• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Stardust - O Mistério da Estrela Cadente (Stardust, 2007)

Nota pro filme:


  • Total de votantes
    19
Finalmente o depoimento de uma fan. Bom, em defesa do diretor tenho que dizer que adaptar Gaiman é complicado, mesmo no próprio filme filmado por ele dizem que não sai as mil maravilhas (obviamente os fans mais fanáticos tiveram um orgasmo).

Algo que eu já ouvi bastante outros fans do Gaiman dizendo é que ele só é reamente bom escrevendo quadrinhos, e em todo o resto ele se segura nos 50-60% de aprovação. Eu eventualmente concordo com isso, e Mirror Mask para mim foi um filme do Dave McKean, e o Neil está lá para ver seu nome nos créditos ( e provavelmente para fazer a ceninha dos gatos).

Mas vc disse que funciona como um filme sólo, sem relação com o livro (ou se vc quiser ESQUECER que é uma adaptação do livro), o que já é MUITO.

SE a pessoa estiver esperando algo bem água-com-açucar.

Ia ver no festival, mas acabei em Saquarema naquele dia. E por duas vezes já acabei desmarcando cinema, acho que vou acabar vendo em dvd mesmo. :roll:


Ou na Sessão da Tarde. :pipoca:


A sério, é divertidinho, e aqui em Curitiba tem a sessão família que só paga 3 reais o ingresso e tal, então eu até gostei. Um pouquinho. Inho-inho mesmo.
 
Eu terminei de ler o livro ontem e vou assistir o filme amanhã.
Estou com medo.
 
Eu que indiquei, né?

Sim, Ecth, vc inicou! hehe
Mas pesou muito terem lançado o filme! :dente:
Enfim o livro é bom pra caramba, me levou quase de volta a infância, por ser lúdico, mas ao mesmo tempo adulto. Mas estou com medo do filme de verdade. Já me disseram que a ira da Yvaine no início foi simplesmente descartada... bad idea!
 
Acho que o ponto forte do filme, como disse o Knolex, é o humor. As partes em que aparecem os filhos do rei (tantos os mortos quanto os vivos) são hilárias, sem contar o Robert DeNiro como pirata!

Agora.. os efeitos especiais são absurdamente toscos, eu desanimei muito vendo aquelas magias verdes no trailer :blah:

A interpretação dos protagonistas tb não é lá grandescoisas!

Claire Danes :blah:²

... enfim, vale a pena pra dar umas boas risadas!
 
Ainda bem que não li o livro, então posso falar livremente.

Gostei muito do filme, tem muito tempo que não aparece um filme conto de fadas bom como Stardust. A trilha do filme é graciosa e acompanha o ambiente mágico da história. O casal Tristan e Yvaine estão muito bem representados, os atores são carismáticos e bonitos e conduzem muito bem o filme.

Os cenários são sempre bonitos e melódicos ficou bem caracterítisco do Neil Gaiman. A Michele Pfeiffer está muito boa no filme, atuando como uma bruxa digna de um conto. E quem diria! Robert de Niro em uma atuação muito carismática, me agradou bastante (e olha que ele tem feito filmes muito ruins ultimamente).

A direção foi boa, o resultado final é de um filme que vai agradar qualquer idade. Tem como não se apaixonar por uma Yvaine tão bonita e tão meiga?

Outra coisa boa é que terei um ótimo livro pra ler nas férias de natal. Tenho certeza que em um filme de adaptação não se consegue passar mais que metade do livro original. Então é certo que no livro eu possa me deliciar muito mais com a história de Stardust.
 
Marco disse:
Já me disseram que a ira da Yvaine no início foi simplesmente descartada... bad idea!

Ah, eu tenho a impressão que a ira da Yvaine será o menor dos seus problemas na sala de cinema.

Stu disse:
Tenho certeza que em um filme de adaptação não se consegue passar mais que metade do livro original.

O problema é quando eles decidem não apenas eliminar cenas e personagens "desnecessários para a história" para pouparem tempo, mas incluir cenas e situações completamente nova e que, vejam só, são ainda mais desnecessários para a história que os originais.
 
Acredito que o acerto do filme foi apostar um pouco no bom humor, as cenas jogadas aqui e ali, acabaram quebrando um pouco a monotonia decorrente da direção arrastada e fragmentada. Muitas cenas de corta pra Yvaine e Tristan, corta pra os príncipes, corta pra bruxa, agora corta pra yvaine e Tristan de novo, não, não, corta para a bruxa agora. AAAAAHHHHHHHHHHHHHHH!

Até entendo que se preocuparam em acompanhar as estrura do livro, mMas para o filme essa 'colagem' acabou deixando a coisa toda meio desconfortável de se acompanhar. A impressão que tive era que pra quem não conhece o livro, os fatos foram sendo jogados e não contados.

Além disso os roteiristas acabaram entregando o ouro várias vezes antes do final, o que prejudicou um pouco o clímax do filme.

Quando a Bruxa Dichwater Sal chama Una pelo nome, logo no ínicio do filme. E o rei pergunta de sua filha Una. Pô sacanagem, no livro isso não acontece nenhuma vez. Só descobrimos que Una é a princesa desaparecida no final.

Os roteiristas ignoraram completamente isso e estragaram uma das surpresas mais legais, que é o fato de Tristan ser o herdeiro de Stormhold

Mas enfim ponto alto do filme é o elenco bem escolhido. Robert De Niro, Michelle Pfeiffer, até a pontinha do Peter O'Toole foi bem bacaninha.

Capitão Shakespeare... não sei o que pensar ainda. Não consegui definir se o que fizeram foi bom ou ruim, para o personagem. Aproveitaram uma pequena história e transformaram o Capitão em outro personagem. Obviamente ficou divertidíssimo, gostei muito da atuação do De Niro.

E a Michelle Pfeiffer, está perfeita como a Feiticeira Rainha. Claire Danes... passável, na verdade a culpa nem é dela. Porque ela apenas seguiu o roteiro. Mas eu senti falta de uma Yvaine menos compreensiva.

Enfim, o filme é bom, mas não foi dessa vez que o Sr. Gaiman teve uma de suas obras adaptadas para o cinema com o respeito e fidedignidade que merecia.
 
um filme simpático, agradável e que diverte, uma fantasia bem conduzida, que me lembrou bons tempos de filmes como A Lenda, Feitiço de áquila, filmes que cumprem sua missão, enfim um novo clássico para sessão da tarde, que agradará crianças e jovens.
 
Ah, eu tenho a impressão que a ira da Yvaine será o menor dos seus problemas na sala de cinema.



O problema é quando eles decidem não apenas eliminar cenas e personagens "desnecessários para a história" para pouparem tempo, mas incluir cenas e situações completamente nova e que, vejam só, são ainda mais desnecessários para a história que os originais.

Mas ai eu pergunto: Com quem deve-se reclamar? Neil Gaiman é um dos produtores do filme, ele esteve envolvido em tudo. Será que não foi um mal justificado esses tipos de cortes que tu citaste? Pelo menos se era pra fazer cortes/adições, que o fizessem sob supervisão do autor.
 
Eu posso imaginar o Neil Gaiman amordaçado, sendo ameaçado com o dvd da Liga Extraordinária ("Vamos fazer o mesmo com você, Gaiman!") caso não concordase e supervisionasse as alterações. Ou ele ficando extasiado com os lucros prometidos, ou alguém dizendo para ele que o filme, ao contrário do livro, era voltado para o público infantil e tinha outra proposta, ou ameaçando nunca mais deixá-lo fazer filmes, ou talvez ele tenha caído de cabeça no meio-fio... Não sei *o que* passou pela cabeça dele para aprovar as alterações, mas sei que simplesmente não foram boas.

Com quem se deve reclamar? Com ninguém em particular, imagino eu, que não vou enviar cartas ao Gaiman ou diretor expondo minha insatisfação com as idéias deles de "adaptação". Eu não me importaria que o filme tivesse sido feito com o Gaiman em outro continente e virando o nariz, desde que ficasse um bom filme no final das contas. =)
 
Eu posso imaginar o Neil Gaiman amordaçado, sendo ameaçado com o dvd da Liga Extraordinária ("Vamos fazer o mesmo com você, Gaiman!") caso não concordase e supervisionasse as alterações. Ou ele ficando extasiado com os lucros prometidos, ou alguém dizendo para ele que o filme, ao contrário do livro, era voltado para o público infantil e tinha outra proposta, ou ameaçando nunca mais deixá-lo fazer filmes, ou talvez ele tenha caído de cabeça no meio-fio... Não sei *o que* passou pela cabeça dele para aprovar as alterações, mas sei que simplesmente não foram boas.

:lol:

Eu faço parte do grupo que não leu o livro e gostou do filme. Com certeza o filme acertou no humor. Robert De Niro está impagável e adorei também a atuação de Michelle Pfeiffer. Achei o Tristan simpático. Pontos altos do filme são Robert De Niro e os filhos do rei, divertidíssimo.
 
Li o livro e gostei do filme. Claro que logo de cara algumas alterações me fizeram pensar WTF?! mas no final achei que tudo funcionou muito bem na tela. Pareceu um filme de fantasia às antigas, quando não se preocupavam em estender a história por uma trilogia - como virou padrão atualmente em filmes desse gênero. E não acho que o Gaiman aprovaria o filme apenas por dinheiro ou algum outro motivo do tipo; ele mesmo escreve no blog (neilgaiman.com) que se for pra fazer um filme ruim, ele prefere fazer por si mesmo, tanto que vai dirigir "Morte" sozinho e não deixa qualquer um encostar numa adaptação de Sandman.
 
Tanto que vai dirigir "Morte" sozinho e não deixa qualquer um encostar numa adaptação de Sandman.

Thank god!
Putz mas essa história de ele dirigir Morte sozinho... não sei não.
Não há dúvidas quanto ao talento dele como escritor e tals, mas ele dirigindo um filme, tem tanta coisa envolvida além de roteiro, que acho que a coisa pode descambar se ele tomar as rédeas sozinho.

O que ele precisa é achar um bom diretor que faça o que o Robert Rodriguez fez com Sin City ou o que o Zack Snyder fez em 300. Um diretor que opte pela fidelidade a obra!
 
Thank god!
Putz mas essa história de ele dirigir Morte sozinho... não sei não.
Não há dúvidas quanto ao talento dele como escritor e tals, mas ele dirigindo um filme, tem tanta coisa envolvida além de roteiro, que acho que a coisa pode descambar se ele tomar as rédeas sozinho.

O que ele precisa é achar um bom diretor que faça o que o Robert Rodriguez fez com Sin City ou o que o Zack Snyder fez em 300. Um diretor que opte pela fidelidade a obra!

Concordo!
Outra coisa legal que li (no omelete ou no blog do Gaiman, não lembro) foi que o Gaiman acompanhou filmagens com Guillermo Del Toro pra aprender sobre produção e direção... alguém aqui viu O Labirinto Do Fauno e não gostou? :mrgreen:
 
É melhor do que eu esperava
mas mais romantico do que eu gosto (romance água com açucar, daqueles juvenil que eu particularmente não sou muito fã).
Mas é legal
uma boa sessão pipoca
A atuação do Robert DeNiro vale o filme
XD

Bjus
 
É um bom passatempo.
Uma curiosidade: Vcs não acharam a voz do narrador um tanto familiar. Fui olhar no IMDb e descobri que Ian Mckellen fez o narrador.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo