• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[L] Estar inspirado ao escrever ou escrever ao estar inspirado?

Ogden

Usuário
Estar inspirado ao escrever ou escrever ao estar inspirado?

sim, existem as duas possibilidades, são coisas bem diferentes. É como perguntar, o nada é cheio de tudo ou o tudo é cheio de nada?
Podem parecer coisas iguais, mas não são.

Por exemplo: vc escreve qdo acorda, ou surge uma idéia, ou qdo vc vê q tem que dexar de ser preguiçoso senta na cadeira e produz?

Dependendo, a segunda forma pode até ser eficiente, mas o que vcs preferem?
 
Com certeza, sempre que se sentir inspirado, escreva. Não perca esses momentos, pq eles não vão aparecer sempre. E sempre quando eu fico com preguiça de escrever, eu começo a apenas pensar sobre a estória.

Eu fico inventando mais idéias e mais opções, e sobre os personagens, e coloco uma música que tem a ver com a atmosfera do filme que eu quero escrever. Aí, se isso não adiantar, eu escrevo com preguiça mesmo, mas com o tempo ela passa.

O ruim de escrever pra mim é ter que pensar que vc vai precisar parar a qualquer momento para fazer a tarefa de casa, para dormir, para ir para a escola no outro dia. Por isso que eu estou adiando alguns projetos meus para as férias, como Alive. Gosto de escrever principalmente nos finais de semana, quando não estou de férias.

É sempre bom ler sobre o assunto da sua estória ou tema. Como eu gosto de escrever ficção científica, eu estou lendo Encontro com Rama de Arthur C. Clarke e assistindo filmes de ficção para ajudar na inspiração com Paulter.
 
Não sei... ultimamente eu me forço a escrever as coisas. Por exemplo no último do "experiência" tava com uma bruta enxaqueca e um humor do cão, e sem nenhuma vontade ou inspiração...

Outras vezes tem tanta inspiração que fico frustrada porque não dá pra escrever tudo ao mesmo tempo.... e normalmente embaralha tudo e fica uma joça.

Outras vezes as idéias vem comportadas e eu tenho o micro à mão e digito.

Outra vezes eu tou apenas zen, mas o simples ato de colocar as mãos no teclado (antes era na minha máquina de escrever) fazia com que a estória surgisse.

Acho que dependo do dia, da hora e da pessoa. :wink:
 
Comigo eh assim.... eu tenho q ter um ponto de partida, um começo.... depois eh so alegria. A inspiração constroi a historia conforme eu escrevo
 
Na maioria das vezes eu tenho muita preguiça de escrever... descrever as coisas ás vezes é meio chato e tenho que me forçar á escrever senão a história não sai do lugar...
Outra coisa
Não sei porque mas quando digito no computador, é difícil sair muita coisa, mas quando escreve em caderno, á mão a história flui com mais facilidade. Alguém tem isso também?
 
Akinendel disse:
Outra coisa
Não sei porque mas quando digito no computador, é difícil sair muita coisa, mas quando escreve em caderno, á mão a história flui com mais facilidade. Alguém tem isso também?

sim, tenho disso tb, eu simplesmente não escrevo no PC, fora algumas poesias improvisadas no "Poesia Sempre". Pra mim um caderno é sempre melhor, e mais fácil.
E, qdo a inspiração, ou as idéias vêm, eu TENHO que escrever pra não perder, já escrevi até no ônibus, já levantei de madrugada pra escrever e muitas coisas assim.

Mas é interessante pensar em outra coisa, a diferença entre idéia e inspiração. Não tirei nenhuma conclusão até agora, mas eu já vi que vou filosofar MUUUITO sobre isso, e depois eu posto aqui :wink:

No meu caso eu escrevo qdo estou inspirado, e escrever me traz mais inspiração, não para escrever, mas pra me animar. Sempre que eu fico muito tempo sem escrever eu fico estranho... mas às vezes eu escrevo pra fazer algum trabalho do portugues e tal, e aí, a não ser que eu steja inspirado, eu não me animo :P
 
"Escrever ao estar inspirado"

As idéias surgem nas horas mais inoportunas possíveis! principalmente quando estou no colégio numa aula importantíssima com questões de vestibular :lol: a janela da minha sala tem vista pra o Pico da Pedra Branca (o ponto + alto do Rio se n me engano)
Eu geralmente faço um resumo do que vou escrever , descrevendo as ações dos personagens e desenvolvo o resto em casa.
Tento não bolar estórias muito grandes , com muitas tramas por q se não fica cansativo e sempre acabo perdendo o interesse nakilo . acabo inventando outra coisa ... tenho 2 histórias enormes a serem finalizadas há dois anos :uma sobre vampiros e outra sobre uma bruxa.Cada uma num caderno de 10 matérias :o
Tambem só escrevo no caderno pra depois passar pro PC
Mas o pior é qd estou escrevendo na maior inspiração e minha mãe da um berro e me manda fazer as tarefas de casa :x
 
... acho horrível escrever ao estar inspirado! Surgem muitas idéias ao mesmo tempo, mas como a mão não é tão rápida quanto o pensamento, vc acaba perdendo a linha de raciocínio, jogando frases do fim no começo e vice-versa!

No final acabo engavetando essas folhas para poder avaliá-las mais tarde, mas como meu tempo é excasso, acabam acumulando muitas paginas.. que no fim nem eu sei mais que história era aquela!!!

Em dias normais, imagino o fim... e aí desenvolvo o começo e o meio da história.
 
Lady Greenleaf disse:
... acho horrível escrever ao estar inspirado! Surgem muitas idéias ao mesmo tempo, mas como a mão não é tão rápida quanto o pensamento, vc acaba perdendo a linha de raciocínio, jogando frases do fim no começo e vice-versa!

No final acabo engavetando essas folhas para poder avaliá-las mais tarde, mas como meu tempo é excasso, acabam acumulando muitas paginas.. que no fim nem eu sei mais que história era aquela!!!

Isso acontecec muito comigo. Estou inspiradissimo. Que que eu faco? SAio escrevendo as frase no mieo do nada. Ass vezes surgem ideia malucas. Assim, o teclado continua fazendo o barulho. Depois de um tempo, eu vejo que escrevi trwes diferentes historias, aí dou uma editada rapida e pronto, tá lá!

Mas alguns dias eu consigo me manter no tema e a historia sai perfeita!! :lol:
 
Lady Greenleaf disse:
... acho horrível escrever ao estar inspirado! Surgem muitas idéias ao mesmo tempo, mas como a mão não é tão rápida quanto o pensamento, vc acaba perdendo a linha de raciocínio, jogando frases do fim no começo e vice-versa!

No final acabo engavetando essas folhas para poder avaliá-las mais tarde, mas como meu tempo é excasso, acabam acumulando muitas paginas.. que no fim nem eu sei mais que história era aquela!!!

Em dias normais, imagino o fim... e aí desenvolvo o começo e o meio da história.

Eu já penso assim normalmente. Quando escrevo, o faço de forma linear. Não que eu vá direto do começo ao fim sem parar. Mas normalmente eu escrevo blocos de texto, parágrafos inteiros. É que quando eu começo a escrever uma história, já sei mais ou menos tudo q vai acontecer. Claro, que conforme a coisa vai progredindo, certas coisas vão mudando. Mas a linha inicial é praticamente sempre mantida. Como certas partes são mais chatas que outras, eu vou empurrando essas passagens, deixando-as pra quando tiver bastante tempo. Uma descrição de um local complexo, por exemplo, costuma me tomar bastante tempo. Descrições de acontecimentos, em contrapartida, vão saindo quase em tempo real. Imagino que se eu digitasse mais rápido, o ato de escrever seria mais frequente pra mim.
 
Concordo com o V... pra mim as proprias ideias puxam a historia, mas não tenho proplemas com descrições pq faço mto poucas (realmente não sou um discipulo de Tolkien)

Acho q vou começar a pensar no meu primeiro conto... jah tem bastante tempo q estou planejando e tenho q tirar ele da minha cabeça, vai aliviar um pouco as ideias, o problema eh q eu odeio digitar por muito tempo e quando eu empolgo, fica dificil de por um ponto final.
 
Escreve primeiro uma sinopse, contando bem resumidamente tudo que acontece, do começo ao fim. Pode ser à mão mesmo. Depois vai trabalhando em cima disso. Às vezes funciona.
 
V disse:
Escreve primeiro uma sinopse, contando bem resumidamente tudo que acontece, do começo ao fim. Pode ser à mão mesmo. Depois vai trabalhando em cima disso. Às vezes funciona.

puxa... eu não tinha pensado nisso... Tank'z! :D
 
geralmente comigo é assim: vem uma idéia de repente (momento de inspiração)
daí eu faço uma sinopse curta.
penso um monte nos fatos, nos personagens, em tudo.
se tiver personagem original, faço fichas deles quase sempre.
como a história sempre começa na minha cabeça pelo meio ou pelo fim, o que mais trabalho sao nos "ganchos" para fatos importantes.Nao faço muita descrição de nada.
pra mim tanto faz escrever no Pc ou no caderno, mas sempre começo no caderno.
daí, deixo rolar!É tão legal qdo os personagens começam a criar vida própria e fazer as coisas "por eles mesmos"!As vezes, um personagem bem inutil ganha importância, ou alguém que é tímido tem um momento despachado, e assim vai...
comparando com a sinopse original, muda muita coisa, fatos surgem espontaneamente...pessoas aparecem...é assim que acontece.
tem vezes que passo uma semana sem escrever e depois nao paro por dias.Mas nao tenho muito problema de "travar" na frente do texto, algo sai, nem que eu tenha que mudar depois para melhorar, quando ler de novo.
ah, eu acho isso importante!ler o texto várias vezes!!!!
 
Creio eu q a inspiração está contida em todos o tempo inteiro.
E essa inspiração transposta em texto, a partir daí que começamos escrendo para nós mesmo, pq daí que podemos chegar aos outros.

Sempre estar atento ao seguinte... aprenda primeiro a pensar, depois escreva.
Lógico... há exceções
Escrevo sem pensar, tudo o que o meu inconsciente grita. Penso depois: não só para corrigir, mas para justificar o que escrevi. (Mário de Andrade)

Tá dado meu recado :wink:
 
Antigamente eu costumava a enfiar a minha cabeça debaixo de uma torneira e gritar cinco palavras diferentes bem alto. Aí eu anotava essas palavras e falava que essas palavras tinham que entrar em um dos meus roteiros. Sempre me vinha uma vontade de escrever.
 
Comigo já aconteceram as duas coisas.
Às vezes eu num tou com o mínimo saco de continuar uma história, ou ela atingiu um ponto onde fica difícil de continuar, ou de sair daquela situação, mas tento inventar qualquer coisa pra continuá-la. Aí qdo eu releio o que escrevi vejo que ficou até melhor do que ficaria se eu estivessse inspirada.
Tem vezes que eu começo a escrever sem vontade, e a inspiração vem vindo, aí eu não largo mais a história.
E tem vezes que eu tou tão inspirada que não paro de escrever até a idéia ou a história acabar. Aí eu fico escrevendo até de madrugada se for preciso!^^
Aliás, minha inspiração vem mais é depois da meia-noite, e meu pai fica me enchendo o saco pa ir dormir! :(
Para poesia não tem jeito, eu tenho que ter inspiração. Senão não sai. E só escrevo para coisas e/ou pessoas que eu goste ou coisa assim. Senão não sai mesmo...E eu vivo tendo inspiração pra escrever sobre a mesma coisa, sentimento ou pessoa. Por exemplo, eu já escrevi umas 7 poesias sobre sentimentos, umas 15 pro Frodo e umas 7 pra um outro personagem, que é de mangá.
Akinendel, eu tbm só consigo escrever em caderno, ou agenda, ou sulfite etc., o computer pra mim só serve pra passar o texto.
 
Eu prefiro escrever quando tenho inspiração. Às vezes, muito difícil acontecer, mas acontece de eu escrever sem inspiração. Quando eu começo a escrever com inspiração, só paro qd dói a mão, mas qd eu escrevo a força, sai td feio e mal feito.
E tb depende do tipo de texto. Poesia de amor(só sei fazer de amor) só vem qd eu tô apaixonado ou qd dói a solidão. Texto de aventura, eu tenho que estar empolgado.
Ontem, por exemplo, eu fiz uma música pensando na garota que eu gosto. Eu tava querendo muito ela(a garota) ontem. Hoje a folha sumiu e eu naum tava tão carente dela assim e não consegui nem lembrar a música, nem escrever outra baseada no q eu lembrei.
 
Eu escrevo mto raramente..meus poemas são depressivos d+ pra serem postados aki..
Mas quando escrevo , eu o faço seguindo um inspiração q meio à mente naquele momento..a partir daquela idéia inicial eu desenvolvo todo texto..as vzs me ocorrem outras ideias , mas eu tento manter a ideia naquele rumo que tomei inicialmente...

Ps:Folco eu jah li esse livro , mto bom!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo