• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Por que Gandalf "insistiu" em dar o Anel a Frodo?

Creio que tenha insistido a Bilbo para deixá-lo,porque se suas desconfianças estivessem certas ,sabia que o Hobbit já permanecera tempo demais com o anel,e também porque deveria ficar em um local seguro e do qual ele tivesse conhecimento. Deixou-o com Frodo por confiar nele, por saber que não poderia guardá-lo,temia não se controlar mediante a oferta de poder que o Um lhe conferiria.Também tinha visto a incrível resistência de Bilbo ao Um e supôs que frodo a mantivesse.
 
Independentemente do fato de Merry e Pippin saberem da existência do Anel, creio que Gandalf não sabia disso e, por isso, "nomeou" Frodo como portador. Além disso soma-se o fato de ele ser o herdeiro, o que ficaria como uma espécie de justificativa pra ele ser o portador.
Tanto é que Sam só foi acompanhando Frodo porque ouviu a conversa entre eles.
 
Acho que Frodo era quem mais se interessava pelas histórias de Bilbo e como todos sabem, vale relembrar que dentre Frodo, Sam, Pippin e Merry que eram os hobbits mais afeiçoados a Bilbo e suas histórias, Frodo era o mais velho e suponho que esta "qualidade" o deixa mais "adequado" do que os outros, sem dizer que ele era herdeiro de Bilbo e não seria justo dar algo tão importante para outra pessoa sendo que o Anel era de direito de Frodo, apesar de que esse direito não faria muita diferença na hora de escolher alguém que poderia mudar a história da TM, condenando-a ou salvando-a.

Álias, mesmo Frodo sendo de alta confiança, e ter pleno conhecimento sobre o terror e o perigo que seguem o Anel, Gandalf ainda queria que alguém o seguisse, e concordo que Sam é um ótimo "seguidor", se assim posso dizer, ele além de ser muito confiável, tinha um grande respeito por Frodo e mostrou isso durante a jornada, colocando muitas vezes a sua vida em risco para o bem de Frodo, seu mestre e da TM.

Abraços
 
Muito bem colocado, Gandalf ainda estava cogitando a questão do "anel mágico" de Bilbo ser o Um Anel, quando este, por sua vez, havia deixado para Frodo seus bens como herança; seria então uma forma racional de fazer com que o Anel fosse aceito de livre e expontânea vontade.

A escolha perpassa essa idéia, no entanto, Gandalf ainda tinha em sua mente, quando concretizadas as suspeitas com relação ao Um Anel, que os hobbits se mostraram mais resistentes ao poder do Anel; seja por sua "alienação", seja por um possível vislumbre de reafirmação moral da raça humana decaída.

Abraços.
 
Estou relendo o SdA novamente e me chamou a atenção na forma em como Gandalf pressiona Bilbo para que se desfizesse do Anel e o entregasse a seu sobrinho, Frodo. Este quando chega, já é "direcionado" pelo mago para apanhar o envelope onde está o Um. Aí pergunto: por que, de todos os hobbits do Condado, ele escolheu Frodo para carregar o Fardo? Seria puro acaso, ou lá no subconsciente de Olórin havia alguma orientação de Aman para tal desígnio?

Acredito que Gandalf escolheu Frodo, pois, além de confiar muito nele, sabia que ele era forte para ficar com um fardo tão pesado, como o Um Anel.
:D
 
Acredito que ele insistiu por acreditar na pureza de coração de Frodo, na sinceridade.

Agora, eu me pergunto: Por que ele não deu o Um a um elfo?

Abraços!
 
Eu não confio muito no fato de Gandalf ter feito por acaso e coisas parecidas. Isso me lembra no hobbit e toda aquela situação que ele criou para que Bilbo fosse com os anões. As vezes me parece que ele já sabia qual o melhor jeito pra desenrolar uma situação.
 
Pelo mesmo motivo que Galadriel não aceitou receber O Um das mãos de Frodo. Gandalf não seria capaz de guarda-lo.

Por suas observações, ele percebeu que Bilbo resistira muito ao poder do Um, chegando ao ponto de esconde-lo quase totalmente do mago por anos. É bem provavel que ele esperasse a mesma resistência de um outro hobbit.

Mas os hobbits não têm espírito aventureiro; são acomodados. O que fazer então? Acredito que o fato de Frodo mostrar entusiasmo pelas histórias de Bilbo foram uma influência enorme. "Quem gosta de aventuras deve viver as suas".

Somado a esse fato, Frodo era herdeiro de Bilbo e sabia que o Um era mágico. Seria estranho dizer a alguém que seu herdeiro não vai ficar com um anél mágico, mas sim um estranho. Bilbo quase não entregou o Um. Nunca entregaria a um estranho.

Há uma passagem do livro em que Gandalf diz que Frodo estava designado a ser o portador do Um ou algo do gênero.. Aí pode ser uma referência à vontade de Eru. Mas Eru deu o livre-arbítrio, e Frodo poderia ter recusado. É tudo muito relativo.
 
Eu nunca fui muito chegada em hobbits, pois eles são muito cheretas e fofoqueiros, mas o Frodo e o Bilbo não são assim, talvez seja por isso que Gandalf decidiu escolher Frodo pra carregar o Um...
 
Eu acho que Gandalf, por já conhecer Bilbo, tinha muita confiança neste. Como Frodo era o herdeiro e parente mais próximo, ficou a ele a incumbência, já que Gandalf já tinha um boa relação com o Bolseiro.
De qualquer forma, o anel era herança de Bilbo para Frodo de qualquer forma. Como Bilbo já estava de idade avançada, queria descansar e não poderia mais fazer alguma jornada, Frodo foi o escolhido.
E conhecendo Bilbo, sabendo da índole dele e conseqüentemente de Frodo, Gandalf não ia sair espalhando pra todo mundo a história do anel. Se era direito de Frodo ficar com ele, que ele cumporisse a missão. Gandalf não a faria por motivos que sabemos, o livro conta e também já discutimos neste fórum.
 
É simples. Gandalf, sendo um mago, apercebeu-se imediatamente de certas atitudes de Bilbo em relação ao Anel, especialmente tendo o conhecido antes da influência do mesmo.
Isto fê-lo pensar que possivelmente este Anel de Bilbo seria o temível Um de Sauron. Como Galadriel, também Gandalf é sábio o suficiente para evitar o contacto com o Anel (que o conspurcaria) e assim assegura-se da manutenção do Anel com alguém que não o perdesse rapidamente para as forças de Mordor.
Recorde-se que Bilbo ia viajar levando o Anel com ele. Assim como Isildur o perdeu, também Bilbo seria guiado às forças de Sauron perdendo-o também!
Era vital que o Anel ficasse com alguém minimamente resistente ao seu Poder. Alguém que confiasse em Gandalf e em quem Gandalf pudesse confiar minimamente. Alguém como Frodo. Frodo é jovem e inocente e talvez por isso mais resistente ao Anel. Na urgência antes da certeza de que seria realmente o Anel Um, Frodo é a melhor, mais sensata e razoável opção.
 
Diseram antes que Gandalf aconselhou Bilbo a entregar o anel antes de seguir viajem. Mas o que mostra o livro é que "praticamente" Gandalf forçou bilbo a entregar o anel a ele.
O fato do mesmo ser entregue a Frodo, pois além de ser um parente querido por Bilbo e ter herdado a herança, Frodo era um Hobbit único, com uma força e rêsistencia muito maior do que o normal, que quando juntando-se com a dedicação dos amigos, Sam, Pippin e Merry, seria a pessoa, ou melhor, o Hobbit perfeito para fazer tal jornada.
Vale lembrar também que Frodo não conseguiria fazer a jornada sozinho, e como Gandalf é muito sábio, ele saberia que nessas circunstâncias os amigos o acompanhariam e assim conseguiriam terminar a missão.
Então Gandalf não "insistiu" em dar o Anel a Frodo. O Anel já estava confiado a Frodo desde o momento em que nasceu, e Gandalf sabia muito bem disso.
 
Acredito, que Gandalf via Frodo como o único hobbit em que confiava e também ser capaz de carregar o Fardo, o fato de ser sobrinho de Bilbo também ajudou na escolha; bem eu acho...
 
Gandalf vinha observando os Hobbits fazia algum tempo, e em contato com os mesmos acabou se surpreendendo, como na aventura até Erebor.
O fato de Bilbo por tanto tempo manter o Anel mesmo fora do conhecimento de Gandalf, com certeza, o intrigou, e ele acabou "interpretando" esses "sinais do destino" da forma mais correta possível, acreditando na força de vontade daquele povo pequeno para enfrentar um inimigo que não cairia pela força física.

Eu concordo com o Aracáno.
Além de perceber que Frodo tinha enorme força de vontade, Gandalf ainda sabia que ele tinha um coração puro, de forma que poderia suportar por mais tempo a carga do Um. Coisa essa que ele mesmo não poderia fazer, pois sabia do risco de somar seu poder ao do Anel e causar uma catástrofe.
 
É sempre bom lembrar, que pelo menos no início o Frodo não sabia qual era examente o poder dO anel e sua magnitude, até por isso era um forte candidato a carregar esse fardo, ele não o temia como devia, o que facilitou as coisas no início.
Sem contar que Frodo não almejava riquezas e glória como sempre ficou provado, e era leal e corajoso, como seu tio ambos muito bem conhecidos por Gandalf.
Outro fato relevante é que um hobbit não levantaria suspeita de início, é claro não tivesse sido o Gollum dar com a língua nos dentes!
 
Diseram antes que Gandalf aconselhou Bilbo a entregar o anel antes de seguir viajem. Mas o que mostra o livro é que "praticamente" Gandalf forçou bilbo a entregar o anel a ele.
O fato do mesmo ser entregue a Frodo, pois além de ser um parente querido por Bilbo e ter herdado a herança, Frodo era um Hobbit único, com uma força e rêsistencia muito maior do que o normal, que quando juntando-se com a dedicação dos amigos, Sam, Pippin e Merry, seria a pessoa, ou melhor, o Hobbit perfeito para fazer tal jornada.
Vale lembrar também que Frodo não conseguiria fazer a jornada sozinho, e como Gandalf é muito sábio, ele saberia que nessas circunstâncias os amigos o acompanhariam e assim conseguiriam terminar a missão.
Então Gandalf não "insistiu" em dar o Anel a Frodo. O Anel já estava confiado a Frodo desde o momento em que nasceu, e Gandalf sabia muito bem disso.

E Gandalf sabia muito bem os riscos de ter o Um para si, mesmo que fosse para escondê-lo embaixo de seu chapéu, levá-lo até Imladris, enterrá-lo em algum lugar qualquer da Terra-média sei lá... ele temia não ser forte o bastante para resistir ao poder do Um.
 
De inicio, Gandalf suspeitava mas n tinha certeza do anel ser o UM e como todos os bens de bilbo se passaram para frodo o anel foi um deles, depois que ele teve certeza que se tratava do UM, não viu melhor escolha a não ser frodo pois a quem mais ele iria recorrer sem que uns tantos tivecem conhecimentos, e bem sei lá ams gandalf ao meu ver é uma especie de "oraculo" de matrix eu n lembro nos livros mas nos filmes varias vezes ele diz coisas que parece que ele já preve o que acontecerá.
 
Ele não precisa de saber o que vai acontecer, TeLL... É sábio o suficiente para considerar as piores hipóteses e agir de forma a evitá-las..
 
Para mim Gandalf sabia o que estava fazendo, ele escolheu Frodo dentre tantos outros hobbits porque ele logo viu que Frodo tinha o coração muito puro, e que ele demoraria mais para ser inteiramente dominado pelo Um. Eu acho..
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo