• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tolkien criou seu próprio mundo, seria ele um pouco Megalomaníaco?

O que acontece é que aos olhos dos hobbits e dequem está olhando no momento, Sauron parece O Inimigo, Lórien parece A Floresta etc. Se você olhar o nosso mundo, tem sempre algo que é o Mais "XXXXX", e você poderia culpar Tolkien por descrever mais a beleza de Lórien do que o que o Frodo comeu no café da manhã? Ou descrever mais a presença do Tom do que a presença do travesseiro do Merry? Ou pelo fato de que Morgoth e Gandalf eram muito poderosos? Se Morgoth fosse fraco, teria perdido rápido e não ocuparia um livro inteiro. Se Gandalf não fosse poderoso não chegaria aonde chegou. Se Elrond não fosse poderoso assim, alguém o seria, e a Comitiva, Bilbo e cia. passariam pela "Imladris" alternativa.
 
Imagino que essa idéia de grandiosidade de Tolkien não seja exatamente dele para ele mesmo, e sim nossa (fãs) em relação a ele e sua obra.
Por tudo que li a respeito dele, vejo-o como alguém simples, humilde, que não teve intenção de ser grandioso. Ele foi, como bem disse nossa colega:

Um gênio extremamente criativo e detalhista sim, megalomaníaco não.
Em hipótese alguma Tolkien se colocaria ao lado ou muito menos acima de Deus, sendo católico como ele era, ele só se dedicou muito a um projeto no qual acreditava, e mais do que isso, dedicou a vida toda a algo que gostava e que tinha prazer em fazer, certamente uma das razões pela qual o trabalho ficou tão perfeito.

Ele foi um apaixonado por línguas. E essa sua paixão, somada à sua criatividade, o fez criar a língua élfica. Como foi citado já nesse tópico, não criou umas palavras.. criou toda uma gramática para embasar essa língua, trabalhando inclusive sua pronúncia.

Porém, a que levaria ter todo esse trabalho se ele não encontrasse uma utilidade para essa língua? Uma vez que não seria simplesmente adotada por algum povoado no mundo, ele precisava de um povo (ou, no caso, uma raça) para usá-la. E como criatividade não era algo que lhe faltava, por que não se utilizar de uma lenda, criar uma raça? Como ele próprio disse em uma entrevista que li, "me dá um nome e se produz uma história".
Ele não pensava na história para depois dar nome às coisas. Ele pensava em uma coisa qualquer, e dessa coisa criava uma história. Pensando nisso, creio que ele não fez suas obras pensando em criar uma "mega produção" que o fizesse ter fama, sucesso.. ele apenas quis dar forma às suas idéias, e fez isso com o empenho de toda uma vida.

Não é à toa que nós tanto o admiramos e o citamos como "o Professor", não é mesmo?? :mrgreen:
 
Megalomania? Por acaso ele se imaginou imperador do mundo? Criou torres que sobem mais alto que o everest? Abusou de intervenções divinas?

É so um fluxo de criatividade muito bem maturado e organizado na forma de uma história magnífica.
Apelando pro argumento circunstancial, Tolkien era um cara devoto e soberba é pecado.
 
De forma alguma Tolkien foi megalomaníaco. Ele era filólogo e, a princípio, ele queria criar histórias que servissem de pano de fundo para a língua que criara. Como muito bem disse a Luz do Entardecer, Tolkien criava primeiramente os nomes, e, a partir dele, criava suas histórias.

A intenção inicial de Tolkien não era criar um mundo, um universo a parte: era criar uma história na qual a língua criada por ele fosse utilizada, dar uma utilidade a ela. Novamente citando o post da Luz do Entardecer, Tolkien criou o vocabulário, a gramática e trabalhou inclusive a pronúncia da língua criada por ele.

Creio que Tolkien tenha sido perfeccionista, não megalomaníaco.
 
Creio q nao ... pois ele era professor de Linguas ...
ele criou varias linguas e tinha q adaptá-las a alguns povos e criou essa história fantastica
Tolkien nem pensava em publicar suas historias ,pois eram 'preciosas' para ele
xD

XuXu
 
Que idéia! Tolkien era um estudioso. Estudo a lingua inglesa a fundo e não só ela. Se utilizou de mitos, lendas dos mais diversos países para enriquecer sua obra e criou línguas completamente novas, embasadas em costumes, história ou seja, uma cara fez uma civilização totalmente inédita. E naum andava se vangloriando disso, ao contrário, sempre foi muito detalhista, se cobrando, mudando, reinventando para que sua obra ficasse perfeita.
Acho que sinceramente que ele foi um dos maiores escritores da História. Nos levou além do fantástico, além do imaginário a um mundo dentro de seus livros tão perfeito que faz qualquer leitor se perguntar ser realmente não existiu.
Não dêem uma de Michael White..e tirem a geniosidade do professor...ele foi O CARA...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo