• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tolkien teria gostado dos filmes?

Tolkien teria gostado dos filmes de PJ?


  • Total de votantes
    94
Concordo totalmente com Sara e Drakus...
Tolkien não queria limitar sua criação na mente dos leitores e isso os filmes de PJ fez. Ou alguém aqui pensa no Aragorn com uma cara que não seja a do Viggo Mortensen? É claro que ele iria se admirar com os efeitos de computador e todas as criaturas que puderam ganhar vida através deles, mas no geral, cortes como Tom Bombadil, as Colinas Tumulares, o Expurgo do Condado, Glorfindel e até mesmo as invenções de PJ cm aquele exército de elfos chegando em Helm do nada ou Arwen cm guerreira, deixariam o velho Tolkien com seus parcos cabelos em pé.
Por mais que a gente diga que algumas dessas coisas foram legais pra adaptação do filme pro cinema e possibilitar que todos, inclusive os que nem leram entenderem a história, quem escreve sabe o quanto cada detalhe posto na obra nos é caro e importante. Tudo faz sentindo pro autor, tudo é necessário e nada pode ser mudado se não por ele.
Por isso votei não...
Tolkien não se renderia aos filmes de Jackson...
 
Apesar dos pesares, creio que Tolkien teria aprovado os filmes sim, pois devemos lembrar que os filmes são adaptações dos livros, e seria impossível retratar nos filmes exatamente tudo o que acontece nos livros, principalmente um livro de tão grande complexidade, como SdA, o que é facilmente perceptível pelo tempo que os filmes demoraram para serem produzidos, sendo isso possível somente com as inovações tecnológicas das quais dispomos hoje em dia.
Pessoalmente considero os filmes muito bons, e acredito que se ainda estivesse vivo, Tolkien poderia ter auxiliado PJ na produção desses, a exemplo do que JK Rowling (não estou estabelecendo nenhum critério de comparação entre os dois ok!) faz com a produção dos filmes baseados na sua obra.
 
Acho que ele não iria gostar. Não digo por mim, e sim por ele. Afinal, ele estaria dando de ombros para efeitos especiais e o escambal. Creio que o que mais estaria em jogo seria tantas coisas que ele descreveu e imaginou de um jeito e foram para as telas de outro. A gente não sabe a afeição que ele tinha com cada personagem. Exemplo: Se Tom Bombadil aparece meio deslocado na história, é porque ele significava algo para Tolkien, certamente seria uma das coisas que ele não gostaria. Não que EU achei que fosse necessário colocar o Tom ali, mas não sei o pensamento do professor...
 
Eu votei em não, mas eu realmente não sei, teria ficado feliz que seu livro foi transformado em filme, mas acho que não ficaria satisfeito com o resultado, pq os filmes mudaram muita coisa do livro...
 
Perai que eu vou perguntar ele.... hiiiiiiiii!!!! eu esqueci ele morreu!!! hauhauhauahu...:lol: Bom falando sério agora, concerteza se ele visse o filme ele iria ficar muito feliz, quem não ficaria feliz por ver tua obra sendo feita???
é obvio que todos estariam!!!!
 
Sim, já que as obras dele acabaram sendo mais divulgadas e mais conhecidas.:roll:

Eu acho que divulgação não era a paixão do professor. Não acredito que ele fez tudo para ser divulgado, mas sim, para criar e colocar no papel aquilo que ele gostava de contar e escrever. Ele mesmo dizia que nem se importava com as críticas e por isso não fazia para ser reconhecido ou conhecido.
Se ele gostasse era simplesmente pelo motivo de ver vivo o que estava em sua mente. Mas como já disse, acredito que muito fatores contribuiriam para que Tolkien desaprovasse a obra.
 
Acho que mesmo que o próprio Tolkien tivesse sido o diretor, não teria gostado dos filmes. Reproduzir no mundo "real" as produções da imaginação é algo muito difícil, se vocês lembrarem da cor das capas élficas que Galadriel deu aos hobbits perceberam que aquelas cores não existem, Tolkien as inventou. Algo assim no mundo real seria extremamente difícil de reproduzir.

Os atores também colocam sua visão do personagem direta ou indiretamente, o que poderia ser um complicador e incomodar bastante o mestre Tolkien.
 
Eu acho que em partes Tolkien teria gostado.

Algumas coisas sim,
Ex: Locais filmados, trilha sonora, efeitos especiais.

Algumas coisas não,
Ex: Retirada de Tom Bombadil, retirada do expurgo do condado e mais algumas coisas que acrescentaram.

:joy:
 
Olhando o filme como um todo ele teria gostado sim. O clima de sua obra está ali, assim como a história que ele queria contar. Ele veria que tudo foi feito por pessoas que tinham um grande amor pela Terra-Média e seus personagens, assim como o próprio Tolkien.
Porém acredito que ele, assim como nós fãs, sentiria falta de algumas passagens e ficaria incomodado com as mudanças que PJ fez. Mas não a ponto de não gostar dos filmes.
 
Bom eu creio que Tolkien gostaria sim, ele devia saber que uma adaptção para o cinema significaria algumas alterações na história original então eu creio que se o mestre estivesse vivo ele até daria umas dicas ao PJ.

concordo com você, P.J. trabalhou duro para tentar agradar, se o mestre Tolkien estivesse vivo certamente o filme ficaria 100% perfeito! :grinlove:
 
De fato, essa é uma pergunta díficil. O filme deixa muito a desejar para fãs que conhecem a história pelo livro. Muitas partes ficaram faltando e as pequenas adaptações que não tem sentido para quem conhece a obra de Tolkien (ex: Arwen e o rio). Mas, por outro lado, o Peter fez um trabalho muito bom.

Para quem nunca teve um contato com O Senhor dos Anéis, o que Peter fez durante 3 anos é um milagre. Foi pelo filme que eu cheguei ao autor, mas se tratando do Mestre, eu não consigo prever sua reação ao filme. Dificilmente alguém conseguiria reproduzir com maestria uma adaptação fiel do livro para filme como Peter fez.
 
Para quem escreveu livros tão minunciosos
ver sua obra sendo virada num filme que tira mais da metade dos detalhes...
acho que ele não iria gostar tanto assim não.

Bjus
 
Tudo dependeria de ele entender ou não que a maior parte das mudanças foram necessárias para a adaptação virar um filme bem conseguido. Sinceramente não sei o que ele pensaria; pela imagem que tenho dele através das biografias e documentários, acho que ficaria divido, por um lado agradado por os filmes captarem a essência dos livros, por outro descontente com a forma como certas coisas foram abordadas de uma forma menos "literária".
 
Acho que ele se sentiria honrado por ter merecido uma super produção como a triologia. Afinal, foram os três!! E foram super bem aceitos na grande maioria dos países.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo