• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Anúncio exibindo um recém-nascido homossexual gera polêmica na Itália

Bom, se queriam ressaltar o direito que cada um tem sobre a sexualidade... que utilizassem adolescentes. Não um bebê. Do mesmo modo que é antiético usar crianças para levantar a bandeira de um partido político ou alimentos não saudáveis. Há outra formas de fazer propaganda sem apelar pra tanto.

Mas não era o "direito que cada um tem sobre a sexualidade" que eles quiseram ressaltar. Eles quiseram ressaltar que os seres humanos já nascem com uma pré disposição pra determinada sexualidade, por isso o uso de um recém nascido na propaganda.
 
Mas não era o "direito que cada um tem sobre a sexualidade" que eles quiseram ressaltar. Eles quiseram ressaltar que os seres humanos já nascem com uma pré disposição pra determinada sexualidade, por isso o uso de um recém nascido na propaganda.

Isso Creio que todos nós entendemos, mas acho que não é assim :think:

Um exemplo, é de um cara lá do colegio, que tinha jeito, falava como, andava como mulher, ai o pessoal levou ele em um bordel...o cara não saiu mais de lá
Me levando a crer que mesmo que um ser tenha uma disposição a ser, ainda ele tem escolha da sua sexualidade.
 
É meio arriscado afirmar isso de pré-disposição em um recém-nascido. Talvez lá pelos oito ou dez anos. Outros fatores, além do número de estrogenos e testosterona, podem influenciar na escolha do ser humano.
 
"ter jeito" não é "ser". aqui a questão é orientação sexual, e não se o cara rebola quando anda, uma coisa não tem nada a ver com a outra (mesmo porque já vi muitos casos de homens gays que pareciam mais "machos" do que muito hetero por aí).

eu tinha perguntado sobre a propaganda pensando em focar mais na questão da criança não ter o direito de opinar se gostaria de apoiar a causa ou não - e coisas do gênero. isso pode ser estendido para outros debates, como a questão de chamar uma criança de católica, quando ela vai para a igreja por pura inércia, não por ser sua crença de fato.

Sobre "nascer" homossexual ou não, pelo que vi em algumas notícias, aparentemente há um fator genético (ou pelo menos biológico) nisso, sim. Não que o meio não influa, mas digamos que referir-se à "opção sexual" hoje em dia tem soado mais e mais com "optar sair do armário ou não".
 
eu tinha perguntado sobre a propaganda pensando em focar mais na questão da criança não ter o direito de opinar se gostaria de apoiar a causa ou não - e coisas do gênero. isso pode ser estendido para outros debates, como a questão de chamar uma criança de católica, quando ela vai para a igreja por pura inércia, não por ser sua crença de fato.

Pois é, eu também pensei nisso. Como será que esse moleque vai se sentir quando tiver 15 anos e ver esse anúncio guardado em algum lugar? Os pais dele não pensaram em nada desse tipo?
 
Nossa... calma ia...

Essa é nova para mim. Os próprios homossexuais não acham que o homossexualismo não é uma escolha?
Poxa, o que é então?
 
Nossa... calma ia...

Essa é nova para mim. Os próprios homossexuais não acham que o homossexualismo não é uma escolha?
Poxa, o que é então?

Se você reparar, tem alguns que até insistem no termo orientação sexual no lugar de opção sexual. O problema é que quando entra no campo da ciência, sejalápelarazãoquefor, pouca informação vem para o público em geral (e mesmo no caso da comunidade gay, acredito que apenas aos mais esclarecidos), o que acaba perpetuando o preconceito e algumas bobagens, acho.

BTW, alguns insistem que seja utilizado o termo homossexualidade, e não homossexualismo (uma vez que o sufixo do segundo faz relação à doença).
 
Eu não creio que o fato de alguém ser homossexual ou não dependa de um fato genético, se fosse, o que seria se o pai e a mãe não são homossexuais, geralmente coisas genéticas dependem de alguma coisa faltando nos cromossomos dos pais, e se os pais não são homossexuais, é obvio que os pais dos pais não sejam homossexuais.
creio eu que os publicitarios usaram a imagem de um recém nascido porque ninguém vai fazer idéia de quem é ele na rua, na escola e etc. se fosse um adolescente ou mesmo uma criança que todos ficassem sabendo quem era, ele sofreria preconceito na rua, mesmo não sendo, e seus colegas da escola também caçoariam dele.
 
'Mais fácil' no sentido que não existe preconceito com heteros. Se fosse uma simples escolha, A ou B, creio que todo mundo escolheria ser hetero, não vejo porque alguem escolheria ser homossexual e ter que suportar todos os preconceitos, dificuldades, etc. (...)

É mais fácil ser heterossexual na parte em que diz respeito aos preconceitos que a pessoa sofreria. Quando gay, ela encontra muito mais intolerância, entende? Nossa sociedade ainda não evoluiu muito nisso.

Ah, tá. Agora entendi.
 
Eu não creio que o fato de alguém ser homossexual ou não dependa de um fato genético, se fosse, o que seria se o pai e a mãe não são homossexuais, geralmente coisas genéticas dependem de alguma coisa faltando nos cromossomos dos pais, e se os pais não são homossexuais, é obvio que os pais dos pais não sejam homossexuais.
creio eu que os publicitarios usaram a imagem de um recém nascido porque ninguém vai fazer idéia de quem é ele na rua, na escola e etc. se fosse um adolescente ou mesmo uma criança que todos ficassem sabendo quem era, ele sofreria preconceito na rua, mesmo não sendo, e seus colegas da escola também caçoariam dele.

Não sei quanto a isso. Acho que somos (a maioria) muito leigos em termos de "análise genética" ou o que for para afirmar que fatores genéticos, no mínimo, não geram uma pré-disposição para ter ou não determinada orientação sexual.

O fato de lidarmos com isso pode trazer a tona (ainda mais com uma criança na propaganda) a discussão do "homosexualismo" como algo do tipo "botulismo" e outros "ismos" mais com caráter de "doença genética"...

Entendem o que isso pode gerar? Um bebê que já nasce gay e toda a balela de filhos criados por homossexuais e etceteras arcaicos?

Não sei ao certo se a campanha foi tãão bem feita e conseguiu o objetivo que queria, pode é gerar "n" outras discussões que agravam o preconceito. Além do fato primordial, não se trata da venda de um produto, se trata da defesa de uma postura moral, cultural, ou algo do tipo... Usando alguém que ainda não tem a capacidade de se colocar a frente de alguma opinião ou mesmo decidir se está disposta a defendê-la. Não é algo meramente fútil como um bebê num comercial da Pampers.
 
Nossa... calma ia...

Essa é nova para mim. Os próprios homossexuais não acham que o homossexualismo não é uma escolha?
Poxa, o que é então?

Se você reparar, tem alguns que até insistem no termo orientação sexual no lugar de opção sexual. O problema é que quando entra no campo da ciência, sejalápelarazãoquefor, pouca informação vem para o público em geral (e mesmo no caso da comunidade gay, acredito que apenas aos mais esclarecidos), o que acaba perpetuando o preconceito e algumas bobagens, acho.

BTW, alguns insistem que seja utilizado o termo homossexualidade, e não homossexualismo (uma vez que o sufixo do segundo faz relação à doença).

Eu tenho um amigo gay, que cursa ciências biológicas cmg e vários outros que conheci que dizem que nasceram com essa 'tendência'. Nunca conheci nenhum que disesse o contrário.

No último período do meu curso, tem um .. (acho que se diz travesti quando um homem se veste de mulher, mas não mudou o sexo. Se estiver errada, me corrijam) enfim.. Ela fez toda sua monografia baseada em homosexualismo em mamíferos. Chegou a ser proibida pela coordenadora do curso, mas depois foi liberada a apresentação. A professora de Genética recomendou a todas as turmas que assistam a apresentação. Está sendo uma das mais esperadas agora. :yep:
 
Eu tenho um amigo gay, que cursa ciências biológicas cmg e vários outros que conheci que dizem que nasceram com essa 'tendência'. Nunca conheci nenhum que disesse o contrário.

Danee, já eu conheço vários que dizem que foi sim uma questão de escolha. Alguns inclusive que só descobriram agora, que só entenderam o que sentiam e assumiram pra si depois dos 25 anos.

Tudo na vida é uma escolha, TUDO!
 
Danee, já eu conheço vários que dizem que foi sim uma questão de escolha. Alguns inclusive que só descobriram agora, que só entenderam o que sentiam e assumiram pra si depois dos 25 anos.

Tudo na vida é uma escolha, TUDO!

A maioria que conheço também descobriu só depois dos 25 e só nessa idade entenderam o que sentiam, mas o que sentiam desde muito tempo. É por isso mesmo que dizem que já nasceram assim.
 
A maioria que conheço também descobriu só depois dos 25 e só nessa idade entenderam o que sentiam, mas o que sentiam desde muito tempo. É por isso mesmo que dizem que já nasceram assim.

Ainda discordo...ser hetero ou homo ou o que for é uma questão de escolha, não está no gene, isso é fato. Você nasce com o sexo masculino ou feminino, mas o que vai ser dali por diante é uma questão de escolha, que se faz no decorrer dos anos.
 
Danee, já eu conheço vários que dizem que foi sim uma questão de escolha. Alguns inclusive que só descobriram agora, que só entenderam o que sentiam e assumiram pra si depois dos 25 anos.

Tudo na vida é uma escolha, TUDO!

Sim, Thatá, muito do que fazemos e somos depende de nossas escolhas...mas, ainda acredito na "tendência natural" que cada um possui...

Exemplificando...

Uma pessoa que não tem "dom" (ou seja, não apresenta uma tendência natural) para a música, pode vir a se tornar uma musicista? Pode, porém seu aprendizado musical será mais árduo do que a daquela pessoa que "naturalmente" tem mais facilidade para as atividades musicais....
Uma pessoa que não apresenta uma "tendência natural" à homossexualidade pode vir a se tornar gay? Sim, por modismos, ou mesmo por ter sofrido decepções em relacionamentos heterossexuais, porém, o fato de existir indivíduos assim não invalida a crença de que muitos dos homossexuais já apresentavam uma "tendência natural" à homossexualidade, variando aqui somente o momento que cada um descobriu e resolveu assumir isto...
Quanto à escolha, você sempre pode escolher....
Assumir ou não...
Desistir ou persistir mesmo que o trabalho seja imenso....
Tudo são escolhas, mas escolhas que invariavelmente estão acopladas à natureza de cada um....
 
Uma coisa que eu acho que deve ficar clara é: há uma grotesca diferença entre ter essa tal de "propensão à homossexualidade" e assumi-la de fato. A propensão não se escolhe de maneira nenhuma, em momento algum eu decidi que sentiria atração por homens.

Agora, assumir (seja pra si mesmo seja para os outros) é uma escolha que o sujeito faz, dependendo do modo como ele se enxerga, como enxerga a sociedade ao redor e seu juízo de valor em relação à essas questões. Provavelmente há inúmeros casos (sobre os quais jamais ouviremos falar) de pessoas que reprimiram ao máximo sua atração pelo mesmo sexo por pura pressão externa. Um homem pode sentir tesão por outro homem e esconder isso por toda a vida, já que sempre ouviu falar que aquilo é errado. Ele tentará se relacionar com o sexo oposto e será no mínimo, extremamente infeliz.

Portanto, eu penso que a campanha é muito válida pois esclarece a idéia de que a propensão à homossexualidade é inata e nada pode/deve ser feito para reprimí-la. Julgando a hipótese de que o bebê realmente venha a ser um homossexual, jamais poderemos ter certeza, a não ser que ele resolva assumir isso perante a sociedade e sofra as consequências.

Então, acho que a melhor frase não é "o gay escolhe ser gay", mas "o gay escolhe MOSTRAR que é gay".
 
Meu.... superou o tópico do Automutilação.


Não vou me estrender aqui com discussões que já encheram o saco sobre homossexualiadade

só um coment:
Thata disse:
Danee, já eu conheço vários que dizem que foi sim uma questão de escolha. Alguns inclusive que só descobriram agora, que só entenderam o que sentiam e assumiram pra si depois dos 25 anos.
Se assumir depois dos 25 não é virar gay. Ou optar. É deixar sair de dentro uma coisa que eles sentiam, mas que não sabiam exatamente o que era. Ou sabiam e tentavam reprimir.


Eu sou da opinião que já se nasce assim. Mas achei a campanha meio forte. Ela veio com o intuito de polemizar, e conseguiu.

Nós aqui, do outro lado do mundo, estamos discutindo a campanha. Isso é um feito louvável aos idealizadores da campanha.

Achei a campanha bonita. Forte, mas bonita.
Quando colocaram um feto abortado nas caixinhas de cigarro ninguém falou nada. Ou eu que não ouvi, pelo menos.
 
Ainda discordo...ser hetero ou homo ou o que for é uma questão de escolha, não está no gene, isso é fato.

Você precisaria fazer algumas pesquisas antes de dizer o que é fato ou não, né? Mas tem uns tiozinhos de jaleco que já estão fazendo e, volto a insistir, atualmente vê-se a homossexualidade como se algumas pessoas viessem "programadas" para tal, sendo que o meio ativaria ou não (e aí entraria na questão que o Maedhros falou de assumir ser gay. aliás, acho que antes de assumir para outras pessoas, já é um passo bem grande - dada nossa sociedade preconceituosa - assumir isso para si.).

Você nasce com o sexo masculino ou feminino, mas o que vai ser dali por diante é uma questão de escolha, que se faz no decorrer dos anos.

Sexo tem relação com gênero, e absolutamente nenhuma relação com orientação sexual...
 
Achei a campanha bonita. Forte, mas bonita.
Quando colocaram um feto abortado nas caixinhas de cigarro ninguém falou nada. Ou eu que não ouvi, pelo menos.


É verdade, essa campanha também era polêmica. Como será que esse feto abortado vai se sentir daqui a 15, 20 anos, quando encontrar esse anúncio guardado em algum lugar?
 

Tópicos similares

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo