• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

E se Saruman soubesse que Gandalf tinha um anel élfico?

Exato! Ele sabia sim! Ele estudou masi do que todos a forja, a utilidade, e o uso dos Grandes Anéis. Não só o Um.
 
Ah, concerteza Saruman iria suborna-lo e convencer a Gandalf dar o anel que ele tinha. Como Gandalf confiava em Saruman antes da trição dele, acho que Gandalf iria dar o anel sim!
 
não me lembro se Saruman sabia ou não, mas com certeza se soubesse ele iria querer conseguir o anel para si de alguma maneira, para utilizar em seus propósitos egoistas
 
não me lembro se Saruman sabia ou não, mas com certeza se soubesse ele iria querer conseguir o anel para si de alguma maneira, para utilizar em seus propósitos egoistas

Vamos penssar pela lógica, se Saruman soubesse ele tentaria tirar o anel de
Gandalf.
:D
 
Já participei dessa discussão numa comunidade do orkut e penso que há três possibilidades:

1) Saruman não tomou o Anel pq era orgulhoso. Ele conhecia o poder do Narya, sabia que poderia ser útil a ele e sabia que Gandalf estava de posse do Anel, mas não o tomou. O próprio Tolkien afirma que qualquer um dos Anéis do Poder seriam extremamente úteis em mãos malignas:
"... o poder principal (de todos os anéis) era prevenir ou diminuir a decadência (isto é, 'mudança' vista como algo lamentável), a preservação do que é desejado ou amado, ou sua imagem - este é mais ou menos um motivo Élfico. Mas também aumentavam os poderes naturais de seu dono - de forma parecida com 'mágica', um motivo facilmente corrompível em mal, um desejo de dominação. E finalmente eles tinham outros poderes, mais diretamente derivados de Sauron... como o de tornar invisível o corpo material, e fazendo coisas do mundo invisível visíveis ..."
Talvez Saruman realmente pensasse que havia feito um anel mais poderoso que os Três. É dito que quando Gandalf chega a Orthanc, Saruman se auto-intitula o "Fazedor de Anéis" e isto mostra que ele realmente considerava seu Anel importante, talvez o mais importante depois do Um. Pode ser que a essa altura do campeonato, seu orgulho e ganância e o fato de ter olhado no palantír haviam alterado muito sua sabedoria.8-O
2) Gandalf ocultou Narya de Saruman. No Conselho de Elrond, Gandalf conta que logo quando passou pelos portões de Orthanc sentiu um mau pressentimento. Pode ser que ele, de alguma forma, tenha ocultado o Anel e, por isso, Saruman não o pegou logo de cara. Talvez este pensasse que seria questão tempo Gandalf desistir e revelar Narya a ele.
3) Trata-se de um "erro" de Tolkien. :think:
Pode ser que o trecho do Contos Inacabados tenha sido escrito depois do SdA e não houve tempo de Tolkien reparar essa "inconsistência". Ou pode ser que nem haja modo de reparação.

Eu ainda não sei tenho certeza de qual das 3 possibilidades é a mais certa, mas se fosse pra apostar, apostaria na 3. A obra é muito grande pra que todo detalhe seja coerente com a estrutura total e na minha opinião, nenhuma das duas primeiras alternativas é plausível. Seria subestimar muito a capacidade de Saruman.
 
Como assim, "suborná-lo"?

1. Ato ou efeito de subornar (1); peita.
2. Aliciamento para atos culpáveis; corrompimento

Ele daria um jeito para tomar o anel, um dos possíveis seria suborna-lo, por exemplo: 'se você me der o Anel eu ti dou mais poder'
é um exemplo, claro que ele não pode dar poder para o Gandalf...foi só uma demosntração.

:roll:
 
Bem, como Saruman é o fazerdor de anéis, sem dúvida ele sabia das funções de todos os anéis, até por que quando gandalf recebeu tentou esconder dos outros, mas Saruman o descobridor de segredos como o proprio tolkien escreveu descobriu, mesmo assim é uma situação complicada se ele tivesse com o seu anel e tomasse o de gandalf para si ele ficaria mais poderosos sem dúvida e no entanto ele não o fez eu realmente fico confuso nisso...
 
Não acredito que tenha sido um erro de Tolkien. Apenas Saruman não tomou o anel porque não achou que seria importante naquele momento. Saruman estava cego, seu objetivo era encontrar o Um antes de Sauron e com isso tornar-se mais poderoso do que este. Ilusões causadas pelo poder, ou a vontade de ter poder ou simplesmente a possibilidade de ter todo esse poder em mãos. Saruman era o "fazedor de anéis", tinha o seu próprio anel e logo conseguiria colocar as mão no anel que a todos ia governar. Pra que ter Narya quando se teria o Um? Pena que Saruman não sabia, nem poderia imaginar que a criatura mais improvável destruiria o anel. Nem que os ents destruiríam a sua fortaleza. Enfim, ele se deu mal. Mas não imaginava que teria esse fim.
Resumindo: Narya não era importante para ele naquele momento, pois tinha mais ambição (deu um passo maior que a perna). Narya também não era importante antes, quando era o Branco, porque ou ele não tinha as intenções ou não poderia revelá-las ainda, antes de Sauron se fortalecer.
 
Mas você realmente acha que Gandalf aceitaria esses termos? Pq se fosse assim, teria se aliado a Saruman quando este revelou seus intentos em Orthanc.
Até então Gandalf não sabia que Saruman tinha se aliado a Sauron, por isso talvés ele aceitaria entregar o Anel a Saruman, Gandalf confiava em Saruman.
Foi mais ou menos isso que eu quis dizer.

:cool:
 
1. Ato ou efeito de subornar (1); peita.
2. Aliciamento para atos culpáveis; corrompimento

Ele daria um jeito para tomar o anel, um dos possíveis seria suborna-lo, por exemplo: 'se você me der o Anel eu ti dou mais poder'
é um exemplo, claro que ele não pode dar poder para o Gandalf...foi só uma demosntração.

:roll:

eu certamente não acho que Gandalf aceitaria qualquer tipo de suborno, ele era muito leal a seus principios para fazer isso:yep:
 
Até então Gandalf não sabia que Saruman tinha se aliado a Sauron, por isso talvés ele aceitaria entregar o Anel a Saruman, Gandalf confiava em Saruman.
Foi mais ou menos isso que eu quis dizer.

:cool:

Ele ainda não sabia, mas não era ingênuo. Se o Saruman pedisse o Narya, Gandalf desconfiaria de alguma coisa. Ou pelo menos perguntaria pra que Saruman o queria. E perceberia as intenções dele.
 
Bem,saruman ia querer o anel a todo custo e ia atrapalhar gandalf pra cacete,por que saruman sente inveja do veinho,vcs sabem neh......
 
Até então Gandalf não sabia que Saruman tinha se aliado a Sauron, por isso talvés ele aceitaria entregar o Anel a Saruman, Gandalf confiava em Saruman.
Foi mais ou menos isso que eu quis dizer.

Olha, pode até ser que exista essa possibilidade. Mas me parece que isso seria apenas tentar convencer Gandalf de algo, não de suborná-lo, certo?

E, Peonia, tb acho que essa é uma possibilidade, mas simplesmente não consigo achar isso coerente.... Saruman poderia estar meio cego, mas seria uma burrice imensa deixar passar o Narya, conhecendo tanto dos Anéis élficos como Saruman conhecia. Enfim, só podemos conjecturar....
 
Gabriel Souza disse:
2) Gandalf ocultou Narya de Saruman. No Conselho de Elrond, Gandalf conta que logo quando passou pelos portões de Orthanc sentiu um mau pressentimento. Pode ser que ele, de alguma forma, tenha ocultado o Anel e, por isso, Saruman não o pegou logo de cara. Talvez este pensasse que seria questão tempo Gandalf desistir e revelar Narya a ele.

Eu creio que Saruman saberia ou pelo menos suspeitaria de Gandalf sem o Narya ali naquele momento, e perceberia que poderia estar oculto em algum lugar, pois Gandalf não largaria Narya assim do nada, e Saruman sabia que Círdan tinha dado o Anel a Gandalf, tanto é Saruman ficou com inveja da situação, e principalmente, com inveja do próprio Gandalf.

Saruman não o tomou por algum motivo. Penso que talvez porque era orgulhoso demais dizendo que não precisava de Narya nenhum dos elfos, pois tinha seu próprio anel, que servia pra algo, não era inútil.
 
Saruman não sabia, pois só os Portadores dos 3 é que sabiam mais a malta dos Construtores Navais Elficos dos Portos Cinzentos.
 
Saruman sabia. Trecho dos Contos Inacabados, sobre os Istari, postado por Neithan n'outro tópico:

Círdan diz à Gandalf:
- Pois - Disse ele - Grandes labutas e perigos estão diante de você; e, para que sua tarefa não demostre ser demasiada grande e exaustiva, tome este Anel para seu auxílio e conforto. Foi-me ...(ele fala tudo aquilo que já sabemos)... que poderão usá-lo para acender a coragem em todos os corações - E o Mensageiro Cinzento tomou o Anel, e sempre o manteve em segredo. No entando o Mensageiro Branco (que tinha habilidade para descobrir todos os segredos) após certo tempo se deu conta desse presente, e teve inveja. Foi esse o começo da malevolência oculta que tinha em relação ao Cinzento, e que mais tarde se tornou manifesta.

Nos Contos Inacabados diz que Saruman sabia. Por isso a inveja começou a crescer no coração de Saruman. Eu somente não entendo, e talvez nunca entenda, por que Saruman não tomou o Anel. A única hipótese que tenho é que Saruman poderia, em seu orgulho, imaginar que não precisava de Narya ou qualquer outro Anel, pois tinha capacidade de fazer um, tanto é que fez o seu, e também porque conseguiria o Um.
 
HEIN? Quem tinah certeza da posse dos Três eram Elrond, Galadriel, Celeborn, Gandalf e Cirdan. Após um tempo, os conselheiros, como Erestor, Glorfindel, Gildor entre outros ficaram sabendo. Mas, não eram todos os elfos dos portos não.

E Sarumam provavelmente não enxergaria o Anel.
 
Tem bastante gente se confundindo, o tópico fala que se Saruman soubesse que Gandalf tinha o anel élfico e não as possibillidades de Saruman não saber que Gandalf tinha o anel.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo