• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Porque o povo brasileiro tem preguiça ou não gosta de ler?!?!?

Você perguntou e respondeu. :g:

Eu acho que é preguiça mesmo, nem rola falar dos preços dos livros e tals, pq estamos recheados de bibliotecas públicas. :yep:
 
(....) Eu acho que é preguiça mesmo, nem rola falar dos preços dos livros e tals, pq estamos recheados de bibliotecas públicas. :yep:

Exatamente, Carol. É a mais pura preguiça. Mas isso vai de cada pessoa. :yep:
 
Mas, está também na cultura do povo, ou não? Ler nunca foi um "costume" do Brasileiro. Normalmente, que Lê é chamado de Nerd.
 
Mas, está também na cultura do povo, ou não? Ler nunca foi um "costume" do Brasileiro. Normalmente, que Lê é chamado de Nerd.

Sim, Neithan. Essa "cultura do não-ler" é, em parte, hereditária. Mas isso vai do interesse de cada um também.

É, realmente quem lê é chamado de Nerd. :yep:
 
Acho que o principal nem é a preguiça não, é a falta de costume. Os pais não podem esperar simplesmente que seus filhos vão começar a ler apaixonadamente qndo precisarem, para o vestibular e afins. Tem que dar um livro pra criança desde pequena, gibis qndo muleque, e por aí vai. Mas também nada de obrigar, aí perde o "gosto". Vai muito da criação na maioria das vezes.
 
Na minha opinião,o problema do povo Brasileiro não é a preguiça,muito menos o não gostar de ler...é porque a maioria não pode comprar ou não tem acesso a livros,porque são pessoas mal informadas,e principalmente não recebem nenhum estímulo a leitura...:disgusti:
 
É complicado existir um 'hábito de leitura' quando boa parte da população é analfabeta funcional, né.
 
Existe hábito de leitura, mas não evolui... sempre ficam no mesmo nicho e não diversificam (coluna esportiva, fotonovelas, etc)
 
Concordo com o erion, tipo as pessoas tem aquele famoso geitinho brasileiro que o mundo todo conhece, se acomodar, mas nem todas sãoassim, algumas agem de verdade e se interessam por coisas boas, como LER.

Cara ler é bom pra caramba!
 
Eu sou a mãe orgulhosa de um rato de livros. Ele leu SdA aos 11 anos e levou 5 dias para "demolir" as 1200 páginas de edição única. Leu mesmo, e discutia comigo detalhes e tinha opnião até bem divergentes das minhas.

O presente de natal dele foram 15 livros. Ganhou de tias, do amigo oculto e da mãe.

Ele lê para caramba. Porporcionalmente ele mais que eu.

Como ele foi educado? Com uma casa cheia de livros, vendo a mãe ler por prazer e ouvindo um capitulo de Hobit por noite aos sete anos de idade. E depois do Hobit, veio Harry Potter que ele já terminou sozinho.

Meu sobrinho, um mes mais velho, praticamente morava comigo nessa epoca. Enquanto meu filho tentava me convencer a ler outro capitulo depois que eu terminava o daquela noite, meu sobrinho estva dormindo antes do final da 1a página.

Porque? Não sei. Um é tão inteligente quanto o outro.

Ontem a noite eu ouvi desse mesmo sobrinho que adoraria conseguir ler. Ele ama as histórias, mas simplesmente dorme. (sem deslexia, deficiti de atenção ou que valha, rsrsrs)

Não posso chamar meu sobrinho de preguiçoso. Ele só é ligado em outras mídias.

E o que vou dizer do garoto da escola de periferia que na melhor da hipóteses tem uma biblioteca cheia de coleção da barsa antiga e alguns poucos livros doados?
Ou aquele lá do interiorzão que nem os livros didáticos tem?
Eles não veem ninguem lendo por prazer, não são estimulados e muito provavelmente não tem nenhum livro em casa.
Isso pode ser quase inimaginável para a gente, mas é a realidade da maioria do pais.
E mesmo nessas situações a gente encontra um ou outro que leu e gostou.

Não estamos cercados de bibliotecas públicas, nossa gente não é preguiçosa.
O que temos é um fraco acesso aos livros por vários fatores que vão desde a falta de estimulo dos pais, ao preço absurdo dos livros. Não existe uma resposta simples
 
Não é só no Brasil gente! Aqui em Portugal também é assim... E cada vez aumenta mais a preguiça de ler! Agora com tantas formas de entretenhimento as pessoas deixam de ler! Também existe alguma falta de incentivo pela familia... mas não só...
 
Penso também que tudo começa na família, filhos de pais leitores geralmente se tornam leitores, é necessário que haja incentivo a leitura, pois são poucos que adquirem a disposição de ficar horas foleando um livro sozinhos.
Acho que essa história de ligar a leitura aos Nerds também prejudica, eu não tenho nada de Nerd e sempre estou lendo um livro, eu leio por prazer mesmo, como entretenimento.
Prefiro gastar dinheiro com um livro do que com um filme, com o SDA por exemplo eu tive horas e horas de entretenimento, se fosse substituir essas horas por alugueis de filmes eu gastaria muito mais.
Vejamos por exemplo o que dizem sobre o curso de Direito: sempre ouvimos alguém dizer que para se estudar Direito tem que gostar de ler, eu não concordo, na verdade tem que ter é muita paciência pra ficar lendo as doutrinas e tudo mais. Acredito que poucos tem prazer em literatura técnica. Com isso podemos perceber que as pessoas não tem uma idéia bem definida da leitura, acredito que devemos ler por prazer e indiretamente adquirimos novos conhecimentos, mas ler literatura técnica não tem nada a ver com gostar de ler, isso é necessidade, é sinal de responsabilidade do profissional.
Curioso como que as pessoas não tem tanta preguiça para namorar, pra assistir um filme, ouvir uma piada, ouvir músicas, conversar com os amigos etc..
Na verdade a leitura não é só uma questão de preguiça, é que muitas pessoas não descobriram como sentir prazer nesse ato solitário.
t+
 
Um dos grandes problemas hoje é a facilidade com que obtemos informação. É só ligar a TV e vc já vê tudo lá, mastigadinho, pra vc não ter o trabalho de ler, só ver a notícia. E isso ajuda ainda mais a aumentar essa "preguiça" na leitura.

Quem tem o costume de ler jornais? Já pararam para ler um jornal inteiro alguma vez? Eu confesso que não tenho esse costume, principalmente pela falta de tempo. Então, o que é mais conveniente? Ligar a TV e esperar que as notícias apareçam. Só que tem um grande problema: cada emissora tem o seu próprio jeito de fornecer essas informações, o que acaba fazendo com que o telespectador fica com a opinião dela.

Por isso que não vemos muitas pessoas lendo livros. Porque estão acostumadas a receber tudo pronto, formatado, enxugado de outros meios mais interativos, como a TV e a Internet. Porém, a última tem uma vantagem: a maioria das matérias são digitadas, o que força as pessoas e lerem. Mas só. Ainda sim tem uma pontinha da opinião do redator.

Enfim, acho que a preguiça ainda continua sendo um motivo forte por aqui. Se não nos pegássemos muito à informação mastigada e lêssemos mais, talvez também a nossa opinião seria mais respeitada.
 
Não acho que seja preguiça, eu por exemplo odiava ler livros, na escola sempre lia livros chatos e não tinha nada que eu achasse interessante, até que saiu o filme do SDA nos cinemas dai eu fiquei muito curioso pra ver como terminava e fui ler o livro dai aconteceu algo que me impressionou eu ficava horas e horas lendo o livro, o que acontecia era que antes eu não tinha achado nada interessante para ler, e não que eu não gostasse de ler.
Por isso eu acho que a maioria das pessoas não lêem, pois ainda não acharam nada de interessante ainda.
 
É uma questão cultural.

Até 1808 os brasileiros não conheciam a odeía de fazer livros e publicá-los. Devemos isto, primeiramente, à Família Real Portuguesa.

Comsiderando exatamente 200 anos desse fato.. .eu acredito que nosso país é leitor sim e produz obras que se igualam a nações que possuem séculos de literatura, como Inglaterra, Alemanha e França.

Mas pouco leitor. A maioria do nosso país está preocupada com o que comer e não com os delírios de Dom Quixote e a traição ou não de Capitu. Nossa subsistência econômica, nossa falta de investimento governamental na educação só acentua esse problema comum no nosso continente.

Como podemos dizer que o brasileiro tem preguiça de ler ou não gosta do hábito se ele nem conhece? É como dizer que nordestino não esquia porque não tem vontade... Oras a leitura para a maioria do país ainda está acessível, ou se está, é precário o método e por vezes não ocorre um aprendizado progressivo, que te leva do vovó vê a uva aos sonetos de Camões.

Quando digo que é uam questão cultural, não quero dizer que é do brasileiro não ter o costume de ler (entraria em contradição com o que digo), mas se brasileiro e leitura não se combinam é justamente pelo fato do brasileiro não prestar atenção em que está vontando. Isso sim é um hábito de preguiça e desgosto.
 
Eu sou a mãe orgulhosa de um rato de livros. Ele leu SdA aos 11 anos e levou 5 dias para "demolir" as 1200 páginas de edição única. Leu mesmo, e discutia comigo detalhes e tinha opnião até bem divergentes das minhas.

O presente de natal dele foram 15 livros. Ganhou de tias, do amigo oculto e da mãe.

Ele lê para caramba. Porporcionalmente ele mais que eu.

Como ele foi educado? Com uma casa cheia de livros, vendo a mãe ler por prazer e ouvindo um capitulo de Hobit por noite aos sete anos de idade. E depois do Hobit, veio Harry Potter que ele já terminou sozinho.

Meu sobrinho, um mes mais velho, praticamente morava comigo nessa epoca. Enquanto meu filho tentava me convencer a ler outro capitulo depois que eu terminava o daquela noite, meu sobrinho estva dormindo antes do final da 1a página.

Porque? Não sei. Um é tão inteligente quanto o outro.

Ontem a noite eu ouvi desse mesmo sobrinho que adoraria conseguir ler. Ele ama as histórias, mas simplesmente dorme. (sem deslexia, deficiti de atenção ou que valha, rsrsrs)

Não posso chamar meu sobrinho de preguiçoso. Ele só é ligado em outras mídias.

E o que vou dizer do garoto da escola de periferia que na melhor da hipóteses tem uma biblioteca cheia de coleção da barsa antiga e alguns poucos livros doados?
Ou aquele lá do interiorzão que nem os livros didáticos tem?
Eles não veem ninguem lendo por prazer, não são estimulados e muito provavelmente não tem nenhum livro em casa.
Isso pode ser quase inimaginável para a gente, mas é a realidade da maioria do pais.
E mesmo nessas situações a gente encontra um ou outro que leu e gostou.

Não estamos cercados de bibliotecas públicas, nossa gente não é preguiçosa.
O que temos é um fraco acesso aos livros por vários fatores que vão desde a falta de estimulo dos pais, ao preço absurdo dos livros. Não existe uma resposta simples


Quem dera minha mãe fosse assim.....
aki em casa todos ence minha paciencia porque fico lendo e comprando livro,
 
Como podemos dizer que o brasileiro tem preguiça de ler ou não gosta do hábito se ele nem conhece?

Justamente o que eu disse: ou tem acesso à informação toda pronta (via TV) ou não tem acesso a nada, como nas comunidades mais pobres.

Oras a leitura para a maioria do país ainda está acessível, ou se está, é precário o método e por vezes não ocorre um aprendizado progressivo, que te leva do vovó vê a uva aos sonetos de Camões.

Acho que vc quis dizer Inacessível, certo? =]

Quando digo que é uam questão cultural, não quero dizer que é do brasileiro não ter o costume de ler (entraria em contradição com o que digo), mas se brasileiro e leitura não se combinam é justamente pelo fato do brasileiro não prestar atenção em que está vontando. Isso sim é um hábito de preguiça e desgosto.

Hum, não entendi muito bem o que o voto tem a ver com isso. Vc quer dizer que se o brasileiro quer ter a leitura como hábito, tem que votar em candidatos que apóiem a educação e incentive a leitura? É isso? :think: Se for isso, tudo bem, certíssimo. Caso contrário, o que votar ou não em algum candidato faria com que eu tivesse mais gosto em ler?
 
Eu sou a mãe orgulhosa de um rato de livros. Ele leu SdA aos 11 anos e levou 5 dias para "demolir" as 1200 páginas de edição única. Leu mesmo, e discutia comigo detalhes e tinha opnião até bem divergentes das minhas.

O presente de natal dele foram 15 livros. Ganhou de tias, do amigo oculto e da mãe.

Ele lê para caramba. Porporcionalmente ele mais que eu.

Como ele foi educado? Com uma casa cheia de livros, vendo a mãe ler por prazer e ouvindo um capitulo de Hobit por noite aos sete anos de idade. E depois do Hobit, veio Harry Potter que ele já terminou sozinho.

Meu sobrinho, um mes mais velho, praticamente morava comigo nessa epoca. Enquanto meu filho tentava me convencer a ler outro capitulo depois que eu terminava o daquela noite, meu sobrinho estva dormindo antes do final da 1a página.

Porque? Não sei. Um é tão inteligente quanto o outro.

Ontem a noite eu ouvi desse mesmo sobrinho que adoraria conseguir ler. Ele ama as histórias, mas simplesmente dorme. (sem deslexia, deficiti de atenção ou que valha, rsrsrs)

Não posso chamar meu sobrinho de preguiçoso. Ele só é ligado em outras mídias.

E o que vou dizer do garoto da escola de periferia que na melhor da hipóteses tem uma biblioteca cheia de coleção da barsa antiga e alguns poucos livros doados?
Ou aquele lá do interiorzão que nem os livros didáticos tem?
Eles não veem ninguem lendo por prazer, não são estimulados e muito provavelmente não tem nenhum livro em casa.
Isso pode ser quase inimaginável para a gente, mas é a realidade da maioria do pais.
E mesmo nessas situações a gente encontra um ou outro que leu e gostou.

Não estamos cercados de bibliotecas públicas, nossa gente não é preguiçosa.
O que temos é um fraco acesso aos livros por vários fatores que vão desde a falta de estimulo dos pais, ao preço absurdo dos livros. Não existe uma resposta simples

Concordo plenamente com você Fernanda.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo