• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Retorno do Rei: um dos piores finais

Eu fico aqui lembrando da época do lançamento de O Retorno do Rei, que um monte de gente com quem eu falava sobre o filme dizia a mesma coisa "É o melhor dos três. O que estraga é aquele monte de final." Acho que foi baseado nisso que saiu essa crítica e o final de O Retorno do Rei ficou em segundo como o pior.

Porque se for pensar bem, o que acontece é que simplesmente fica picotado, não tem muito ritmo, e aí o problema nem é ser longo, porque bem, eram nossas personagens queridas se dando bem, e não há problema algum em ver isso. O problema é que o que você tem é final 1, final 2, final 3, etc. sem muita fluidez.

Não sou diretora nem nada para sugerir uma outra forma de ser feita que não fosse tipo final de novela da Globo (festa de casamento, todo mundo junto e feliz, mostrando quem casou com quem e quem pariu quem, etc.), mas a sensação que dá é que o PJ "errou" a mão nesse final, sim. Aí é aquela história: para um filme como O Retorno do Rei, tudo ganha grandes proporções, o que significa que uma coisa que poderia ser tolerada em um filme mediano aparece nesse tipo de lista (que bem, no final não prova porcaria nenhuma porque no todo o filme é um dos melhores dos últimos tempos, oras bolas ¬¬').
 
É isso mesmo Aninha!

A gente não pode esquecer que tanta pegação no pé é por causa do sucesso, tipo assim: foi um dos grandes filmes na época. Uma grande produção!

Esse pessoal crítico, e agora me fez lembrar (não riam, por favor!) de Ratatoulle, no personagem Egon, que era crítico, aquela parte no final que ele diz: "Um crítico, é aquele que alguém diz que entende de alguma coisa. Leva a vida falando mal dessa ou daquela situação! Divertimos as pessoas dizendo o que elas não teriam coragem de dizer (...) Mas há momentos que temos que arriscar...!"

Todo filme muito esperado, grande produção é assim: sempre são pixados! Querem exemplos, procurem no Google!

Cleopatra
Co Vadis
Star Wars
Titanic

É incrível como eles gostam de pegar no pé do pessoal, então eles arriscam, dizem algo, se pegar, pegou... Eles fazem sucesso...
 
É isso mesmo Aninha!

A gente não pode esquecer que tanta pegação no pé é por causa do sucesso, tipo assim: foi um dos grandes filmes na época. Uma grande produção!

Esse pessoal crítico, e agora me fez lembrar (não riam, por favor!) de Ratatoulle, no personagem Egon, que era crítico, aquela parte no final que ele diz: "Um crítico, é aquele que alguém diz que entende de alguma coisa. Leva a vida falando mal dessa ou daquela situação! Divertimos as pessoas dizendo o que elas não teriam coragem de dizer (...) Mas há momentos que temos que arriscar...!"

Todo filme muito esperado, grande produção é assim: sempre são pixados! Querem exemplos, procurem no Google!

Cleopatra
Co Vadis
Star Wars
Titanic

É incrível como eles gostam de pegar no pé do pessoal, então eles arriscam, dizem algo, se pegar, pegou... Eles fazem sucesso...

Aproveitando sua fala é por isso que digo:


"Filme é filme, livro é livro" e mais:

"Adaptações, são adaptações"
 
Faltou O Último Samurai nessa lista, entre as primeiras colocações.

Até a batalha final o filme vai muito bem...

... mas o simples fato do personagem de Tom Cruise sobreviver a ela, não ter a coragem de cometer seppuku - afinal, ele havia se "tornado" um samurai, não? - conseguiu destruir tudo o que foi apresentado antes. Mas imagina se eles não colocariam um "final feliz", com ele voltando para a amada, né? Hollywood...




Finalmente depois de tantos longos anos
encontrei alguem q pensa a mesma coisa sobre o ultimo samurai aleluia (ja tava pensando q eu era louco), mas falando do RDR
é um pouco longo mesmo, nada que me encomode, mas os filmes nao são vistos só por fãs entao eles poderiam ter dado uma cortadinha ali

e o lance do climax do filme muito longe do final, isto poderia ser diferente se ele nao tivece cortado o expurgo do condado :~~~~~~~~[

P.S. alguem aqui gosta tanto desta parte do livro(o expurgo do condado) quanto eu?????
 
Retorno do Rei tem um final ruim sim. Um dos motivos a Anica já comentou, ele fica recortado demais. Parece que vai acabar e... mais uma cena. Fica deslocado demais e, em um filme grande, acaba cansativo.

O problema é que no livro temos o Expurgo do Condado. Então a festa de casamento de Rosinha e Sam se torna importante para mostrar que a paz volta para o Condado. No filme, como isso não aconteceu, fica tudo muito solto, como uma coisa totalmente sem importancia.

Eu adaptaria, colocando a ordem diferente. O casamento viria antes da partida e ai ficaria mais coeso, com uma cara melhor de final.
 
Retorno do Rei tem um final ruim sim. Um dos motivos a Anica já comentou, ele fica recortado demais. Parece que vai acabar e... mais uma cena. Fica deslocado demais e, em um filme grande, acaba cansativo.

O problema é que no livro temos o Expurgo do Condado. Então a festa de casamento de Rosinha e Sam se torna importante para mostrar que a paz volta para o Condado. No filme, como isso não aconteceu, fica tudo muito solto, como uma coisa totalmente sem importancia.

Eu adaptaria, colocando a ordem diferente. O casamento viria antes da partida e ai ficaria mais coeso, com uma cara melhor de final.


Não sei se entendi bem o que vc quis dizer, mas no filme o casamento de Sam e Rosinha acontece antes da partida para os Portos Cinzentos.
 
Não acredito que há pessoas que possam dizer que O Senhor dos Aneis seja uns dos 10 piores finais de filme, isso foi o cumulo. Por que eles não colocaram filmes como "Quero ser Jonh Malkovic" ou "Pulp Ficcion", isso que é filme e final chato!!!!
 
10. King Kong (2005) - wtf, eles queriam o q? O gorilão vivo???
9. O Clube dos Cinco (1985) - JUSTO! PUTA FINAL RUIM.
8. A Vila (2004) - Non-sense. Ok.
7. Dead Man's Shoes (2004) - Ok.
6. Titanic (1997) - Outro que eu n entendo, o final é uma das melhores partes do filme.
5. Onde os Fracos Não Têm Vez (2007) - n vi.
4. Guerra dos Mundos (2005) - Biologicamente correto.
3. Alerta Solar (2007) - N vi.
2. O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003) - Eu tb acho demorado. Ok.
1. O Retorno de Jedi (1983) - ahhh, isso é perseguição contra SW. Mostra uma comemoração, oras. Pq seria diferente já que o Império teria caído, o Imperador e o Darth Vader mortos?!
 
Realmente, final do SdA é péssimo, chegando a ser ridículo! Tudo bem, tenho que concordar que acrescentar o Expurgo do Condado ficaria meio inviável, afinal precisaria de pelo menos mais uns 45 minutos. Então poderia ter acabado na coroação do Aragorn. O Foxwulf tá coberto de razão.
 
Todo mundo diz que o Expurgo fez falta. Imagina se tivessem tirado ainda mais coisa do final como vocês querem!
Ia sair todo mundo do cinema se perguntando o que aconteceu com os Hobbits, Gandalf e tudo mais. O filme não teria fim, a trilogia não teria terminado. Sem contar que a principal mensagem passada por SdA está no final, quando Frodo diz que o Condado não é mais o mesmo pra ele.

Enfim, olhando como fã eu também não gosto do final, afinal faltou o Expurgo e a morte de Saruman (coisas inviáveis, eu sei). No entanto, olhando como um expectador comum que tem certo (entada-se pouco) conhecimento de cinema, o fim foi excelente. Demorado, mas excelente!
 
que ultrage!!!
cara guerra dos Mundo concordo e muuuuuuuito, mas SdA não, e "e estamos rezando para que os créditos venham logo para que possamos ir logo no banheiro e fazer o xixi que estamos segurando há quatro horas.", se eles não sabem usar o controle do DVD pra pausar problemas é deles.


kkkkkkkkkkkk essa foi muito boa...

agora... peeeeeeeense num negócio de quem não tem o que fazer: "so des piores finais de filme"... sem contar que o grupo de "críticos" pode passar pelo ridíciulo do mal gosto.

Todo mundo diz que o Expurgo fez falta. Imagina se tivessem tirado ainda mais coisa do final como vocês querem!
Ia sair todo mundo do cinema se perguntando o que aconteceu com os Hobbits, Gandalf e tudo mais. O filme não teria fim, a trilogia não teria terminado. Sem contar que a principal mensagem passada por SdA está no final, quando Frodo diz que o Condado não é mais o mesmo pra ele.

Enfim, olhando como fã eu também não gosto do final, afinal faltou o Expurgo e a morte de Saruman (coisas inviáveis, eu sei). No entanto, olhando como um expectador comum que tem certo (entada-se pouco) conhecimento de cinema, o fim foi excelente. Demorado, mas excelente!

cara, é interessante o seu comentário. De fato, num primeiro momento, os LEITORES que viram o filme sentem falta mesmo dos acontecimentos na terra natal dos hobbits... mas aos EXPECTADORES, que não leram o livro (vale ressaltar) está tudo ótimo: o condato está do jeito que eles deixaram... ou seja, tooooooda essa viagem valeu a pena pq eles conseguiram preservar a beleza de sua terra...
 
Última edição por um moderador:
Bom
por causa do livro
e na minha humilde opinião
eu acho o final fraco sim.
Mais também não tão fraco a ponto de estar entre os 10 finais mais fracos :P
Ja vi tanta coisa pior
e ele não é ruim
so não é tão bom quanto poderia ser...

Bjus
 
Pis é, já viu algumas pessoas não-fãs comentarem que acharam arrastado o final que parece que chega mas não chega, hehehe. Enfim, não posso comentar porque sou fã, então não vi problemas.
 
Porra...o retorno do jedi tem um final aceitavel...temos q lembrar q eh um filme de 83...e lembrar do final original...e também q n existia os eps 1,2 e 3...como no ep 4...eles terminam com uma comemoração simples ali mesmo no campo de batalha com os lutadores da batalha de endor...bem simples e tranquilo...não eh um final ruim...ao ponto de estar em 1º lugar...mas como já foi dito...neguinhu eh um bando de bosta e gosta de criar polemica..."olha nos falamos mal do filme q ganho maior numero e oscar e da maior trilgogia de sci-fi q já existiu...como nós somos criticos!"...putz...e q critica feia q fizeram...nada construtivo e com explicação confiavel...enfim...foda-se
 
O final de o retorno do rei filme é completamente fiel ao livro (com exceção do expurgo do condado, que exigiria mais uma hora de filme). Frodo se sacrificou pelo bem de toda a terra média e recebeu um ferimento que o consumiria aos poucos, por isso teve que ir embora com os últimos elfos e abandonar tudo que amava. Tolkien quis mostrar que para se construir um mundo melhor cada pessoa tem que contribuir com a sua parcela de sacrifícios. Por isso o final é o melhor possível para o filme. Cinema não se faz só com efeitos especias e cenas de batalha.
 
O final de o retorno do rei filme é completamente fiel ao livro (com exceção do expurgo do condado, que exigiria mais uma hora de filme). Frodo se sacrificou pelo bem de toda a terra média e recebeu um ferimento que o consumiria aos poucos, por isso teve que ir embora com os últimos elfos e abandonar tudo que amava. Tolkien quis mostrar que para se construir um mundo melhor cada pessoa tem que contribuir com a sua parcela de sacrifícios. Por isso o final é o melhor possível para o filme. Cinema não se faz só com efeitos especias e cenas de batalha.


muito bom
 
Concordo com os críticos. Por um instante, esqueçam que é O Senhor dos Anéis, esqueçam a devoção ao Tolkien e vejam como um filme qualquer.

O final é arrastado demais. Depois da queda de Sauron, dá a impressão que o filme já está no fim. Ai começa... Cenas arrastadas do Frodo na cama, os demais membros da Sociedade aparecendo e cumprimentando. E a coração de Aragorn, beijo na Arwen, visão panoramica de Minas Tirith.

Poderia ter terminado ai sem problemas. Mas, alguém pode dizer: Mas o filme começou no Condado e tem que mostrar o que acontece com o Bilbo e o Frodo.

Tá bom... Então temos mais cenas arrastadas no Condado, sem que a história já não existia. E mostra o casamento do Sam, que não tem importancia nenhuma, só para dizer: Olha só gente, ele não é gay, estão vendo?

Ok. Ai cena do Frodo em casa com o Sam, falando do livro de Bilbo, que não teve a menor importancia no filme, e a essa altura, ninguém mais lembrava que ele comentou que estava escrevendo um livro (sobre o que não dizem), lá no começo de A Sociedade do Anel.

Então a cena da carroça com Bilbo e a cena dos Portos cinzentos (a mais arrastada de todos).

Foi incomoda essa cena, tipo, mostra o rostinho triste do Pippin, do Merry, do Sam... A emoção da batalha final, já esquecida por conta de tanta chatisse.

Mas... Não é o fim... Pois, ainda tem que mostrar o Sam chegando em casa. E quem liga para Sam? Quem assistiu aos filmes apenas, queria ver o que acontece com o Aragorn, com o Legolas e tals, mas, ninguém liga para o Sam.

Foi arrastado demais, poderia ser simplificado, resumido sem problemas. Já que cortaram coisas importantes, poderiam ter cortado essas coisas todas. Ninguém se importa se Sam no começo de a sociedade estava gostando de uma hobbit generica.

E nessas horas que entendo perfeitamente por que lançaram para o cinema essa versão editada, cortada.



Concordo plenamente com você, acho que devemos encarar o SDA como um filme ver que o final foi ruim mesmo.

Mas não que ele tenha sido ruim pelo fato de ter tido menos histórias e não ter contato o Expurgo do Condado, como alguns afirmam, bem pelo contrário.

Foi ruim justamente por ficar se prolongando demais e, como já falado, pelos finais serem 'recortados'.

acho que PJ fez uma homenagem ao Sam dando um enfase a ele, porque ele é um personagem tri importante no Livro, mas que não foi tão valorizado no filme (que deu mais valor a Legolas, por exemplo, que mal fala no livro).

Pois bem, mesmo que ele tenha querido homenagear o Hobbit Sam, falhou, porque nao adianta depois de tres filmes deixando ele de lado, querer compensar isso dando um final especial para ele. Ah, e não esqueçamos da história de que também serviu pra mostrar 'ele não é gay não...' ou pelo menos tá mantendo as aparências... eheheheheheh

Enfim, acho que foram muitos finais, e que serviria perfeitamente para a versão estendida, já que criada, sendo melhor para o final do filme menor uma coisa mais simples... talvez não precisase ter acabado já ali em Minas Tirith, mas tipo, cortar o casamento do San e terminar ali quando o Navio parte para Valinor, que tudo fica branco e que as pessoas do cinema achavam que seria o fim mesmo... ehehe

Acho que talvez devesse ter acabado assim, porque os que não são fãs do livro naõ entenderam porque mostrar sam e familia no fim...

Mas mesmo assim é um grande filme e não ficou ruim pelo final não tão bom.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo