); pense no tipo de poder de guerra necessário pra invadir uma Imladris fortificada?

Elrond não precisaria fortificar uma casa que já é um forte. E a posição dele no livro é esta, indenpedente de Sauron atacar lorien ou não, até porque ele contava com a possibilidade da comitiva falhar (ele era bem cético quanto a isto) o que invariavelmente levaria à uma hora atacar lorien e depois rivendel. Então o que se falou que Elrond ia fazer ele já estava fazendo... Acho que muito mais perigoso do que pensar nisto, era pensar numa possível aliança em campo de batalha dos dois... Mas dai a importância de se manter moria dominada e no norte Saruman no controle.

Circunstancial, e além disso isso ocorreu pq ele cometeu o emsmo ero que vc: achou que era um GUERREIRo, quando an evdrade ele sempre foi mestre na arte da sutileza, manipulação, estratégia...

Concordo com vc, e não eu não achei que ele era um guerreiro. É exatamente por achar que a maior força do seu poder esta na sua mente maligna do que na sua força bruta própria, que falei que existiria a possibilidade dela apanhar da Galadriel... Desde que ela pudesse se proteger da mente dele...

Vc sabe muito bem que foi outra questão circunstancial, além disso Morgoth estava "de salto alto"...


Pois é, é a questão da soberba de se considerar superior... o que não anula o fato de morgoth ter tomado um créu. um deus, tomando um créu... E de maneira nenhuma escrita de uma maneira não crível dentro do universo de Tolkien.

Não, não... ela já estava restabelecido. O corpo FISICO de Sauron demorou um tempo pra se reconstruir, mas sua inteligência sempre esteve lá.

Inteligência não necessariamente significa poder... É declarado no livro que ele cresce de poder a cada hora que se passa... Então não, ele não estava plenamente restabelecido... Faltava ele recuperar o poder cedido ao anel... Nem que fosse sobrepujando o Um sem ele...

Ele não atacou pq tinha aprendido a lição (guerreiro não; general sim!); a descoberta do Um apenas apressou os planos... aliás se não fosse isso em alguns anos (décadas talvez, acho que Sauron era bem meticuloso!) Sauron iria peitar toda a TM na porrada mesmo.


E iria vencer. Fácil.

Pois é, é o que eu falei... A tendência era ele poder peitar todo mundo mesmo... Tendencia... No começo do livro ele teve de sair fugido da floresta negra... Se não fosse o anel, talvez ele até pudesse ser destruído naquela hora (cast the ring to the fire seria o nome da manobra)...

Melkor foi o que já traiu muito homem por aí, deixar a cabeça de baixo se sobrepor à cabeça de cima :lol:

:lol:
 
Vcs se esquecem que Sauron ja fora derotado antes... tudo bem que por uma tropa muito superior, mas ele foi derotado em luta contra um elfo....

e tudo bem que foi circunstancial, mas mesmo Melkor foi derotado uma vez por um humano e uma elfa...

Mas poderoso por poderoso, o Sauron, pelo menos em seu pleno poder, é mais forte que qualquer um na Terra Media, possivelmente mais que o propio Gandalf...

Mas a prova de que imensa parte dele estava "perdida" para o anel é o fato de o mesmo ter sido destruido com a destruição do mesmo.

E ela resiste ao anel, ela se prova perante ele e resiste...

Mas mais pro final de SDA Sauron ja estava alcançando uma força que ela provavelmente não conseguiria subjugar...


Sauron foi derrotado por um homem E um elfo. E não era qualquer elfo e nem qualquer homem. Se tratava de Gil Galad e Elendil. E mesmo assim, os dois pagaram com a propria vida, para conseguir derrota-lo.

A Galadriel resiste a "tentação" do Um Anel. Não quer dizer que ela tenha sido mais ou menos poderosa naquele episodio. Apenas, ela resistiu em não querer tomar o anel para si. Assim como Aragorn e Faramir resistiram tambem.
 
Eu vejo a tentação da Galadriel um pouco diferente da do Faramir...

o faramir foi a influencia normal do anel, e realmente é um feito muito grande ele ter resistido...

Ja a Galadriel se confrotou diretamente com o anel, sabendo de sua natureza e poder, acho que Galadriel sim se testou contra toda a força do anel...

claro, o que eu imagino quando li o livro, a sensação que me passa... pura especulação...
 
1- Por que motivo o exército orc de Mória não atacou Lothlórien pelo lado ocidental desta floresta?
2- Duas hostes atacando Lothlórien, uma do oeste e outra do leste. Será que eles teriam chances de se defender do Senhor das Trevas?


Hum não Haveria necessidade para isso. Lorien não representava um perigo grande para eles
 
Eu vejo a tentação da Galadriel um pouco diferente da do Faramir...

o faramir foi a influencia normal do anel, e realmente é um feito muito grande ele ter resistido...

Ja a Galadriel se confrotou diretamente com o anel, sabendo de sua natureza e poder, acho que Galadriel sim se testou contra toda a força do anel...

claro, o que eu imagino quando li o livro, a sensação que me passa... pura especulação...

Entendo o que quer dizer. E concordo com vc. A impressão que dá, é que ela precisava passar naquele teste. Mas isso já é um pouco off topic. Mas sua observação está correta.
 
Foi sitado ai em cima, que se Smaug ainda sobrevivesse ele poderia atacar Lothlórien pelo leste.

Cara, primeiro, abertamente, Sauron não conseguiria obrigá-lo a isso. Ele teria que se utilizar de sua maior arma, a sutileza e a lábia para induzir o Dragão a atacar sem que ele soubesse das intenções de Sauron.

O mesmo para o Balrog.

Mas também, vindo de Sauron, tudo é possível. :-)

A discussão do Ramalokion com o Conan lá em cima está boa, vou fazer alguns comentários:

Concordo com vc, e não eu não achei que ele era um guerreiro. É exatamente por achar que a maior força do seu poder esta na sua mente maligna do que na sua força bruta própria, que falei que existiria a possibilidade dela apanhar da Galadriel... Desde que ela pudesse se proteger da mente dele...

Galadriel não resistira a Sauron em um duelo mental, a diferença de poder é grande sim.

Circunstancial, e além disso isso ocorreu pq ele cometeu o emsmo ero que vc: achou que era um GUERREIRo, quando an evdrade ele sempre foi mestre na arte da sutileza, manipulação, estratégia...

Nenhum general deixa de ter um mínimo de iniciação na arte do combate. Mas entendi seu ponto de vista, ele não tinha as qualidades fortes nessa área e sim na área do comando.

Não, não... ela já estava restabelecido. O corpo FISICO de Sauron demorou um tempo pra se reconstruir, mas sua inteligência sempre esteve lá.

O corpo físico de Sauron nunca se reestabeleceu de verdade.

Pois é, é o que eu falei... A tendência era ele poder peitar todo mundo mesmo... Tendencia... No começo do livro ele teve de sair fugido da floresta negra... Se não fosse o anel, talvez ele até pudesse ser destruído naquela hora (cast the ring to the fire seria o nome da manobra)...

Dúvido que algum assalto conseguiria tocar em Sauron, mesmo ele frágil, teria que ser um exército. Um exército não conseguiria se deslocar pela floresta, teria que ser no trecho entre as terras castanhas (não lembro se é esse o nome mesmo) pois os pântanos também seriam vantagem para Sauron.
Nessas terras castanhas, dúvido que haveria tempo de se formar um grande exército, Dol Gulgur iria segurar Lothlórien por tempo suficiente e Gondor não chegaria com uma força grande, somente os elfos verdes poderiam tentar algo, mas um grande exército acredito que eles não conseguiriam formar.
 
Sauron era sem sombra de dúvidas o mais poderoso ser vivo da TM na 3ª Era. Galadriel era fantástica mas era "apenas" uma elfa noldor, Sauron era um maiar; o mais poderoso deles.

Respondendo com atraso :dente:

Poderoso sim, invencível não. Diferente de Galadriel que aumentou seu poder ao longo das Três Eras de Arda, Sauron teve seu poder disperso em algumas ocosiões, como na Queda e na forja do Um Anel e na luta contra Elendil e Gil Galad. Por mais poderoso que fosse, poder é algo que não retorna para fonte.


Pra que ele atacaria de forma tão direta? Pra chamar a atenção dos outros reinos? Deixar todo mundo em alerta geral e se preparando pra se defender extendendo a guerra pra vários cercos longos?

Sauron era um estrategista, ele queria atacar tudo de uma vez pra não dar tempo de defesa (ele apressou Saruman a atacar Rohan pra fazer o efeito dominó: Detona Rohan > que não envia reforços pra > Gondor, que ficaria sob cerco > que não poderia lutar em campo aberto e morreria de fome/doença.... e por ai segue).

E o que foi que eu disse? Sauron seria muito idiota de tentar um ataque precipitado sobre Lórien.



Outra coisa: os elfos de Lothlórien não dariam nem pro cheiro contra os exércitos de Sauron; eram elfos da floresta, que não tinham preparo bélico, não confundam com os elfos NOLDOR quemlideravam os silvestres na batalhas da 1ª Era. Até pq os elfos silvestres (verdes - grande base do povo de Lothlórien) não lutavam abertamente nem naquela época diretamente...

Bom... se conseguir me convencer que um orc correndo e brandindo uma cimitarra pode vencer o mais simples dos elfos silvestres portando um arco... sinta-se à vontade. Não brinca Ramalokion! Por mais numeroso que fosse uma infantaria a pé ou montada, dificilmente venceriam um batalhão de arqueiros em uma floresta. Se leu o livro do Bernard Cronwell, viu que um arqueiro excepcional pode disparar uma terceira flecha antes da primeira atingir o alvo. Se um humano é capaz de tal proeza, imagine um elfo? E pouco importa se ele for avari, nandor ou sindar. Vai deitar muitos orcs.


E quem disse que Imladris (Elrond) ajudaria Valle? Pq? Todos esses lugares eram lugares pra se PROTEGER de Sauron; ]onde os 2 anéis élficos atuavam havia a proteção extra, mas NINGUÉM tinah a menor chence contra o exército de Sauron.

Ele só não atacou antes pq queria chegar num nível de força tão alto (com seus exércitos!) que evitaria qualquer chance de revide, com ou sem anéis élficos ajudando. Os reinos da 3ª Era não se aliavam (exceção a Rohan e Gondor por questões históricas - e mesmo assim Sauron planejou anular isso).

Mas ele não tinha tanta certeza assim. O pau que ele levou na Batalha da Última Aliança o deixou cauteloso. Ele até poderia confiar na força do taco, mas não deixaria as Montanhas Sombrias desguarnecida para atacar Lórien ou Eriador.
 
Sauron era sem sombra de dúvidas o mais poderoso ser vivo da TM na 3ª Era. Galadriel era fantástica mas era "apenas" uma elfa noldor, Sauron era um maiar; o mais poderoso deles.

Respondendo com atraso :dente:

Poderoso sim, invencível não. Diferente de Galadriel que aumentou seu poder ao longo das Três Eras de Arda, Sauron teve seu poder disperso em algumas ocosiões, como na Queda e na forja do Um Anel e na luta contra Elendil e Gil Galad. Por mais poderoso que fosse, poder é algo que não retorna para fonte.


Olha, desculpe, pois eu posso estar muito sem noção mas:

Como assim? Sauron o mais poderoso da Terra Média?

Será mesmo? E quanto aos Ìstari? Gandalf, Saruman, Radagast, Pallando...

Principalmente o Gandalf após a vitória sobre o Balrog se tornando um mago branco.

Mas lendo algumas passagens no SDA bem como no Silma e Contos I. eu acho que ambos tinham condições de bater de frente diretamente com Sauron e neutralizá-lo também. Foi por este motivo que foram enviados das Terras Imortais para a Terra Média, não?:think:

Eu penso desta forma...
 
Mas lendo algumas passagens no SDA bem como no Silma e Contos I. eu acho que ambos tinham condições de bater de frente diretamente com Sauron e neutralizá-lo também. Foi por este motivo que foram enviados das Terras Imortais para a Terra Média, não?:think:

Eu penso desta forma...

Com certeza não. Os istari foram enviados a Terra-Media para auxiliar os povos livres na luta contra Sauron. Em nenhum momento é dito que eles foram enviados para entrar em confronto direto.

Tanto é, que foram para a Terra-media com os poderes limitados e em uma forma humilde.
 
Como disse Menello, os Instari não estavam ali para entrar em confronto direto, e Gandalf não poderia contra Sauron não (vocês querendo ou não, ele estava selado naquele corpo humanóide). Gandalf conhecia os limites impostos a ele pelos Valar e sabia que seu poder estava controlado. Tanto que ele temia lutar contra o Witch King, imagine contra Sauron então.
 
77, os Istari não foram enviados para confrontar Sauron diretamente, como muito bem colocou o Menello. E antes dos eventos que tornaram Gandalf o Branco, Saruman era o maior dos 5 em poder.

Embate mental (termo usado pelo pessoal em alguns post)? O que dizer dos eventos com o Palatir? Saruman foi subjugado, Sauron o corrompeu e o trouxe para o lado dele. O Istari achava tê-lo ludibriado mas foi justo o contrário. Sauron adorou ver que Saruman estava querendo o anel para si. Era um forte aliado na busca do Um, e mesmo que o tomasse para si não haveria problema, pois o Anel só tem um senhor.

Sauron vinha crescendo em poder, mas em nenhum momento do SdA consegiu ter um corpo físico novamente, talvez o anel fosse seu último e derradeiro corpo.

Outro ponto fundamental é que resistir à tentação do anel, assim como os citados fizeram, não serve de parâmetro para especular a respeito de um enfrentamento direto com Sauron.

Quanto ao enfrentamento mental, o que temos são os fatos envolvendo o uso dos Palantiri. E neles podemos tirar um parâmetro sobre possíveis confrontos com Sauron. De novo, resistir à tentação do anel é outra conversa.
 
Última edição:
Pergunta interessante Belfalas. Tava lendo os apêndices pra tentar entender a ordem dos acontecimentos. Sabemos que quando Lórien foi atacada, Gandalf ja tinha derrotado o balrog, então só restavam os orcs e trolls das minas. E como os próprios apêndices citam, a comitiva foi perseguida até a floresta, mas foram todos derrotados. Talvez por isso os orcs restantes, sabendo do poder reinante naquela floresta, não atacaram. O apêndice ate diz que o poder contido na floresta atráves de Galadriel, o anel elfico e Celeborn talvez só cedesse se fosse atacado pelo próprio Sauron, e nós sabemos que ele estava pra lá de ocupado com Gondor e outras batalhas.
Acho que esse fato demonstra o tamanho da ambição e tb dos despreparo de Sauron. Ele quis dominar toda a terra media e acabou dividindo suas forças. Talvez se tivesse promovido um ataque maciço a Lórien ou a Gondor, conquistar outras terras fosse uma questão de tempo.
 
Poutz quanta coisa! Vou sair de valada então vou dar uam resposta resumão, tudo bem? Qualquer coisa espoecifica é só postar que eu volto e continuo a discussão (que aliás quero deixar os parabéns em especial aos novatos pela sensatez! Via de regra o povo fica bravo quandop alguém discorda! ehhehe):

1) Sauron: NINGUÉM na TM era mais poderoso. Mesmo Gandalf como o Branco (ou seja pós Balrog) não seria tão forte; Tolkien alega isso expressamente em uma das Cartas. Ele diz que APENAS Gandalf TALVEZ tivesse alguam chance de vencer Sauron pelo dominio do Anel; como o dominio do Um era por poder mental fica simples de perceber que os outros "grandões" não teriam chances!

Sobre o restabeleciemnto fisico de Sauron: no Silma fica claro que ele estava restabelicido sim; e que a única herança da batalha da Última Aliança foi que seu corpo reconstruído não tinha um dedo (o que foi cortado!)

2) PODER: vejam que na Obra a palavra poder assume várias conotações. Quando é dito que "Sauron cresce em poder" significa seu poderio militar (mais orcs chegando, Isengard se pondo em ponto de batalha, Orientais chegando aos montes...) e não ao seu poder "fisico".

3) A GUERRA: achoq ue esse é o ponto mais complicado da Obra de modo geral; vejam na 3ª Era 2 anéis élficos estavam em atividade pq o Um tinha sumido. Nesse tempo todo Sauron voltou a ter um corpo e recomeçou seus planos de conquista; vejam que ele queria tomar tudo via estratégia (Um anel = domina pelo menos duas das 3 grandes "cidades" élficas ainda de pé; 9 manda nos Homens e 7 nos anões); como falhou ele vai pra porrada pura.

Ao perder o Um ele volta ao seu plano ams com uma modificação: ele faz um MISTO entre porrada pura (exércitos) e estratégia (Gondor com seu regente sendo dominado, Rohan perdendo seu rei, Moria fora das mãos dos anões...). Quando o livro começa Sauron está inteiraço e se preparando melhor pra invadir tudo (ele tinah aprednido a lição, mas sabia que a Última alinaça tinha sido...hummm... bem... a ÚLTIMA!); além disso antes os homens eram Numenorianos com pouco tempo (relativamente) de distãncia de Numenor em si; já na 3ª Era... Aragorn "tinah em sim a nobreza de outrora", ams e os outros homens? Faramir não era páreo pra um capitão de Númenor... que dizer dos rohirrim?

Agora pontos especificos que podem causar problemas ao entender a obra:

VILYA: cara Sauron tinha corpo fisico sim; o tal de "Olho" é uma metafora. Só PJ achava que o Olho era de verdade! (Leia o Silmarillion sobre a 3ª Era)

ELRING: cara Galadriel teve sua sabedoria aumentada pelo tempo, concordo. Mas Sauron era um feiticeiro; Galadriel fisicamente era uma elfa (e elfas NÃO eram guerreiras).

Vc sabe como foi que a mãe da Arwen morreu? se soubesse veria que um orc com uma espada é tão mortal quanto qualquer guerreiro armado é. Esse papo de "um elfo sozinho mata 40 orcs enquanto ajeita os cabelos" é balela. Orcs eram selvagens (e vc leu BC então sabe que na hora da porradaria isso conta muito!), e qualquer um que se descuidasse morria fácil. Invadir Loyhlórien? Já ouviu falar em FOGO? Olifantes derrubando árvores, junto ao mar de arqueiros do lado de Sauron (esqueceu que orcs também atira, flechas? E os orientais)...

Sauron SABIA que não haveria união entre os povos (apesar de que pode-se argumentar, de certa forma, que a Comitiva em si foi uma união...) pq ele cuidou disso! Ele tinah espiões em todo lugar, Rohan estava controlada, Gondor abalada, Elrond perdia elfos a cada dia...
 
Nossa Ramalokion, chegou matando todo mundo!

Estou acompanhando este Tópico, e acho que você matou a charada de boa parte das perguntas!

Foram colocados alguns "Ses":

Se o Balrog pudesse ajudar Sauron: Foi respondido que não poderia pois o mesmo não se deixaria dominar...!

Se Smaug pudesse ajudar Sauron: Também não, pois também seria difícil manipula-lo para obedecer a uma tarefa...

Tem ainda a questão dos orcs de Moriá. Eles podiam ou não podiam atacar? Mas me parece que alguém respondeu que seria difícil manter contato com eles pela distância de Mordor e Moria.

Como nosso colega disse acima, os elfos sozinhos, se fossem confrontados, não teriam assim tanta vantagem!

Bem, então o resultado é:

Graças a Deus que Tolkien não entrou em detalhes pois então teria que haver mais mortes nas batalhas! Porque pelo que eu entendi de tudo o que foi postado uma vitória para Lothlórien seria quase impossível...
 
VILYA: cara Sauron tinha corpo fisico sim; o tal de "Olho" é uma metafora. Só PJ achava que o Olho era de verdade! (Leia o Silmarillion sobre a 3ª Era)
"Então Sauron foi derrotado por algum tempo e abandonou seu corpo. Seu espírito fugiu para longe e se ocultou em um local ermo. E por muitos anos ele não voltou a assumir forma visível."
(Fim da segunda Era.)
O Silmarilion​

"Não se trata de umdos uláiri (nâzgul), como muitos a muito imaginam. É o próprio Sauron que voltou a assumir uma forma e agora cresce rapidamente."
(Gandalf a Elrond,antes da convocação do Conselho Branco)
O Silmarilion​

Estou sem os HoME e os CI aqui. Gostaria que alguém me confirmasse se o Feiticeiro (Sauron) mais uma vez abandonou seu corpo para poder fugir da investida organizada pelo Conselho Branco, ou se de fato como nosso amigo Ramalokion salientou, desde essa época (já na terceira Era) Sauron era possuidor de um corpo.

Posso estar enganado mas o que lembro é que Sauron mais uma vez abandonou seu corpo e não mais reestabeleceu um fána. Foi de fato um exagero dizer que não recuperou seu corpo na terceira Era, mas se minha memória não me trai, ele não tinha um corpo reestabelecido no SdA.​

Se o Balrog pudesse ajudar Sauron: Foi respondido que não poderia pois o mesmo não se deixaria dominar...!

Se Smaug pudesse ajudar Sauron: Também não, pois também seria difícil manipula-lo para obedecer a uma tarefa...
Este ponto já foi discutido e não houve consenso. Sauron já comandou Dragões e Balrogs nas vezes que Melkor deixou seu exército sob sua responsabilidade. Dizer que não poderia fazê-lo novamente é algo de caráter especulativo, já que Tolkien não deixou (pelo menos até onde investigamos nas outras discussões) nada definitivo a respeito. O argumento de que os servos maiores de Melkor não se subordinariam a Sauron sem ordens explícitas do mesmo é forte, mas mesmo assim, Sauron sempre foi o mais ardiloso e manipulador dos Maiar, parece-me lógico que encontraria meios de usar tanto Smaug quanto o Balrog de Moria a seu favor.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo