• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Análise do Filme O Senhor dos Anéis:O Retorno do Rei, Parte 1

Administração Valinor

Administrador
Colaborador
<div align="justify">
A Valinor d&aacute; continuidade &agrave; publica&ccedil;&atilde;o da An&aacute;lise Psicol&oacute;gica dO Senhor dos An&eacute;is, agora com a primeira parte da an&aacute;lise dO Retorno do Rei. As primeiras partes podem ser lidas <a href="index.php?option=com_content&amp;task=view&amp;id=7309&amp;Itemid=227" target="_self">neste endere&ccedil;o</a>.
</div>
<div align="justify">
&nbsp;
</div>
</ br> Leia Mais...
 
DENETHOR : IDENTIFICAÇÃO COM A PERSONA E COM O COMPLEXO DE PODER
É preferível morrer "no topo" vítima de seu apego ao poder, do que viver de maneira simples e equilibrada.

podemos notar que a maior motivação para o Regente de Gondor decidir pelo suicídio se deve ao fato de ter de entregar o poder a Aragorn, herdeiro por direito do trono. Outra característica de alguém identificado com o complexo de poder, é a paranóia e o constante sentimento de ameaça em que vive este sujeito.

acaba-se por perder o equilíbrio psicológico, o bom senso, o amor, a cordialidade e o respeito por si mesmo e pelas outras pessoas.
O equilíbrio psicológico diz respeito a você conciliar pólos opostos em sua vida, adotar posturas diferentes em contextos diferentes

Gostei da analise muito joia!

O excesso de poder causa um "transtorno" tão grande na mente que a pessoa perde toda ética (do que é certo ou errado dentro de uma conduta humana).

Muitos de nós podemos ter a atitude semelhante a de Denethor sem percebermos.
são exemplos de como podemos nos distanciar de quem nós somos em nossa totalidade, doutores e deputados que acreditam terem seus títulos e cargos impressos na cédula de identidade. Que o caminho do meio, a meta da individuação, seja a escolha a ser feita.

Grande verdade!!! O nome disso é humildade (simplificando)
 
essa antiluz atribuída ao orgulho de Lúcifer; a luz transformada em trevas...
Esse cheiro insuportável de enxofre... Essa maldade insone...
Mestre Tolkien, temos muito ainda a aprender com o Sr.
A leitura de vossas obras é dever de casa obrigatório pelo menos uma vez por ano.
Parabéns para quem fez a análise. :)

[]s
G
 
olá!!

eu, enquanto quase-psicóloga e grande admiradora tanto da obra de Jung quanto de Tolkien, adorei esta análise!!!!! o mundo que tolkien criou pode ser olhado dos mais diversos pontos de vista, pois sua riqueza é imensa, e fico feliz em ver q a psicologia também está nos ajudando a compreender um pouco mais da obra, e muito mais de nós mesmos

parabens!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo