• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

"Não contém glúten"

Essa história de que glúten faz mal pra todo mundo é muito controversa. Logo aparecerão pesquisas dizendo o contrário, e então outra desdizendo, e assim até os fins dos tempos.
 
Tudo bem que seja importante não comer glúten pra essas pessoas sensíveis.... mas eu acho que elas deveriam saber o que regularmente tem glútem ou o que não tem, deixando-se o aviso só pra o que for algo especialmente feito pra não ter.

Porquê avisar só do glúten?
Fenilcetonúria é bem grave e não se pode comer muita fenilalanina (um aminoácido). Porque as embalagens não dizem quanto dele que contêm? Ou destacam os corantes?
 
Provavelmente por que é OBRIGADO PELA LEI , por isso eles colocam em tudo, para não ter problema com a lei e provavelmente a lei não OBRIGA OUTRAS COISAS mesmo sendo importantes por que ninguem reclamou e isso ainda não foi problema para a lei !
 
Última edição:
Tá, mas colocar um aviso desses em água mineral leva a desentendimentos como falei lá em cima. No que porventura está no grupo de alimentos que podem ter glúten coloca-se o aviso e pronto.
 
Bom, não sei. A sobrinha neta ou algo que o valha dos meus sogros é celíaca, e por causa disso já nos acostumamos a procurar pelo aviso quando vamos comprar algo para ela.

E olha, tem produtos que eu juraria que não têm glúten, mas têm (confetti, por exemplo). Eu sei que água é um caso mais extremo, mas as pessoas têm dúvidas mesmo, não dá para saber ao certo como no caso da fenilalanina que está presente basicamente nos produtos light/diet.

É difícil mesmo, não dá para chegar e dizer "Isso aqui não tem glúten, é óbvio!" (até porque, por exemplo, para mim era óbvio que confetti não tinha glúten), e arriscar dar um negócio para a menina que a fará passar mal. No caso do glúten, entre o ficar com dúvida se a pessoa pode consumir e o consumir com segurança, eu acho que o aviso de "não contém glúten" vem como um alívio para as pessoas que não podem consumir.
 
Ué, M&M's não tem?
Talvez por ser importado e essas empresas são precavidas quanto a qualquer reação alérgica. Pois que eu saiba aquela casquinha em volta do chocolate tem farinha.

Vai ver M&M's usa farinha de arroz? :think:
 
Poisé, o m&m's não tem, pelo menos não aqueles que vêm em tubinho. Como eu disse, não é assim tão óbvio. E "óbvio" não é exatamente algo seguro quando se trata da saúde de alguém. Enquanto você não tem o negócio e pode comer as coisas a la vontê, nunca passa por sua cabeça o que terá e o que não terá. E no caso de crianças é ainda mais complicado, porque criança tem vontade de comer doce, e aí tem que procurar os que não têm glúten.

Isso para não falar da questão "realidade social" e afins. Essa doença não escolhe classe social, acontece com gente de grana e gente sem (que por conseqüência, na maioria das vezes não teve uma boa educação). O médico diz "Tua filha não pode comer glúten", e a pessoa sequer sabe o que é glúten, e o que pode ou não ter glúten.

Como eu disse, em casos como de uma água eu acho realmente um exagero e pode conduzir a uma interpretação errada do que significa conter ou não glúten. Mas pensando justamente no caso dessa menininha da qual falei, não acho que seja um exagero estar presente em certos produtos (especialmente qdo as letras são tão pequeninhas, junto com a composição química, e não em destaque como no caso do colesterol que citaram aqui).
 
Pois é, concordo plenamente. Esse tipo de alimento tem que ter o aviso. Principalmente em composições "mascaradas", que usam esse ou aquele produto pra deixar a comida "mais atraente". É o caso de certas balas mastigáveis, em que colocam trigo pra que não grudem no papel, ou em carnes processadas, que usam amaciantes com glúten, etc. Coisa que ninguém desconfia.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo