• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Terra-média = Europa?

Mas o mapa foi feito após a morte de Tolkien, não foi de TOlkien..embora ajude.
 
Almárë.

Bom nao sei muito sobre isso tudo, mas o que sei é nada seria de UM OUTRO PLANO, mas sim a Terra a milhoes e milhoes de anos, quando Arda se torna mitologica....foi o que Tolkien quis que entendessemos acho eu, entao, pode-se acreditar que a Terra Média pode sim ser a Europa, mas sei la.............ksoakoksaoksoaksoaksoakoskosk acho que to falando merda neh.

Mae Govannen
 
Pelo que sei o livro começa assim:
"[...]um continete mistico[...]". Seria sim eu acho uma parte da Europa. Mas Valinor ser as Américas não: Valinor é a versão de céu Tolkeriano.:think:
radagast.jpg
 
Radagasth, Valinor pode ser tanto o céu quanto a América ou os dois ao mesmo tempo. Estudando história e literatura sabemos que, antes das grandes navegações, os europeus tinham a idéia do paraíso na terra, que o jardim do Éden ficava em algum lugar de difícil acesso.

Eles acreditavam que iriam encontrar um lugar maravilhoso, livre de doenças, com pessoas puras. E depois da chegada dos europeus na América, essa idéia foi reforçada.

Afinal, os povos indígenas se mostraram puros, por não terem as doenças da Europa, por andaram nus sem vergonha.

E por muito tempo a idéia do paraíso de que a América era o éden e o índio era o novo adão, vingou na Europa, o que se refletiu na produção literária.

Tolkien deve ter estudado sobre isso. E talvez isso tenha o influenciado um pouco sobre a localização de Valinor.​
 
Qto a ser parte da Europa dá até pra entender... mas Valinor ser a América? hmm... Eu espero q não! rsrsrs*
 
Acredito que sim.. tem muito coisa a ver. De acordo com o mapa de Arda, ao sul de Harad, fica uma faixa de terra muito parecida com a África. Logicamente que ao norte da África ficaa Europa.
 
SIm, Harad se assemelha em muito com a Africa:
Homens morenos;
Olifantes (elefantes);
Quente;
COrtada eplo cinturaõ de Arda (linha do Equador)
 
Perfeitamente colocada a questão do imaginário medieval.
Durante o período das navegações, e mesmo antes, voltando ainda ao momento das Cruzadas, criam os cruzados e os homens do medievo que haveria em algum lugar nos confins da terra o paraíso.
Sendo assim, a noção de Valinor (que não seria o paraíso "humano", pois o local de repouso das almas humanas é além de Ekkaia) pode ser interpretada, levando em conta os relatos élficos da Primeira Era, como uma "explicação" para esse imaginário existente em nossa história, de fato, na elaboração do Mito criado por Tolkien.

Dentro destes conceitos, poderia, ab initio, Aman ser entendida como as Américas, porém, como muito bem citado, Aman mudou-se de plano com a Queda de Númenor, o que tornaria incongruente essa colocação num furturo próximo dentro das obras.
Desta forma, assim como no momento das navegações, não fora encontrado aqui nas Américas o paraíso, num futuro próximo dentro das obras, no corpo do mito, os humanos poderiam buscar pelo lendário paraíso élfico e encontrar apenas terras inóspitas e selvagens.
Seria essa uma analogia possível.

Abraços.
 
Analizando os mapas fica bem claro que o velho mundo "encaixa-se" bem no formato da terra média e demais terras que permaneceram em Arda após a queda de Númenor.
Não acredito porám que Aman fosse, sob um ponto de vista lógica a América, de maneira nenhuma, pois, como ja foi citado anteriormente, ela foi tirada dos circulos do mundo. Quanto a questão da América, há uma passagem no Silmarillion que diz:
"Pois Ilúvatar fez recuarem os Grandes Mares a oeste da Terra-média e também as Terras Vazias a leste; e novas terras e novos mares foram criados. E o mundo foi reduzido, já que Valinor e Eressëa foram transferidas para o reino das coisas ocultas."
É mais provável que a América venha a ser uma das novas terras acrescentadas por Ilúvatar.
 
S me lembro bem, em alguns mapas aparecem terras a leste da Terra-Média (O velho mundo). Qunando o mundo se tornou redondo, essas terras poderiam se consideradas a oeste da Terra Média.
 
Mto interessante o mapa,
acredito que tolkien pode ter se inspirado na Europa pra criar a TM, mas ele quis criar mesmo algo novo.
 
Mesmo com tudo que foi dito acima eu ainda afirmo que a TM não é a Europa. pode ter sido inspirada na Europa para ser criada (como podemos ver a vegetação e clima), mas isto é pq a TM foi criada com a inspiração de mitos europeus (desde os nórdicos aos gregos).
aquele mapa não é muito confiável pq foi feito após a morte de Tolkien.
Valinor não é a América (pode ter sido inspirada na idéia medieval de o Paraíso ficar depois do mar). Como foi dito, Valinor foi retirada dos circulos do mundo.
 
Se Aman teria saído dos círculos do mundo, ou seja, se logicamente não era a América, a América por si só seria o quê? Somente uma terra que foi se criando ao longo do tempo, digamos assim?
 
Pensei que em algum lugar, Tolkien disse que a geografia da Terra-Média era baseada na Europa, com Mordor sendo Alemanha, Gondor e Arnor sendo França e os Países Baixos, e Valinor como uma espécie de Inglaterra, só que mais isolada e protegida.
 
e outra coisa, na mitologia gaulesa (acho que é esta) existe um continente chamado Brasil onde sempre é ensolarado e verde... daí podemos ter uma idéia sobre a fertilidade de Valinor. Tolkien tinha profundo conhecimento sobre mitologia, e usou este conhecimento para criar seus mitos.

Hy-Brazil, na verdade (desculpe, fui compelido a corrigi-lo).

Quer dizer que, se alguém sem permissão pegasse um barco e tentasse ir Valinor, nunca chegaria lá, por ela estar em "outro plano"?

Na verdade, você até poderia sim. Eu me lembro de ter lido algo, aqui mesmo na Valinor, sobre um conto em que um pescador inglês acidentalmente pega a Rota Plana e vai parar em Valinor.


Valinor = América?
Olha, ela SAIU DOS CÍRCULOS DO MUNDO.

Calma cara, o pessoal tá falando se Valinor foi inspirada na América, e não se ela se tornou a América em si...

Pensei que em algum lugar, Tolkien disse que a geografia da Terra-Média era baseada na Europa, com Mordor sendo Alemanha, Gondor e Arnor sendo França e os Países Baixos, e Valinor como uma espécie de Inglaterra, só que mais isolada e protegida.

De fato, acho que Tolkien disse isso. E mesmo que não tivesse dito, eu acho que essa imagem é até meio clara, nas Obras. Eu sempre achei que a Inglaterra estivesse representada pelo Condado (ou, pelo menos, a Inglaterra que Tolkien gostaria de ver).
[EDIT: acabei de ver que é assim que está representado na imagem postada na página anterior]

Já Valinor creio que não tenha sido realmente inspirada por alguma terra real, seja em geografia, seja em "espírito".
 
Última edição:
Hy-Brazil, na verdade (desculpe, fui compelido a corrigi-lo).



Na verdade, você até poderia sim. Eu me lembro de ter lido algo, aqui mesmo na Valinor, sobre um conto em que um pescador inglês acidentalmente pega a Rota Plana e vai parar em Valinor.




Calma cara, o pessoal tá falando se Valinor foi inspirada na América, e não se ela se tornou a América em si...



De fato, acho que Tolkien disse isso. E mesmo que não tivesse dito, eu acho que essa imagem é até meio clara, nas Obras. Eu sempre achei que a Inglaterra estivesse representada pelo Condado (ou, pelo menos, a Inglaterra que Tolkien gostaria de ver).
[EDIT: acabei de ver que é assim que está representado na imagem postada na página anterior]

Já Valinor creio que não tenha sido realmente inspirada por alguma terra real, seja em geografia, seja em "espírito".

que isto!! se eu estiver errado não me importarei em ser corrijido.
mas Tolkien disse que suas obras não são alegóricas!! como isto é possível?
 
Bem, já coloquei um pouco da questão do imaginário medieval, mas gostaria de ressaltar que isso seria apenas uma "inspiração" para Tolkien, não uma alegoria.
De fato a Terra-Média não é efetivamente a Europa, mas representa-a em sua concepção de mito.
Como muito bem colocado na carta de número cento e trinta e um, Tolkien ressalta que ao tratar de "mitos e contos de fadas" torna-se muito difícil fugir das alegorias (e então podemos fazer a analogia com a Europa), mas ele coloca que não era esse seu intento, mesmo seu mito colocando (quer o autor queira, quer não) uma reelaboração do mito da Europa.

Uma coisa é entendê-lo analogamente, outra é vê-la como alegoria. Obviamente temos muitas alegorias inconscientes (vide Tom Bombadil) mas cada caso em seu contexto.

Abraços.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo