• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ué??? Que raça é essa?

Eu também não faço idéia do que ou quem seja Tom Bombadil, mas a verdade é que toda vez que chego nas páginas que falam dele, leio a maior parte do tempo dando risada.
Foi muito massa quando os hobbits foram presos pelo salgueiro e ficaram sem esperanças nos túmulos, e o Bombadil chegou descendo o sarrafo em todo mundo e praticamente dizendo "aqui o overpower sou eu!", bando de mocorongos! :mrgreen:

A sensação após ler o Sda é Fo**-se o Bombadil, com tanta coisa mais interessante...
Eu não consegui pensar assim, até porquê, o Bombadil é tão misterioso que isso o torna uma das coisas mais interessantes da história.

Eu só acho que ele é muito intrigante/discutido exatamente porque Tolkien não oferece muitas informações sobre ele. Se Tolkien deixasse aquela passagem na qual ele aparece e disse quem ele é, o que ele faz e porque diabos o anel não o afeta, geral não daria a mínima para ele.
Exato!
Não tem como ignorar um cara que não sofre os poderes do Um, sabe muitas coisas sobre quase tudo e ainda não explica os motivos pra tudo isso. É a mesma coisa que colocar um prato de comida na frente de um esfomeado e pedir pra que ele não coma.
 
Um enigma proposital de Tolkien, Tom é qualquer um, ao meu ver poderia ser um Espirito das Florestas, ou a forma encarnada da Resistencia a Sauron, sei lá...Só sei ele canta muito e ler as partes em que ele aparece são muito chatas...:lol:Mas o Tom era O CARA, com todo direito de sê-lo...:lol:
 
Eu gosto das partes que o Tom aparece e gosto dele. E acho que algumas discussões sobre ele são interessantes, como o que Deriel citou dele poder ser Aule e a relação dele com Gandalf. Algumas coisas fazem sentido quando a gente pega o "link", por mais que pareçam infundadas.
 
Tom é um artifício literário. belíssimo, e interessantíssimo. No entanto, discussões sobre ele devem ser mais "especulativas", para mera diversão, e não discussões ao fim ao cabo.

Como sempre menciono, sendo um artifício, é simples analisá-lo através de influências contextuais, mas isso exigiria um arcabouço teórico nivelado da discussão, senão perderia seu sentido, trocando em miúdos, seria interesse de poucos.

Abraços.
 
Desculpe-em, Aracano, mas criei o tópico para isso.. mesmo que envolva discussões extremamente teórias, gostaria de saber as possibilidades válidas para determinar a arça desta instigante personagem.

Vale mais a qualidade e não a quantidade de pessoas que lerão este tópico
 
...

ok, eu vou postar uma coisa. Eu acabei de reler SdA inteirinho de cabo a rabo, ou de Prólogo a Apêndices. E, apesar de sempre bater na tecla do "espírito da natureza" ou "one of a kind", não é essa a sensação que fica depois do SdA.

A sensação que fica é que Gandalf já conhecia sim, há muito, Tom Bombadil. E isso leva a cogitar coisas como Ainur... Aulë. Mas caluda, Deriel, caluda.

Sabe que estou relendo e acabei de sair, junto com os Hobbits, das garras das criaturas tumulares.
Eu li atentamente a estada dos Hobbits na casa de Tom e depois pulei lá para os expurgos do condado justamente para recordar o que Gandalf falou sobre Tom e ele diz uma coisa que me chamou atenção. Fala que Tom é enraizado diferente de Gandalf que é andarilho que não liga a minima paras as coisas e fora de suas terras e que provavelmente nem sabe de todas as novidades.
MAs ai voltei e li o cpitulo de Tom novamente e... nem tem nenhuma referencia a Gandalf. É como se ele não conhecesse o Istari ou não desse a minima pra ele.

O que conclui com isso? Nada.... mas to aqui pensando com meu botões...
 
Bom, se for para especular sobre a origem ainu de Tom, então digo que ele é Tulkas. É o únicos Valar capaz de rir diante de qualquer perigo e não serve como conselheiro em Aman, pois não liga para o passado ou futuro. Assim como Fruta D'Ouro poderia ser Nessa, a Valië dançarina dos bosques. Ambos se divertem mais que seus irmãos :dente:
 
tolkien deixou esse misterio para quando o encontrarmos no fim da estrada ele nos contar



essa nunca ninguem vai conseguir descobrir... ELE assim o fez...


agora podemos atirar algumas identidades:

melkor
eru
Fëanor
beren
 
Sabe que estou relendo e acabei de sair, junto com os Hobbits, das garras das criaturas tumulares.
Eu li atentamente a estada dos Hobbits na casa de Tom e depois pulei lá para os expurgos do condado justamente para recordar o que Gandalf falou sobre Tom e ele diz uma coisa que me chamou atenção. Fala que Tom é enraizado diferente de Gandalf que é andarilho que não liga a minima paras as coisas e fora de suas terras e que provavelmente nem sabe de todas as novidades.
MAs ai voltei e li o cpitulo de Tom novamente e... nem tem nenhuma referencia a Gandalf. É como se ele não conhecesse o Istari ou não desse a minima pra ele.

O que conclui com isso? Nada.... mas to aqui pensando com meu botões...

Vai ver não ocorreu ao velho Tom comentar de Gandalf, por ele não ver nenhuma necessidade (a menos que Frodo mencione-o em algum momento, não me lembro).


agora podemos atirar algumas identidades:

melkor
eru
Fëanor
beren

Hein?
 
Gostei da teoria de Aulë e Yavanna, se eu fosse chutar algum Valar com certeza seriam os dois. E a metafora "filha do rio" poderia ser explicada porque as criações de Yavanna nescessitam de agua por exemplo, porque nenhuma árvore cresce sem agua. E mesmo o nome "Fruta d'ouro" sugere algo relacionado a Yavanna.

Se por acaso fosse mencionado em algum momento que Aulë era meio "serelepe" eu não teria dúvidas.

Mas no caso de ele ter realmente chegado ao mundo antes de todos os valar mesmo, eu não duvidaria que ele tivesse algo relacionado com a própria chama secreta, talvez o espírito de arda, mas isso é suposição minha.
 
Desculpe-em, Aracano, mas criei o tópico para isso.. mesmo que envolva discussões extremamente teórias, gostaria de saber as possibilidades válidas para determinar a arça desta instigante personagem.

Vale mais a qualidade e não a quantidade de pessoas que lerão este tópico

Não sabe como me alegro ao ler isso... =]

Pois bem, sendo desta forma, coloco então alguns conceitos que devem nortear esta discussão. Primeiramente, Tom sendo analisado pelo pressuposto de uma alegoria não-intencional, inconsciente (até certo ponto). Isso indica que a discussão está além das colocações em cartas do autor, e de sua própria vontade incial de colocar o que é Tom Bombadil. Umas das afirmações judaícas ao colocar o que é (na verdade isso não é feito, é dito o que deus não é, aliás, seu nome hebraíco nem é perfeitamente pronunciável) Deus, implica em afirmar: "Ele É".
Tolkien, em outro ambiente, moldado por outros conceitos sociais, mas creio que, como cristão fervoroso, consciente desta idéia, não poderia (se não de todo inconsciente) colocar a descrição de Tom, dita da boca de uma "mulher" como: "Ele é". Isso é uma alegoria não-intencional.
A idéia da representação judaíca fora já antes usada por Agostinho, em seu livro Confissões.

Na passagem em O Senhor dos Anéis que trata de Tom Bombadil, afirma-se que ele é ao mesmo tempo Senhor de toda aquela terra, e não tem domínio sobre as coisas ali presentes (livre arbítrio) ressalta ainda mais a alegoria como representação do Deus cristão. Uma dupla alegoria, pois, além do ressentimento do autor para com as inovações tecnológicas brutais, advindas da Segunda revolução Industrial, mesclam-se com uma idéia panteísta de Deus, sendo ele confundível com a própria natureza.
A escolha, que, tentando acalmar essa inquietação do inconsciente, foi a aparição do Deus judáico primitivo.

Sua conexão com a natureza (panteísmo), mesclada com sua onipotência, e onipresença (vide o caso do resgate dos hobbits; claro, numa análise superficial) coloca Tom Bombadil como uma alegoria, e uma alegoria referente ao Deus cristão.

Espero que, aqueles que venham a veementemente negar essa minha tese, apresentem no mínimo, uma antítese embasada.

Abraços.
 
Você poderia quebrar nosso galho e no final escrever assim...
Resumidamente: Acho que ele é o Deus Cristão em forma de alegoria de Tolkien.

Ajudaria muito.:obiggraz:

Agora... só tem uma coisa que você sempre esqueçe.
O Prólogo do SdA onde o próprio Tolkien diz que não há alegorias em suas obras.

E ponto.

Eu eu prefiro confiar no que ele diz. :D
 
Agora... só tem uma coisa que você sempre esqueçe.
O Prólogo do SdA onde o próprio Tolkien diz que não há alegorias em suas obras.

E ponto.

Eu eu prefiro confiar no que ele diz. :D

SE Tolkien não fosse cristão, tanta coisa não teria.:think:..Olha, no mesmo prólogo, ele diz que usa da sua própria experiencia para criar a historia, e o resultado disso é que ele acaba se refletindo, colocando um poucoi de si no livro.... bem, ele até diz que muito adoraram e odiaram o livro... mas por que? Por que nem todo mundo compartilhou as mesmas experiencias, ou melhor, nem todo mundo vê da mesma forma as experiencias pela qula passa:yep:... ou seja:

as obras carregam influencias pessoais, quer Tolkien queira, quer não

resultado disso: alegorias que são criadas por estas experiencias.

Já havia percebido esta alegoria, discordaria apenas que não foi intencional. Bem, leia o tópico anterior, mas olhe, ele não se qualifica em nenhuma raça... estaria certo dizer que ele é um espírito, Aracáno?
 
Última edição por um moderador:
SE Tolkien não fosse cristão, tanta coisa não teria.:think:..Olha, no mesmo prólogo, ele diz que usa da sua própria experiencia para criar a historia, e o resultado disso é que ele acaba se refletindo, colocando um poucoi de si no livro.... bem, ele até diz que muito adoraram e odiaram o livro... mas por que? Por que nem todo mundo compartilhou as mesmas experiencias, ou melhor, nem todo mundo vê da mesma forma as experiencias pela qula passa:yep:... ou seja:

as obras carregam influencias pessoais, quer Tolkien queira, quer não

resultado disso: alegorias que são criadas por estas experiencias.

Já havia percebido esta alegoria, discordaria apenas que não foi intencional. Bem, leia o tópico anterior, mas olhe, ele não se qualifica em nenhuma raça... estaria certo dizer que ele é um espírito, Aracáno?

Linda, você só esqueceu de uma coisa.

Influência é uma coisa e alegoria é outra coisa totalmente diferente.

Alegoria é dizer que Tom é Deus disfarçado.
O que Tolkien quer passar quando diz que não tem alegorias em sua obra?
Ele quer passar que se ele quisesse que Deus estivesse no SdA ele o colocaria. O que ele não o fez. Então pra que pensar que o Um Anel é a bomba atómica ou Frodo é Cristo? Simplesmente não é?

Influência é algo que Tolkien aprendeu/leu/viu na vida e resolveu colocar na obra. Por exemplo o Beowulf que é de onde Tolkien diz que se inspirou para começar a escrever o SdA.
 
Menegroth disse:
MAs ai voltei e li o cpitulo de Tom novamente e... nem tem nenhuma referencia a Gandalf. É como se ele não conhecesse o Istari ou não desse a minima pra ele.

Mas acho que Bombadil o conhecia, mesmo que não pareça. Pois se não me engano, após a Guerra do Anel e os hobbits retornam ao Condado, se separam de Gandalf, que diz que ia se encontrar com Tom. O jeito então é dizer que Tom não dava a mínima pro Istar.
 
Última edição:
Se tem um personagem que me deixa mais irritado do que intrigado é o Tom. Nada, nenhuma suposição que você faça irá enquadrá-lo em algum tipo de criatura dentro do Lengendarium. É uma incógnita ambulante que desafia a lógica. Se Bombadil tinha alguma função, além de ter livrado os hobbits das Criaturas Tumulares, a explicação morreu junto com o criador.
 
Você poderia quebrar nosso galho e no final escrever assim...
Resumidamente: Acho que ele é o Deus Cristão em forma de alegoria de Tolkien.

Ajudaria muito.:obiggraz:

Agora... só tem uma coisa que você sempre esqueçe.
O Prólogo do SdA onde o próprio Tolkien diz que não há alegorias em suas obras.

E ponto.

Eu eu prefiro confiar no que ele diz. :D

Não esqueci não, leia onde grifei em meus post: "não levando em conta a colocação do autor", afinal, é uma alegoria não-intencional e inconsciente.
E não esqueça Mene, que, as alegorias somente existem se o autor tiver sido influenciado por essas idéias.

Mas, foi exatamente evitando essa discussão vã que eu coloquei aquela avertência no início da questão, quando disse que isso levaria a uma discussão fora das obras (com grande valor, claro) mas que não seria de âmbito geral dos membros.

No entanto, para não sair sem me embasar, na carta 131 Tolkien admite que, num conto permeado por idéias fantasiosas, pelo faerie, é "impossível se ver livre das alegorias".

Abraços. :lol:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo