• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual a língua base dos Istari?

Exato, a "língua-mãe", na falta de palavra melhor, era o Valarin, ao menos no começo. Depois que os elfos chegaram a Aman, eles difundiram o uso do Quenya (o Valarin era pesado aos ouvidos élficos); ao ponto dos Valar falarem Quenya entre eles. Nesse bolo, os Maiar poderiam ter participado, falando Quenya e Sindarin.

Na T-M, como observou o Gabriel, eles se adaptavam ao povo, falando a língua necessária. Quando Pippin roubou o Palantír de Gandalf, ele estava falando, em sonho, palavras de uma língua pesada. Ou os ouvidos de Pippin acham uma língua élfica pesada, ou Gandalf estava bêbado, ou ele falava Valarin, em sonhos.
 
Última edição:
Não, não era a "língua-mãe". Veja o meu post anterior, o última da página anterior.
 
Nossa! Entendi!

Agora, nesse sonho de Gandalf, eu tenho outra dúvida: Gandalf, com seu Fana novinho, comia e dormia por necessidade, ou porque gostava? Tipo...se ele precisasse, beleza, mas se ele não fosse obrigado a dormir, ele teria bobiado assim com a Pedra de Orthanc, deixando Peregrin olhar por ela?
 
Era porque ele gostava mesmo... na verdade, mais porque já estava tão acostumado a fazer tais coisas que elas ocorriam naturalmente - o que explica esses "deslizes" como estar dormindo naquela hora e deixar o Pippin olhar a pedra.
 
Bem, só me lembro de uma passagem de Gandalf "dormindo". Ele poderia apenas estar meditando, o fato dele falar algo pode simbolizar isso. O cansaço de espírito (da mente) poderia se abater sobre os Valar também, mas duvido que eles precisassem realmente dormir. Assim como comer, falar e todas essas coisas banais.

EDIT (pelo post do Tilion): Convenhamos, dormir, comer e conversar são três coisas bem agradáveis de se fazer, não?!
 
Entendo. Então, foi só por costume mesmo....assim como se alimentar com Denethor...

Mas, ele se cansaria ainda certo? Assim, teria mais fôlego que antes, mas, ele se cansaria. Certo?
 
Cansar, fisicamente?! Realmente não sei, creio que depende muito. Gandalf, que eu me lembre, não demonstra cansaço físico.

Mental, não é bem um cansaço, é algo como quando você tem muitas coisas para fazer e muitos problemas para resolver. Você fica com a mente ocupada, não necessariamente cansada.
 
Não podemos esquecer que os Istari, são Maiar, que provavelmente, falassem o Valarin, ou o Quenya.:think:Mas isso é muito incerto...:think:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo