• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Bússola de Ouro (The Golden Compass, 2007)

Sua nota pro filme:


  • Total de votantes
    55
O filme ficou muito bonito e bem feito... Achei que fosse muito pior... O único problema foi que ficou corrido demais... Uma hora a mais ficaria legal hehe...

O fato do filme terminar antes da passagem na Aurora ficou bem resolvido na tela... Resta saber como eles vão fazer isso no segundo...
 
Sem dúvida que dá raiva do roteiro (não li o livro infelizmente, mas achei superficial mesmo o desenvolvimento da história), mas o filme em si, vc não o achou bem produzido?
Tipo, não dá pra separar o roteiro do filme do filme em sim, pois o segundo é conseqüência imediata do primeiro.

Dei notra 10 pela excelência de produção e direção de arte. O filme é belíssimo com incríveis locações e cenas extremamente emocionante...
Visual > trama? :roll:
 
Não consegui gostar. Além de corrido e todas essas merdas, o filme é bem sem graça, cenas de ação mal conduzidas, direção de arte sem sal, direção ruim. Tipo, só aquela cena do final da briga dos ursos que foi um tipo de surto "ESTAMOS FAZENDO UM FILMINHO PRAS CRIANÇAS INOCENTES DA AMÉRICA... HEY, QUE TAL UMA CENA ULTRAVIOLENTA AQUI"... mas é bem ruim de qualquer jeito. aquilo tem no livro? não me lembro.
E que roteiro hein? DE REPENTE aparecem uns gípcios, DE REPENTE aparece a bruxa (essa foi A pior), DE REPENTE aparece o texano, depois um urso, etc. Tenho a impressão que uma versão estendida seria até razoavelmente divertida.
Mas a Dakota Blue Richards é realmente uma graça e simpática.

ps1:e acho que o final do livro funcionaria muito melhor como cliffhanger mesmo, uma falta de visão do caralho dos produtores. e é só no final do livro que esclarem o pó e o pecado original.
ps2: O efeito dos daemons desaparecendo não é cópia do Blade? lembro que os vampiros morriam igual naquele filme.
 
Última edição:
Sim, a luta dos ursos foi a única coisa bem fiel que eu notei, hehe.

Até comentei com minha namorada do cinema "Duvido que eles vão arrancar a mandíbula do Ragnar" E não é que arrancaram mesmo?

Aliás, o movimento do golpe, que é muito bem descrito pelo Pulmann foi feito perfeitamente no cinema, com o Iorek impulsionando em uma pedra e arrancando a mandíbula do Ragnar - que fica com a língua pendurada haha...
 
Eu não li o livro ainda, depois vou pegar ele emprestado com uma prima minha... Mas o filme é legal, só ficou meio sem final, e um puco corrido... Mas ainda assim eu gostei!
 
Visual > trama? :roll:

Regente, por favor, vc poderia me apontar ONDE eu escrevi isso???8-O
Minha nota favoreceu o ponto mais interessante do filme: direção de arte.

É lógico que a trama é fundamental no filme.. mas o que acontece é que muitas pessoas (como ocoreu em SdA), por acharem que o filme cortou coisas demais, nem ligam para detalhes desse tipo... Poxa, independente dos cortes, o filme em si é belíssimo. Exatamente como SdA. O filme triturou a história... mas ainda assim não é belíssimo e emocionante? Se tivesse uma enquete de nora para os três filmes de SdA, seria 10 cada um deles, apesar da infidelidade quanto à história.

O fato é, como havia dito em outro tópico, cinema e livro são linguagens diferentes que demandam detalhes e destaques diversos. Jamais o livro será como o filme. Portanto, a trama, sim, se altera para elevar-se num padrão estético. Isso é o que é esperado pelos leitores: quem será x personagem, como farão tal lugar. Veja o post de Eleri, abaixo: apesar de corrido e "meio sem final" (o que concordo plenamente), ela gostou "mesmo assim". É disso que se trata minha opinião. Quem quiser mesmo se aprofundar na trama que leia o livro após ver o filme. Como eu.
 
Última edição:
Pareceu-me que você julgou o filme meramente pela sua beleza/visual, desconsiderando a superficialidade da história, a corridez dos acontecimentos e o final inacabado (coisas que você mesmo apontou como um defeito).

Não entendo como você considera o filme perfeito mesmo após reconhecer três problemas gravíssimos nele (a menos que o seu 10 não seja sinônimo de perfeição, né).
 
Eu comentei isso com o pessoal na hora que o filme acabou.... se eu fosse um espectador normal, que não soubesse nada da história, ia ficar MUITO puto com o final.

Em momento ALGUM é dito que é o primeiro de uma trilogia. Aliás, em momento algum nada é explicado, né.... "Eu ssssou Serrrafina Pekkallla, uma feiticcceirrra"...e puff, ela some...

Se o cachê desse filme for por tempo de tela, cada ator ganhou mil dólares...
 
Pareceu-me que você julgou o filme meramente pela sua beleza/visual, desconsiderando a superficialidade da história, a corridez dos acontecimentos e o final inacabado (coisas que você mesmo apontou como um defeito).

Não entendo como você considera o filme perfeito mesmo após reconhecer três problemas gravíssimos nele (a menos que o seu 10 não seja sinônimo de perfeição, né).

Vc está certo em admitir que desconsiderei alguns aspectos. Meu 10, de fato, não é sinônimo de perfeição... Vc acertou na mosca! Parece contraditório, mas calma. Eu explico. Dei a nota mais alta porque desconsiderei alguns aspectos em favor de outros que achei que superaram qualaquer deslize como um final acabado (típico de trilogias, não poderia ser diferente... por isso esse fator não prejudicou a nota).

Bem, quanto à história, ela foi tratada de um modo superficial... mas acredito que a história em si seja talvez até mais profunda que a trilogia de Tolkien (ainda não li, é apenas um palpite), pois se assistindo apenas ao filme fiquei fascinada pela trama (que obviamente foi bem reduzida), imagine o livro...
A história, mesmo tratada de um modo superficial, para mim é fascinante. Só é possível ter essa visão quando ainda não se leu o livro. Para quem já leu, algumas partes são mesmo "ridículas" e desnecessárias, mas para quem não leu e está sendo apresentado a esse mundo pela primeira vez... é de tirar o fôlego. Pelo menos para mim.
 
O mau foi tentarem fazer um filme acessível pro público infantil. Devem ter achado que o público adulto não quer ver filmes com bichos falando, então, pra ficar digerível pra criançada, fizeram um filme de 1:40h. É impossível contar bem aquela história nesse tempo. Como me disseram outro dia, algumas cenas pareciam já prontas pra versão de 30s com os coelhinhos.
 
Última edição:
Decepcionante. As coisas acontecem atropeladamente, não há os porques e comos necessários para fazer o filme crível. O livro é bom, mas o filme é raso como uma poça.
 
Não li o livro, então talvez minha nota não valha tanto no contexto da história, mas dei 10. Gostei bastante do filme. Talvez se eu ler o livro eu me decepcione futuramente pelo filme, mas por enquanto não. E pelo que vejo outros aqui dizendo, o livro é muito melhor... :think:

O que sei do livro é que ao invés de Magistério, a Igreja Católica estava no lugar, tanto é que a Igreja pediu para que o filme fosse boicotado, pois mesmo o nome da Igreja não estando no filme, as pessoas se interessariam em ler o livro e saberiam da história. Essa informação que ouvi é verdadeira?
 
O que sei do livro é que ao invés de Magistério, a Igreja Católica estava no lugar, tanto é que a Igreja pediu para que o filme fosse boicotado, pois mesmo o nome da Igreja não estando no filme, as pessoas se interessariam em ler o livro e saberiam da história. Essa informação que ouvi é verdadeira?


Bem Alisson, eu não li o livro e talvez (talvez não... eu não sou) a melhor pessoa para te responder.
Mas vou falar do meu ponto de vista, do que eu acho... Colocar uma instituição existente na história tiraria o sentido dela, afinal, ali conta-se uma fantasia. Talvez a Igreja tenha se queimado com o filme e/ou o livro por dois motivos: 1º: trata de magia. Isso é inaceitável para Igreja. 2º: o Ministério lembra muito a Igreja, apesar de não ser a Igreja...

Mas de qualquer forma, eu já disse aqui minha opinião. Eu não dei nota baixa pro filme em razão da crítica que ele faz, mas somente por questões que todos estão levantando: o formato do roteiro... ficou tudo muito socado, uma cena atrás da outra sem respiro... como se empurrassem o máximo de coisas possíveis num lugar com pouco espaço...
 
Mas o livro, Juliano, é baseado na idéia de que existem diversas realidades, mais ou menos parecidas entre si. Isso não fica claro no primeiro livro, mas fica nos próximos. Tanto que o nome da cidade em que se passa o filme é Oxford, na Inglaterra, que existem no nosso mundo.
 
Mas o livro, Juliano, é baseado na idéia de que existem diversas realidades, mais ou menos parecidas entre si. Isso não fica claro no primeiro livro, mas fica nos próximos. Tanto que o nome da cidade em que se passa o filme é Oxford, na Inglaterra, que existem no nosso mundo.
É a idéia das dimensões múltiplas, uma do lado da outra...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo