• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Bússola de Ouro (The Golden Compass, 2007)

Sua nota pro filme:


  • Total de votantes
    55
O filme estreiou mal na bilheteria, apesar do primeiro lugar. Fez US$ 26 milhões mas a New Line esperava entre US$ 30 e US$ 40 milhões.

E no Rotten, tá na casa dos 40% :tsc:
 
Eu queria ter alguma esperança de uma possível apreciação idiossincrática, mas infelizmente vai ser um caso de dar parabéns ao público e aos críticos por conseguirem discernir mediocridade. E eu não vou fingir que eu estou surpreso, mas o Pullman pareceu bem tranqüilo em aceitá-la, dizendo que tudo estava maravilhosamente nos conformes, sem nem ficar vermelho. Quer dizer, Chris Weitz? Alguém tinha dúvidas que isso não ia dar certo? Diretor sem visão, produção excessivamente acelerada, dependência muito grande na fórmula "Senhor dos Anéis" (aqueles primeiro 5 minutos... :wall: )... sei lá, eu imaginaria que um autor com tanta convicção nas próprias idéias lutaria por algo melhor. Acho que a J.K. Rowling tem mais integridade. Ou então ela só é mais pentelha. Seja como for, ela parece se importar mais. Agora toda vez que eu penso no Phillip Pullman eu imagino coisas como "areia", "chinelos", "nativas seminuas" e "piña colada". Isso não é legal.
 
Essa introdução é um nojo, me lembrou aquela versão estendida do Duna em que uma narração expositiva é feita com desenhos. E em Duna ficou muito menos brega.
E eu achei que o filme podia ser legal depois do trailer em alta definição.
 
Acho que a J.K. Rowling tem mais integridade. Ou então ela só é mais pentelha. Seja como for, ela parece se importar mais. Agora toda vez que eu penso no Phillip Pullman eu imagino coisas como "areia", "chinelos", "nativas seminuas" e "piña colada". Isso não é legal.

A J.K. está sempre em cima e é até bem meticulosa.

Mas vejam bem, Roger Ebert gostou de A BÚSSOLA DE OURO O FILME (ele deu nota máxima :uhu:).
 
É fraquinho mas num nível que uma versão extendida pode até tornar o filme bom. Dá pra perceber que picotaram tudo no último momento pra dar duas horas não só porque tem várias cenas do trailer faltando, mas não tem ritmo e unidade alguma entre as cenas. O que mais me assuta é um profissional não perceber isso, já que o próprio Chris Weitz disse que estava cansado de filmes longos. Embora ele seja ótimo em escalar e dirigir crianças.

Então eu só vou "julgar" o Pullman depois de ver versão completa.


Eu queria ter alguma esperança de uma possível apreciação idiossincrática,
Acontece, não é coincidência que tá meio a meio no rottentomatoes, metacritics. Parece que eles tentaram fazer uma fábula para adultos, ou tentaram englobar todos os grupos, mas eles certamente precisam editar e mudar aqueles diálogos. As reações variam de OMG POLAR BEARS ROCKED MY WORLD pra pior do ano.
 
Eu queria ter alguma esperança de uma possível apreciação idiossincrática, mas infelizmente vai ser um caso de dar parabéns ao público e aos críticos por conseguirem discernir mediocridade. E eu não vou fingir que eu estou surpreso, mas o Pullman pareceu bem tranqüilo em aceitá-la, dizendo que tudo estava maravilhosamente nos conformes, sem nem ficar vermelho. Quer dizer, Chris Weitz? Alguém tinha dúvidas que isso não ia dar certo? Diretor sem visão, produção excessivamente acelerada, dependência muito grande na fórmula "Senhor dos Anéis" (aqueles primeiro 5 minutos... :wall: )... sei lá, eu imaginaria que um autor com tanta convicção nas próprias idéias lutaria por algo melhor. Acho que a J.K. Rowling tem mais integridade. Ou então ela só é mais pentelha. Seja como for, ela parece se importar mais. Agora toda vez que eu penso no Phillip Pullman eu imagino coisas como "areia", "chinelos", "nativas seminuas" e "piña colada". Isso não é legal.
Pois é. Sinceramente eu não sei se fico triste ou feliz com isso.

Explico. Tem 348538753853987589 milhões de fans chatos que defendiam o autor com unhas e dentes, falando principalmente da ousadia dele de fazer um filme contra a Igreja e td mais (como se isso fosse novidade). E agora? Cadê a ousadia dele? :roll:


E fico triste tb pq eu esperava essa ousadia, gosto dos livros e queria muito ver como iria ficar na telona. Pena. :disgusti:
 
É, eu queria muito ter boas expectativas quanto a esse filme, mas não dá, nada do que vi até agora me agradou pra valer.

Agora fico me perguntando caso o filme for mal na bilheteria se vão fazer as continuações. Se for pra continuar com o Weitz eu até prefiro que não façam.
 
Bem, foram divulgados os números oficiais e A Bússola de Ouro rendeu US$25.783.232, bilheteria inferior às estimativas. Parece pouco provável que a carreira do filme nos cinemas americanos tenha a longevidade necessária para transformá-lo num sucesso que justifique seu alto custo (mais de US$200 milhões entre produção e publicidade).

Acho que a New Line cometeu uma série de erros. Além dos que o V citou, eu diria que eles tentaram agradar a todo mundo e acabaram não agradando a ninguém. Apesar de forçar uma semelhança com Senhor dos Anéis, o filme parece ter sido concebido como filme infantil, familiar (o mais inócuo possível, neste caso). Tanto que o estúdio não poupou esforços em divulgar que os elementos religiosos seriam "amenizados" (extirpados parece que seria mais adequado), sem falar na exclusão dos 3 últimos capítulos, para fechar o filme com todo mundo "feliz".

Até no lado gerencial, a New Line vendeu os direitos sobre o filme no mercado internacional (como fez com Senhor dos Anéis), mas desta vez não terá $300 milhões+ de faturamento bruto no mercado interno (e não é segredo que Fronteiras do Universo é mais popular fora dos EUA).

Algo me diz que um acordo com Peter Jackson não está longe de acontecer, visto que desde O Retorno do Rei a New Line teve muitos poucos sucessos de bilheteria nos EUA (Diários de uma Paixão, A Sogra, Penetras Bom de Bico, Hairspray e A Hora do Rush 3). Bússola de Ouro pode se tornar um fracasso bem caro para o estúdio e só mesmo um retorno à Terra-Média para "salvar" a empresa.
 
Nossa, depois de ter lido todos os posts, estou profundamente decepcionado...

Principalmente com a notícia que não haverá os três últimos capítulos do livro... Não consigo acreditar nisso... É o grante ponto alto do primeiro livro, é onde você é jogado pros outros dois com força ainda maior. E certamente seria o que jogaria o telespectador pros outros filmes.

É mta burrice isso.
 
Eu fui ver o filme, e estava á espera de melhor.... mas mesmo assim gostei, a historia nao era nada má. por acaso n sabia q existia um livro, vou tentar procurar, aposto q vou gostar de o ler! ;)




p.s e gostava de ter um demonio, um gatinho talvez! :)
 
Nossa, "demônio"? Pensei que em Portugal tinha ficado como "génio". De onde vc é?

Nessa horas a gente vê o quão primoroso foi o trabalho da Ana Deiró (tradutora aqui no Brasil). A Deiró na primeira página do livro faz uma NT esclarecendo que em HDM o latim daemon nada tem a ver com o equivalente português.
 
Nossa, "demônio"? Pensei que em Portugal tinha ficado como "génio". De onde vc é?

Nessa horas a gente vê o quão primoroso foi o trabalho da Ana Deiró (tradutora aqui no Brasil). A Deiró na primeira página do livro faz uma NT esclarecendo que daemon nada tem a ver com o equivalente em latim.

Em Portugal é génio sim. Mas talvez nas legendas tenham colocado demónio. A legendagem em Portugal é faltosa, pirosa, nojenta, etc.
 
Os legendadores(?) conseguiram foder completamente com o zelo da New Line em não criar polêmica com a Igreja :lol:
 
Os legendadores(?) conseguiram foder completamente com o zelo da New Line em não criar polêmica com a Igreja :lol:

É.

Num mundo semelhante ao nosso, mas em que cada pessoa tem um demónio que é como que parte da sua alma.

:lol:

Mas o filme, segundo consta, está tão ligeirinho no que toca a assuntos potencialmente polémicos que isso acaba por nem fazer grande diferença.
 
Vaticano critica 'A Bússola de Ouro' por ser destituído de Deus
Publicada em 19/12/2007 às 18h58m
Reuters


CIDADE DO VATICANO - O Vaticano condenou na quarta-feira "A Bússola de Ouro" - que estréia dia 25 de dezembro no Brasil . O filme foi tachado de anticristão, dizendo que ele promove a idéia de um mundo frio, sem Deus e caracterizado pela desesperança.

Num editorial longo, o jornal do Vaticano l'Osservatore Romano também fez duras críticas a Philip Pullman, autor do best-seller sobre o qual é baseado o filme de fantasia voltado ao público familiar.

Foi a crítica mais dura feita pelo Vaticano a um autor e um filme desde a condenação que fez de "O Código Da Vinci", em 2005 e 2006.

"No mundo de Pullman a esperança simplesmente não existe, porque não existe salvação senão na capacidade pessoal e individualista de controlar a situação e dominar os acontecimentos", disse o editorial.

O filme, que fez sua estréia neste mês e é estrelado por Nicole Kidman e Daniel Craig, é uma adaptação do livro aclamado "A Bússola Dourada", de Philip Pullman. O longa estréia no Brasil na terça-feira de Natal.

O jornal do Vaticano disse que os espectadores honestos vão constatar que o filme é "destituído de qualquer emoção em especial, além de uma grande frieza".

No mundo de fantasia criado pela trilogia "Fronteiras do Universo", de Pullman, a Igreja e a instância que a rege, conhecida como Magisterium, estão ligadas a experimentos cruéis com crianças, visando descobrir a natureza do pecado, além de tentativas de acobertar fatos que prejudicariam a legitimidade e o poder da Igreja.

Na versão feita para o cinema, todas as referências à Igreja foram eliminadas. O diretor Chris Weitz não quis correr o risco de ofender o público religioso.

Mesmo assim, alguns grupos católicos nos EUA pediram um boicote do filme, temendo que mesmo uma versão suavizada do livro possa atrair as pessoas para a leitura da trilogia.

O jornal do Vaticano disse que o filme e os escritos de Pullman mostram que "quando o homem procura eliminar Deus de seu horizonte, tudo é reduzido e feito triste, frio e desumano".

A Liga Católica dos EUA exortou os cristãos a não assistirem ao filme, dizendo que seu objetivo é "prejudicar o cristianismo e promover o ateísmo" entre as crianças.

O jornal do Vaticano disse que "A Bússola de Ouro" é o filme "mais antinatalino possível" e considerou "um consolo" o fato de a bilheteria de seu primeiro fim de semana em cartaz ter sido decepcionante: 26 milhões de dólares.

A New Line Cinema, uma unidade da Time Warner Inc., esperava que o filme arrecadasse entre 30 e 40 milhões de dólares em seu primeiro fim de semana. "A Bússola de Ouro" está tendo resultados melhores fora da América do Norte.

---------------------

Eae? Que coisa não?
 
Muito legal pra eles perceberem que diplomacia com Vaticano não existe. Nos próximos volumes abracem o capeta e façam coisa decente.
 
:zzz:

A Liga Católica dos EUA exortou os cristãos a não assistirem ao filme, dizendo que seu objetivo é "prejudicar o cristianismo e promover o ateísmo" entre as crianças.

Mas o inverso pode, né? Hmm, interessante. Liberdade de expressão, cadê você?

E olha que removeram o conteúdo religioso do filme. Imagina se não tivessem feito isso. Se não tem religião, reclamam; se tem, também reclamam porque não é retratada como eles acham que deve ser. Que fardo que deve ser o de donos da verdade, hein? :uhum:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo