• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Trilogia "Fronteiras do Universo" (His Dark Materials, Philip Pullman)

Meldannë Nimril disse:
P.S. Luneta âmbar é um pouquinho chato no início mas até SdA é assim tb... (ih, agora vão me matar....) 8O

Não, é a pura verdade mesmo. Tanto essa trilogia quanto o SdA tem seus capítulos mais descritivos, que a gente acha chato da primeira vez que tá lendo.

Mas sabe o que eu acho que é? Pura ansiedade. A gente quer chegar logo na frente, saber logo o que acontece, e fica achando que o capítulo tal é chato. Fiquei achando isso da parte do "Luneta Âmbar" que fala da vida da mulher no território dos mulefas... pareceu chato, mas é só porque eu tava curiosíssimo pra saber o que vinha depois. :x

E eu tenho certeza que a segunda leitura vai ser bem mais interessante, porque foi exatamente assim que aconteceu com o SdA 8)

Esses dias, com só uns 60% do livro já concluído, tá sendo muito difícil de ter que vir trabalhar e só poder ler à noite... :?
 
Gildor disse:
Meldannë Nimril disse:
P.S. Luneta âmbar é um pouquinho chato no início mas até SdA é assim tb... (ih, agora vão me matar....) 8O

Não, é a pura verdade mesmo. Tanto essa trilogia quanto o SdA tem seus capítulos mais descritivos, que a gente acha chato da primeira vez que tá lendo.

Mas sabe o que eu acho que é? Pura ansiedade. A gente quer chegar logo na frente, saber logo o que acontece, e fica achando que o capítulo tal é chato. Fiquei achando isso da parte do "Luneta Âmbar" que fala da vida da mulher no território dos mulefas... pareceu chato, mas é só porque eu tava curiosíssimo pra saber o que vinha depois. :x

E eu tenho certeza que a segunda leitura vai ser bem mais interessante, porque foi exatamente assim que aconteceu com o SdA 8)

Esses dias, com só uns 60% do livro já concluído, tá sendo muito difícil de ter que vir trabalhar e só poder ler à noite... :?

Ufa! Ainda bem q ninguém me trucidou! :wink:
É, talvez seja ansiedade mas as vezes eu acho que é pura implicância do leitor... no caso do Luneta Âmbar, eu odeio os mulefas, simplesmente achei que eles foram uma criação um pouco forçada e acho q é por isso que eu semprer implico com os capítulos em q eles aparecem, tento ler mais rápido. As vezes eu nem me esforço p/ gostar e ver o que um capítulo tem de bom só pq eles estão lá. É pura implicância de certa forma...

P.S. quanto "implicância" p/ um explicação tão pequena...
 
Mulefas sao importantes

Eh, parece meio forcado a entrada dos mulefas, mas eles sao mto importantes para o entendimento da estoria, leiam com atencao esses capitulos.

Sei la, eu acho a Luneta Ambar o melhor dos tres livros, talvez por ele ser maior e me trazer mais informacao. Mais o mais legal dele eh com certeza o numero de revelacoes e explicacoes para todas as nossas duvidas acumuladas nos outros livros da serie.
 
Essa trilogia é muito FOD*!!!
Sem zuar, é a melhor do estilo (depois de SdA)
Fiquei bolado quando terminei ( não tanto quanto SdA)!! Pensando: "Pô acabou, e agora, eles tem toda a vida pela frente..... e não vai haver descrição pra ela"



SPOILER

A parte que eu mas bolei foi quando a Lyra combinou dela e o Will se encontrarem sempre no banco do Jardim Botânico no mesmo dia, pensando que estaria sempre próximos!!! É de dar pena, um nó na barriga :oops: !!


Fiquei com algumas dúvidas, que acho que não há respostas:
*Quem escreveu aquelas iniciais no muro da universidade no mundo de Will (o nosso)
*EDIT*entre outras...
FIM dos SPOILERS



E Black_Pilot, já procurei na net site específicos de "Fronteiras do Universo" e nunca achei.... te darei o maior apoio!!! Boa sorte, e se quiser ajuda.....[/b]
 
Eu comecei a ler A Bussola Dourada e estou achando fantástico! E olha que estou no comecinho, uma parte onde muitos dizem ser chato... Eu estou realmente adorando.

Mas eu tava no capítulo 2, e de repente me deu uma duvida boba, mas mesmo assim gostaria de tirar. Não sei se ainda tem que chegar a uma determinada parte pra entender melhor, mas aí vai a pergunta:

- Quem criou o Conselho de Oblação e qual a sua finalidade? Antes diz que foi uma inciativa do Tribunal Consistorial, depois diz que este não está totalmente subordinado ao outro, pra depois dizer que é uma entidade independente! :?

Ps.: Eu vi essa duvida boba na pág. 42.

Ps2.: Sabiam que vai ter o filme Fronteiras do Universo - A Bussola Dourada? Eu vi em algum lugar que o roteiriasta de Shakespeare Apaixonado estaria em negociações. Não vejo a hora, mesmo tendo conciencia que o filme não estréia antes de 2004.
 
Ristow disse:
- Quem criou o Conselho de Oblação e qual a sua finalidade? Antes diz que foi uma inciativa do Tribunal Consistorial, depois diz que este não está totalmente subordinado ao outro, pra depois dizer que é uma entidade independente! :?

Ahhhh, você deve continuar lendo pra entender, mas, você nao vai ter respostas concretas sobre a sua pergunta até o livro 3.
 
Como O Black Pilot disse....continue lendo!!
Quanto ao filme, ainda não foram escolhidos os atores, mas é praticamente certo o filme estreiar em 2004!!
 
Já li toda a triologia e posso diser q realmente é muito boa! mais discordo de quem disse q tem qualquer semelhança c/ HP, Hp é um livro muito mais leve e "infantil" coisa q essa triologia não é, Phillip Pulman é bem mais duro e drastico quanto a personalidade de cada personagem seu. Lyra por exemplo é uma personagem muito mais "pesada" q Harry o mesmo c/ o Will, acho q a obra não poderia ser classificada como infanto juvenil, até por todas as maldades e inplicações religiosas relacionadas a uma criança, eu sei la... achei o final de A luneta Ambar realmente abalador e estremamente triste e melancolico mais mesmo assim a obra é realmete fantastica ( em todos os sentidos da palavra)
 
Éowyn- the white lady disse:
achei o final de A luneta Ambar realmente abalador e estremamente triste e melancolico mais mesmo assim a obra é realmete fantastica ( em todos os sentidos da palavra)
Extremamente..... como eu disse em um post anterior, é de dar um nó no coração( :roll: )
Sem mais, tem gente aqui que ainda não leu
!!!
 
Éowyn- the white lady disse:
achei o final de A luneta Ambar realmente abalador e estremamente triste e melancolico mais mesmo assim a obra é realmete fantastica ( em todos os sentidos da palavra)

Bem hehe :oops: sem contar que eu fui aos prantos no final (ai meu Deus, nao devia ter contado :oops: ), eh triste d+, nao vamos falar daquele final! Nada de spoilers... pode deixar.

Qto a obra ser considerada infantil (ou infanto-juvenil, que seja) eu tenho uma opinião: "Se a obra eh infanto-juvenil eu sou um bebezão (E chorão :oops: ), e, alias, se for pra ler esse livro, eu to mto feliz em ser uma criança então!



Desculpa pelas frases mau feitas, mas eh que são 10 prás meia noite e eu ainda nao jantei, eu to azul de fome! 8O

Valew
 
[SPOILERS Luneta Âmbar, leia por sua conta e risco]

Realmente, aquele final foi especialmente melancólico. Impossível conseguir pensar em outras coisas depois disso... só o que vinha era aquela sensação triste de "puxa, eles não vão mais se encontrar..." Triste mas muito bonito, bem similar a uns certos Portos Cinzentos :)

E outras coisas... alguém pode me explicar que diabos de tentação era aquela que a Lyra deveria superar? Era apenas ficar com ele? Só isso? E como o Will ia fazer quando crescesse, ia ter que levar o deamon numa gaiola quando fosse trabalhar? :mrgreen:
 
SPOILERS Luneta Âmbar, leia por sua conta e risco
Gildor disse:
E outras coisas... alguém pode me explicar que diabos de tentação era aquela que a Lyra deveria superar? Era apenas ficar com ele? Só isso? E como o Will ia fazer quando crescesse, ia ter que levar o deamon numa gaiola quando fosse trabalhar? :mrgreen:

Hmm... acredito q tenha sido essa tentação mesma, o q eu ja acho q foi muita coisa não? Tadinha... e quanto a Will? oras... pra q ele levaria em uma gaiola?? vc esqueceu o q ele e Lyra tiveram q fazer para passar pelo mundo dos Mortos? lembra? distancia... Deamons longe?? :P

Sr. Tumular, q nao ve esse rapaz postar na lista... :P
 
SPOILERS Luneta Âmbar, leia por sua conta e risco

Longe, daemons longe... putz, esqueci geral desse detalhe agora! Quando li, pareceu fazer sentido, mas depois esqueci que eles tinham essa característica que só as bruxas (e os xamãs) tinham. :roll:

E eu não posto na lista porque tô com meu e-mail errado lá... vou mudar depois :)

E deixe de ser implicante comigo, eu disse que gostei do final 8)
 
Gildor disse:
[SPOILERS Luneta Âmbar, leia por sua conta e risco]

Realmente, aquele final foi especialmente melancólico. Impossível conseguir pensar em outras coisas depois disso... só o que vinha era aquela sensação triste de "puxa, eles não vão mais se encontrar..." Triste mas muito bonito, bem similar a uns certos Portos Cinzentos :)
Falou tudo! :cry:

Vou repetir minha pergunta (será que tem reposta??Será que alguém sabe??)

*Quem escreveu aquelas iniciais no muro da universidade no mundo de Will (o nosso) , aquela que Lyra diz ser idêntica a do mundo dela??
 
Finalmente, dois meses depois de ler a Faca Sutil, arrumei A Luneta Ambar... Come cei a lerhj... estou na pág 150 e não achei o início chato, como alguns disseram... Amanhã eu devo terminar e faço minhas considerações gerias sobre a trilogia...
 
Pronto! Esqueci de postar meus comentários no spabado.

Essa foi sem dúvida alguma uma das melhores obras que já li em minha vida. Em todos os sentido é fantástica!

Vou fazer agora uma análise dos três vo0lumes em separado. Ah! SPOILERS em todos os três...

A Bússola Dourada: O começo lembra muito ol clima de Harry Potter, o que é muito bom, mas não remete ao que está por vir. O clima segue leve até o momento em que a Coulter aparece pela primeira vez, levando Tony Makarios. A partir daí o livro começa a engrenar, até que chega no momento em que Lyra parte para Londres com a Srta. Coulter e a aventura começa. Desde a conferência dos Gípcios até a jornada pelo norte, tudo é incrível. Em praticamente toda história, a impressão é que se trata de uma aventura sobre mundos paralelos e algo relacionado ao Pó, mas não na forma que é, e sim em uma escala menor. Apenas a partir da conversa de Serafina Pekalla e Lee Scoresby no balão, quando ela diz que Lyra acabará com o destino, é que eu comecei a notar que a história estava muito além de uma aventura juvenil. Eu nunca poderia esperar que aquilo significasse que o destino fosse a morte(é claro que no meio do terceiro livro, isso já é uma constatação óbvia), e que ela tivesse que libertar os mortos . NEm mesmo a conversa com Lord Asriel no fim do primeiro livro, onde ele diz que a morte irá morrer, me faz imaginar isso. Mas foi nesse trecho que tive a confirmação da grandeza e ousadia da obra, que é quando Deus e a Tentação são citados pela primeira vez. Com o final totalmente em aberto, fiquei ansiosíssimo pro segundo livro.

A Faca Sutil: Na minha opinião é o mais sombrio dos livros.... Desde o início até o fim sempre seguiu o mesmo clima, apesar das várias surpresas que o livro(assim como os outros dois) apresenta. A questão principal da Obra, que é a Guerra contra a Autoridade, que nessa obra é "má", finalmente fica explícita. Com um final ainda mais aberto que o do primeiro livro, o cenário fica todo armado para um final espetacular.

A Luneta Âmbar: Com certeza o melhor dos três volumes. A incerteza quanto a quem é o certo e quem é o errado fica ainda mais confuso quando Marisa Coulter muda de lado em nome do amor que ela começou a sentir pela filha(isso fopi espetacular. eu achava a Coulter uma excelente vilã, ms como heroína ficou ainda melhor!). Como católico, fiquei feliz que, na única cena em que Deus aparece claramente, ele tenha um olhar sereno de encantamento por Lyra. No fundo senti(ou preferi sentir), que ele era bom, e era apenas um prisioneiro de Metatron. Como futuro cineasta, fiquei simplesmente embasbacado com as "cenas" de ação. Já imaginaram aquela cena da bomba, revezando as imagens de Will cortando o cabelo de Lyra com a sequencia de ação em Saint-jean-les-Eaux, que culimou no espetacular resgate de Coulter pelo Lord Asriel. E a fantástica luta final entre os dois e Metatron? Uau! MAs sem dúvida, a cena que mais me tocou, foi a separação de Lyra e Pan... Depois de ir até lá sabendo a ligação que um daemon tem com seu dono, ler aquele trecho me fez quase chorar de angústia. Nunca chorei lendo, mas sem dúvida esse foi o momento em que cheguei mais perto. Tudo por pena imaginando a Angústia e o desespero de Lyra, e os mesmos sentimentos de Pan... Tb adorei toda a sequencia na terra dos mortos... o fim, com a libertação deles, foi bem bonito. Após a batalha final, veio um trecho mais calmo, que teve como pontos altos a redenção de Balthamos(a hora em que ele diz Meu Nome é Balthamos me lembrou o I am Batman do primeiro filme do morcegão) e a compreensão do que é o Pó. Não gostei muito do namoro de Lyra e Will. Achei desnecessário. Talvez se fizessem eles sentirem um amor imenso, mas de amizade, fosse melhor. A última parte mais forte foi a em que Will se despediu de Lyra e depois quebrou a faca... Foi bem legal! E no fim, mais relax... tudo em sua ordem.... e o belíssimo final com Lyra e Pan refletindo sobre tudo no Jardim Botânico, se encerrando com ela dizendo(pensando no que John Parry disse) sobre a construir a República do Céu. Belíssimo.


Agora umas dúvidas:

1 - Sei que estão preparando um filme, mas acho muito dificil. A Obra inteira é ainda maior que SdA, com o agravante que existem menos cenas que possam ser cortadas. Tom Bombadil era legal, mas não era influente no contexto geral da historia. Já em As Fronteiras do universo, todos os detalhes são definidores. Além do mais, Tolkien era bastante descritivo, e com exceção do trecho das mulefas, isso não aocntece nessa trilogia. Se fizerem uma trilogia, vão ter que alterar muuito(muito mais que em SdA), sendo que, nesse caso, será impossível não descaracterizar a obra.

2 - Mesma dúvida do Aventus. Pq Lyra viu na porta em Oxford de Will a inscrição que um amigo dela fez na mesma porta na Oxford dela? A ´8unica explicação que me veio na cabeça é a de que pode ter sido feita com uma faca (obviamente extremamente inferior Faca Sutil) que , de alguma forma, conseguiu fazer o risco ultrapassar seu mundo... mas isso é muito improvavel./

3 - Na cena do tunel no mundo dos mortos, John Parry diz pra Will cortar TODO o cabelo de Lyra e jogar em outro mundo. Duas dúvidas: a) Como ele sabia da bomba? b) Se Will cortou todo o cabelo dela, ela ficou careca, certo? Mas logo depois aparece escrito que ele olha pro cabelo loiro dela, e já na terra das mulefas, é descrito sobre como o Padre Gomez viu ela ao longe com seus longo cabelo loiro escuro. Afinal, Ela ficou careca ou não? E se ficou, como pôde não explodir?

BEm... é isso...
 
SPOILER (de carona no post do Knolex)

Muito boa sua crítica Knolex, apesar de não concordar que o romance dos protagonistas seja desnecessário!!!
Putz, o final no Jardim Botânico e a despedida de Will e Lyra quase me fizeram chorar, só de pensar na angústia e "solidão" dos dois, só de pensar que eles se 'encontraram' uma vez por ano, só de pensar na fala dela:
"'E se nós...se mais adiante...-ela estava falando num murmúrio trêmulo-...se um dia conhecermos alguém de quem gostarmos e se nos casarmos com essas pessoas, então deveremos ser bons com elas e não ficar fazendo comparação o tempo todo, nem desejar que em vez disso tivéssemos nos casado um com o outro...Mas apenas continuar essas vindas até aqui uma vez por ano, apenas por uma hora, só pra estarmos juntos..."'
Putz angustiante, dá um nó no coração ( :oops: )!!!

E direto eu imaginava as cenas como se fossem um filme, a luta do Lee Skoresby ( :cry: fiquei estarrecido com a sua perseverança), Metatron, a luta na chuva da Sra. Coulter e o Galivespiano, entre muitas!!!

1- Concordo em termos com você Knolex, mas minha principal apreensão é quanto ao tema religioso abordado nos livros... os filmes serão direcionados ao público infantil, talvez até infanto-juvenil, não será usado tanto teor contraditório nos filmes (creio eu), isso me assusta
2-São apenas expeculações, não sei se Pullman deixouem aberto pra discussões ou foi realmente um deslize
3-hehehe (Lyra careca :lol: ), mas não lembro de ter ficado encucado com essa parte, deve haver algo que passou desapercebido por você (ou por mim)
 
Eu revi bastante essa parte... Cheguei a imaginar Lyra enfiando só o cabelo pela janela, mas John Pary fala claramente para ele cortar TODO o cabelo dela bem rente ao couro cabeludo, ou seja, careca. Mas depois, em várias oportunidades, os baelos dela são citados, como se não tivessem sido alterados...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo