• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Por que as escolas nos mandam ler livros?

Re: porque as escolas nos mandam ler livros?

Pelo mesmo motivo que seus pais mandam você comer frutas, verduras e legumes.
 
Re: porque as escolas nos mandam ler livros?

As escolas mandam ler livros porque cai no vestibular. Mas discordo que ler "obrigado" não é muito legal, porque crianças em geral não sabem o que ´bom ou ruim" ainda, e só vão tomar gosto pela coisa se lerem. E outra, na escola eu li vários livros bons demais que não teria lido naquela idade por conta própria.
 
Re: porque as escolas nos mandam ler livros?

Eu tive sorte, na maioria das vezes... gostei bastante de diversos livros que tive qu eler para escola... Um deles continua sendo um dos que eu mais gosto por sabor nostálgico e por ser bom.. se chama Felidae...

Acho importante tb as indicações sobre os livros de autores brasileiros, pois se deixar nossa cultura vai cada vez mais se tornar apenas Harry Potter e o Guia do Mochileiro e blábláblá... e na escola é possível mostrara essas referências nacionais, que talvez de outro modo, o estudante nunca teria contato...

Concordo bastante com o que foi dito no início do tópico sobre a problemática da obrigação de ler na escola... e da importância da contextualização.. por isso, como sempre, é muito importante a qualidade do professor e como ele vai lidar inclusive com aqueles estudantes que explicitamente falam na aula que não gostam de ler...(exemplo em que eu sou testemunha)
Assim como tb, um professor bom vai saber distinguir o que é mais adequado para aqueles alunos e qual seria o foco de interesse do livro e não apenas, "lê aí e faz um resumo..."

Pra mim ter livros para ler na escola ou pro vestiba era sempre óooootêmo, pq eu tava lendo e não me sentia com a consciência pesada por não estar estudando ou fazendo um trabalho... Principalmente no vestiba.. era a desculpa perfeita para mim... eu lia e ao mesmo tempo estava estudando para a prova! It's magic!:mrgreen:
 
Re: porque as escolas nos mandam ler livros?

Eu acredito que o direcionamento da leitura pelos professores é muito importante. Todos sabemos que o Brasil é fraco em matéria de hábito de leitura. Perguntem-se quantos colegas não leriam absolutamente nada, se os professores não os "obrigassem" a ler. É claro que cultura não se enfia garganta abaixo, mas esta é uma forma de incentivar o hábito de leitura.
 
Re: porque as escolas nos mandam ler livros?

As escolas não nos mandam, nos "obrigam" a ler livros (praticamente não li nenhuma que pediram, peguei a sinopse e consegui fazer as provas).

A leitura forçada nunca é boa, agradável e nem tanto, educativa. Pra se ler um livro e tirar alguma coisa proveitosa dele, alguma lição de vida ou mesmo enteder o contexto histórico em que está incluido é preciso aptidão para ler tais livros, o que a maioria dos alunos não são.

A maioria dos livros são chatos, pois o aluno não está acostumando ou porque não teve incentivo desde pequeno a ler esses livros de autores super consagrados como Machado de Assis, Graciliano Ramos, Eça de Queirós, etc. Ele não está acostumado com o tipo de literatura incluido nesses livros, no modo de falar, nos temas das histórias, etc. fazendo assim, com que o livro seja chato, inútil e outros adjetivos que esses autores e livros não merecem.

Eu não tive a oportunidade de ter um incentivo desde pequeno a favor desses livros, dos livros chatos e inúteis.

Acho que deveria ter mais incentivo para a leitura desses livros, deixando-os mais faceis de ler, tendo uma leitura atraente, que realmente atraia seu leitor. O Brasil necessita de uma reforma na Educação, urgente.

É claro, nunca deixando de lado os tipos de livros que você gosta.

Leitura: ATO DE LIBERDADE E SABEDORIA.

Abraços!:abraco:
 
Re: porque as escolas nos mandam ler livros?

Eu sou a favor de uma variação nas leituras, às vezes pode até ser estimulante 'mandar' ler algo fora do eixo da literatura brasileira. Poderiam mandar ler algo de fora e tudo mais.

Porém eu não sei quanto a vocês, mas já vi algumas escolas mandando aluno de 8ª série ler James Joyce e Tutaméia do Guimarães Rosa (um dos livros mais dificeis dele).

Todavia, um professor meu sempre falou: Ler para aprender a ler, saber o que está lendo, saber interpretar, analisar. Quem lê escreve melhor.

E acredito que muitas pessoas se tornam observadoras mais argutas no dia a dia com a leitura, mas essa é minha opinião, claro.
 
Re: porque as escolas nos mandam ler livros?

Eu adoro ler... mas quando se trata de ler obrigada detesto... não dá emoção menhuma! Sinto-me mal e sem apetite para ler... logo não leio...
 
Re: porque as escolas nos mandam ler livros?

Concordo que ler obrigado é meio um saco mesmo. Às vezes eu estou mais pra um George Orwell, outras pra um Manuel Bandeira, etc etc...

Oproblema na minha opinião é justamente obrigar o aluno a ler algo que ele não espeta afim naquele momento e creio que nesse caso seria uma boa idéia dar opções variadas, o que dificilmente ocorre.
 
Re: porque as escolas nos mandam ler livros?

Eles falam que é para a gente aprender... e eu acho que a gente nao aprende nada com aquilo mas prontos...
 
Re: porque as escolas nos mandam ler livros?

axo que e pq leitura é um habito!
ou sorte, pq se eu não tivesse a sorte de encontrar umlivro bom na biblioteca não tivesse adquirido o habito!!!
 
Re: porque as escolas nos mandam ler livros?

axo que e pq leitura é um habito!
ou sorte, pq se eu não tivesse a sorte de encontrar umlivro bom na biblioteca não tivesse adquirido o habito!!!


Claro! às vezes às pessoas falam "eh, não gosto de ler, já tentei várias vezes r não consigo ler um livro inteiro"... Não conseguem ler porque ainda não encontraram o livro certo... o livro que prende a pessoa...
 
Re: porque as escolas nos mandam ler livros?

Porque apesar de muitas vezes ser chato,é necessário para a hora do vestibular:mrgreen:
Mas é realmente muito chato quando te obrigam,e muitas vezes vc tem que ler vários livros em um espaço de tempo curto,,aí é pior!!!!!!!!:blah:
 
Re: porque as escolas nos mandam ler livros?

Uma coisa é certa, não adianta forçar o aluno ler tal livro, se ele não consegue interpretar o que nele há escrito.

Então, o bacana é fazer discussões com os alunos sobre os capítulos e ver como eles estão interpretando e tal...Assim, os outros que não leram podem se empolgar e começar a ler também, porque ninguém quer ficar fora das fofocas dos livros, neh...:cerva:
 
Eu creio que os livros que eles passam pra ler nas escolas são realmente muito "chatos", por que na verdade o ser humano tem um tempo para ler livros mais avançados e ler livros mais modernos com linguagem de fácil abordagem...essa é a questão dos livros considerados chatos pelos alunos...
Creio também que vc tem que escolher ler o livro que lhe agrada e não o que lhe mandam!

 
O metódo de ensino do Brasil é ultrapassado e está cheio de falhas. É baseado em uma detenção,onde o aluno cria uma série de correntes necessárias para ter um status básico na sociedade. Se os livros fossem incentivados de formas diferentes,por exemplo,se um leitor começa com Eragon,Harry Potter na quinta série,vai se animar muito mais do que com Brás Cubas e Quincas Borba. Porém os padrões desatualizados dos institutos de educação brasileiros,torna isso cada vez mais díficil.
 
acho que para as crianças terem o abito da leitura e para se enterresarem a ler e estudar mais em dias de provas ou seja eles querem quem as crianças sejam mais informadas atuais em cada assunto .
 
Acho importante que as escolas incentivem a leitura... eu comecei o hábito da ler por conta própria, com As Crônicas de Nárnia, porque minha escola só passava uns livretos que eu achava um saco... enfim, só no ensino médio a escola me passou livros realmente bons, como Machado de Assis e outros clássicos da literatura brasileira...
Bom, nós aqui somos exceções, vendo que a maioria dos jovens detesta ler, principalmente os livros da escola, porque são "obrigados".
Eu sei que nossa literatura brasileira é muito rica, tem autores maravilhosos, mas acredito que seria legal se as escolas acrescentassem livros de autores de outros países, além de Shakespeare e Camões (que eu adoro). Existem tantos livros por aí que seriam ótimos para os jovens, deveriam ser aproveitados.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo